O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Refira-se que a Câmara Municipal de Vizela pretende que os responsáveis reclamem a reversão da decisão de transferência de serviços para Urgeses e encerramento da unidade de saúde de Vizela aos fins-de-semana.

Sublinhe-se que, compreendendo-se que alguns utentes localizados no concelho de Vizela mais próximos do Centro de Saúde de Urgeses, possam ser atendidos neste, é completamente inaceitável parra a sua maioria, que mora em zonas do concelho extremamente afastadas.

Isto, num quadro bem conhecido de insuficiência de transportes colectivos. Aliás, a solução encontrada não resolve, tanto quanto se sabe, o facto de grande maioria desses utentes continuarem sem médico de família, mesmo atendidos em Urgeses.

Marginal a este problema foi o anúncio da chegada de uma ambulância do INEM ao corpo de bombeiros, tornado público, estranhamente, numa cerimónia de Rota rios, e não por comunicação oficial à direcção dos bombeiros de Vizela, mas que, é evidente, não resolve qualquer das questões acima levantadas.

Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio doMinistério da Saúde me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

1 - Que razões motivaram as decisões tomadas relativamente ao Centro de Saúde de Vizela? Que avaliação e estudos foram feitos para a localização dos utentes sem médico de família em Urgeses? Foram tidas em conta as dificuldades dos utentes, em geral de fracos recursos económicos, no recurso ao táxi?

2 - Que razões motivaram o encerramento ao fim-de-semana? Se o problema era falta de profissionais de saúde, porque não se encontraram soluções alternativas com a deslocação daqueles ao Centro de Saúde de Vizela?

3 - Perante a opinião da Câmara Municipal de Vizela, aliás dando voz ao sentimento da generalidade dos vizelenses, e a compreensão do Sr. Secretário de Estado da Saúde, vai a Administração Regional de Saúde do Norte reconsiderar as soluções e alterá-las?

4 - Porque razão o anúncio da entrega da ambulância do INEM foi feito em sessão dos Rota rios, antes da comunicação oficial ao corpo de bombeiros? Solicitava uma cópia do documento em que se comunica aos bombeiros a entrega da ambulância.

Palácio de São Bento, 8 de Julho de 2009

II SÉRIE-B — NÚMERO 163____________________________________________________________________________________________________________

42