O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2420 | II Série A - Número 076 | 18 de Julho de 2001

 

Campeonato Distrital da Associação de Futebol do Porto. Deste clube já fizeram parte nomes como o de Jaime Pacheco.
Para além do futebol, à vila de Lordelo está, ainda, associada outra modalidade desportiva de grande significado para esta região: o ciclismo. A equipa "Paredes Rota dos Móveis" tem aqui a sua sede e, como resultado do esforço dos seus dirigentes, Lordelo tem sido palco de diversas provas classificativas no âmbito da Volta a Portugal em Bicicleta.
Ao nível da acção social e solidariedade, Lordelo conta com o Centro Sócio-Educativo e Profissional de Parteira, que é um centro de intervenção comunitária a funcionar com um acordo com o centro regional de segurança social e que presta apoio à infância, através de ATL e de cantina, abrangendo cerca de 60 utentes. Este centro conta, ainda, com uma UNIVA - Unidade de Inserção na Vida Activa.
A este nível, Lordelo terá brevemente (abertura prevista para o mês de Agosto) em funcionamento um outro centro de intervenção comunitária, cujas instalações se encontram em fase de acabamento, dinamizado pela ADIL - Associação Para o Desenvolvimento Integral da Vila de Lordelo - e que, para além do apoio à infância através da valência ATL, prestará apoio à 3.ª idade, através de um centro de dia e de apoio domiciliário. Este equipamento possuirá, ainda, um ninho de incubação de empresas.
Relativamente à educação, Lordelo possui na sua área geográfica cinco estabelecimentos de ensino pré escolar da rede pública, abrangendo, aproximadamente, 250 crianças, seis escolas do 1.º ciclo do ensino básico, com um total de 35 salas de aula e cerca de 650 alunos, e uma escola básica com 2.º e 3.º ciclos, cujo número de alunos no ano lectivo 2000/2001 atingiu os 700.
No domínio da saúde, a população de Lordelo pode contar com uma extensão do Centro de Saúde de Rebordosa, bem como com duas policlínicas privadas, com diversas especialidades e capacidade para realização de exames complementares de diagnóstico. Ainda neste sector encontram se implantadas duas farmácias e diversos consultórios médicos privados.
Lordelo possui, ainda, um agrupamento de escuteiros.
A vila conta com um parque central, que se encontra, neste momento, em obras de requalificação e que estarão concluídas no próximo mês de Setembro. Trata se de um espaço que concilia actividades de lazer e recreio com actividades culturais, possuindo zonas pedonais, pistas para velocípedes e áreas infantis, instaladas em três plataformas distintas que se destacam no parque cuja área global ronda os 5000 metros quadrados. Numa dessas plataformas encontra se em construção um anfiteatro ao ar livre que suportará diversas realizações culturais e artísticas. Este parque, por se tratar da criação de um espaço moderno no núcleo central de Lordelo, marca decisivamente a imagem urbana da vila e cria condições para uma crescente fixação das populações.
Atendendo a que a vila de Lordelo reúne os requisitos previstos na Lei n.º 11/82, de 2 de Junho, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, os Deputados abaixo assinados apresentam o seguinte projecto de lei:

Artigo único

A vila de Lordelo, no concelho de Paredes, é elevada à categoria de cidade.

Palácio de São Bento, 12 de Julho de 2001. Os Deputados do PSD: José Granja da Fonseca - Manuel Moreira.

PROJECTO DE LEI N.º 475/VIII
ELEVAÇÃO DA VILA DE REBORDOSA, NO CONCELHO DE PAREDES, À CATEGORIA DE CIDADE

I - Razões históricas

Inserida numa região onde a fertilidade do solo e a beleza natural não faltam, a freguesia de Rebordosa, uma das maiores do concelho de Paredes, logo a seguir a Lordelo, foi elevada à categoria de vila em Maio de 1984, como reconhecimento da vontade e dinamismo das suas gentes, mas também devido ao peso económico que o fabrico do mobiliário acarreta para a economia da região e do País.
O povoamento de Rebordosa remonta à época da pré história. Aqui foram descobertas umas minas de ouro, provavelmente da época romana, que teriam sido fundamentais na economia da região durante tão rico período da nossa história.
Sobre o topónimo "rebordosa", a obra "Tentativa Etimológica" refere que este termo pode vir de "rebolosa" e esta dos reboleiros, castanheiros bravos que dão castanhas "rebordans" ou arredondadas (espécie arbórea que terá sido abundante nos montes desta freguesia).
Por outro lado, o topónimo "rebordosa" já é muito antigo, aparecendo nas Inquirições de 1258, referindo se a ela como sendo formada por três unidades territoriais chamadas villas: Aboim, Rebordosa e Sobreiros.
A primeira (Aboim) era bastante vasta e era ainda Honra por divisão própria, a qual fora do notável D. Soeiro Mendes da "Maia". Em 1258 moravam em Aboim 27 herdadores e vassalos.
A villa de Rebordosa continha a igreja paroquial de S. Miguel e compreendia uns 60 casais. Metade da villa era do rei a quem pagavam foro, a outra metade devia talvez ser de fidalgos, por ventura da estirpe maiata.
A villa de Sobreiros era apenas constituída por quatro casais, todos da coroa a quem pagavam igualmente foro.
Por toda a paróquia, de resto, a coroa possuía reguengos avulsos em sítios como os de Enfesta, Burgã, Cortegada, Roca, Gramosa, etc.
Também a igreja local de Aboim tinha que pagar renda ao Rei e ao Deão do Porto. O próprio mosteiro de Paço de Sousa possuía haveres na Quebrada de Aboim.

Páginas Relacionadas
Página 2422:
2422 | II Série A - Número 076 | 18 de Julho de 2001   madeiras e mobiliário.
Pág.Página 2422
Página 2423:
2423 | II Série A - Número 076 | 18 de Julho de 2001   e aar (corrente). Para
Pág.Página 2423
Página 2424:
2424 | II Série A - Número 076 | 18 de Julho de 2001   a ajuda de alguns barq
Pág.Página 2424
Página 2425:
2425 | II Série A - Número 076 | 18 de Julho de 2001   4671, sendo a taxa de
Pág.Página 2425