O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 113

Sábado, 18 de Março de 1995

II Série-B - Número 23

DIÁRIO

da Assembleia da República

VI LEGISLATURA 4.a SESSÃO LEGISLATIVA (1994-1995)

SUMÁRIO

Voto n.° 138/V1:

De solidariedade para com os estudantes angolanos que se manifestaram frente à Embaixada do seu país em protesto pelo atraso no pagamento das suas bolsas (apresentado pelo Deputado independente Mário Tomé).... 114

Perguntas ao Governo:

Formuladas, nos termos dos artigos 241° e 242.° do Regimento, pelo PS, PCP, CDS-PP e Os Verdes.......... 114

Página 114

114

II SÉRIE-B — NÚMERO 23

VOTO N.9138/VI

DE SOLIDARIEDADE PARA COM OS ESTUDANTES ANGOLANOS QUE SE MANIFESTARAM FRENTE À EMBAIXADA

DO SEU PAÍS EM PROTESTO PELO ATRASO NO PAGAMENTO DAS SUAS BOLSAS.

A Assembleia da República expressa a sua preocupação pela situação em que se encontram os estudantes bolseiros do Estado Angolano que se manifestaram frente à Embaixada da República Popular de Angola e se mantêm em protesto pelo atraso de 15 meses no pagamento das bolsas.

Sendo uma questão respeitante ao Estado Angolano, a Assembleia da República não pode, contudo, ignorar uma situação que se desenrola em território nacional, com repercussão no campo dos direitos dos cidadãos e que tem evidentes incidências de âmbito humanitário.

A Assembleia da República assinala com orgulho e satisfação o movimento de solidariedade desenvolvido pelos estudantes universitários portugueses através das suas associações representativas — nomeadamente a Associação de Estudantes da Universidade de Lisboa —, traduzido no fornecimento de refeições diárias, agasalhos para os estudantes em vigília e em greve de fome' e na angariação de fundos para custear a deslocação a Angola de uma delegação de estudantes com a finalidade de ser recebida pelo Presidente José Eduardo dos Santos.

A Assembleia da República lamenta a acção violenta levada a efeito pelos efectivos policiais que compareceram junto à Embaixada requisitados pelo Sr. Embaixador da República Popular de Angola.

A Assembleia da República apela, na base das relações existentes entre o Estado Português e o Estado Angolano, para que o Governo Angolano dê uma resposta urgente e

cabal no sentido de resolver uma situação que se torna penosa para a generalidade dos estudantes bolseiros.

A Assembleia da República expressa a sua convicção de que o Governo Português tudo fará para, junto do Governo Angolano, obter uma rápida e satisfatória resolução deste caso e que se disponibilizará para garantir o apoio humanitário aos estudantes enquanto a sua situação não for resolvida no âmbito das bolsas concedidas pelo Estado Angolano.

Tudo o que puder ser feito em apoio dos estudantes angolanos, futuros quadros de um país com que Portugal deseja ter relações privilegiadas, reverterá certamente a favor do desenvolvimento e aprofundamento futuro dessas relações.

Assembleia da República. — O Deputado Independente, Mário Tomé.

Perguntas ao Governo

Perguntas do PS

Nos termos regimentais, comunico que os Deputados do Grupo Parlamentar do PS pretendem formular, na sessão do dia 17 de Março de 1995, as seguintes perguntas ao Governo através do Deputado José Vera Jardim:

1) Sobre o verdadeiro custo da EXPO 98 e compromissos do Estado no respectivo financiamento (a);

2) Sobre a anulação de concursos públicos de empreitadas de construção ou fornecimento de

materiais ou serviços, suas causas e resultados dos novos concursos (a).

Assembleia da República, 10 de Março de 1995.—

O Deputado do PS, Amónio firaga

Perguntas do PCP

Encarrega-me a direcção do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português de, para efeitos do artigo 241.° do Regimento da Assembleia da República, enviar as perguntas a formular ao Governo na sessão plenária agendada para o dia 17 de Março de 1995 pelos Srs. Deputados Paulo Rodrigues e António Murteira:

1) Através do Deputado Paulo Rodrigues, à Ministra da Educação sobre a situação do acesso dos professores dos ensinos básico e secundário ao 8.° escalão (a);

2) Através do Deputado António Murteira, ao Ministro da Agricultura e do Mar sobre as consequências da falência das empresas do Sr. Thierry Russel, no Brejão, na situação económica e social na região de Odemira.

Assembleia da República, 10 de Março de 1995.— O Chefe do Gabinete, Vítor Costa.

Perguntas do CDS-PP

Nos termos do artigo 241.° do Regimento da Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do CDS-Partido Popular tem a honra de apresentar a seguinte pergunta ao Governo:

Qual o envolvimento prévio do Ministério dos Negócios Estrangeiros na preparação da recente visita de Estado do Presidente da República, Dr. Mário Soares, à Tunísia quanto à fixação de todo o programa desta visita (a)?

Assembleia da República, 10 de Março de 1995.— O Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, Narana Coissoró.

Perguntas de Os Verdes

Nos lermos e para os efeitos dos artigos 241.° e 242." do Regimento da Assembleia da República, o Grupo Parlamentar de Os Verdes apresenta as seguintes perguntas ao Governo:

O Ano Europeu da Conservação da Natureza e a política do Governo nesta óptica considerada (a)? Ponto da situação do Plano Hidrológico Espanhol.

Assembleia da República, 10 de Março de 1995.— A Deputada de Os Verdes, Isabel Castro.

(a) As respostas foram dadas na sessão plenária de 17 de Março de 1993 (Diário da Assembleia da República, I." série, n°53, de 18 de Março de 1995).

A DrvisÃo de Redacção e Apoio Audiovisual.

Página 115

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Página 116

DIÁRIO

da Assembleia da República

Depósito legal n° 8819/85

IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA, E. p.

1 —Preço de página para venda avulso, 7S50 + IVA.

2 — Para os novos assinantes do Diário da Assembleia da República, o período da assinatura será compreendido de Janeiro a Dezembro de cada ano. Os números publicados em Outubro, Novembro e Dezembro do ano anterior que completam a legislatura serão adquiridos ao preço de capa.

PREÇO DESTE NÚMERO 32$00 (IVA INCLUÍDO 5%)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×