O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

9 | II Série A - Número: 114 | 8 de Julho de 2010

E comparando os dados estatísticos sobre a evolução da população, constatamos que entre 1862 — altura em que se registavam 182 habitantes — e 1930 se verificou sempre um significativo crescimento populacional na zona.
Porém, é precisamente a partir de 1940 — quando se registavam 2573 habitantes — que foi decidido que Marmelar deixaria de ser freguesia, e se iniciou a progressiva e preocupante redução populacional que importa também inverter.
Finalmente, refira-se que Marmelar tinha uma área de cerca de 70 Km2, pelo que, com a densidade populacional presente — 343 habitantes —, possuirá, em média, 4,88 habitantes por km2, tendo inscritos 317 eleitores.

IV — Motivos económicos, sociais e culturais

Na futura freguesia de Marmelar existem:

Dois estabelecimentos de mercearias e afins; Uma pastelaria-café; Três cafés; Duas padarias; Uma papelaria e loja de artesanato; Uma adega cooperativa; Um pavilhão; Um centro cultural; Uma escola do ensino pré-primário; Uma escola do ensino primário; Um posto de saúde (extensão do Centro de Saúde da Vidigueira); Uma casa mortuária; Um cemitério; Uma sociedade recreativa; Um campo de futebol; Uma cabine telefónica; Rede eléctrica de distribuição domiciliária e iluminação pública; Saneamento básico (água canalizada ao domicílio, esgotos e recolha de lixo); Locais privilegiados para a caça e pesca desportiva; Praias fluviais no Guadiana; Carreiras diárias de camionagem que ligam Marmelar às localidades circundantes;

Sendo embora Marmelar uma localidade pouco povoada, devido, sobretudo, à integração na freguesia de Pedrógão do Alentejo e à emigração, tem hoje interessantes potencialidades agrícolas e hídricas, potenciadas com a construção da Barragem de Alqueva.
É também por força da conclusão desta importante construção, bem como das actividades da caça e pesca existentes na zona, que se poderão criar interessantes potencialidades turísticas, que determinarão, sem dúvida, a atracção de população mais jovem e o crescimento económico da povoação.
Aliás, o relevante património histórico e arquitectónico de Marmelar poderá e deverá ser, igualmente, no futuro, fortemente potenciador do turismo na região.
Como exemplo, refira-se a Igreja Matriz de Marmelar, construída, pensa-se, antes do séc. XVI, caracterizada no seu exterior pelos contrafortes cilíndricos que se adelgaçam na parte superior terminando em pináculos em forma de cone truncado e no seu interior, de apenas uma nave, por sacristia, altar-mor onde se encontra a imagem de Santa Brígida (padroeira da povoação) e dois altares laterais sob a forma de consola que sustentam as imagens de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Neves.
Por fim, saliente-se que o território da nova freguesia de Marmelar é contínuo, terá cerca de 70 km2 e não provoca qualquer alteração dos limites do município da Vidigueira.

Páginas Relacionadas
Página 0006:
6 | II Série A - Número: 114 | 8 de Julho de 2010 Artigo 5.º Constituição de turmas nos cur
Pág.Página 6
Página 0007:
7 | II Série A - Número: 114 | 8 de Julho de 2010 «Artigo 42.º Eliminação da dupla tributaç
Pág.Página 7