O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

23 DE JULHO DE 2010 23______________________________________________________________________________________________________________

Na sequência da visita, o Grupo de Trabalho deliberou e efectuou a audição do Presidente da CCDR Centro, em 20 de Maio, onde se abordaram diversas das questões levantadas ao longo da visita, referidas neste relatório. Em particular, foi apontada pelo Presidente da CCDRC a necessidade de as Entidades Regionais de Turismo, enquanto actores fulcrais com ligação ímpar ao terreno, efectuarem um levantamento dos recursos turísticos existentes na Região, no sentido de elaborar estratégias eficazes de aumento da procura, dirigidas aos mercados seleccionados.

- Foi referida a parceria com a AHRESP para a criação do balcão único de apoio ao empresário.

V. Nota Final

Tal como referido no início do presente relatório, os Deputados do Grupo de Trabalho pretenderam, com a visita às Entidades Regionais, efectuar um contacto mais próximo com o sector do Turismo, com os agentes do sector que, no dia-a-dia, actuam no terreno.

Neste sentido, foram recolhidas informações in loco sobre o sector do Turismo na região e a implementação do PENT, nomeadamente quanto ao modelo de contratualização da promoção turística externa.

Em síntese, a Visita às Entidades Regionais de Turismo de Leiria/Fátima e Centro de Portugal teve uma visão integradora, em termos do potencial e desenvolvimento na região Centro como um todo (NUT II), e nos sectores que podem ser reforçados com o Turismo, como sejam o artesanato, agricultura e floresta, através dos produtos locais, bem como ao nível dos vários componentes do produto turístico.

Assim, foi feito um esforço de abordagem e avaliação da multiplicidade de produtos turísticos que a região oferece e que estão consagrados no PENT: desde o Sol e Mar, o Touring, as Termas e a Natureza, entre outros, permitindo verificar a riqueza e diversidade da Região Centro. Foram, ainda, referidos outros produtos que poderão vir a constar do PENT aquando da sua revisão.

Reiteradamente, e à semelhança de visitas anteriores, constata-se a importância fulcral do Turismo para a economia nacional, em termos de riqueza produzida, contributo para as exportações e pelo emprego criado, desta forma contribuindo para o desenvolvimento do país como um todo e para a criação de dinâmicas de coesão regional, ao nível económico, social e territorial.

A Coordenadora do Grupo de Trabalho, Hortense Martins.

O Presidente da Comissão, António José Seguro.

Nota: Os anexos encontram-se disponíveis para consulta nos serviços de apoio.