O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 87

Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 1995

II Série-B — Número 17

DIÁRIO

da Assembleia da República

VI LEGISLATURA

4.ª SESSÃO LEGISLATIVA (1994-1995)

SUMÁRIO

Voto n.º 132/VI-.

De homenagem à memória do general Humberto Delgado

no 30.° aniversário da sua morte (apresentado pelo PS).... 88

Ratificações (n.º 131/VI e 132/VI):

N.° 13I/VI — Requerimento do PS solicitando a apreciação pela Assembleia da República do Decreto-Lei n.° 8/95. de

18 de Janeiro.......................................................................... 88

N.° 132/VI — Requerimento do PCP solicitando a apreciação pela Assembleia da República do Decreto-Lei n.° 10/95, de

19 de Janeiro.......................................................................... 88

Página 88

88

II SÉRIE-B — NÚMERO 17

VOTO N.s 132/VI

DE HOMENAGEM À MEMÓRIA 00 GENERAL HUMBERTO DELGADO NO 30.e ANIVERSÁRIO DA SUA MORTE

Passaram 30 anos sobre o assassínio do general Humberto Delgado e da sua secretária, D. Arajarir de Campos, por uma brigada da PIDE, perto de Badajoz.

A inauguração de um monumento em Vila Nueva dei Fresno, no local onde os seus corpos foram encontrados, veio recordar o crime bárbaro e traiçoeiro, que ficou como um símbolo da violência da ditadura e da hipocrisia de um ditador que permitiu e encobriu a eliminação física do seu principal adversário político. Mas veio reavivar também a memória do General sem Medo, que, pela sua coragem, o seu combate e o sacrifício supremo da sua vida, se tornou um símbolo da luta pela liberdade.

A Assembleia da República associa-se à homenagem prestada em Vila Nueva dei Fresno à memória do general Humberto Delgado, fazendo votos para que o seu nome seja para sempre lembrado e transmitido às novas gerações como exemplo de amor à Pátria e à liberdade.

Lisboa, 15 de Fevereiro de 1995. —Os Deputados do PS: Jaime Gama — Alberto Costa — Luís Capoulas Santos — Ferro Rodrigues — Eurico Figueiredo — Jorge Lacão — José Vera Jardim — José Magalhães — Leonor Coutinho — Raul Rêgo — Martins Goulart — Crisóstomo Teixeira — José Reis — António Braga—Alberto Martins — Eduardo Pereira — Luís Amado.

RATIFICAÇÃO N.9 131/VI

DECRETO-LEI N.8 8/95, DE 18 DE JANEIRO

A reestruturação do Conselho Superior de Ciência e Tecnologia a que procede o Decreto-Lei n.° 8/95, de 18 de Janeiro, alterando o Decreto-Lei n.° 22/86, de 17 de Fevereiro, pretende reforçar as respectivas competências e reajustar a sua composição, visando dotá-lo «de maior operacionalidade e assegurar uma mais estreita ligação ao sècíor produtivo». No entanto, verifica-se que o Conselho em causa é concebido em termos claramente governa-mentalizados, com grande predomínio dos representantes directos ou indirectos do Estado e dos entes públicos, o que põe em causa a sua representatividade e a operacionalidade.

Entendem, assim, os Deputados abaixo assinados dever suscitar sobre este tema um debate que permita a alteração da configuração e representatividade desta instituição, que deverá ter a maior importância no futuro.

Assim, ao abrigo do n.° 1 do artigo 172.° da Constituição da República Portuguesa e nos termos do artigo 201.° do Regimento da Assembleia da República, os Deputados abaixo assinados vêm requerer a sujeição a ratificação do Decreto-Lei n.° 8/95, de 18 de Janeiro, publicado no Diário da República, 1." série-A. n.° 15, de 18 de Janeiro de 1995, que reestrutura o Conselho Superior de Ciência e Tecnologia.

Palácio de São Bento, 9 de Fevereiro de 1994.— Os Deputados do PS: Guilherme d'Oliveira Martins — Maria

Julieta Sampaio — Fernando Pereira Marques—Alberto Cardoso—Ana Maria Bettencourt — António Martinho — Alberto Costa — Almeida Santos — Miranda Calha — António Braga—José Sócrates — Ferro Rodrigues — Luís Amado — Martins Goulart.— Rosa Maria Albernaz — Nuno Filipe.

RATIFICAÇÃO N.s 132/VI

DECRETO-LEI N.8 10/95, DE 19 DE JANEIRO

O Decreto-Lei n.° 10/95, de 19 de Janeiro, veio alterar o Decreto-Lei n.° 422/89, de 2 de Dezembro (Lei do Jogo), em matérias da competência legislativa da Assembleia da República, insistindo numa reiterada perseguição aos trabalhadores (com o estabelecimento de coimas e penalizações de todo inaceitáveis) e diminuindo o papel da Inspecção-Geral de Jogos (IGJ) no controlo e funcionamento dos casinos.

Faz-se notar que para a elaboração do Decreto-Lei n.° 422/89 foi pedida uma autorização legislativa pelo Governo— Lei n.° 14/89, de 30 de Junho— aceitando-se que a matéria em causa é da competência relativa da Assembleia da República. Existe, aliás, um pedido do Sr. Provedor de Justiça ao Tribunal Constitucional para ser declarada a inconstitucionalidade de um artigo deste diploma.

Ora, as alterações constantes do Decreto-Lei n.° 10/95, de 19 de Janeiro, também caem claramente no âmbito das matérias previstas no artigo 168.° da Constituição da República Portuguesa, referindo-se, designadamente:

Ao acesso, restrições ao acesso e expulsão das salas de jogos;

A vigilância e controlo de pessoas através de equipamento electrónico, susceptível de contender com a protecção do direito à imagem e à própria vida privada, com diminuição da função fiscalizadora do Estado (através da IGJ);

Ao regime de infracções disciplinares e administrativas e sua punição.

Estas e a generalidade das restantes alterações do Decreto--Lei n.° 10/95 agravam o conteúdo das normas do Decretc--Lei n.° 422/89 e, sobremaneira, as que dizem respeito a matérias de âmbito laboral e social.

Nestes termos, ao abrigo dos artigos 172." da Constituição da República Portuguesa e 5°, n.° 1, alínea d), do Regimento da Assembleia da República, os Deputados abaixo assinados, do Grupo Parlamentar do PCP, requerem a apreciação pelo Plenário da Assembleia da República do Decreto--Lei n.° 10/95, de 19 de Janeiro, publicado no Diário da República, 1." série-A, n.° 16, de 19 dc Janeiro de 1995, que altera o Decreto-Lei n.° 422/89, de 2 de Dezembro (reformula a Lei do Jogo).

Assembleia da República, 15 de Fevereiro de 1995.— Os Deputados do PCP: Alexandrino Saldanha — Octávio Teixeira — Lino de Carvalho — Miguel Urbano Rodrigues — Odete Santos — Luís Sá — Paulo Rodrigues — José Manuel Maia — João Amaral — Luís Peixoto.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.

Página 89

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Página 90

DIÁRIO

da Assembleia da República

Depósito legal n.° 8819/85

IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA, E. P.

1 —Preço de página para venda avulso, 7S50 + IVA.

2 — Para os novos assinantes do Diário da Assembleia da República, o período da assinatura será compreendido de Janeiro a Dezembro de cada ano. Os números publicados em Outubro, Novembro e Dezembro do ano anterior que completam a legislatura serão adquiridos ao preço de capa.

PREÇO DESTE NÚMERO 32$00 (IVA INCLUÍDO 5%)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×