O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2419 | II Série A - Número 076 | 18 de Julho de 2001

 

suindo apenas no segundo piso duas frestas germinadas do mesmo tipo das anteriores. A fachada lateral NE apresenta no eixo central do segundo piso duas frestas geminadas e no primeiro, descentrada para o lado esquerdo, uma porta de arco quebrado com chanfro que servia um varandim de madeira, coberto, de que restam as consolas de apoio, ao nível da soleira da porta e da cobertura.
O interior encontra se desprovido das estruturas de madeira que constituíam os pavimentos, sendo evidentes os encaixes dos respectivos travejamentos. Os paramentos apresentam estrutura vertical sem ressaltos. As janelas de frestas germinadas apresentam pelo interior um arco abatido e bancos laterais, ou "conversadeiras". As do segundo piso e uma do primeiro piso, a da fachada SE, apresentam apenas um banco e as restantes dois. Os maineis entre frestas geminadas apresentam orifício horizontal para a tranca.
A sua utilização inicial era a de habitação/militar. Foi construída entre os séculos XIV e XV.
A sua tipologia é de torre senhorial.
Solares:
- Palacete dos Silvas: são duas excelentes casas-torre do século XIX, iguais na volumetria e semelhantes nos pormenores. Com fachada integralmente revestida a azulejo monocromático, é um imóvel de manifesto interesse artístico e técnico.
Foi mandado construir por Arnaldo Moreira da Silva e esposa, após regresso do Brasil, onde estiveram emigrados.
- Casa de Vila Chá: construído no século XVIII, é um edifício da época pombalina e a atestá lo estão as suas linhas arquitectónicas e a vestutez das suas paredes de granito.

II - Breve caracterização geográfica e demográfica

Lordelo localiza se no norte do concelho, possuindo uma área de 9,25 km2. O Rio Ferreira atravessa a vila, contribuindo para o seu embelezamento paisagístico. Dista cerca de 12 km da sede do concelho.
Confronta com a freguesia de Vilela e com a vila de Rebordosa, sendo atravessada pela EN 209.
No que respeita à demografia, em 1991, Lordelo registava 9686 habitantes.
Pelos Censos de 2001 conta com 9954, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística. O número de eleitores situa se em 8226.

III - Actividade económica

Apesar de manter uma paisagem bucólica, verde e rural, o desenvolvimento de Lordelo centrou se na indústria de mobiliário, sendo a sua zona industrial uma das mais significativas a nível concelhio. Nesta zona situam se o Centro Tecnológico das Indústrias de Madeira e Mobiliário e o Centro de Formação Profissional das Indústrias de Madeira e Mobiliário.
Relacionado com este progresso, registe se o aumento significativo do sector terciário. Devem ser destacados os estabelecimentos comerciais de pronto-a-vestir, cabeleireiros, mini e supermercados, frutarias, cafés, ourivesarias, peixarias, papelarias, padarias, fotógrafo, comércio de combustíveis e lubrificantes, restauração, floristas, oficinas de reparação automóvel e comércio de electrodomésticos. O mercado funciona todos os sábados.
A prestação de serviços enquadra escritórios de advocacia, consultórios médicos, farmácias, agências de contabilidade, agências bancárias, clínicas dentárias, centro de saúde, clínica de saúde, laboratórios de análises clínicas, estação dos correios, centro de enfermagem, a cooperativa de electrificação "A Lord", biblioteca, corporação de bombeiros e o posto da Guarda Nacional Republicana.
O sector primário tem vindo, pelas razões supra referidas, a perder grandemente a sua importância em termos económico financeiros nesta vila.
Prova desta dinâmica e sinergia foi a elevação, em Maio de 1984, à categoria de vila.

IV - Equipamentos e actividade social e cultural

A par da imponência industrial, a vila de Lordelo é marcada por um forte dinamismo sócio cultural e desportivo, bem patente na utilização pública registada nos equipamentos colectivos existentes na freguesia.
Deverão assinalar se as seguintes infra estruturas culturais e desportivas que permitem garantir suportes físicos e organizativos às actividades dos agentes culturais e desportivos desta localidade:
- Complexo municipal de piscinas e campo de ténis;
- Campo de futebol (relvado) do "Aliados Futebol Clube de Lordelo";
- Cine Teatro de Lordelo;
- Biblioteca da Fundação "A Lord", que inclui uma biblioteca com cerca de 14 000 publicações, 1500 audiovisuais, 100 jogos didácticos e diverso material multimédia, um auditório e uma galeria de exposições. Este complexo dispõe de uma programação cultural constante, que passa por exposições periódicas, ateliers de dinamização cultural, sessões de cinema e de animação de leitura.
Neste cenário o movimento associativo é rico e variado, proliferando diversas colectividades de natureza cultural, recreativa e desportiva. São de destacar, na área cultural, a Associação Cultural e Recreativa da Vila de Lordelo, com um rancho folclórico; o Grupo Cultural e Recreativo "Expansivos de Lordelo", com um grupo de danças e cantares e um grupo de cavaquinhos; o Grupo Cultural e Artesanal das Lavadeiras da Vila de Lordelo, que se dedica à mostra dos trabalhos artesanais do linho, desde a sementeira à confecção final dos tecidos.
Na área do desporto, é de referir o Aliados Futebol Clube de Lordelo, com uma equipa de futebol a disputar o

Páginas Relacionadas
Página 2406:
2406 | II Série A - Número 076 | 18 de Julho de 2001   c) A criação de um pro
Pág.Página 2406
Página 2407:
2407 | II Série A - Número 076 | 18 de Julho de 2001   Desporto e cultura:
Pág.Página 2407