O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | II Série B - Número: 035 | 28 de Abril de 2007


VOTO N.º 95/X DE PESAR PELA MORTE DO EX-PRESIDENTE DA RÚSSIA BORIS IELTSIN

Com 76 anos, morreu em Moscovo, na passada segunda-feira, Boris Ieltsin.
Boris Ieltsin, que governou a Rússia entre 1991 e 1999, foi o primeiro Presidente eleito democraticamente do período pós-comunismo. A sua ascensão ao poder marcou o fim da antiga União Soviética (URSS).
Representou uma época no seu país, foi uma referência chave no pós-comunismo. Enquanto Presidente enfrentou enormes desafios e mandatos difíceis, mas conseguiu aproximar o leste e o ocidente e ajudou a substituir o confronto pela cooperação.
Boris Ieltsin, apesar de polémico, foi uma grande personalidade da política russa e internacional, um corajoso defensor da liberdade, associado e recordado para sempre pela transição da Rússia de um regime opressor das liberdades para uma sociedade com maiores garantias de pluralidade.
Boris Ieltsin foi, sem dúvida, uma figura histórica numa época de grandes mudanças e desafios para a Rússia.
A Assembleia da República manifesta o seu pesar e consternação pela morte de Boris Ieltsin.

Palácio de São Bento, 26 de Abril de 2007.
Os Deputados do CDS-PP: Pedro Mota Soares — Nuno Magalhães — Paulo Portas — João Rebelo — António Carlos Monteiro — Hélder Amaral — Abel Baptista — Nuno Teixeira de Melo — Telmo Correia — João Paulo Carvalho — Diogo Feio.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.