O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 | II Série B - Número: 163 | 25 de Maio de 2013

Caldelas é uma freguesia agregadora nesta última reforma territorial e administrativa, que centraliza três freguesias. Como é final de concelho, a área de influência da Extensão de Saúde de Caldelas é naturalmente maior se for considerada a centralidade de Caldelas. Acresce o facto de este Extensão de Saúde fazer parte do Agrupamento de Centros de Saúde Cávado – Gerês/Cabreira.
Qualquer análise espacial que inclua a grelha de Centros de Saúde revela essa mesma centralidade, contrariando o centralismo em Amares, Terras de Bouro e Vila Verde. É precisamente em Amares que se dá o caso de ter sido criada uma Unidade de Saúde Familiar (USF) no edifício do Centro de Saúde. Não bastando, há perspectivas de uma nova USF a ser instalada no mesmíssimo edifício, isto lesando o fator agregador da Vila de Caldelas.
Como dito em cima, Caldelas tem todas as condições para funcionar como charneira geográfica/administrativa. Mas muito mais, nomeadamente como cluster económico e dinamizador regional. A capacitação passa pela apreciação do todo regional que apresenta terreno para o estabelecimento de sinergias entre a saúde (Termas de Caldelas, saúde, bem-estar e SPA), o mundo rural (Turismo rural, potencial já com visibilidade e um dos principais beneficiários da dinâmica e alavancagem económica) e a natureza (Ponto nodal do Turismo de Natureza: parapente – bicampeões nacionais e a organização de encontros europeus; um polo do maior parque de aventura da Europa e parcerias com os campeões europeus e mundiais de canoagem; trilhos regionais e transnacionais (hiking) – rotas histórico religiosas, Parque Peneda Gerês).
A pertinência e a assertividade da decisão pela manutenção da Extensão de Saúde de Caldelas decorre não só de assegurar as necessidades de cuidados de saúde de proximidade mas também de uma lógica de gestão administrativa e territorial que estimule o tecido económico regional.
Mais se informa que o assunto em epígrafe já esteve em apreciação na Assembleia da República e teve os seguintes desenvolvimentos:

Pergunta n.º 2066/Х II (1.ª), de 16 de fevereiro de 2012, pelo Deputado Agostinho Lopes do Grupo Parlamentar do PCP – "Funcionamento da Extensão de Saúde de Caldelas Amares".
A resposta é dada pelo Gabinete do Ministro da Saúde, ofício n.º 3348, de 2 de abril de 2012.
O Ex.mo Sr. Presidente da Câmara de Amares mostra surpresa pela comunicação do Ministério da Saúde e disso informa o Gabinete de S. Ex.ª a Presidente da Assembleia da Republica a 10 de abril de 2012.
Pergunta n.º 3349/XII (1.ª), de 26 de junho de 2012, pelos Deputados do Grupo Parlamentar do PS – "Funcionamento da Extensão de Saúde de Caldelas".
A resposta é dada pelo Gabinete do Ministro da Saúde, ofício n.º 5510, de 24 de julho de 2012.

Caldelas, 16 de março de 2013.
O primeiro subscritor, Carlos Alberto Oliveira [Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Viver Mais - Pólo Caldelas (CS Amares)].

Nota: — Desta petição foram subscritores 4000 cidadãos.

———