Página 227
Quinta-feira, 22 de Agosto de 1991
II Série-B - Número 39
DIÁRIO
da Assembleia da República
V LEGISLATURA
4.ª SESSÃO LEGISLATIVA (1990-1991)
SUMÁRIO
Votos (n.°s 222/V e 223/V):
N.° 222/V — De pesar pelo falecimento do primeiro Presidente da Assembleia da República e ex-deputado do PRD, Dr. Vasco da Gama Fernandes (apresentado
pelo PRD, PSD, PS, PCP e CDS)............... 228
N.° 223/V — De pesar pelo falecimento do Prof. Lin-
dley Cintra (apresentado pelo PS)................ 228
Página 228
228
II SÉRIE-B — NÚMERO 39
Voto n.° 222/V
De pesar pelo falecimento do primeiro Presidente da Assembleia da República e ex-deputado do PRD, Dr. Vasco da Gama Fernandes.
Vasco da Gama Fernandes deixou-nos!
Prestigiado advogado, exemplar democrata e corajoso combatente pela liberdade, todos aqueles que o conheceram como pessoa e homem político admiravam as suas qualidades humanas, as suas sinceridade, verticalidade e frontalidade e, acima de tudo, a fidelidade até ao último momento aos seus princípios e ideais.
Primeiro Presidente da Assembleia da República, exerceu o seu cargo com enorme sentido de responsabilidade durante um período difícil e complexo de afirmação da democracia parlamentar.
Em homenagem ao político e ao homem de Estado, mas também ao cidadão que consagrou a sua vida à conquista da cidadania e dos direitos e liberdades fundamentais dos Portugueses, a Assembleia da República apresenta, em especial à sua família, um voto de pesar pelo falecimento de Vasco da Gama Fernandes, que permanecerá, todavia, como uma memória viva da história desta Casa e da democracia portuguesa.
Assembleia da República, 21 de Agosto de 1991. — Os Deputados: Carlos Brito — Hermínio Martinho — João Salgado — Rui Silva — Narana Coissoró — Jorge Lacão.
Voto n.° 223/V De pesar pelo falecimento do Prol. Llndley Cintra
A morte de Luís Filipe Lindley Cintra, o mais prestigiado linguista e filólogo português, representa uma perda irreparável para a cultura portuguesa.
Autor de mais de 70 títulos de inigualável rigor cientifico, Lindley Cintra foi o mestre de várias gerações de estudantes e a grande referência de quantos durante as crises académicas de 62 e 69 se bateram pela liberdade e pela democracia.
Símbolo de um modo de ser e de estar, o nome de Luís Filipe Lindley Cintra ficará, sem dúvida, indelevelmente inscrito na História do Portugal Contemporâneo, como figura cultural e civicamente ímpar, exemplo de cientista e de homem que não só marcou profundamente muitas personalidades da vida cultural portuguesa mas também muitos dirigentes políticos da actualidade.
A Assembleia da República, como órgão representativo do povo português, manifesta o seu profundo pesar aos familiares do grande mestre que, por mérito próprio, se foi «da lei da morte libertando».
Assembleia da República, 21 de Agosto de 1991. — Os Deputados do PS: Edite Estrela — Laurentino Dias — José Lello — Ferraz de Abreu — Jorge Lacão — Alberto Martins — Jaime Gama — Armando Vara.
@ DIÁRIO
da Assembleia da República
Depósito legal n.' 8819/85
IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA, E. P. AVISO
Por ordem superior e para constar, comunica--se que não serão aceites quaisquer originais destinados ao Diário da República desde que não tragam aposta a competente ordem de publicação, assinada e autenticada com selo branco.
^JH|^ PORTE
1 — Preço de página para venda avulso, 5$; preço por linha de anúncio, 104$.
2 — Para os novos assinantes do Diário da Assembleia da República, o período da assinatura será compreendido de Janeiro a Dezembro de cada ano. Os números publicados em Novembro e Dezembro do ano anterior que completam a legislatura serão adquiridos ao preço de capa.
3 — Os prazos de reclamação de faltas do Diário da República paia o continente e regiões autónomas e estrangeiro são, respectivamente, de 30 e 90 dias à data da sua publicação.
PREÇO DESTE NÚMERO 10$00
"VER DIÁRIO ORIGINAL"