O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

45 | II Série B - Número: 189 | 17 de Agosto de 2009

Na sequência de uma visita aos Bombeiros Voluntários de Cacilhas tomámos conhecimento do compromisso assumido pelo poder central junto desta Corporação, relativamente à aquisição de uma viatura de deese regimento, que representou um esforço financeiro correspondente a 140 mil euros (28 mil contos em moeda antiga).
Pudemos testemunhar a importância desta viatura, tendo em conta o valor estratégico fundamental da área de intervenção dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, que inclui a Ponte 25 de Abril, o 1С 20, a A2 e a EN10, ocorrendo quotidianamente um significativo número de serviços de emergência médica. Essa situação tornou-se ainda mais significativa no período que se seguiu à aquisição da viatura em causa, e que esteve na base da decisão - o Campeonato de Futebol EURO 2004.
Segundo a informação que nos foi transmitida, o então Serviço Nacional de Bombeiros assumiu, à data da decisão de adquirir a viatura em causa, o compromisso de a comparticipar em 50% do seu valor. Embora representando um grande esforço para os limitados recursos financeiros dos BVC, a sua Associação adquiriu a viatura, ficando a adquirir o apoio financeiro do SNB.
Este apoio financeiro que então se previa estava integrado numa tinha de comparticipações à aquisição de viaturas de diversas corporações de bombeiros, tendo em conta a preparação para o citado campeonato EURO 2004. Aliás, conforme nos relataram, houve viaturas adquiridas por outras corporações naquele âmbito, com preços muito superiores ao desta, que foram comparticipadas.
No entanto, os anos foram passando, assim como as sucessivas reestruturações no âmbito dos serviços de bombeiros e de Protecção Civil a nível central/nacional, e até hoje este apoio prometido nunca foi concretizado. Dos muitos contactos e diligências por parte da Direcção da Associação Humanitária junto das diversas entidades, a resposta foi sempre de adiamento, alegando-se que o apoio se encontrava a «aguardar possibilidade de REQUERIMENTO N.º /X ( ) PERGUNTA N.º 3761/X (4.ª) Assunto: Apoio financeiro prometido (e adiado há cinco anos) para uma viatura de desencareceramento dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas.
Destinatário: Ministério da Administração Interna.