O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | II Série C - Número: 010 | 23 de Dezembro de 2010

A visita iniciou-se com uma reunião entre os Srs. Deputados e o Sr. Director-Geral da Fábrica Volkswagen Autoeuropa, Eng.º António de Melo Pires, o qual fez a apresentação da empresa, deixando as questões relacionadas com as características de segurança, dos veículos ali produzidos, para o momento da realização da visita.
O Sr. Eng.º Melo Pires efectuou uma apresentação de toda a empresa, desde o seu nascimento em 1991, envolvendo um investimento total de 1970 milhões de euros, até às grandes questões e desafios da empresa no presente e no futuro.
Designadamente, apresentou: Uma breve cronologia da actividade da Autoeuropa, em que até 2005 se produzia um único modelo, sendo que a partir de 2006 se passaram a produzir três modelos de veículos; A evolução do volume de produção entre os anos de 2005 a 2009; A descrição do mercado de destino da produção, destacando-se a Alemanha, o Reino Unido e Portugal e acrescentando que a China poderá vir a tornar-se um grande comprador dos modelos Sirocco e Xaran; O ponto de viragem em 2006, sendo que de 1995 a 2005 a aposta recaiu sobre os MPV (monovolumes) passando em 2006 a abranger não só a produção dos MPV (VW/Seat), Eos e Sirocco; Os alvos do investimento entre 2008 e 2010, num total de 541 milhões de euros, que se focam: num sistema de produção flexível (um conceito de uma linha única de produção para a fabricação de quatro produtos diferentes, situação que traz grandes vantagens ao nível do controlo da produção e do aumento da produtividade); no planeamento do sucessor do MPV; na duplicação da capacidade produtiva diária e em consequência na empregabilidade crescente; A descrição da evolução da capacidade instalada de produção versus volume de produção, entre os anos de 2005 e 2009; A evolução do número de meios humanos utilizados entre 2000 e 2009; A motivação dos recursos humanos demonstrada pela taxa de absentismo, através da comparação entre 28 fábricas, das quais a Autoeuropa se destaca no terceiro lugar com 98,5%, no ano de 2009. Mais revela a evolução da referida taxa entre 2005 e 2009, salientando que em 28 fábricas a Autoeuropa, ao nível da taxa de absentismo, ficou três vezes em primeiro lugar e uma vez em segundo lugar;

No tocante à estratégia a desenvolver, destacou, ainda, o Director-Geral da Fábrica Volkswagen Autoeuropa, consiste na finalidade de esta fábrica ser ―A fábrica mais atractiva da Volkswagen‖, definindo como objectivos a atingir, os seguintes: Máxima Qualidade e Produtividade; Flexibilidade das infra-estruturas; Flexibilidade dos produtos; e Flexibilidade dos recursos.

Por último, referiu-se aos desafios que se colocam, com a indicação do fabrico a médio prazo de um quarto produto e que envolvem a gestão da mudança a três níveis, através da: Manutenção dos standards de qualidade, de uma melhoria contínua da produtividade e de uma redução dos custos logísticos; Flexibilidade dos modelos de tempo de trabalho e da flexibilidade técnica; Eficiência dos lançamentos, com o recurso à rotatividade de funções e ao desenvolvimento de especialistas de produto.

Seguidamente, a comitiva parlamentar iniciou a visita à fábrica, que seguiu em conformidade com o programa traçado.

Nave das Prensas A visita à Nave das Prensas foi orientada pelo Director da Nave, Eng.º Francisco Fialho, o qual iniciou uma pequena apresentação sobre esta área produtiva da fábrica, ao nível dos meios humanos envolvidos (95 Consultar Diário Original