O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2422 | II Série A - Número 076 | 18 de Julho de 2001

 

madeiras e mobiliário. Em Maio de 1984, sinalizando este progresso, foi elevada à categoria de vila.
Possui três zonas industriais, sendo duas delas em Reiros e Serrinha e a terceira em Santa Marta/Vilela.
A actividade comercial baseia se em estabelecimentos de pequeno comércio de pronto-a-vestir, oficinas de reparação automóvel, frutarias, cabeleireiros e barbearias, supermercados e mini mercados, padarias, cafés, ourivesarias, floristas, papelarias, fotógrafos, sapatarias, restauração, comércio de electrodomésticos, materiais de construção, automóvel e de combustíveis. 0 mercado funciona nos dias 7 e 20 de cada mês.
A prestação de serviços é assegurada por agências bancárias, agências de contabilidade, clínicas médicas e dentárias, consultórios médicos, agências de seguros, farmácias, centro de estudos, corporação de bombeiros, centro de saúde e a Cooperativa de Electrificação "A Celer".
A produção agrícola é vocacionada, sobretudo, para o autoconsumo.

IV - Equipamentos e actividade social e cultural

Sendo a freguesia mais populosa do concelho de Paredes, a vila de Rebordosa é também marcada por um forte dinamismo sócio cultural e desportivo, bem patente na utilização pública registada nos equipamentos colectivos existentes na freguesia.
Deverão assinalar se as seguintes infra estruturas culturais e desportivas que permitem garantir suportes físicos e organizativos às actividades dos agentes culturais e desportivos desta localidade:
- Complexo municipal de piscinas;
- Campo de futebol do "Rebordosa Atlético Clube", que em breve será relvado;
- Complexo desportivo da Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa;
- Pavilhão gimnodesportivo da Escola EB 2,3 de Rebordosa;
- Salão polivalente do salão paroquial;
- Salão de festas do quartel dos bombeiros.
Neste cenário o movimento associativo é rico e variado, proliferando diversas colectividades de natureza cultural, recreativa e desportiva.
São de destacar, na área cultural, as seguintes: o Rancho Folclórico "Os Marceneiros de Rebordosa", que demonstra a tradição centenária da freguesia no trabalho da madeira, de início puramente artesanal, hoje altamente tecnológico, e a Tuna de Rebordosa, que se dedica à música numa tradição que já vem de finais do século passado.
Na área do desporto, é de referir o Rebordosa Atlético Clube, com uma equipa de futebol a disputar o Campeonato Distrital da Associação de Futebol do Porto.
Para além do futebol, destaque se, ainda, a secção de andebol da Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa, com quatro equipas federadas, bem como toda a actividade desportiva amadora desenvolvida por associações como a Associação Cultural e Recreativa de Rebordosa, a Associação Desportiva Dínamo 80 e o Grupo Desportivo da Portela.
Ao nível da acção social e solidariedade, esta freguesia do concelho de Paredes possui uma instituição que tem desenvolvido um trabalho de qualidade ímpar. Trata-se da Associação Para o Desenvolvimento de Rebordosa, Instituição Particular de Solidariedade Social, instalada no Solar do Cabo. É o maior equipamento desta natureza existente no concelho de Paredes, com domínios de actuação que vão desde o apoio à infância, através da valência de ATL, envolvendo mais de 80 crianças, passando pelo apoio psicossocial às famílias, até ao apoio à 3.ª Idade, através de um lar com cerca de 40 camas, centro de dia e apoio domiciliário, abrangendo no total cerca de 100 idosos.
As estruturas desta associação permitem ainda albergar as sedes de outras três associações da freguesia: a Associação Juvenil Quinta do Cabo, o Clube dos Alcoólicos Anónimos e a já mencionada Tuna de Rebordosa.
Relativamente à educação, Rebordosa possui na sua área geográfica três estabelecimentos de ensino pré escolar da rede pública, abrangendo, aproximadamente, 200 crianças, cinco escolas do 1.º ciclo do ensino básico, com um total de 27 salas de aula e mais de 500 alunos, e uma escola básica com 2.º e 3.º ciclos, cujo número de alunos no ano lectivo 2000/2001 atingiu os 650. Ainda, neste domínio, de referir que está prevista, no pacote de medidas contidas na Carta Educativa do Vale do Sousa, a construção de uma nova escola de ensino secundário nos limites de fronteira geográfica desta freguesia com Lordelo.
Rebordosa possui, ainda, um agrupamento de escuteiros.
O núcleo central de Rebordosa conta com um agradável parque situado junto à Igreja Matriz e aos complexos desportivos, com uma área ajardinada envolvente, possuindo zonas pedonais e apelando ao convívio, lazer e recreio.
Atendendo a que a vila de Rebordosa reúne os requisitos previstos na Lei n.º 11/82, de 2 de Junho, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, os Deputados abaixo assinados apresentam o seguinte projecto de lei:

Artigo único

A vila de Rebordosa, no concelho de Paredes, é elevada à categoria de cidade.

Palácio de São Bento, 12 de Julho de 2001. Os Deputados do PSD: José Granja da Fonseca - Manuel Moreira.

PROJECTO DE LEI N.º 476/VIII
ELEVAÇÃO DA POVOAÇÃO DE BALTAR, NO CONCELHO DE PAREDES, À CATEGORIA DE VILA

I - Razões históricas

A origem etimológica da palavra Baltar foi explicada de forma bem diferente por diversos autores.
Pinho Leal disse que era uma junção de duas palavras célticas - balt (água)

Páginas Relacionadas
Página 2423:
2423 | II Série A - Número 076 | 18 de Julho de 2001   e aar (corrente). Para
Pág.Página 2423
Página 2424:
2424 | II Série A - Número 076 | 18 de Julho de 2001   a ajuda de alguns barq
Pág.Página 2424
Página 2425:
2425 | II Série A - Número 076 | 18 de Julho de 2001   4671, sendo a taxa de
Pág.Página 2425