O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 | II Série B - Número: 053 | 24 de Setembro de 2011

VOTO N.º 18/XII (1.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DE ARISTIDES PEREIRA, PRIMEIRO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE CABO VERDE

Aristides Pereira, o primeiro Presidente da República de Cabo Verde, faleceu ontem nos Hospitais Universitários de Coimbra, onde se encontrava internado desde Agosto.
Nascido em 1923 na ilha da Boavista, Aristides Pereira encontrava-se afastado da actividade política há cerca de 20 anos, depois de toda uma vida dedicada ao sonho da independência, da democracia e do desenvolvimento do seu país, bem como da Guiné-Bissau.
Foi, com Amílcar Cabral, um dos fundadores do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde — PAIGC, tendo chegado a ocupar a presidência do partido.
Considerada uma das grandes figuras históricas dos movimentos de libertação, Aristides Pereira foi Presidente da República de Cabo Verde entre 1975 e 1991, ano em que se realizaram as primeiras eleições multipartidárias no país.
A relação de Aristides Pereira com Portugal era de grande proximidade. Mesmo durante as lutas de libertação, antes da independência, sempre distinguiu Portugal e os portugueses do regime ditatorial que então governava o país.
Já como Presidente da República, defendeu sempre a necessidade de uma relação privilegiada com o nosso país, sendo considerado um dos principais impulsionadores do estreitamento das relações entre Portugal e Cabo Verde.
Fez inúmeras deslocações oficiais ao nosso país e, segundo o antigo Embaixador em Lisboa, Herculano Vieira, também membro do Governo após a independência, Aristides Pereira sentia-se em Portugal como em sua casa.
Pela dimensão da sua personalidade e importância histórica, pelo seu contributo para o fortalecimento da ligação entre Portugal e Cabo Verde, um país amigo e irmão, é mais do que justa a homenagem que hoje aqui lhe prestamos.
A Assembleia da República presta, por isso, homenagem à memória de Aristides Pereira e endereça sentidas condolências à sua família, à Assembleia Nacional e ao Estado de Cabo Verde.

Lisboa, 22 de Setembro de 2011 Os Deputados: António Rodrigues (PS) — Mónica Ferro (PSD) — Maria de Belém Roseira (PS) — Paulo Pisco (PS) — Carlos Zorrinho (PS) — Abel Baptista (CDS-PP) — Pedro Filipe Soares (BE) — Miguel Santos (PSD) — Nuno Magalhães (CDS-PP) — Luís Montenegro (PSD) — Pedro Lynce (PSD) — Francisca Almeida (PSD) — Bernardino Soares (PCP) — João Ramos (PCP) — Catarina Martins (BE) — Maria Paula Cardoso (PSD) — Isabel Galriça Neto (CDS-PP) — Pedro Delgado Alves (PS) — Heloísa Apolónia (Os Verdes).

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.