O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

29 | II Série B - Número: 091 | 25 de Março de 2009

Assunto: Falta de médicos em Montargil Destinatário: Ministério da Saúde A Comissão de Representantes dos Utentes dos Serviços Públicos da Freguesia de Montargil tem vindo a chamar a atenção para as graves carências no acesso aos cuidados de saúde pela população. Montargil é uma freguesia que dista 25 km da sede do concelho - Ponte de Sôr - 80 km de Portalegre e 60 km de Abrantes onde se encontram os hospitais mais próximos. Um dos lugares da freguesia de Montargil dista 40 km da sede de concelho.
Esta situação geográfica impõe de forma acentuada a existência de respostas na freguesia em matéria de cuidados de saúde. Essa resposta tem estado ligada à freguesia vizinha de Foros do Arrão e garantia, até há algum tempo, uma cobertura de saúde considerada aceitável pela população, designadamente ao nível de consultas diárias e urgências durante as 24 horas (incluindo em regime de chamada). A partir de 2006 os três médicos disponíveis passaram a ser um ou dois, conforma as circunstâncias e sem recursos a substituição em períodos de férias ou outras ausências. Tal situação levou a uma diminuição de disponibilidade para as consultas regulares e provocou um acréscimo brutal das urgências, contra todas as orientações para os cuidados primários de saúde.
Actualmente existe apenas um médico regularmente ao serviço, com o reforce de um outro uma manhã por semana. Esta situação tem tido graves consequências, entre as quais o acompanhamento dos doentes crónicos, da sua medicação e dos exames periódicos que devem fazer para controlar a evolução da sua doença.
Assim, e ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, venho requerer, através de V.
Ex.ª, à Ministra da Saúde, resposta à seguinte pergunta:

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 1651/X (4.ª) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República

Páginas Relacionadas