O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série B - Número: 038 | 22 de Dezembro de 2007

VOTO N.O 120/X DE PESAR PELO FALECIMENTO DE SOLANGE PARVAUX

Solange Parvaux, reconhecida investigadora da língua portuguesa e grande impulsionadora do ensino de Português em França, morreu em Paris, no passado dia 15.
No quadro do Ministério da Educação em França, foi Inspectora Geral, onde lutou, com enérgica clarividência, pela integração do ensino da Língua Portuguesa no sistema de ensino francês, conferindo um novo estatuto à Língua Portuguesa no seu país.
O trabalho pioneiro de Solange Parvaux pela causa da dignificação e difusão do Português não se esgotou nessa medida.
Foi, durante muitos anos, Presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Portugueses, Brasileiros, da África e da Ásia lusófona (ADEPDA), desenvolvendo um imenso trabalho convertido em publicações, conferências e colóquios.
Na qualidade de professora, formou centenas de estudantes, alguns dos quais são hoje professores de Português.
A sua mais recente e, afinal, última obra «Vocabulaire Portugais, Portugal e Brésil»que foi apresentado no passado dia 5, no Centro Cultural Gulbenkian de Paris, terá o seu lançamento no próximo mês de Janeiro.
Pelo seu meritório papel de difusora da cultura e língua portuguesas foi condecorada pelo Presidente da República Mário Soares e nas palavras do embaixador António Monteiro ela foi «um verdadeiro arauto da Língua e Cultura Portuguesas».
No entendimento de que, com a morte de Solange Parvaux, Portugal perde uma entusiástica e devotada aliada cultural, a Assembleia da República expressa o seu sentido pesar e presta-lhe merecida homenagem.

Assembleia da República, 20 de Dezembro de 2007.
Os Deputados do PS: Alberto Martins — Teresa Portugal — Renato Sampaio — Ricardo Rodrigues.

——— PETIÇÃO N.º 416/X(3.ª) APRESENTADA PELOS UTENTES DO HOSPITAL DE SANTA MARIA MAIOR DE BARCELOS, SOLICITANDO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA ESCLARECIMENTOS ACERCA DA APRECIAÇÃO SOBRE O ABAIXO-ASSINADO CONTRA O ENCERRAMENTO DA MATERNIDADE DE BARCELOS

Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República Portuguesa, Dr. Jaime Gama: Os Utentes do Hospital Santa Maria Maior de Barcelos entregaram, em meados de Abril 2006, um abaixoassinado, com cerca 10 000 assinaturas, contra o fecho da Maternidade de Barcelos, que ainda não foi apreciado pela Assembleia da República. Na mesma altura, a Câmara Municipal de Barcelos entregou um abaixo-assinado que já foi objecto de apreciação no passado mês de Setembro.
Gostaríamos de saber qual o motivo que levou à não apreciação do nosso abaixo-assinado?

Barcelos, 30 de Novembro de 2007.
O primeiro subscritor, Jorge Manuel da Cunha Torres.

Abaixo-assinado

Considerando que a Maternidade do Hospital de Santa Maria Maior em Barcelos é uma das nove unidades que o Ministério da Saúde pretende encerrar;

Páginas Relacionadas