26 | I Série - Número: 073 | 21 de Abril de 2011
Mundo onde há maior número de transplante de órgãos. Pergunto: que outro exemplo é necessário dar para provar a excelência e a capacidade do nosso Serviço Nacional de Saúde?
Aplausos do PS.
Mas, mais ainda: dizem os Srs. Deputados que não há reformas! Pergunto: e a Rede Nacional de Cuidados Continuados, que foi construída a partir do zero em 2006, e que tem hoje 6000 lugares de internamento e10 000 lugares de apoio domiciliário, onde foram atendidos mais de 60 000 portugueses nos últimos dois anos? Isso não é uma reforma?! Dizem os Srs. Deputados: «Ah, mas essas reformas são só com o sector público.». Então e a Rede Nacional de Cuidados Continuados, em que três em cada quatro lugares são do sector social e 10% dos lugares são do sector privado, é só sector público?
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — E ainda se gaba disso!
O Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde: — Estão enganados, Srs. Deputados! Então, nos hospitais, não aconteceu nada?! E o novo Hospital de Cascais, esperado há mais de 20 anos e que está em funcionamento? E o novo Hospital Pediátrico de Coimbra, prometido há 30 anos, que está em funcionamento? E o novo hospital de Braga, que vai começar a funcionar no próximo mês de Maio, e que estava prometido desde o 25 de Abril?! Nada disso conta, Srs. Deputados?! E os hospitais que estão em construção na Guarda, em Amarante, em Lamego, bem como o Centro de Reabilitação do Norte? Não contam para nada, Srs. Deputados?! E o hospital de Loures, prometido há quase um sçculo,… O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Não exagere!
O Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde: — … que está em adiantado estado de construção e que ficará pronto no início de 2012?
Protestos do PCP e do BE.
Daqui a pouco mais de seis meses, Srs. Deputados, conclui-se a construção deste hospital, mas nada disto conta para os Srs. Deputados, porque, verdadeiramente, o que aqui vieram fazer foi uma leitura, aliás requentada, de recortes de imprensa.
Protestos do PCP e do BE.
Foi a isso que assisti! Sr. Deputado José Luís Ferreira, é verdade que me ri, porque o Sr. Deputado conseguiu misturar notícias da semana passada com notícias de há três anos, dando ideia de que ocorreu tudo agora.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — E quem é que estava no governo há três anos?!
O Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde: — É verdade que a imprensa deu notícias sobre falta de papel no Centro de Saúde de Odivelas. Mas isso foi em 2009, Sr. Deputado, e até falta confirmar se é verdade.
Quanto às outras notícias, Srs. Deputados, o Ministério da Saúde não tem qualquer informação factual de falta de medicamentos, de falta de dispositivos técnicos ou problemas de falta de equipamento em lado algum! Se os Srs. Deputados quiserem ser úteis aos utentes e ao País, descrevam os casos. Digam: «No serviço tal do hospital tal falta um determinado produto». Se não, os Srs. Deputados estão apenas a fazer eco de