O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | II Série B - Número: 113 | 9 de Março de 2013

A Assembleia da República expressa o seu profundo pesar pelo falecimento do Presidente Hugo Chávez e transmite à sua família, à República Bolivariana da Venezuela e ao povo venezuelano as mais sentidas condolências.

Palácio de São Bento, 7 de março de 2013.
Os Deputados do PCP, Jerónimo de Sousa — Bernardino Soares — Bruno Dias — António Filipe — Paulo Sá — Rita Rato — Carla Cruz — João Ramos — Francisco Lopes — João Oliveira — Honório Novo — Jorge Machado — José Alberto Lourenço.

———

VOTO N.º 111/XII (2.ª) De Saudação à atleta Sara Moreira A atleta portuguesa Sara Isabel Fonseca Moreira conquistou, no passado dia 3 de Março, a medalha de ouro na prova dos 3000 metros do Campeonato da Europa de Atletismo em pista coberta, realizado em Gotemburgo, Suécia, alcançando assim o título de campeã europeia.
Sara Moreira, de 27 anos, natural de Santo Tirso, representou, de 2004 até 2007, o Grupo Desportivo do Estreito. Desde 2008, representa o Maratona Clube de Portugal.
Esta prestigiante vitória que Sara Moreira alcançou para Portugal testemunha bem que a dedicação e a perseverança estão na base do caminho para o sucesso desportivo.
A Assembleia da República associa-se ao sentimento de reconhecimento nacional por este resultado, saudando a atleta pela excelente demonstração do seu valor desportivo e pela forma como dignificou Portugal.

Palácio de S. Bento, 4 de março de 2013.
Os Deputados, Emídio Guerreiro (PSD) — Ana Oliveira (PSD) — Paulo Batista Santos (PSD) — Laurentino Dias (PS) — Maria João Ávila (PSD) — Maria Ester Vargas (PSD) — Heloísa Apolónia (Os Verdes) — Nuno Magalhães (CDS-PP) — Paulo Cavaleiro (PSD) — Luís Fazenda (BE) — Miguel Tiago (PCP) — Pedro Pimpão (PSD), João Paulo Pedrosa (PS), Miguel Santos (PSD), Helder Amaral (CDS-PP), Amadeu Soares Albergaria (PSD) — Artur Rêgo (CDS-PP) — Duarte Marques (PSD) — João Pinho de Almeida (CDS-PP) — Luís Menezes (PSD) — Hugo Lopes Soares (PSD).
———

VOTO N.º 112/XII (2.ª) De pesar pelo falecimento do Presidente da República Bolivariana da Venezuela Hugo Chávez Hugo Chávez nasceu em 1954 em Sabaneta, uma região rural da Venezuela. Foi educado no seio da religião católica e aos 17 anos ingressou na Academia Militar da Venezuela, onde em 1975 se graduou em Ciências e Artes Militares. Prosseguindo na carreira militar veio a alcançar o posto de Tenente-Coronel.
Em 1982 foi cofundador do Movimento Bolivariano Revolucionário 200 que era composto por um conjunto de jovens oficiais e dez anos depois liderou um golpe que tinha por objetivo depor o Governo de então.
Na sequência disso, acabou por ser preso, sendo libertado em 1994 e a partir desse momento veio a procurar alcançar o poder por via eleitoral. Para isso criou o Movimento Quinta República e candidatou-se às eleições de 1998 com base numa campanha onde defendia os direitos dos mais pobres e a instituição daquilo a que ele chamou de "Socialismo do Séc. XXI".
Durante os 14 anos que esteve no poder, Chavez implementou uma Governação de esquerda, promovendo o antiamericanismo e o anti capitalismo e apostando numa política de nacionalizações de sectores estratégicos da economia venezuelana. Ao mesmo tempo apostou numa política baseada nas chamadas missões bolivarianas que tinham por objetivo combater as doenças, o analfabetismo, a desnutrição e a pobreza.