O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 | I Série - Número: 057 | 26 de Fevereiro de 2011

O Sr. Miguel Macedo (PSD): — Em segundo lugar, Sr. Primeiro-Ministro, a única consequência que o senhor pode tirar desse projecto de lei, que tem medidas excepcionais para uma situação de calamidade social, que atinge 46% dos desempregados em Portugal, é a de que lá existe um artigo que diz que essa disposição é transitória, que diz quando termina: em Junho de 2014.
Sabe, Sr. Primeiro-Ministro, o pano de fundo é este: nós preferimos um emprego que sabemos, nestas circunstâncias, não poder ser muito bom a um desemprego de longa duração.

Aplausos do PSD.

Mais, Sr. Primeiro-Ministro: sabe o que é triste? É que parece que a única interessada na capacidade, na criatividade e na formação de milhares de jovens portugueses que hoje não têm qualquer expectativa de emprego em Portugal parece ser a Chanceler Angela Merkel. Pelos vistos, é a única interessada com a capacidade e a qualificação dos jovens.
É, na verdade, muito triste que o Governo português não preste qualquer atenção a esta matéria.

Aplausos do PSD.

Mas, Sr. Primeiro-Ministro, dos programas que anunciou no ano passado — disse que eu não tinha compreendido os que hoje aqui apresentou — , até Novembro de 2010, segundo os dados do IEFP, que tenho aqui e que vou pedir para serem distribuídos à bancada do Governo, com o assentimento da Mesa, não foi só o programa de estágios profissionais INOV-Export que teve uma taxa de execução de zero. O senhor lembrase de um anúncio que fez sobre o INOV Mundus, estágios profissionais? Sabe qual foi a taxa de execução? Zero!

Vozes do PSD: — Zero!

O Sr. Miguel Macedo (PSD): — O senhor lembra-se do anúncio que fez de estágios profissionais na Administração Pública? Sabe qual foi a taxa de execução? Aqui não foi zero, foi de 38,8%!

O Sr. Adão Silva (PSD): — Não foi nem de metade!»

O Sr. Miguel Macedo (PSD): — Sr. Primeiro-Ministro, deixe-me dar-lhe um conselho: não venda ilusões aos jovens! Não venda ilusões aos jovens!

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Primeiro-Ministro.

O Sr. Primeiro-Ministro: — Sr. Presidente, Sr. Deputado Miguel Macedo, neste momento, estão a trabalhar na Administração Pública 3000 jovens com estágios. Este é o maior programa de estágios que alguma vez foi feito no nosso país, dando oportunidades aos jovens para trabalharem na Administração Pública. 3000 estágios! E o Sr. Deputado acha que 3000 estágios não foi nada?! Se o Sr. Deputado acha que não foi nada o facto de o Governo, num ano como este, tão difícil e exigente, ter aberto um concurso para seleccionar 3000 estagiários para a Administração Pública, o Sr. Deputado é capaz de me dizer em que período da governação do seu partido é que os senhores promoveram mais estágios para jovens na Administração Pública?

Aplausos do PS.

Protestos do PSD.

Páginas Relacionadas
Página 0047:
47 | I Série - Número: 057 | 26 de Fevereiro de 2011 O Sr. Presidente: — Sr.ª Deputada, es
Pág.Página 47