O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0137 | II Série A - Número 010 | 18 de Dezembro de 1999

 

Património construído:
Tem esta localidade um acervo de edifícios com valor cultural, salientando-se três: as igrejas barrocas de São Pedro dos Grilhões da Azueira e de Nossa Senhora do Livramento e a Capela de Nossa Senhora da Luz ou do Espírito Santo.
Possui ainda um coreto datado de 1922, trabalho artístico em ferro. Recentemente sofreu obras de restauro e ampliação.
Igreja de São Pedro dos Grilhões da Azueira - matriz cujo orago é São Pedro dos Grilhões. Construção do século XVI, foi reconstruída após o terramoto de 1755. Aqui se encontra uma lápide tumular brasonada, onde foi sepultado, em 1577, Charles Henriques, fidalgo da casa real.
Capela do Espírito Santo - construída no século XVI, foi totalmente reconstruída após o terramoto de 1755. No interior o frontal do altar é revestido de azulejos hispano-árabes. Possui ainda uma pintura a óleo representando o Pentecostes. A esta ermida, nos meados do século XVIII, iam 10 círios ao longo do ano.
Igreja de Nossa Senhora do Livramento - a construção da ermida para acolher a imagem de Nossa Senhora do Livramento ficou concluída em 1659. Logo aí acorreram círios que contribuíram para o crescimento do seu património. Actualmente ainda visita este templo o círio da Murteira, em 1 5 de Agosto.
Quando se deu o terramoto de 1755 este templo ficou danificado, sendo reconstruído em 1756. Tem uma fachada barroca e duas torres sineiras e no interior possui uma nave com dois altares laterais. A capela-mor tem uma abóbada com pinturas a fresco e um lambrim de azulejos policromados. É rica em esculturas policromadas.

IV - Equipamentos colectivos existentes

A população da Azueira dispõe de equipamentos que a seguir se enumeram, que contribuem para o bem-estar e qualidade de vida dos residentes e proporcionam uma fixação controlada, tendo em atenção factores ambientais, garantindo laços de solidariedade social a novos habitantes.
- Extensão de saúde;
- Jardins de infância da rede pública;
- Escola de 1.º ciclo do ensino básico;
- Farmácia;
- Estação de CTT;
- Sede de junta de freguesia;
- Biblioteca de pequena comunidade;
- Posto de GNR;
- Cemitério;
- Transportes públicos com ligação aos principais lugares da freguesia e centros urbanos, como Lisboa, Torres Vedras, Mafra e Malveira;
- Praça de táxis.

V - Estabelecimentos de comércio indústria e serviços

- Cafés (quatro);
- Restaurantes (dois);
- Pronto-a-vestir (três);
- Supermercados (dois)
- Mercearias (três);
- Ourivesaria;
- Local de venda de revistas e jornais diários;
- Florista;
- Cabeleireiros (três)
- Drogaria;
- Mercado de produtos frescos;
- Talhos (dois);
- Peixaria;
- Agência funerária;
- Bombas de gasolina e estação de serviço;
- Estabelecimentos de venda a retalho de produtos para a agricultura e pecuária (três);
- Armazém de materiais de construção;
- Carpintaria (duas);
- Oficina de reparação de automóveis (cinco);
- Oficina de motos (duas);
- Serralharia civil (duas);
- Fábrica de confecções;
- Torneiro mecânico;
- Pastelaria;
- Empresa de conservação de frutas (duas);
- Agência de seguros;
- Empresa de transporte de mercadorias;
- Centro de análises clínicas;
- Consultório de estomatologia (dois);
- Escola de condução.

VI - Associações

- Sporting Clube do Livramento - fundado em 1939, dispõe de espaços de lazer, um campo de futebol e um pavilhão gimnodesportivo, com cerca de 800 associados. Desenvolve actividades desportivas na área do futebol, federado, (séniores, júniores e infantis) e ginástica de manutenção.
- Associação Musical de Nossa Senhora do Livramento - fundada em 1984, sediada na Casa do Povo de Azueira, possui uma escola de iniciação musical e uma banda filarmónica com 40 jovens músicos.
- Rancho folclórico do Livramento - fundado em 1976, sediado na Casa do Povo de Azueira, é formado por uma tocata e 18 pares de dançarinos. Contribui para a divulgação dos valores da cultura popular, promovendo festivais etnográficos e de folclore.
- Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora do Livramento - instituição particular de solidariedade social, fundada em 1989, com valências de ATL, apoio domiciliário e centro de dia para idosos.
- Agrupamento de Escuteiros 997 de Azueira - sediado em sede própria recentemente construída, desenvolve actividades ligadas à protecção do ambiente.
- Royal Rangers Portugal - com sede nacional nesta freguesia, este agrupamento de jovens, da igreja evangélica, desenvolve actividades com crianças e adolescentes nas áreas do ambiente e ocupação de tempos livres, estabelecendo laços de solidariedade com a população.

VII - Actividade económica de interesse geral e local

A localidade de Azueira tem vindo a ter um desenvolvimento crescente que se traduz na diversidade dos ramos de actividade a que a sua população se dedica.