O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 445

Sexta-feira, 20 de Abril de 1990

II Série - C — Número 26

DIÁRIO

da Assembleia da República

V LEGISLATURA

3.ª SESSÃO LEGISLATIVA (1989-1990)

SUMÁRIO

Petição n.° 126/V (3."):

Apresentada pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses — Intersindical Nacional, reclamando a aprovação de um diploma que proceda â actualização do valor de todas as pensões e altere a forma de cálculo das pensões de reforma e invalidez..... 446

Página 446

446

II SÉRIE -C — NÚMERO 26

PETIÇÃO N.° 126/V (3.a)

Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República:

Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, os peticionários dirigem-se a esse órgão de soberania nos seguintes termos:

Os cidadãos abaixo assinados reclamam dos órgãos competentes a aprovação imediata de um diploma que proceda à actualização do valor de todas as pensões e altere a forma de cálculo das pensões de reforma e invalidez do regime geral da Segurança Social, de acordo com os seguintes critérios:

O montante mensal da pensão deverá corresponder a 2,3 % da retribuição média por cada ano de entrada de contribuições;

O valor calculado terá em conta a média dos três melhores salários dos últimos 10 anos.

Estas propostas permitem pôr cobro a situações de flagrante injustiça, como as que se verificam com be-

neficiários de vida profissional contributiva regular, que recebem pensões (verdadeiramente) insignificantes, idênticas ou muito próximas dos valores mínimos legalmente permitidos — 17 000$.

Permitem acabar com a situação de desvantagem em que se encontra um trabalhador abrangido pelo regime geral relativamente a trabalhadores de outros regimes.

Visam ainda impedir que aquele, ao requerer a reforma, sofra um corte tão violento com os rendimentos auferidos no activo.

É neste sentido que os milhares de subscritores desta petição apelam à Assembleia da República para que, no uso das competências que constitucional e legalmente lhe estão atribuídas, adopte as iniciativas necessárias para alterar a presente situação, promovendo, designadamente, um debate em Plenário que aprove as medidas legislativas adequadas.

Os Requerentes: (Assinaturas ilegíveis.)

Nota. — Desta petição foram subscritores 37 558 cidadãos.

DIÁRIO

da Assembleia da República

Depósito legal n.° 8819/8S

IMPRENSA NACIONAL -CASA DA MOEDA, E. P. AVISO

Por ordem superior e para constar, comunica -se que não serão aceites quaisquer originais destinados ao Diário da República desde que não tragam aposta a competente ordem de publicação, assinada e autenticada com selo branco.

PORTE PAGO

1 — Preço de página para venda avulso, 5$; preço por linha de anúncio, 104$.

2 — Para os novos assinantes do Diário da Assembleia da República, o período da assinatura será compreendido de Janeiro a Dezembro de cada ano. Os números publicados em Novembro e Dezembro do ano anterior que completam a legislatura serão adquiridos ao preço de capa.

3 — Os prazos de reclamação de faltas do Diário da República para o continente e regiões autónomas e estrangeiro são, respectivamente, de 30 e 90 dias à data da sua publicação.

PREÇO DESTE NÚMERO 10$00

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×