O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série B - Número: 012 | 13 de Outubro de 2012

VOTO N.º 79/XII (2.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO E EX-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA AQUILINO RIBEIRO MACHADO

Morreu aos 82 anos de idade Aquilino Ribeiro Machado, primeiro Presidente da Câmara Municipal de Lisboa democraticamente eleito após a Revolução de Abril.
Aquilino Ribeiro Machado era filho do escritor Aquilino Ribeiro e neto de Bernardino Machado, último Presidente da I República.
Nasceu em 1930 em Ile de France, durante o exílio a que a sua família foi forçada após a participação de seu pai na Revolta de Pinhel em 1928. Posteriormente, ainda não tendo completado um ano de idade, a sua família mudou-se para a Galiza. Em 1932 regressaram clandestinamente a Portugal, tendo o seu pai sido posteriormente amnistiado.
Engenheiro de formação foi, contudo, sempre dedicado à participação cívica e política.
Venceu, como cabeça-de-lista do PS, as eleições autárquicas de 1977, tendo sido o 60.º Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e o primeiro a ser eleito democraticamente após o 25 de Abril de 1974, dando inicio à construção do poder local democrático na cidade de Lisboa. O seu mandato durou até 1980.
Aquilino Ribeiro Machado foi também cofundador do Partido Socialista, tendo sido eleito Deputado à Assembleia da República, pelo círculo eleitoral de Lisboa, na I e na II Legislaturas.
A sua integridade, o seu sentido ético, a nobreza de carácter e o empenho com que se dedicava às causas em que se envolvia consubstanciam o seu verdadeiro legado à sociedade.
A Assembleia da República, reunida em Plenário, invoca a memória de Aquilino Ribeiro Machado e apresenta à sua família as mais sinceras condolências.

Assembleia da República, 12 de outubro de 2012.
Os Deputados do PS: Carlos Zorrinho — Marcos Perestrello — Jorge Lacão — Carlos Enes — Pedro Farmhouse — Rosa Maria Bastos Albernaz — Miranda Calha — José Lello — Filipe Neto Brandão — Hortense Martins — Maria Helena André — Fernando Jesus — Miguel Coelho — Ferro Rodrigues — Maria Gabriela Canavilhas — Isabel Oneto — Manuel Seabra — Miguel Laranjeiro — Nuno André Figueiredo

———

VOTO N.º 80/XII (2.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO E EX-BASTONÁRIO DA ORDEM DOS MÉDICOS CARLOS ALBERTO SANTANA MAIA

Carlos Alberto Santana Maia, ex-Bastonário da Ordem dos Médicos, faleceu no passado dia 3 de outubro, aos 76 anos de idade, vítima de doença prolongada.
Natural de Mouriscas, Abrantes, onde nasceu a 10 de maio de 1936, terminou o liceu em Santarém com a maior classificação. Ingressou na Faculdade de Medicina de Coimbra em 1953, tendo sido, no quinto ano, presidente da Comissão Central da Queima das Fitas da Universidade de Coimbra.
Após mobilização em Angola, onde foi médico da Companhia de Caçadores Especiais, Santana Maia foi eleito, em 1974, presidente da Comissão Instaladora do Centro Hospitalar de Coimbra. Foi no seu mandato que foram executadas as obras de ampliação da Maternidade Bissaya Barreto e que foi aberto o Hospital Pediátrico de Coimbra, em 1 de junho de 1977.
Santana Maia teve sempre uma intensa atividade académica e científica. Foi membro do Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Médicos, de 1971 a 1973, do Conselho Disciplinar Regional, de 1974 até 1976, e, em 1981, foi nomeado pelo Conselho Nacional Executivo, Coordenador Nacional da Especialidade de Medicina Interna.

Páginas Relacionadas
Página 0003:
3 | II Série B - Número: 012 | 13 de Outubro de 2012 Em 1988 foi eleito, em Berlim, Vice-Pr
Pág.Página 3