O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 75

Sábado, 27 de Março de 1993

II Série-B — Número 20

DIÁRIO

da Assembleia da República

VI LEGISLATURA

2.ª SESSÃO LEGISLATIVA (1992-1993)

SUMÁRIO

Votos (n.º 71/VI a 73/VI):

N.º 7I/VI— De pesar pela' morte do escritor António

Quadros (apresentado pelo PS) 76

N.º 72/VI — De pesar pela morte do escritor António

Quadros (apresentado pelo CDS, PSD, PS e PCP)....... 76

N.° 73/VI — De saudação pelo Dia do Estudante (apresentado pelo PSD) 76

Perguntas ao Governo:

Formuladas, nos termos do artigo 241° do Regimento,

pelo PSD, PS, PCP, CDS e Os Verdes 76

Página 76

76

II SÉRIE-B — NÚMERO 20

VOTO N.º 71 A/l

DE PESAR PELA MORTE DO ESCRITOR ANTÓNIO QUADROS

O escritor António Quadros, figura destacada da corrente de pensamento denominada «filosofia portuguesa», consagrou a sua vida e a sua obra a estudar e a pensar Portugal, a sua razão, o seu mistério, o seu destino.

Espírito aberto e tolerante, foi um homem generoso que privilegiou o debate de ideias e mereceu o respeito de diferentes quadrantes da vida cultural portuguesa.

A sua morte é uma perda de vulto para a nossa literatura e a nossa cultura.

A Assembleia da República manifesta o seu pesar pela morte do escritor António Quadros e apresenta condolências à sua família.

Assembleia da República 24 de Março de 1993.—Os Deputados do PS: Almeida Santos—Manuel Alegre—Jorge Lacão—José Magalhães—António Braga—Alberto Costa.

VOTO N.2 72/V1

DE PESAR PELA MORTE DO ESCRITOR ANTÓNIO QUADROS

António Quadros, falecido no passado dia 21, fica como uma referência forte na corrente da filosofia portuguesa, aliando na sua vastíssima obra a dedicação à investigação, na área da cultura, com a assumida missão pedagógica, e a adesão a um conceito transcendente de portugalidade.

A Assembleia da República manifesta o seu respeito e admiração pelo ilustre desaparecido e apresenta pêsames à família enlutada.

Lisboa, 24 de Março de 1993.—Os Deputados: Adriano Moreira (CDS) — Rui Carp (PSD) — Almeida Santos (PS) — Octávio Teixeira (PCP).

VOTO N.º 73/VI

DE SAUDAÇÃO PELO DIA DO ESTUDANTE

Hoje, 24 de Março, comemora-se o Dia do Estudante, data simbólica para os estudantes portugueses e que a Assembleia da República especialmente reconheceu ao aprovar uma lei sobre este dia.

A Assembleia da República saúda os estudantes portugueses e as associações de estudantes que os representam, manifestando o desejo de que as reivindicações por eles protagonizadas em defesa da qualidade do ensino, da melhoria das instalações escolares, de uma mais justa acção social escolar e de um corpo docente mais capaz na sua acção educativa sejam partilhadas pelo poder político, por todos os agentes educativos e pela sociedade em geral.

Numa altura em que as profundas mudanças decorrentes da reforma educativa, iniciada em 1986, com a aprovação, por maioria, na Assembleia da República da Lei de Bases do Sistema Educativo, fazemos votos para que se criem

condições que permitam aos estudantes assumir integralmente o seu papel determinante nesta reforma que a ninguém deve excluir.

Palácio de São Bento, 24 de Março de 1993. — Os Deputados do PSD: Pedro Passos Coelho — Pedro Gomes — Melchior Moreira — Duarte Pacheco — João Granja —Álvaro Viegas — Vítor Raposo — Fernando Pereira.

Perguntas ao Governo

Perguntas do PSD

Encarrega-me S. Ex.* o Sr. Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social-Democrata de, nos termos do artigo 236.° do Regimento, enviar a V. Ex.* as perguntas a formular ao Govemo pelos seguintes Srs. Deputados:

José Cesário ao Ministério da Educação sobre o desenvolvimento do ensino superior em Viseu;

João Henriques ao Secretário de Estado dos Recursos Naturais sobre a lixeira nuclear de Aldeia Avilla;

Jorge Paulo Cunha ao Ministério da Saúde sobre a formação médica (a).

O Chefe de Gabinete, António Luís Romano de Castro.

(a) A resposta foi dada na sessão plenária do dia 26 de Março de 1992 (Diário da Assembleia da República, 1." série, n.° 54, de 27 de Março de 1993).

Perguntas do PS

Nos termos regimentais, encarrega-me o presidente do Grupo Parlamentar do PS de indicar as perguntas ao Governo que Deputados socialistas pretendem formular na sessão do dia 26 de Março:

Através da Deputada Maria Julieta Sampaio sobre trabalho infantil — aplicação da legislação vigente;

Através do Deputado Paulo Casaca sobre a lei das propinas e sua aplicação na Universidade dos Açores;

Através do Deputado Artur Penedos sobre salários em atraso;

Através do Deputado Armando Vara sobre políüca de transportes aéreos e situação na TAP.

O Chefe de Gabinete, Luís Manuel Patrão.

Perguntas do PCP

Encarrega-me a direcção do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português de, nos termos do artigo 236° do Regimento da Assembleia da República, enviar as perguntas a formular ao Governo na sessão plenária agendada para o dia 26 de Março pelos seguintes Srs. Deputados:

Lino de Carvalho ao Sr. Ministro da Agricultura sobre a alteração do Estatuto da Casa do Douro;

José Manuel Maia ao Sr. Ministro da Indústria e Energia sobre a situação no sector da indústria naval.

19 de Março de 1993.—O Chefe de Gabinete, Victor Costa

Página 77

27 DE MARÇO DE 1993

77

Pergunta do CDS

Nos termos dos artigos 236.° e seguintes do Regimento da Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do Centro Democrático Social (CDS) tem a honra de enviar a V. Ex.* a pergunta ao Governo:

Que balanço fez o Governo das operações de privatização ocorridas desde Junho de 1992 alé à presente data?

Lisboa, 22 de Março de 1993 — 0 Chefe de Gabinete, Mário Costa Pinto.

Pergunta de Os Verdes

Nos termos e para os efeitos dos artigos 241.° e seguintes do Regimento da Assembleia da República, a direcção deste Grupo Parlamentar apresenta a seguinte pergunta ao Governo para a sessão plenária de 26 de Março de 1993:

Deputado André Martins sobre o ordenamento da albufeira de Castelo do Bode e a construção clandestina na margem da albufeira no concelho de Tornar.

Palácio de São Bento, 19 de Março de 1993. — O Chefe de Gabinete, Fernando Pesinho.

Página 78

78

II SÉRIE-B — NÚMERO 20

DIÁRIO

da Assembleia da República

Depósito legal n.° 8819/85

IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA, E. P. AVISO

Por ordem superior e para constar, comunica-se que não serão aceites quaisquer originais destinados ao Diário da República desde que não tragam aposta a competente ordem de publicação, assinada e autenticada com selo branco.

PORTE PAGO

1 —Preço de página para venda avulso, 6$50+IVA.

2 — Para os vossos assinantes do Diário da Assembleia da República, o período da assinatura será compreendido de Janeiro a Dezembro de cada ano. Os números publicados em Novembro e Dezembro do ano anterior que completam a legislatura serão adquiridos ao preço de capa.

3 —Os prazos de reclamação de faltas do Diário da República para o continente e regiões autónomas e estrangeiro são, respectivamente, de 30 e 90 dias â data da sua publicação.

PREÇO DESTE NÚMERO 27$00 (IVA INCLUÍDO 5%)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×