O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 1

Quinta-feira, 28 de Julho de 2011 II Série-C — Número 5

XII LEGISLATURA 1.ª SESSÃO LEGISLATIVA (2011-2012)

SUMÁRIO Grupos parlamentares: Grupo Parlamentar do PSD: — Constituição do Grupo Parlamentar.
Grupo Parlamentar do PS: — Idem.
Grupo Parlamentar do CDS-PP: — Idem.
Grupo Parlamentar do PCP: — Idem.
Grupo Parlamentar do Os Verdes: — Idem.
Comissões parlamentares: Comissão de Assuntos Europeus: — Relatório da participação da Assembleia da República na Conferência de Presidentes das Comissões de Assuntos Europeus dos parlamentos nacionais da União Europeia e do Parlamento Europeu (reunião preparatória da XLVI COSAC), que teve lugar em Varsóvia, nos dias 10 e 11 de Julho de 2011.
Comissão de Saúde: — Deliberação ―In Memorian de Maria Josç Nogueira Pinto‖.

Página 2

2 | II Série C - Número: 005 | 28 de Julho de 2011

GRUPO PARLAMENTAR DO PSD

Constituição do Grupo Parlamentar

Nos termos e para os efeitos do estabelecido no artigo 6.º, ո .os 1 e 2, do Regimento da Assembleia da República, os Deputados abaixo-assinados, eleitos pelo Partido Social Democrata, comunicam a V. Ex.ª que se constituem em Grupo Parlamentar, sob a designação de Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (GP/PSD).

Palácio de São Bento, 20 de Junho de 2011.
Os Deputados,

Consultar Diário Original

Página 3

3 | II Série C - Número: 005 | 28 de Julho de 2011

Consultar Diário Original

Página 4

4 | II Série C - Número: 005 | 28 de Julho de 2011

Consultar Diário Original

Página 5

5 | II Série C - Número: 005 | 28 de Julho de 2011

——— Consultar Diário Original

Página 6

6 | II Série C - Número: 005 | 28 de Julho de 2011

GRUPO PARLAMENTAR DO PS

Constituição do Grupo Parlamentar

Os Deputados eleitos pelo Partido Socialista vêm, ao abrigo do disposto no artigo 180.º, n.º 1, da Constituição da República Portuguesa e no artigo 6.º, n.os 1 e 2, do Regimento da Assembleia da República, comunicar a V.Ex.ª, Sr.ª Presidente da Assembleia da República, que se constituem em Grupo Parlamentar do Partido Socialista.

Assembleia da República, 22 de Julho de 2011.
A Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista

Consultar Diário Original

Página 7

7 | II Série C - Número: 005 | 28 de Julho de 2011

Consultar Diário Original

Página 8

8 | II Série C - Número: 005 | 28 de Julho de 2011

Consultar Diário Original

Página 9

9 | II Série C - Número: 005 | 28 de Julho de 2011

Consultar Diário Original

Página 10

10 | II Série C - Número: 005 | 28 de Julho de 2011

GRUPO PARLAMENTAR DO CDS-PP

Constituição do Grupo Parlamentar

Os Deputados abaixo assinados do CDS-Partido Popular, vêm por este meio comunicar a V. Ex.ª, Sr.ª Presidente da Assembleia da República, que, nos termos do n.º 2 do artigo 7.º do Regimento da Assembleia da República, se constituíram em Grupo Parlamentar, sob a designação de Grupo Parlamentar Do CDSPartido Popular.

Assembleia da República, 20 de Junho de 2011.

Os Deputados,

——— Consultar Diário Original

Página 11

11 | II Série C - Número: 005 | 28 de Julho de 2011

GRUPO PARLAMENTAR DO PCP

Constituição do Grupo Parlamentar

Nos termos e para os efeitos do artigo 180.º da Constituição da República e dos artigos 6.º e seguintes do Regimento da Assembleia da República, os Deputados abaixo-assinados constituem-se em Grupo Parlamentar, adoptando a designação de Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português que terá a seguinte composição:

Assembleia da República, 20 de Junho de 2011.

——— Consultar Diário Original

Página 12

12 | II Série C - Número: 005 | 28 de Julho de 2011

GRUPO PARLAMENTAR DE OS VERDES

Constituição do Grupo Parlamentar

Nos termos do artigo 180.º da Constituição de República Portuguesa e do artigo 6.0 do Regimento da Assembleia da República, os deputados abaixo-assinados constituem-se em Grupo Parlamentar, adoptando a designação de Grupo Parlamentar de "Os Verdes".
Os Deputados designaram para Presidente do Grupo Parlamentar a Deputada Heloísa Augusta Baião de Brito Apolónia.

Assembleia da República, 21 de Junho de 2011.

———

COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

Relatório da participação da Assembleia da República na Conferência de Presidentes das Comissões de Assuntos Europeus dos parlamentos nacionais da União Europeia e do Parlamento Europeu (reunião preparatória da XLVI COSAC), que teve lugar em Varsóvia, nos dias 10 e 11 de Julho de 2011

Membros da Delegação: Presidente da Comissão de Assuntos Europeus (CAE), Deputado Paulo Mota Pinto (PSD); Bruno Dias Pinheiro (Representante Permanente da Assembleia da República junto da UE)1 A Conferência dos Presidentes das CAE dos Parlamentos nacionais (PN) e do Parlamento Europeu (PE) teve lugar no Senado do Parlamento polaco, e foi conduzida pelos Presidentes das Comissões de Assuntos Europeus do Sejm e do Senado polacos, respectivamente, Stanislaw Racokzy e Edmund Wittbrodt.
A agenda2 e restante documentação da reunião estão disponíveis em:

http://cosac.eu/en/meetings/poland2011/chairs/

A abertura da reunião foi feita pelo Presidente do Senado, Bogdan Borusewicz, cujo discurso se anexa3, que deu as boas-vindas aos Presidentes da COSAC e aludiu às prioridades da Presidência polaca do Conselho da União Europeia (UE), referindo-se em particular às questões relacionadas com a abertura da Europa, tais como a parceria oriental e a política para o Mediterrâneo, no contexto da Politica Europeia de Vizinhança (PEV).
1 A lista de participantes pode ser consultada em http://cosac.eu/en/meetings/poland2011/chairs/partic.pdf/ 2 http://cosac.eu/en/meetings/poland2011/chairs/chairs.pdf/ 3 Discurso na íntegra disponível em http://cosac.eu/en/meetings/poland2011/chairs/speaker.doc/ Consultar Diário Original

Página 13

13 | II Série C - Número: 005 | 28 de Julho de 2011

1. Apresentação das conclusões da troika e adopção da agenda Em seguida, os Presidentes das CAE do Sejm e Senado polacos, Presidentes em exercício da COSAC, colocaram à consideração dos Presidentes a agenda desta Reunião, que foi aprovada por consenso.
Relativamente às decisões tomadas na reunião da troika, realizada na véspera, mencionou os seguintes aspectos: - Agenda da XLVI COSAC: apresentou o projecto de programa4 da reunião plenária da COSAC, a realizar nos dias 2 a 4 de Outubro, em Varsóvia. Neste contexto, foi dada a conhecer a sugestão do PE de serem convidados os Deputados Jerzy Buzek (Polónia, PPE), Presidente do Parlamento Europeu, para discursar sobre a implementação do Tratado de Lisboa dois anos após a sua entrada em vigor, e Salvador Garriga Polledo (Espanha, PPE), para intervir no painel dedicado ao próximo quadro financeiro plurianual 2014-2020, na sua qualidade de Relator do PE na Comissão Especial do PE sobre os Desafios Políticos e os Recursos Orçamentais para uma União Europeia Sustentável Após 2013, cujo relatório deu origem à Resolução5 aprovada pelo PE sobre a matéria, no passado dia 26 de Maio de 2011; - Relatório bianual da COSAC: afirmou que havia sido aprovado o sumário6 do relatório bianal da COSAC, composto por dois temas – o quadro financeiro plurianual 2014-2020, e o balanço da experiência parlamentar no quadro do Tratado de Lisboa, dois anos após a sua entrada em vigor. Neste âmbito, referiu ainda que o questionário7 para a elaboração do relatório seria enviado para as capitais imediatamente após a reunião de Presidentes da COSAC; - Nomeação do membro permanente do Secretariado da COSAC: a este respeito, a Presidência recordou que o mandato da actual membro permanente expirará no dia 31 de Dezembro de 2011. Por outro lado, declarou que, no que concerne ao sistema de co-financiamento em vigor para este cargo, existia já o número suficiente de Câmaras Parlamentares dispostas a participar, pelo que se encontram reunidas as condições para iniciar o procedimento de selecção. Assim sendo, a Presidência anunciou que seria enviada uma carta8 a todos os Parlamentos, convidando-os a apresentarem candidatos adequados para o desempenho da função de membro permanente deste Secretariado. A decisão final será tomada, após o procedimento concursal composto de análise curricular e entrevista profissional, pelos Presidentes das delegações à COSAC durante a reunião plenária de 2 a 4 de Outubro, em Varsóvia.

Seguiu-se um período de debate, tendo sido sugerido, a título de exemplo, que o debate na XLVI COSAC sobre o quadro financeiro plurianual 2014-2020 possa, igualmente, versar sobre a proposta da Comissão relativa aos recursos próprios. Foi, igualmente, sugerido que a COSAC possa prosseguir o debate sobre o acompanhamento parlamentar da Política Externa e de Segurança Comum/Politica Comum de Segurança e Defesa (PESC/PCSD).
Findo o debate, foram aprovados, por consenso, o projecto de agenda da XLVI COSAC, o sumário do relatório bianual nos termos constantes do projecto distribuído às delegações, bem como a proposta quanto ao procedimento a adoptar para a selecção do próximo membro permanente do secretariado da COSAC.

2. As prioridades da Presidência polaca do Conselho da UE O painel seguinte teve como interveniente o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus do Governo polaco, Mikołaj Dowgielewicz, que apresentou as prioridades da Presidência polaca do Conselho da União Europeia: • A integração europeia como fonte de crescimento; • Europa segura; • Uma Europa que beneficie da abertura.
4 Disponível em http://cosac.eu/en/meetings/poland2011/plenary/draftagenad.pdf/ 5 Resolução em http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//TEXT+REPORT+A7-20110193+0+DOC+XML+V0//PT&language=PT 6 A versão aprovada pode ser consultada em http://cosac.eu/en/meetings/poland2011/chairs/lignes.pdf/ 7 http://cosac.eu/en/meetings/poland2011/plenary/questions.pdf/ 8 A missiva, entretanto enviada, é a disponível em http://cosac.eu/en/meetings/poland2011/plenary/nomination.pdf/

Página 14

14 | II Série C - Número: 005 | 28 de Julho de 2011

Sublinhou, ainda, que um dos principais objectivos da Presidência polaca é restaurar a confiança no projecto europeu. Sobre a proposta de quadro financeiro plurianual 2014-2020, assinalou que a Presidência apostará naquilo que designou de ―fase de iluminação‖, na qual procurará explicar a proposta e os vários cenários de negociação possíveis. O objectivo é poder apresentar, no final do semestre, uma visão de conjunto para as próximas duas Presidências que, idealmente, encerrarão as negociações.
Sobre as restantes políticas, afirmou que a Presidência polaca dedicará particular atenção ao dossier da governação económica e pretende, também, encerrar o procedimento legislativo respeitante à cooperação reforçada sobre a patente europeia.
No domínio externo, por fim, reiterou o apoio da Presidência ao trabalho da Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, dando, igualmente, destaque às acções a desenvolver no âmbito da PEV.
Seguiu-se um período de debate, no qual se destaca a intervenção de Pierre Lequiller, Presidente da Delegação da Assembleia Nacional francesa, que afirmou a incompreensão pela revisão da notação atribuída a Portugal pela Moody’s e afirmando que seria importante que a acção da União Europeia neste domínio pudesse ser reforçada.

3. As instituições da UE face aos conflitos nas suas fronteiras externas O painel seguinte teve como oradora a Comissária Cecilia Malmström, responsável pelo pelouro dos Assuntos Internos.
O discurso da Comissária encontra-se anexo ao presente relatório9, mas destacam-se os seguintes aspectos:

- No que diz respeito às migrações, e ainda que possam existir vários desafios pela frente, não deverão ser colocados em causa os enormes benefícios que podem ser alcançados através de uma boa gestão dos fluxos migratórios; - A migração tem uma relação estreita com os acontecimentos externos à UE, pelo que é muito importante dar a devida atenção à política de vizinhança; - A realidade demográfica na Europa impõe a necessidade de migração, de modo a que a UE possa manter o seu padrão de desenvolvimento e de sociedade; - Na UE, cabe a cada Estado-membro determinar os volumes de admissão de trabalhadores. Porém, é igualmente necessária uma estrutura comum ao nível da UE, com regras e direitos claros para os trabalhadores migrantes; - Por fim, e sobre a política de vizinhança, os desenvolvimentos recentes demonstraram que apenas através do diálogo e da cooperação bem organizada será possível gerir a migração de forma coerente, sustentada e estruturada.

No período de debate que se seguiu, são de registar as intervenções sobre as propostas de reintrodução de controlos nas fronteiras no espaço Schengen face a circunstâncias extraordinárias (e.g. situação de Lampedusa, envolvendo França e Itália), bem como a liberalização de vistos com os países dos Balcãs.
Terminado o debate, os Presidentes das Comissões de Assuntos Europeus do Sejm e do Senado polacos encerraram os trabalhos, anunciando que a XLVI COSAC terá lugar entre os dias 2 a 4 de Outubro, em Varsóvia.

Assembleia da República, 18 de Julho de 2011.
O Presidente da Comissão, Paulo Mota Pinto.

———
9 Disponível, na íntegra, em http://cosac.eu/en/meetings/poland2011/chairs/Malmstroem.pdf/

Página 15

15 | II Série C - Número: 005 | 28 de Julho de 2011

COMISSÃO DE SAÚDE

Deliberação “In Memorian de Maria Josç Nogueira Pinto”

O País já assinalou, e espontaneamente o fez, a grave perda em que se traduziu a morte prematura da Dr.a Maria José Nogueira Pinto.
Mas entre as vertentes da sua tão rica personalidade, esteve, com brilho singular, a da sua excepcional dimensão política e parlamentar. Foi sem dúvida uma notável mulher portuguesa do Portugal Democrático e Livre.
A sua liberdade de espírito, as suas convicções singularmente firmes, a segurança das suas atitudes, fizeram dela um exemplo raro, digno de ser lembrado.
Ouvida sempre com atenção e respeito pelos seus colegas parlamentares, Maria José Nogueira Pinto prodigalizou talento, cultura, personalidade e rasgo político. Teve o mérito de provocar a discordância. Mas, mesmo quando dela discordavam, os seus colegas parlamentares eram sensíveis à seriedade e à recta intenção que Maria José Nogueira Pinto punha em todas as suas opções e atitudes.
Ideologicamente conservadora, nunca foi acomodada. Pelo contrário, tinha o gosto de provocar a inovação do que, em consciência, entendia que devia ser mudado.
Foi, que ninguém ponha isso em dúvida, uma Mulher política e parlamentar do mais alto nível. As suas qualidades е о seu encanto pessoal foram por todos referidos e evidenciados.
E talvez este o momento de consciencializar há quanto tempo a Assembleia da República não distingue Deputadas que como tal foram exemplo. A Maria José Nogueira Pinto oferece ao Parlamento a oportunidade de mais um acto de justiça. O de perpetuar a memória de mais uma brilhante Deputada, uma singular mulher política, e um raro e exemplar ser humano.
A Comissão Parlamentar de Saúde aprova, por unanimidade, esta deliberação honrando a memória da Dr.a Maria José Nogueira Pinto, e homenageando a Deputada.

Palácio de São Bento, 20 de Julho de 2011.
A Presidente da Comissão, Maria Antonia de Almeida Santos.
A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×