O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 DE NOVEMBRO DE 1996

45

QUADRO 1 Estabelecimentos do sector terciário

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

QUADRO II

Estabelecimentos da Indústria transformadora

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

5 — Estrutura social

A população de Tor esteve sempre vocacionada para a agricultura, tratando-se obviamente de uma sociedade que vivia da agricultura. Com o desenvolvimento da indústria turística do concelho de Loulé aquela situação foi modificada.

Presentemente a população activa apresenta um decréscimo do sector primário em favor de um aumento no sector terciário, sendo, aliás, esta afinal a situação actual em todo o concelho de Loulé. Tanto assim que, em 1960, o sector primário empregava mais de 75 % de activos e, em 1985, restavam cerca de 20%.

6 — Equipamentos sociais

A) Educação:

1 — A nível escolar:

A rede escolar da zona de Tor, no que respeita ao ensino oficial, é constituída por duas escolas do ensino básico: a Escola do Ensino Básico da Tor, com 20 alunos, e a Escola do Ensino Básico da Mesquita, com 13 alunos.

Saliente-se que, em virtude da falta de estruturas e do facto de os pais terem os seus empregos na cidade de Loulé, muitas crianças de Tor frequentam as escolas naquela cidade.

2 — A nível social:

Um centro social de apoio a crianças e idosos a construir (encontrando-se já em concurso esta obra), estando em processo de candidatura como centro comunitário.

B) Saúde:

O equipamento de saúde da Tor é composto por uma extensão do Centro de Saúde de Loulé.

Q Desporto:

No que respeita a estruturas desportivas, existem em Tor um campo de futebol, inserido num parque desportivo, que permite a pratica de futebol e outros desportos, uma pista para corrida de galgos, três jogos de malha na Laje e um centro hípico.

Quanto a associações desportivas destacam-se: a Sociedade Recreativa Torense e a Associação de Caçadores e Agricultores (recentemente criada).

Quanto a centros de convívio e lazer, referir-se-á o salão paroquial, para além dos já referidos.

D) Património cultural:

No domínio do património cultural, na zona de Tor encontram-se alguns elementos dignos e característicos da região, tais como moinhos de vento, lagares, noras, eiras, açudes, minas de cal e de gesso, grutas, e ainda uma ponte romana, que está considerada como monumento concelhio de elevado valor histórico.

7 — Acessibilidades:

O acesso à futura sede de freguesia encontra-se bastante facilitado pela existência da Estrada Loulé-Tor-Salir, que atravessa a futura freguesia no sentido norte-sul, e pela estrada n.° 9, no sentido este-oeste, onde se encontram outras estradas municipais que permitem a ligação a todos os pontos da freguesia.

8 — Eleitores:

O número de eleitores da futura freguesia da Tor é o seguinte:

Aldeia da Tor — 308. Funchais — 216. Vendas Novas — 60. Vicentes — 40. Andrezes — 46.

Monte Figueiras de Baixo—16.

Mesquita — 47.

Ponte da Tor — 20.

Serro do Passarinho — 5.

Corte Neto — 9.

Gemica—15.

Olival — 22.

Cerro das Covas — 27.

Fojo—12.

Morgado — 57.

9 — Área:

O município de Loulé dispõe no momento de 10 freguesias, com a seguinte área e população:

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Para a futura freguesia de Tor prevê-se uma área de 17,14 km2, uma população de 1200 habitantes e 900 eleitores já inscritos em cadernos eleitorais próprios.

Nestes termos, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, os Deputados abaixo assinados, dos Grupos Parlamentares do Partido Socialista e do Partido Social-Democrata, apresentam à Assembleia da República o seguinte projecto de lei:

Artigo l.°É criada no município de Loulé a freguesia de Tor.