Página 1
Sábado, 21
XII LEGISLA
ComissõesComissão d— RelatórioLegislatura. Comissão d— Relatóriode atividadeComissão de Garantias
de setemb
TURA
parlamentarese Defesa Nacio de atividades
e Orçamento, F de atividades s para a 3.ª sese Assuntos Co:
ro de 2013
: nal: da 2.ª Sessão
inanças e Admda 2.ª Sessão são legislativa
nstitucionais, D
S U
Legislativa da
inistração PúblLegislativa e plda XII Legislatuireitos, Liberda
M Á R
XII
ica: ano ra.
des
—Leg GrGr—OliEu
3.ª S
I O
Relatório de aislatura.
upos Parlamenupo ParlamentaComunicação
veira como meropeus.
ESSÃO LEG
tividades da 2.
tares: r do PCP: relativa à intembro efetivo
II Série-C —
ISLATIVA (2
ª Sessão Legis
gração do Deda Comissão
Número 1
013-2014)
lativa da XII
putado João de Assuntos
Página 2
COMISSÃO DE DEFESA NACIONAL
Relatório de atividades da 2.ª Sessão Legislativa da XII Legislatura
Índice
1. Introdução 2. Reuniões 3.Organização Interna 4.Iniciativas legislativas 5. Iniciativas europeias 6.Outros pareceres/relatórios 7. Petições 8. Audições 9. Audiências 10.Visitas/Deslocações em representação da Comissão 11. Requerimentos dos Grupos Parlamentares ANEXO I – Presenças e faltas nas reuniões da Comissão ANEXO II – Composição da Comissão e substituições ANEXO III – Programa do Colóquio «Grandes Opções do conceito Estratégico de Defesa Nacional» 1. Introdução
A Comissão de Defesa Nacional é a 3.ª Comissão Parlamentar Permanente da Assembleia da República e exerce as suas competências e controlo político nas áreas da Defesa Nacional e das Forças Armadas, bem como dos Assuntos do Mar sob tutela do Ministério da Defesa Nacional.
Terminada a 2.ª Sessão Legislativa da XII Legislatura, cabe dar cumprimento ao estatuído no n.º 3 do artigo 108.º do Regimento da Assembleia da República, através da apresentação do presente relatório de atividades. Segue-se um resumo dos principais aspetos da atividade realizada, complementado nos pontos seguintes do presente relatório, podendo ainda ser consultada toda a informação em mais detalhe na página da Comissão na internet.
A atividade desenvolvida pela Comissão de Defesa Nacional na 2.ª Sessão Legislativa da XII Legislatura foi, em larga medida, marcada pela apreciação das Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional (GOCEDN), cujo debate pelo Plenário da Assembleia da República é obrigatório, nos termos da Lei de Defesa Nacional. A importância estruturante do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, o qual «define as prioridades do Estado em matéria de defesa, de acordo com o interesse nacional, e é parte integrante da política de defesa nacional»1, determinou que a Comissão tenha deliberado levar a cabo um conjunto de iniciativas com vista a propiciar uma análise aprofundada do documento apresentado pelo Governo à Assembleia da República.
De acordo com a metodologia definida pela Comissão, a apreciação das GOCEDN incluiu uma audição conjunta do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e dos Chefes de Estado-Maior da Marinha, do Exército e da Força Aérea, a organização de um colóquio com um conjunto de personalidades externas à Assembleia da República e a realização de uma reunião da Comissão para reflexão interna sobre o tema.
Também de ressaltar foi a institucionalização de audições regulares, por sessão legislativa, dos quatro Chefes Militares e dos responsáveis pelos serviços de informações com competências na área de atividade da Comissão (Secretário-Geral do SIRP e/ou Diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa), prática a que se pretende dar continuidade.
A reforma da saúde militar e do ensino militar não superior constituíram outros assuntos a que a Comissão dedicou particular atenção ao longo desta sessão legislativa, tendo motivado, designadamente, diversas visitas e audições.
1 Cfr. n.º 1 do artigo 7.º da Lei de Defesa Nacional.
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
2
Página 3
No âmbito do processo legislativo, foram apreciadas as iniciativas submetidas à apreciação da Comissão, sendo de salientar a aprovação da Lei que define as competências, a estrutura e o funcionamento da Autoridade Aeronáutica de Defesa Nacional.
Foram também aprovados diversos pareceres, designadamente os relativos ao Orçamento do Estado para 2013 e ao Orçamento Retificativo, à Conta Geral do Estado – 2011, à participação de Portugal no processo de construção de União Europeia, na parte referente à Defesa Nacional, e no âmbito do escrutínio de iniciativas europeias.
No que concerne a audições parlamentares, refira-se que se realizaram no período referido 21 audições. Destas, 9 contaram com a presença de membros do Governo, incluindo as quatro audições regimentais obrigatórias por sessão legislativa, nos termos do Regimento da Assembleia da República, com o Ministro da Defesa Nacional sobre a política de defesa em geral.
Salientam-se ainda as 10 visitas da Comissão a unidades, órgãos e estabelecimentos das Forças Armadas, bem como os exercícios militares a que a Comissão teve oportunidade de assistir, no âmbito das visitas ao Corpo de Fuzileiros e à futura Escola das Armas do Exército.
O acompanhamento do envolvimento de militares portugueses em missões no estrangeiro, seja no âmbito das designadas «forças nacionais destacadas», seja no âmbito da cooperação técnico-militar, manteve-se como uma das facetas prioritárias do trabalho desenvolvido, designadamente através das audições e das visitas às Forças Armadas.
É ainda de mencionar que a Comissão concedeu as audiências solicitadas, mantendo-se em funcionamento o grupo de trabalho criado para o efeito na 1.ª Sessão Legislativa. Foram também recebidos, como já é tradição da Comissão, os auditores do Curso de Promoção a Oficial General, do Instituto de Estudos Superiores Militares, e do Curso de Defesa Nacional, do Instituto da Defesa Nacional.
Finalmente, refira-se que a Comissão esteve presente, através do seu Presidente ou Vice-Presidentes, em diversas cerimónias militares, tendo ainda sido assegurada a representação em importantes conferências no estrangeiro em matérias da área de competências da Comissão, de que se destacam as reuniões da Conferência Interparlamentar sobre Política Externa e de Segurança Comum (PESC) e Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD) realizadas no âmbito das presidências irlandesa e lituana da União Europeia.
2. Reuniões
Realizaram-se 57 reuniões, distribuídas da seguinte forma:
Mês Dia Total
Setembro 18 e 25 2
Outubro 2, 10, 16 e 24 4
Novembro 5, 6, 14, 20, e 28 5
Dezembro 4, 7, 11 e 18 4
Janeiro 3, 8, 16, 22, 23, 29 e 30 7
Fevereiro 5, 6, 13, 19, 20 e 26 6
Março 5, 6, 19, 20, 26 e 27 6
Abril 2, 9, 10, 16, 17, 24 e 30 7
Maio 7, 14, 21 e 28 4
Junho 4, 6, 11 e 25 5
Julho 2, 9, 16, 17 e 23 5
Setembro 6 e 10 2
Total 57
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
3
Página 4
As atas das reuniões encontram-se disponíveis na página da Comissão na internet. No anexo I pode consultar-se informação sobre presenças e faltas.
3. Organização Interna
A Comissão de Defesa Nacional é composta por 21 membros efetivos e 21 suplentes, tendo ocorrido 4 substituições de Deputados durante a 2.ª Sessão Legislativa (anexo II).
A mesa tem a seguinte composição:
Presidente: José de Matos Correia (PSD) Vice-Presidente: Miranda Calha (PS) Vice-Presidente: João Rebelo (CDS-PP) A Comissão reúne em regra em plenário. Manteve-se em funcionamento o Grupo de Trabalho para as
Audiências, composto por:
Hélder Sousa Silva (PSD) – coordenador Rosa Maria Albernaz (PS) João Gonçalves Pereira (CDS-PP) António Filipe (PCP) Mariana Aiveca (BE) O Regulamento da Comissão encontra-se disponível na página da Comissão na internet. 4. Iniciativas legislativas
Baixaram à Comissão e foram apreciados três projetos de lei, três propostas de lei e três projetos de resolução, tendo ainda sido aprovados pareceres sobre três outras iniciativas, a solicitação das Comissões competentes.
4.1. Projetos de lei
N.º e autor Assunto Autor do Parecer
Estado
374/XII/2.ª (PCP)
Atribui à Assembleia da República a competência para a aprovação das Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional (1.ª alteração à Lei Orgânica n.º 1-B/2009, de 7 de Julho, que aprova a Lei da Defesa Nacional)
Mónica Ferro (PSD)
Aprovado parecer na generalidade e enviado para Plenário em 09.04.2013
354/XII/2.ª (PCP)
Extingue a Arsenal do Alfeite, SA e determina a reintegração do Arsenal do Alfeite na orgânica da Marinha
Marcos Perestrello (PS)
Aprovado parecer na generalidade e enviado para Plenário em 20.03.2013 Rejeitado em Plenário a 17.05.2013
281/XII/2.ª BE
Determina a reabertura da possibilidade de requerer a reintegração ao abrigo do Decreto-Lei n.º 173/74, de 26 de abril (BE)
João Rebelo (CDS-PP)
Aprovado parecer na generalidade e enviado para Plenário em 24.10.2012
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
4
Página 5
4.2. Propostas de lei
N.º e autor
Assunto Autor do Parecer
Estado
153/XII/2.ª (GOV)
Estabelece a duração do período normal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas, e procede à quinta alteração à Lei n.º 59/2008, de 11 de setembro, à quarta alteração do Decreto-Lei n.º 259/98, de 18 de agosto, e à quinta alteração à Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro
Marcos Perestrello (PS)
Aprovado parecer na generalidade e enviado à Comissão competente (5.ª – COFAP) em 09.07.2013
151/XII/2.ª (GOV)
Procede à primeira alteração à Lei do Orçamento do Estado para 2013, aprovada pela Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro
Marcos Perestrello (PS)
Aprovado parecer na generalidade e enviado à Comissão competente (5.ª – COFAP) em 06.01.2013 Lei n.º 51/2013, de 24/07
118/XII/2.ª (GOV)
Define as competências, a estrutura e o funcionamento da Autoridade Aeronáutica de Defesa Nacional
João Rebelo (CDS/PP)
Lei n.º 28/2013, de 12/4
103/XII/2.ª (GOV)
Aprova o Orçamento do Estado para 2013
Nuno André Figueiredo (PS)
Aprovado parecer na generalidade e enviado à Comissão competente (5.ª – COFAP) em 24.10.2012 Lei n.º 66-B/2012, de 31/12
100/XII/2.ª (GOV)
Aprova as Grandes Opções do Plano para 2013
Hélder Sousa Silva (PSD)
Aprovado parecer na generalidade e enviado à Comissão competente (5.ª – COFAP) em 24.10.2012 Lei n.º 66-A/2012, de 31/12
4.3. Projetos de resolução
N.º e autor
Assunto Estado
727/XII/2.ª (PCP)
Recomenda ao Governo a elaboração urgente de um Plano de Viabilização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo que assegure o futuro da empresa e a defesa dos postos de trabalho.
Apreciado em Plenário a 12.06.2013;
Votação: Rejeitado a 14.06.2013
616/XII/2.ª (PSD)
Recomenda a valorização integrada do Campo Militar de São Jorge e a conclusão do respetivo Plano de Pormenor de Salvaguarda.
Apreciado e aprovado em Plenário a 22.02.2013 Resolução da AR n.º 27/2013, de 11.03
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
5
Página 6
596/XII/2.ª (PCP)
Consagra o dia 31 de Janeiro como Dia Nacional do Sargento.
Requerida a apreciação em Plenário a 05.02.2013
4.4. Propostas de resolução
N.º e autor
Assunto Estado
50/XII/2.ª (GOV)
Aprova o protocolo de Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no Domínio da Defesa, assinado na Praia, em 15 de setembro de 2006.
Aprovado parecer e enviado à Comissão competente (2.ª – CNECP) em 06.02.2013
5. Iniciativas europeias
Foram aprovados pareceres sobre seis iniciativas europeias.
N.º Assunto Autor do Parecer
Envio à Comissão de Assuntos
Europeus
Com(2013)410
Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à implementação do Céu Único Europeu [COM(2013) 410]
Correia de Jesus (PSD)
23.07.2013
Com (2013) 409
Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que altera o Regulamento (CE) n.º 216/2008 no que se refere aos aeródromos, à gestão do tráfego aéreo e aos serviços de navegação aérea [COM(2013) 409]
João Gonçalves
Pereira (CDS-PP)
23.07.2013
Join(2013) 1 Estratégia da União Europeia para a cibersegurança: Um ciberespaço aberto, seguro e protegido
Correia de Jesus (PSD)
28.05.2013
Join(2012) 39 Proposta conjunta de decisão do Conselho relativa às regras de execução pela União da cláusula de solidariedade
Mário Simões (PSD)
25.06.2013
Com(2011) 771
Relatório sobre a execução do instrumento para a cooperação no domínio da segurança nuclear - 2.º relatório-programas de ação anuais de 2010 e 2011
António Prôa (PSD) 24.04.2013
Com(2012) 565
Relatório da Comissão ao PE e ao Conselho sobre a transposição da Diretiva 2009/81/CE relativa aos contratos públicos nos domínios da defesa e da segurança
Mónica Ferro (PS) 07.05.2013
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
6
Página 7
6. Outros pareceres/relatórios
Assunto Autor do Parecer Data
Relatório do Governo «Portugal na União Europeia 2012» Marcos Perestrello (PSD)
Parecer aprovado e enviado à CAE em 07.05.2013
Conta Geral do Estado 2011 Marcos Perestrello (PS) Parecer aprovado e enviado à COFAP em 26.02.2013 7. Petições
N.º Assunto Peticionário/n.º de assinaturas
Relator Estado
248/XII(2.ª)
Em defesa da continuidade do Instituto de Odivelas como uma escola de excelência
Maria João Vidal de Oliveira Baptista Marcelo Curto e outros (5400 assinaturas)
João Rebelo (CDS-PP)
Relatório final aprovado em 04.06.2013
8. Audições
Ao longo da sessão legislativa, realizaram-se 21 audições, nove das quais contaram com a presença de membros do Governo, incluindo as quatro obrigatórias nos termos do n.º 2 do artigo 104.º do Regimento da Assembleia da República.
6.1. Audições com membros do Governo
Data AssuntoEntidade
2013-07-16
1.ª parte: Sobre o desenvolvimento e ponto da situação atual do procedimento aberto pela União Europeia contra Portugal sobre as “Ajudas de Estado “ aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, a requerimento do PS 2.ª parte: Ao abrigo do n.º 2 do artigo 104.º do Regimento da Assembleia da República
Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar Branco, e Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Dr.ª Berta Cabral
2013-06-11
Audição da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional no âmbito da apreciação, na especialidade, da Proposta de Lei n.º 151/XII/2.ª (GOV) - Procede à primeira alteração à Lei do Orçamento do Estado para 2013, aprovada pela Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro (reunião conjunta com a
Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Dr.ª Berta Cabral
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
7
Página 8
Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública)
2013-06-11 Audição do Ministro da Defesa Nacional sobre a reforma «Defesa 2020»
Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar Branco, e Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Dr.ª Berta Cabral
2013-04-30 Audição do Ministro da Defesa Nacional sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo
Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar Branco, e Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Dr. Paulo Braga Lino
2013-04-10 Audição no âmbito da Proposta da Estratégia Nacional para o Mar Secretário de Estado do Mar, Prof. Doutor Pinto de Abreu
2013-02-20
Audição do Ministro da Defesa Nacional sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (requerimento do PCP) e ao abrigo do n.º 2 do artigo 104.º do Regimento da Assembleia da República
Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar Branco, e Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Dr. Paulo Braga Lino
2012-12-07
Conjunta com a Comissão dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas do Ministro da Defesa Nacional e do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros sobre a revisão do Acordo Bilateral Portugal/EUA - Base das Lages (requerimento dos Grupos Parlamentares do PSD e do CDS-PP)
Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar Branco, e Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Dr. Paulo Portas
2012-11-05
Audição do Ministro da Defesa Nacional, no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 103/XII (2.ª) (GOV) – Aprova o Orçamento do Estado para 2013 (Reunião conjunta com a Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública)
Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar Branco, e Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Dr. Paulo Braga Lino
2012-10-16
Audição do Senhor Ministro da Defesa Nacional ao abrigo do n.º 2 do artigo 104.º do Regimento da Assembleia da República
Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar Branco, e do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Dr. Paulo Braga Lino
6.2. Audições com outras entidades
Data Assunto Entidade
2013-06-04
A Missão de Aconselhamento e Assistência em matéria de Reforma do Setor da Segurança na República Democrática do Congo (EUSEC RD Congo)
Major-General Cameira Martins, ex-Chefe da Missão de Aconselhamento e Assistência em matéria de Reforma do Setor da Segurança na República Democrática do Congo (EUSEC RD Congo)
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
8
Página 9
2013-05-21
Audição obrigatória de Peticionários - Petição n.º 248/XII (2.ª) - Em defesa da continuidade do Instituto de Odivelas como uma escola de excelência
M.ª João Vidal de Oliveira Baptista Marcelo Curto; Mário Máximo dos Santos; Ana Maria Félix Trindade Lobo; Leonor Ornelas de Medeiras Tavares; M.ª Margarida da Silva Florêncio Rodrigues da Cunha; Matilde Franco Serra; Catarina Janeiro Ferreira; José Jorge Nogueira Gorjão; Ana Cristina da Silva Dias Gouveia; M.ª Margarida Branco Alves Pereira Muller; Joaquina Maria Seara Marques Cadete Phillimore; Maria Teresa de Carvalho Magalhães
2013-05-21 A reestruturação dos Estabelecimentos Militares de Ensino não superior
Coordenador da Comissão Técnica de Acompanhamento da Reestruturação dos Estabelecimentos Militares de Ensino não superior, Prof. Doutor Joaquim Azevedo; Chefe de Divisão da DGPDN, Dr. António Ideias Cardoso
2013-03-06
Audição de candidato ao Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa, nos termos do n.º 3 do artigo 256.º do Regimento da Assembleia da República e do artigo 8.º da Lei-Quadro do Sistema de Informações da República Portuguesa
Deputado João Soares
2013-03-06
Audição de candidato ao Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa, nos termos do n.º 3 do artigo 256.º do Regimento da Assembleia da República e do artigo 8.º da Lei-Quadro do Sistema de Informações da República Portuguesa
Deputado Mota Pinto
2013-02-05 Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional
Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Luís Araújo; Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes; Chefe do Estado-Maior do Exército, General Pina Monteiro; Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Araújo Pinheiro
2013-01-30
Apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 118/XII - Define as competências, a estrutura e o funcionamento da Autoridade Aeronáutica de Defesa Nacional
Dr. Luís Trindade Santos, Presidente do Conselho Diretivo do INAC
2013-01-29 Audição Regular
Secretário-Geral do Sistema de Informações da República Portuguesa Dr. Júlio Pereira
2013-01-08 Audição Regular Chefe do Estado-Maior da Força
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
9
Página 10
Aérea, General Araújo Pinheiro
2012-12-11 Audição Regular Chefe do Estado-Maior do Exército, General Pina Monteiro
2012-11-20 Audição Regular Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes
2012-11-14 Audição Regular Audição do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Luís Araújo
9. Audiências
Foram concedidas todas as audiências solicitadas, num total de 13, às pessoas e entidades abaixo referidas.
Data Assunto Entidade
2013-09-06 Visita de Cortesia
Comissão-B de Negócios Estrangeiros, Defesa e Segurança Nacional do Parlamento Nacional de Timor-Leste
2013-05-24 Visita de Cortesia Ministro de Integração na NATO e UE da Geórgia, Dr. Alex Petriashvili
2013-05-22 Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar
2013-04-09 Apresentação de cumprimentos e transmissão de preocupações Associação Nacional de Sargentos
2013-03-19 Encontro com o Curso de Defesa Nacional 2012/2013 do Instituto de Defesa Nacional
Instituto de Defesa Nacional
2013-03-07 A Manutenção Militar e o Conceito Estratégico de Defesa Nacional Comissão de Trabalhadores da Manutenção Militar
2013-03-12 Apresentação de cumprimentos dos Novos Órgãos Sociais da ADFA Associação dos Deficientes das Forças Armadas
2013-03-12 Encontro com o Curso de Promoção a Oficial General do Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM)
Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM)
2013-02-06 Preocupações com o futuro da Empresa Comissão de Trabalhadores dos ENVC
2013-02-06 Reforma do Ensino Militar não Superior Associação dos Pupilos do Exército
2013-01-30 Discussão de assuntos em matéria de Defesa Nacional Geoff Hoon, ex-Ministro da Defesa do Reino Unido
2012-12-11 Preocupações da Direção da Federações das Associações dos Combatentes
Direção da Federação Portuguesa das Associações dos Combatentes
2012-09-27 Segurança Nacional e, em particular, Controlo Democrático dos Serviços de
Prof. Thomas C. Bruneau; Adido Naval - Embaixada Americana
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
10
Página 11
Informação Capitão de fragata Terrence L, Dudley
10. Visitas/Deslocações
10.1. Visitas da Comissão
A Comissão realizou ao longo da sessão legislativa 10 visitas, tendo assistido a exercícios militares no âmbito das visitas aos Fuzileiros e à Escola das Armas do Exército. Para além disso, foi assegurada a representação da Comissão em diversas cerimónias militares e outros eventos, dentro e fora do território nacional.
Data Assunto Local
2013-07-02 Visita - Escola das Armas do Exército Mafra
2013-05-14 Visita ao Corpo de Fuzileiros Alfeite
2013-04-17 Visita ao Instituto de Odivelas Odivelas
2013-04-16 Visita ao Instituto Militar dos Pupilos do Exército Lisboa
2013-04-16 Visita ao Colégio Militar Lisboa
2013-03-27 Visita aos Hospitais Militares (Santa Clara e Estrela) Lisboa
2013-03-26 Visita ao Hospital do Lumiar Lisboa
2013-01-22 Academia da Força Aérea Sintra
2012-11-06 Visita ao Instituto Geográfico do Exército e Laboratórios Militares Lisboa
2012-10-02 Visita à OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, SA Alverca 11.2. Deslocações em representação da Comissão
Data Assunto Local Deputado(s)
2013-06-30 Cerimónia do 61 º Aniversário da Força Aérea Leiria Vice-Presidente, João Rebelo
2013-05-26 Cerimónia Militar do Dia da Marinha Barreiro Vice-Presidente, João Rebelo
2013-05-10 Cerimónia de Juramento de Bandeira
Academia da Força Aérea em Sintra
Presidente, José de Matos Correia
2013-05-02 Conferencia sobre a NATO Instituto de Defesa Nacional Lisboa
Vice-Presidente, Miranda Calha
2013-01-14 Cerimónia Militar comemorativa do Aniversário da Academia Militar Lisboa Vice-Presidente Miranda Calha
2012-12-18 Cerimónia de Desativação do Comando NATO de Lisboa Oeiras Vice-Presidente, Miranda Calha Vice-Presidente João
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
11
Página 12
Rebelo
2012-11-22 Cerimónia de Abertura Solene do ano letivo 2012/2013
Academia da Força Aérea em Sintra
Presidente, José de Matos Correia
2012-10-11 Cerimónia de Entrega da Proposta de Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional
Forte de S. Julião da Barra em Oeiras
Presidente, José de Matos Correia Vice-Presidente, Miranda Calha Deputado Hélder Sousa Silva
11.2. Deslocações ao estrangeiro
Data Assunto Local Deputado(s)
2013-09-09 a 2013-09-10
11.ª Conferência de Verão da Defesa Pau, França
Vice-Presidente, Miranda Calha
2013-09-04 a 2013-09-06
Conferência Interparlamentar para a PESC e a PCSD Vilnius, Lituânia
Deputado Marcos Perestrello
2013-03-24 a 2013-03-25
Conferência Interparlamentar para a PESC e a PCSD Dublin, Irlanda
Deputado Hélder Sousa Silva Deputado Marcos Perestrello
2013-03-21 Conferência Anual da Agência Europeia de Defesa Bruxelas, Bélgica
Vice-Presidente, Miranda Calha
12. Requerimentos dos Grupos Parlamentares para audições
Dos seis requerimentos para audições apresentados ao longo da sessão legislativa pelos grupos parlamentares, quatro foram aprovados e dois rejeitados.
Data Autor Entidade/Assunto Observações
08.07.2013 PS
Audição do Ministro da Defesa Nacional sobre o desenvolvimento e ponto da situação atual do procedimento aberto pela União Europeia contra Portugal sobre as “Ajudas de Estado“ aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo
Aprovado em 09.07.2013 Audição em 16.07.2013
20.03.2013 PSD e CDS
Audição do Senhor Secretário de Estado do Mar - no âmbito da Proposta da Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020
Aprovado em 20.03.2013 Audição em 10.04.2013
05.02.2013 PCP Audição do Ministro da Defesa Nacional sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo
Aprovado a 06.02.2013 Audição em 20.02.2013
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
12
Página 13
11.01.2013 PS
Audição do Ministro da Defesa Nacional, da Secretária de Estado do Tesouro e do Secretário de Estado Adjunto e da Economia sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo
Rejeitado em 23.01.2013
27.11.2012 PSD e CDS
Audição dos Ministros da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros em reunião conjunta das Comissões de Defesa Nacional e de Negócios Estrangeiros sobre a intenção de revisão do Acordo bilateral Portugal-EUA, que engloba a redução da presença militar Norte-Americana na Base das Lages
Aprovado em 28.11.2012 Audição em 07.12.2012
26.11.2012 PS Audição do Ministro da Defesa Nacional sobre a Base das Lages Rejeitado em 28.11.2012
13. Colóquios
A Comissão organizou um colóquio sobre as Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, onde foram oradores o Prof. Doutor Luís Fontoura, o Dr. Carlos Gaspar, o General Pinto Ramalho, o Dr. Miguel Monjardino e o Prof. Doutor Jaime Nogueira Pinto (programa constante do anexo III).
O colóquio teve lugar na Sala do Senado, no dia 19.02.2013, e a gravação vídeo encontra-se disponível no
site do Canal Parlamento em:
1.ª parte – http://srvvideo2.parlamento.pt/videos-canal/XII/SL2/02_com/03_cdn/20130219cdn_m.wmv; 2.ª parte – http://srvvideo2.parlamento.pt/videos-canal/XII/SL2/02_com/03_cdn/20130219cdn_t.wmv. Palácio de S. Bento, 10 de setembro de 2013. O Presidente da Comissão, José de Matos Correia.
Anexo I
Presenças e faltas em reuniões
TOTAIS RELATIVOS DE 15 Setembro 2012 A 10 Setembro 2013
Órgão/GP
Presenças Ausências Total de reuniões Efetivos Suplentes Substitutos Convidados Total
Faltas Justificadas
Faltas Injustificadas
Trabalho Parlamentar
Faltas Total
3 ª Com
PSD 313 45 4 0 362 47 7 75 0 129
56
PS 201 38 6 0 245 53 3 68 0 124
CDS-PP 90 9 0 0 99 1 0 3 0 4
PCP 34 1 0 3 38 5 0 5 0 10
BE 26 2 0 0 28 6 0 11 0 17
Totais 664 95 10 3 772 112 8 162 0 284
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
13
Página 14
Anexo II
A) Composição da Comissão em 14.09.2013
Nome Grupo Parlamentar Tipo Cargo
José de Matos Correia PSD Efetivo Presidente
Miranda Calha PS Efetivo Vice-Presidente
João Rebelo CDS-PP Efetivo Vice-Presidente e Coordenador de GP
Arménio Santos PSD Efetivo
Carina Oliveira PSD Efetivo
Correia de Jesus PSD Efetivo
Hélder Sousa Silva PSD Efetivo
Joaquim Ponte PSD Efetivo Coordenador de GP
Luís Vales PSD Efetivo
Mónica Ferro PSD Efetivo
Mário Simões PSD Efetivo
Pedro do Ó Ramos PSD Efetivo
António Braga PS Efetivo
João Soares PS Efetivo
José Lello PS Efetivo
Marcos Perestrello PS Efetivo Coordenador de GP
Odete João PS Efetivo
Rosa Maria Bastos Albernaz PS Efetivo
João Gonçalves Pereira CDS-PP Efetivo
António Filipe PCP Efetivo Coordenador de GP
Mariana Aiveca BE Efetivo Coordenador de GP
António Prôa PSD Suplente
Bruno Vitorino PSD Suplente
Carlos Alberto Gonçalves PSD Suplente
José de Matos Rosa PSD Suplente
Luís Montenegro PSD Suplente
Luís Pedro Pimentel PSD Suplente
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
14
Página 15
Miguel Santos PSD Suplente
Pedro Alves PSD Suplente
Pedro Lynce PSD Suplente
Teresa Leal Coelho PSD Suplente
Glória Araújo PS Suplente
José Junqueiro PS Suplente
Luísa Salgueiro PS Suplente
Maria Antónia de Almeida Santos PS Suplente
Mota Andrade PS Suplente
Nuno André Figueiredo PS Suplente
Renato Sampaio PS Suplente
Abel Baptista CDS-PP Suplente
Altino Bessa CDS-PP Suplente
Jorge Machado PCP Suplente
Luís Fazenda BE Suplente
B) Alterações ocorridas durante a 2.ª Sessão Legislativa
Dia Deputado Inicia Atividade Deputado Termina Atividade
2012-09-20 Jorge Machado (PCP) (Suplente)
2012-10-03 Lurdes Ribeiro (PCP) (Suplente)
2012-10-20 Lurdes Ribeiro (PCP) (Suplente)
2012-10-23 Jorge Machado (PCP) (Suplente)
2012-11-08 Bruno Vitorino (PSD) (Suplente)
Maria José Moreno (PSD)
2012-12-02 Marcos Perestrello (PS) (Efetivo)
2012-12-05 Inês Drummond (PS) (Efetivo)
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
15
Página 16
Anexo III
Colóquio
Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional
19 de fevereiro de 2013
Sala do Senado Programa
09h30 – Abertura
Vice-Presidente da Assembleia da República, Deputado Ferro Rodrigues
09h45 – Painel I
Prof. Doutor Luís Fontoura Moderador: Vice-Presidente da Comissão de Defesa Nacional, Deputado Miranda Calha Debate
10h45 – Pausa para café
11h00 – Painel II
Dr. Carlos Gaspar Prof. Doutor Miguel Monjardino Moderador: Membro da Comissão de Defesa Nacional, Deputado Correia de Jesus Debate
15h00 – Painel III
General Pinto Ramalho Prof. Doutor Jaime Nogueira Pinto Moderador: Vice-Presidente da Comissão de Defesa Nacional, Deputado João Rebelo Debate
17h00 – Encerramento
Presidente da Comissão de Defesa Nacional, Deputado José de Matos Correia
———
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
16
Página 17
INDICE
1. INTRODUÇÃO
2.COMPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO INTERNA
3. REUNIÕES E PARTICIPAÇÃO DOS DEPUTADOS
4.INICIATIVAS LEGISLATIVAS
5. PROCESSOS DE CONTAS PÚBLICAS
6. INICIATIVAS EUROPEIAS
7.OUTROS PARECERES/RELATÓRIOS
8.PETIÇÕES
9.AUDIÇÕES
10.AUDIÊNCIAS
11.DESLOCAÇÕES/ REPRESENTAÇÕES
12. GRUPOS DE TRABALHO
12.1. Regime Fiscal das Sociedades Desportivas
12.2. Lei-Quadro das Entidades Reguladoras
13. REQUERIMENTOS
14. EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DA COMISSÃO
15. ANEXOS
Anexo 1 – Diplomas com Tramitação na COFAP
Anexo 2 - Iniciativas Europeias com Escrutínio da COFAP
Nota: O Relatório de Atividades foi aprovado por unanimidade.
COMISSÃO DE ORÇAMENTO, FINANÇAS E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Relatório de atividades da 2.ª Sessão Legislativa e plano de atividades para a 3.ª sessão legislativa
da XII Legislatura
Relatório de atividades
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
17
Página 18
Algumas estatísticas da atividade desenvolvida pela COFAP: 137 Reuniões. 49 Projetos e Propostas de Lei
apreciados. 27 Leis aprovadas. 26 Projetos de Resolução
apreciados. 117 Audições. 42 Audiências. 19 Petições apreciadas. 28 Iniciativas europeias
escrutinadas.
1. INTRODUÇÃO
A Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP) constitui-se como a 5.ª Comissão Parlamentar permanente da XII Legislatura, detendo as competências publicadas em Diário da Assembleia da República de 5 de agosto de 2011. De acordo com estas competências, a COFAP aprovou um conjunto de iniciativas e ações, plasmadas no Plano de Atividades da Comissão para a 2.ª Sessão Legislativa, e de cuja execução se vem, no presente Relatório, dar conta. A Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública pauta a sua atividade segundo princípios de transparência e divulgação de informação, utilizando para tal a página da COFAP na internet, que inclui o registo da atividade desenvolvida, no qual se inclui toda a documentação (e, quando disponíveis, gravações áudio e vídeo) referente à tramitação do processo legislativo e de petições, reuniões realizadas e respetivas atas, audições, audiências e deslocações, entre outras informações. A utilidade deste portal na internet é visível nos acessos à página (cerca de 150.000 ao longo da 2.ª Sessão Legislativa), tornando a página da COFAP a segunda mais procurada de entre as Comissões parlamentares. O Relatório que agora se apresenta sublinha as principais atividades desenvolvidas pela Comissão ao longo da presente Sessão Legislativa, com reuniões que tiveram lugar entre 18 de setembro de 2012 e 11 de setembro de 2013 (última reunião da 2.ª Sessão). Para uma perceção da atividade desenvolvida pela COFAP, nomeadamente no âmbito do conjunto das Comissões parlamentares permanentes, deve ser consultado o Relatório de Atividades da Assembleia da República referente à 2.ª Sessão Legislativa da XII Legislatura.
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
18
Página 19
2.COMPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO INTERNA
A COFAP é composta por 21 Deputados efetivos e 21 Deputados suplentes, abaixo indicados:
Nome Grupo Parlamentar
MEMBROS EFETIVOS
Eduardo Cabrita, Presidente PS
Paulo Batista Santos, Vice-Presidente PSD
Honório Novo1, Vice-Presidente e Coordenador do Grupo Parlamentar PCP
Afonso Oliveira
PSD
Carlos Santos Silva
Cristóvão Crespo
Duarte Pacheco, Coordenador do Grupo Parlamentar
Elsa Cordeiro
Fernando Virgílio Macedo
José de Matos Rosa
Miguel Frasquilho
Nuno Reis
Fernando Medina
PS
Isabel Santos
João Galamba, Coordenador do Grupo Parlamentar
Pedro Jesus Marques
Pedro Nuno Santos
Sónia Fertuzinhos
Cecília Meireles CDS-PP
João Pinho de Almeida, Coordenador do Grupo Parlamentar
Pedro Filipe Soares, Coordenador do Grupo Parlamentar BE
1 O Deputado Honório Novo renunciou ao mandato com efeito em 1 de agosto de 2013, tendo passado a integrar a COFAP como membro efetivo o Deputado Paulo Sá, eleito como 2.º Vice-Presidente da Comissão a 11 de setembro de 2013.
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
19
Página 20
Nome Grupo Parlamentar
MEMBROS SUPLENTES
Bruno Coimbra
PSD
Carlos Silva e Sousa
Hugo Velosa
Jorge Paulo Oliveira
Maria das Mercês Borges
Nuno Serra
Pedro Pinto
Pedro Saraiva
Ulisses Pereira
Vasco Cunha
Duarte Cordeiro
PS
Hortense Martins
Nuno Sá
Paulo Ribeiro de Campos
Pedro Silva Pereira
Ricardo Rodrigues
Rui Paulo Figueiredo
Artur Rêgo CDS-PP
Michael Seufert
Paulo Sá2 PCP
Ana Drago3 BE
2 Em 11 de setembro de 2013, passou a integrar a COFAP como membro suplente o Deputado Miguel Tiago. 3 A Deputada Ana Drago renunciou ao mandato com efeito em 1 de setembro de 2013.
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
20
Página 21
Ao longo da presente Sessão Legislativa, ocorreram as seguintes substituições na composição da Comissão:
Data Início de Atividade Fim de Atividade
2012-11-19 João Galamba, PS
2012-11-22 Anabela Freitas, PS
2012-12-19 Anabela Freitas, PS
2012-12-21 João Galamba, PS
2012-12-10 Ana Drago, BE Mariana Aiveca, BE
2013-02-01 Pedro Roque, PSD
Adolfo Mesquita Nunes, CDS-PP
2013-02-02 Vera Rodrigues, CDS-PP
2013-02-06 Carlos Silva e Sousa, PSD
2013-02-12 Artur Rêgo, CDS-PP
Cecília Meireles, CDS-PP
2013-08-01 Honório Novo, PCP
2013-09-01 Ana Drago, BE
2013-09-11 Miguel Tiago, PCP
No decorrer da Sessão Legislativa, a Comissão deliberou constituir dois Grupos de Trabalho para a apreciação na especialidade, respetivamente, da Proposta de Lei referente ao Regime Fiscal das Sociedades Desportivas e da Proposta de Lei que aprova a Lei-Quadro das Entidades Reguladoras (vide ponto 12 do presente Relatório).
3. REUNIÕES E PARTICIPAÇÃO DOS DEPUTADOS
Ao longo da Sessão Legislativa, a Comissão efetuou 137 reuniões, incluindo as reuniões da Mesa e Coordenadores e as reuniões dos Grupos de Trabalho (vide ponto 12 do Relatório).
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
21
Página 22
O mês com maior número de reuniões da Comissão foi, como habitualmente, novembro, altura da apreciação, entre outras iniciativas, das Propostas de Lei referentes ao Orçamento do Estado para 2013 e às Grandes Opções do Plano para 2013, bem como da Proposta de Lei referente à segunda alteração à Lei do Orçamento do Estado para 2012. Os meses de maio, junho e julho, correspondentes ao período final da Sessão Legislativa, registaram, igualmente, um elevado número de reuniões, com vista à conclusão da tramitação de diversos processos legislativos. A Comissão registou uma assiduidade de 85% no cômputo das reuniões, acrescendo a esta um rácio de 5% de ausências em trabalhos parlamentares, que obstam à participação de um determinado membro na reunião da Comissão.
4.INICIATIVAS LEGISLATIVAS
À semelhança da 1.ª Sessão Legislativa, a COFAP continua a participar ativamente na feitura de leis pela Assembleia da República, conforme o gráfico abaixo, tendo participado em 50 dos 179 diplomas aprovados pelo Parlamento na presente Legislatura (dos quais 28 na 2.ª Sessão Legislativa), no âmbito das suas competências em matéria orçamental, financeira e da Administração Pública.
No anexo I do presente relatório consta uma lista exaustiva dos diplomas apreciados pela Comissão e dos quais resultaram Leis e Resoluções da Assembleia da República. A COFAP apreciou, ou está ainda a apreciar, um total de 23 propostas legislativas do Governo, das quais 22 foram já publicadas como Lei em Diário da República (o Decreto n.º 177/XII foi devolvido à Assembleia da República na sequência de acórdão do Tribunal Constitucional). No que a Projetos de Lei diz respeito, a Comissão apreciou, ou encontra-se presentemente a apreciar, um total de 26, tendo um deles sido aprovado e publicado como Lei. Refira-se, ainda, que transitaram da 1.ª Sessão Legislativa um conjunto de projetos de lei referentes a contratos
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
22
Página 23
de crédito à habitação, do qual resultou, já no decurso da presente Sessão, a aprovação de 4 Leis sobre a suprarreferida matéria. Adicionalmente, da apreciação pela Comissão resultaram 14 Resoluções da Assembleia da República, tendo 12 Projetos de Resolução sido rejeitados. Encontra-se em curso a apreciação, pela Comissão, de 2 Projetos de Resolução. Toda a informação respeitante às iniciativas cuja tramitação pela Comissão se encontra concluída está disponível no Arquivo de Iniciativas da COFAP, enquanto o registo referente às iniciativa com a tramitação em curso podem ser consultadas na página das Iniciativas em Comissão.
5. PROCESSOS DE CONTAS PÚBLICAS
No âmbito das suas competências em matéria orçamental, a Comissão procede à apreciação, nos termos constitucionais e legais, da Proposta de Lei referente ao Orçamento do Estado (e iniciativas que procedem à alteração da Lei do Orçamento do Estado em vigor). Nestes termos, a Comissão procedeu, na presente Sessão Legislativa, à apreciação das seguintes iniciativas: Referentes ao Orçamento do Estado para 2012:
Proposta de Lei n.º 102/XII/2.ª (GOV), que Procede à segunda alteração à Lei do Orçamento do Estado para 2012, aprovada pela Lei n.º 64-B/2011, de 30 de dezembro,
no âmbito da Iniciativa de Reforço da Estabilidade Financeira;
Referentes ao Orçamento do Estado para 2013: Proposta de Lei n.º 103/XII/2.ª (GOV), que Aprova o Orçamento do Estado para 2013; Proposta de Lei n.º 151/XII/2.ª (GOV), que Procede à primeira alteração à Lei do
Orçamento do Estado para 2013, aprovada pela Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro;
A Comissão procedeu, ainda, à apreciação da Proposta de Lei n.º 100/XII/2.ª (GOV), que
Aprova as Grandes Opções do Plano para 2013 – apresentada simultaneamente com a Proposta de Lei referente ao Orçamento do Estado para 2013.
A Comissão procedeu, também, à sétima alteração à Lei de Enquadramento Orçamental,
no âmbito da apreciação da Proposta de Lei n.º 124/XII/2.ª (GOV), que Procede à sétima alteração à Lei de Enquadramento Orçamental, aprovada pela Lei n.º 91/2001, de 20 de
agosto. Ainda no âmbito da apreciação de processos referentes a contas públicas, a Comissão procedeu, nos termos da Lei, à apreciação da Conta Geral do Estado – 2011, no âmbito do qual foram ouvidos em audição o Tribunal de Contas e o Conselho Económico e Social (CES), após emissão dos respetivos pareceres, bem como o Secretário de Estado do Orçamento. A apreciação, pela Assembleia da República, da Conta Geral do Estado foi concluída com a sua aprovação em Sessão Plenária ocorrida a 28 de junho de 2013. No final da Sessão Legislativa, foi distribuída a Conta Geral do Estado – 2012, para a respetiva tramitação pela Comissão. A COFAP procedeu, também, à apreciação do Relatório de Combate à Fraude e Evasão Fiscais, relativamente ao ano de 2012 – remetido pelo Governo à Assembleia da República – através da audição do Senhor Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
23
Página 24
De acordo com o disposto no n.º 4 do artigo 62.º da Lei de Enquadramento Orçamental, a Comissão determinou ao Governo a realização de auditorias suplementares ao Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P., bem como à qualidade da gestão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo desde 2002, para efeitos do n.º 1 do mesmo artigo, tendo ainda solicitado ao Tribunal de Contas, ao abrigo da mesma disposição, auditorias à Empresa de Meios Aéreos, SA e ao Plano Estratégico Impulso Jovem. Registe-se a apreciação feita pela Comissão ao Documento de Estratégia Orçamental 2013-2017, previamente à sua apreciação em Plenário, através das audições do Conselho das Finanças Públicas e do Conselho Económico e Social. Em audição regimental do Ministro de Estado e das Finanças ocorrida em abril de 2013, este membro do Governo procedeu à apresentação do referido Documento. Enfim, recorde-se a atividade desenvolvida pela UTAO – Unidade Técnica de Apoio Orçamental, que presta apoio ao trabalho da Comissão, em particular no âmbito dos processos de contas públicas, e no âmbito da qual elaborou diversos pareceres e relatórios, nomeadamente sobre a Conta Geral do Estado, Dívida Pública, Documento de Estratégia Orçamental, execução orçamental em contabilidade nacional e contabilidade pública, bem como diversas iniciativas legislativas4.
6. INICIATIVAS EUROPEIAS
A Comissão procura dar resposta ao acompanhamento dos Assuntos Europeus e ao escrutínio das iniciativas europeias remetidas pela Comissão Europeia aos Parlamentos Nacionais. Nestes termos, e de acordo com a alteração efetuada à metodologia para o escrutínio das iniciativas europeias, a Comissão selecionou, desde logo, um conjunto de iniciativas para escrutínio reforçado – de entre as iniciativas com maior interesse e relevância política e de conteúdo, nos termos das competências da COFAP – relativamente às quais, para elaboração de relatório fundamentado, foram solicitados pareceres dos reguladores do setor financeiro e de diferentes entidades da sociedade civil (tratou-se das iniciativas referentes à Análise Anual do Crescimento e à conta bancária europeia). Realçam-se, neste contexto, as iniciativas decorrentes do contexto económico-financeiro vivido na União Europeia, a concretização da União Económica e Monetária, a luta contra a fraude e evasão fiscais, a governação económica e a concretização da união bancária, entre outros. Deste modo, ao longo da 2.ª Sessão Legislativa, a COFAP apreciou um conjunto de 28 iniciativas europeias, das quais se realçam as iniciativas no âmbito: do Semestre Europeu – 2013, do aprofundamento da União Económica e Monetária, da criação da União Bancária e de enquadramento da atividade do setor financeiro, da introdução de um imposto sobre as transações financeiras e a luta contra a fraude e evasão fiscais, entre outras. No anexo 2 a este relatório, consta um mapa síntese com o elenco das iniciativas apreciadas pela COFAP e indicação do respetivo relator, bem como a hiperligação à página internet referente à tramitação de cada uma das referidas iniciativas. 4 A UTAO elabora o seu próprio relatório de atividades, posteriormente apreciado pela Comissão.
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
24
Página 25
7.OUTROS PARECERES/RELATÓRIOS
A Comissão pronunciou-se, na sequência de solicitação da Comissão de Assuntos Europeus nos termos legalmente previstos para o efeito, quanto ao Relatório sobre a participação de Portugal na União Europeia referente ao ano de 2012. 8.PETIÇÕES
A Comissão procede à tramitação, nos termos da lei, as petições que lhe são remetidas. Nestes termos, e após a prioridade conferida, na 1.ª Sessão, às Petições transitadas da XI Legislatura, a Comissão admitiu 15 petições ao longo da 2.ª Sessão (tendo, adicionalmente, duas petições sido arquivadas por desistência dos peticionários). Para além de concluir a tramitação das 6 petições admitidas ainda na 1.ª Sessão, a Comissão concluiu a tramitação de 13, tendo duas petições transitado para a 3.ª Sessão Legislativa. Os respetivos processos podem ser consultados no Arquivo de Petições da Comissão, no caso das petições concluídas, e na página referente às Petições em Comissão, no caso das petições pendentes. Das petições apreciadas nesta Sessão, 2 deram origem a iniciativas legislativas, tendo 6 sido propostas para apreciação em plenário, nos termos legalmente previstos para o efeito. Note-se que, com frequência, a Comissão solicita a pronúncia do Governo sobre as matérias aduzidas pelos subscritores das Petições, levando a que o(a) respetivo(a) relator(a) aguarde pela resposta para efeitos de elaboração do relatório, o que contribui para um prazo mais alargado de tramitação das Petições em Comissão. Ainda assim, a Comissão conseguiu, na 2.ª Sessão Legislativa, diminuir para metade o tempo médio de apreciação das petições face à 1.ª Sessão (na qual o período médio registado fora, naturalmente, mais prolongado pelo facto de abranger a transição de Legislatura). 9.AUDIÇÕES
Nesta matéria, a Comissão procedeu a um total de 117 audições5, das quais 38 com membros do Governo. Deste modo, realçam-se as audições em sede do processo de apreciação, na generalidade e na especialidade, da Proposta de Lei referente ao Orçamento do Estado para 2013 – num total de 17 audições com membros do Governo, a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Associação Nacional de Freguesias, o Conselho Económico e Social e o Conselho das Finanças Públicas (CFP).
5 Não se repetirá, neste ponto, a referência aprofundada já efetuada quanto às audições realizadas no âmbito de iniciativas legislativas e de processos de contas públicas. Incluem-se aqui as audições dos Grupos de Trabalho (ver ponto 12 do presente relatório).
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
25
Página 26
No âmbito de outros processos legislativos, a Comissão realizou 39 audições, 8 das quais com membros do Governo, sendo as restantes, nomeadamente, ao CES, CFP, Banco de Portugal, estruturas sindicais e associações de defesa dos consumidores. Ainda quanto a audições de membros do Governo, deve ser conferido realce à realização das audições regimentalmente previstas no âmbito do n.º 2 do artigo 104.º do Regimento da Assembleia da República, bem como 12 outras audições sobre temas variados: a Execução Orçamental, a reforma da Administração Pública e o Relatório de Combate à Fraude e Evasão Fiscais, a realização de contratos de gestão do risco financeiro, processos de privatização, entre outros. A Comissão levou a cabo, igualmente, audições em sede de apreciação da Conta Geral do Estado – 2011, tal como referido anteriormente, ouvindo nesta matéria o Tribunal de Contas, o CES e o Governo. Registe-se, também, as audições efetuadas ao CES e CFP, no âmbito da apreciação do Documento de Estratégia Orçamental 2013-2017, aspeto igualmente referido anteriormente no presente relatório de atividades. A Comissão deliberou, ainda, através da aprovação de requerimentos, realizar conjuntos de audições a diversas entidades sobre processos decisórios no âmbito das competências da Comissão, dos quais se realçam as audições sobre: O processo de reprivatização da TAP; Os processos de capitalização de instituições bancárias; O resgate de PPR/E para pagamento de prestações de crédito à aquisição e construção de
habitação própria permanente.
Tal como já referido anteriormente, a Comissão procede à audição de Peticionários, por decorrência da lei ou por iniciativa do relator, tendo nesta Sessão sido realizadas 8 audições desta natureza. A Comissão procede, de acordo com o disposto no seu Plano de Atividades, a reuniões anuais com as entidades reguladoras do setor financeiro, termos em que concretizou as audições com a Autoridade da Concorrência, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, E.P.E., o Instituto de Seguros de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e o Banco de Portugal. Finalmente, em sede do acompanhamento dos assuntos europeus, e em conjunto com a Comissão competente na matéria, a COFAP realizou audições com a deputada portuguesa ao Parlamento Europeu Elisa Ferreira, com o Presidente do Tribunal de Contas Europeu para apresentação do relatório anual do Tribunal de Contas Europeu relativo ao exercício de 2011, com o Governo e o Vice-Presidente da Comissão Europeia para discussão do Programa de Trabalho da Comissão Europeia para 2013.
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
26
Página 27
10.AUDIÊNCIAS
A Comissão concedeu, ao longo da Sessão, um total de 42 audiências, na sua maioria para a apreciação de iniciativas legislativas.
Registe-se, adicionalmente, as audiências concedidas a delegações europeias e internacionais, bem como a diversas entidades da sociedade civil para apresentação de propostas em áreas setoriais das políticas públicas, no âmbito das competências da Comissão.
11.DESLOCAÇÕES/ REPRESENTAÇÕES
Ao longo da Sessão Legislativa, a Comissão fez-se representar, na sequência de convites recebidos, em reuniões interparlamentares no âmbito da Semana Parlamentar Europeia sobre o Semestre Europeu e em reuniões de Presidentes de Comissões de Orçamento (ou Comissões homólogas), realizadas no âmbito das Presidências rotativas da União Europeia, entre outros. Ainda no contexto europeu, a Comissão fez-se representar numa Conferência organizada pela Comissão Europeia, subordinada ao tema “Plano pormenorizado para uma União Económica e Monetária aprofundada: Debate sobre a Futura União Económica, Monetária, Bancária e Política”. De igual modo, e na sequência de convites formulados pela OCDE, a Comissão fez-se representar em dois seminários parlamentares de alto nível. O registo desta atividade internacional pode ser consultado na página internet da Comissão referente às deslocações e representações.
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
27
Página 28
12. GRUPOS DE TRABALHO
Tal como referido, a Comissão deliberou constituir dois Grupos de Trabalho para proceder à apreciação, na especialidade, de duas Propostas de Lei.
12.1. REGIME FISCAL DAS SOCIEDADES DESPORTIVAS
Com vista à apreciação da Proposta de Lei n.º 119/XII/2.ª (GOV), a Comissão constituiu um Grupo de Trabalho conjunto com a Comissão de Educação, Ciência e Cultura, tendo em consideração as competências específicas das duas Comissões. Para tal, o Grupo de Trabalho realizou 6 audições, às seguintes entidades: Coordenador do Grupo de Trabalho para a Análise do Regime Jurídico e Fiscal das
Sociedades Desportivas; Comissão do Mercado de Valores Mobiliários; Liga Portuguesa de Futebol Profissional; Associação Nacional de Agentes de Futebol; Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol; Futebol Clube do Porto SAD; Sporting Clube de Portugal SAD; Sport Lisboa e Benfica
SAD.
Adicionalmente, foram solicitados pareceres escritos às seguintes entidades: Comissão do Mercado de Valores Mobiliários; Associação Nacional de Municípios Portugueses; Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.
Em 28 de junho de 2013, o Grupo de Trabalho deu por terminados os seus trabalhos, tendo deles prestado conta à Comissão, após o que ocorreu, em plenário da COFAP, a votação na especialidade da iniciativa legislativa.
12.2. LEI-QUADRO DAS ENTIDADES REGULADORAS
Com vista à apreciação da Proposta de Lei n.º 132/XII/2.ª (GOV), a Comissão constituiu um Grupo de Trabalho, desta feita em conjunto com a Comissão de Economia e Obras Públicas, tendo em consideração as competências adstritas a cada Comissão. Para tal, o Grupo de Trabalho realizou 8 audições, às entidades abaixo referidas: Tribunal de Contas; Entidade Reguladora para a Comunicação Social; Autoridade da Concorrência; Instituto de Seguros de Portugal; Entidade Reguladora da Saúde; Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos; Associação Portuguesa de Consumidores e Utilizadores de Produtos e Serviços
Financeiros; Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor;
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
28
Página 29
Em plenário de Comissão, e em sede de conclusão da apreciação da iniciativa na especialidade, foi ainda ouvido em audição o Senhor Secretário de Estado da Administração Pública. Adicionalmente, foram analisados os pareceres escritos remetidos pelas diversas entidades reguladoras, pelo Tribunal de Contas, pelas centrais sindicais e pela Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor, entre outros. Em 23 de julho de 2013, o Grupo de Trabalho deu por concluídos os seus trabalhos, após o que ocorreu, em plenário da Comissão, a votação na especialidade da iniciativa legislativa.
13. REQUERIMENTOS
Ao longo da Sessão Legislativa, foram submetidos à apreciação e deliberação da Comissão um total de 15 Requerimentos. Destes, 7 foram aprovados e 1 teve natureza potestativa (não sendo, portanto, alvo de deliberação).
Da aprovação dos requerimentos (bem como do requerimento potestativo) resultaram, nomeadamente, a audição de membros do Governo, de reguladores do setor financeiro e de outras entidades (Presidentes de Comissões Executivas de Bancos, associações de defesa dos direitos dos consumidores).
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
29
Página 30
14. EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO DA COMISSÃO
Tendo em conta a dotação atribuída à Comissão em sede de Orçamento da Assembleia da República, a COFAP utilizou, à data, 42% do seu orçamento, maioritariamente para efeitos de representação da Comissão em reuniões internacionais de caráter interparlamentar.
15. ANEXOS
1. Mapa síntese das Leis e Resoluções da Assembleia da República com tramitação efetuada na COFAP.
2. Elenco das iniciativas europeias apreciadas pela COFAP.
O Presidente da Comissão,
(Eduardo Cabrita)
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
30
Página 31
ANEXO 1 – DIPLOMAS COM TRAMITAÇÃO NA COFAP
Lei Título Iniciativa originária
n.a
Institui e regula o sistema de requalificação de trabalhadores em funções públicas visando a melhor afetação dos recursos humanos da Administração Pública, e procede à nona alteração à Lei n.º 12 A/2008, de 27 de fevereiro, à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 74/70, de 2 de março, à décima segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 139-A/90, de 28 de abril, à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 209/2009, de 3 de setembro, e à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho.
PPL 154/XII/2.ª (GOV)
Lei Orgânica n.º 2/2013, de 2 de setembro
Aprova a lei das finanças das Regiões Autónomas PPL 121/XII/2.ª (GOV)
Lei n.º 68/2013, de 29 de agosto
Estabelece a duração do período normal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas, e procede à quinta alteração à Lei n.º 59/2008, de 11 de setembro, à quarta alteração ao Decreto-Lei n.º 259/98, de 18 de agosto, e à quinta alteração à Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro.
PPL 153/XII/2.ª (GOV)
Lei n.º 67/2013, de 28 de agosto
Aprova a lei-quadro das entidades administrativas independentes com funções de regulação da atividade económica dos sectores privado, público e cooperativo.
PPL 132/XII/2.ª (GOV)
Lei n.º 64/2013, de 27 de agosto
Regula a obrigatoriedade de publicitação dos benefícios concedidos pela Administração Pública a particulares, procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 167/2008, de 26 de agosto, e revoga a Lei n.º 26/94, de 19 de agosto, e a Lei n.º 104/97, de 13 de setembro.
PPL 150/XII/2.ª (GOV)
Lei n.º 59/2013, de 23 de agosto
Estabelece um regime de prestação de informação sobre remunerações, suplementos e outras componentes remuneratórias dos trabalhadores de entidades públicas, com vista à sua análise, caracterização e determinação das medidas de política remuneratória adequadas.
PPL 145/XII/2.ª (GOV)
Lei n.º 56/2013, de 14 de agosto
Procede à primeira alteração à Lei n.º 103/97, de 13 de setembro, que estabelece o regime fiscal específico das sociedades desportivas.
PPL 119/XII/2.ª (GOV)
Lei n.º 55/2013, Completa a transposição da Diretiva n.º 2003/49/CE, do Conselho, de 3 de junho, relativa a um regime fiscal comum PPL 152/XII/2.ª
21 DE SETEMBRO DE 2013_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
31
Página 32
de 8 de agosto aplicável aos pagamentos de juros e royalties efetuados entre sociedades associadas de Estados-Membros diferentes, e altera o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 442 -B/88, de 30 de novembro.
(GOV)
Lei n.º 53/2013, de 26 de julho
Procede à alteração ao Decreto-Lei n.º 442-A/88, de 30 de novembro, que aprova o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, clarificando o enquadramento fiscal das compensações e subsídios, referentes à atividade voluntária, postos à disposição dos bombeiros, pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e pagos pelas respetivas entidades detentoras de corpos de bombeiros, no âmbito do dispositivo especial de combate a incêndios, bem como das bolsas atribuídas aos praticantes de alto rendimento desportivo, pelo Comité Paralímpico de Portugal, no âmbito do contrato-programa de preparação para os Jogos Surdolímpicos, e dos respetivos prémios atribuídos por classificações relevantes obtidas em provas desportivas de elevado prestígio e nível competitivo
PPL 138/XII/2.ª (GOV)
Lei n.º 51/2013, de 24 de julho
Procede à primeira alteração à Lei do Orçamento do Estado para 2013, aprovada pela Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro.
PPL 151/XII/2.ª (GOV)
Lei n.º 49/2013, de 16 de julho Aprova o crédito fiscal extraordinário ao investimento.
PPL 148/XII/2.ª (GOV)
Lei n.º 48/2013, de 16 de julho
Procede à sexta alteração à Lei n.º 63-A/2008, de 24 de novembro, que estabelece medidas de reforço da solidez financeira das instituições de crédito no âmbito da iniciativa para o reforço da estabilidade financeira e da disponibilização de liquidez nos mercados financeiros
PPL 127/XII/2.ª (GOV)
Lei n.º 44/2013, de 3 de julho
3.ª alteração ao Decreto-Lei n.º 158/2002, de 2 de Julho, permitindo o reembolso do valor de planos poupança para pagamento de contratos de crédito à habitação.
PJL 398/XII/2.ª (PSD, PS, CDS-PP, PCP, BE)
Lei n.º 39/2013, de 21 de junho
Regula a reposição, em 2013, do subsídio de férias para os trabalhadores públicos, aposentados, reformados e demais pensionistas.
PPL 142/XII/2.ª (GOV)
Lei n.º 37/2013, de 14 de junho Procede à sétima alteração à Lei de Enquadramento Orçamental, aprovada pela Lei n.º 91/2001, de 20 de agosto.
PPL 124/XII/2.ª (GOV)
Lei n.º 33/2013, de 16 de maio
Estabelece o regime jurídico das áreas regionais de turismo de Portugal continental, a sua delimitação e características, bem como o regime jurídico da organização e funcionamento das Entidades Regionais de Turismo.
PPL 112/XII/2.ª (GOV)
II SÉRIE-D — NÚMERO 1______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
32
Página 33
Lei n.º 25/2013, de 8 de abril
Autoriza o Governo a rever o Regime Jurídico dos Organismos de Investimento Coletivo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 252/2003, de 17 de outubro
PPL 129/XII/2.ª (GOV)
Lei n.º 18/2013, de 18 de fevereiro
Autoriza o Governo a aprovar os princípios e regras gerais aplicáveis ao sector público empresarial, incluindo as bases gerais do estatuto das empresas públicas, bem como a alterar os regimes jurídicos do sector empresarial do Estado e das empresas públicas e a complementar o regime jurídico da atividade empresarial local e das participações locais.
PPL 106/XII/2.ª (GOV)
Lei n.º 8/2013, de 22 de janeiro.
Autoriza o Governo a aprovar o regime jurídico laboral dos trabalhadores dos serviços periféricos externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, incluindo os trabalhadores das residências oficiais do Estado, bem como a alterar a Lei n.º 12-A/2008, de 27 de fevereiro, e o Estatuto Disciplinar dos Trabalhadores que Exercem Funções Públicas, aprovado pela Lei n.º 58/2008, de 9 de setembro.
PPL 95/XII/2.ª (GOV)
Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro
Aprova o Orçamento do Estado para 2013. PPL 103/XII/2.ª (GOV)
Lei n.º 66-A/2012, de 31 de dezembro
Aprova as Grandes Opções do Plano para 2013. PPL 100/XII/2.ª (GOV)
Lei n.º 66/2012, de 31 de dezembro
Altera vários diplomas aplicáveis a trabalhadores que exercem funções públicas e determina a aplicação a estes dos regimes regra dos feriados e do Estatuto do Trabalhador Estudante previstos no Código do Trabalho.
PPL 81/XII/1.ª (GOV)
Lei n.º 64/2012, de 20 de dezembro
Procede à segunda alteração à Lei do Orçamento do Estado para 2012, aprovada pela Lei n.º 64-B/2011, de 30 de dezembro, no âmbito da Iniciativa de Reforço da Estabilidade Financeira.
PPL 102/XII/2.ª (GOV)
Lei n.º 60/2012, de 9 de novembro
Altera o Código de Processo Civil, modificando as regras relativas à ordem de realização da penhora e à determinação do valor de base da venda de imóveis em processo de execução Retirada.
21 DE SETEMBRO DE 2013______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
33
Página 34
Lei n.º 59/2012, de 9 de novembro
Cria salvaguardas para os mutuários de crédito à habitação e altera o Decreto-Lei n.º 349/98, de 11 de novembro Retirada.
Lei n.º 58/2012, de 9 de novembro
Cria um regime extraordinário de proteção de devedores de crédito à habitação em situação económica muito difícil Retirada.
Lei n.º 57/2012, de 9 de novembro
2.ª alteração ao Decreto-Lei n.º 158/2002, de 2 de julho, permitindo o reembolso do valor de planos poupança para pagamento de prestações de crédito à habitação.
PJL 223/XII/1.ª (PS)
Lei n.º 55-A/2012, de 29 de outubro
Introduz alterações ao Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, ao Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, ao Código do Imposto do Selo e à Lei Geral Tributária.
PPL 96/XII/2.ª (GOV)
Resoluções da Assembleia da República
Diploma Epígrafe Iniciativa originária
Resolução da AR n.º 107/2013, de 18 de julho
Recomenda ao Governo o pagamento das dívidas do Estado às PME através da criação de um sistema de confirming. PJR 774/XII/2.ª (PS)
Resolução da AR n.º 106/2013, de 18 de julho
Recomenda ao Governo ampliação do tipo de garantias aceites pela Autoridade Tributária e Aduaneira no âmbito do pedido de reembolso de IVA e atualização da taxa de juros indemnizatórios a pagar pelo Estado
PJR 773/XII/2.ª (PS)
Resolução da AR n.º 104/2013, de 18 de julho
Recomenda ao Governo a criação de uma conta-corrente entre o Estado e as empresas PJR 771/XII/2.ª (PS)
Resolução da AR n.º 103/2013, de 12 de julho
Conta Geral do Estado 2011 n.a.
II SÉRIE-D — NÚMERO 1______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
34
Página 35
Resolução da AR n.º 82/2013, de 20 de junho
Recomenda ao Governo novo alargamento do prazo para o enquadramento dos agricultores no regime geral do IVA
PJR 700/XII/2.ª (PSD, CDS-PP)
Resolução da AR n.º 73/2013, de 27 de maio
Recomenda ao Governo um conjunto de orientações relativas às novas obrigações fiscais para o setor agrícola. PJR 678/XII/2.ª (PS)
Resolução da AR n.º 69/2013, de 24 de maio
Apoio extraordinário à Região Autónoma dos Açores. PJR 656/XII/2.ª (PCP)
Resolução da AR n.º 40/2013, de 3 de abril
Recomenda ao Governo que determine uma clarificação por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira quanto ao regime de isenção do IVA aplicável à cobrança e gestão de direitos de autor e atividades conexas
PJR 638/XII/2.ª (PSD, PS, CDS-PP, PCP, BE, PEV)
Resolução da AR 21/2013, de 7 de março
Propõe a reavaliação do atual modelo de utilização e atribuição do parque automóvel do Estado. PJR 532/XII/2.ª (CDS-PP)
Resolução da AR 145/2012, de 13 de dezembro
Contributo à definição dos princípios pelo Governo Português à negociação do Quadro Financeiro Plurianual 2014 -2020 (QFP)
PJR 504/XII/2.ª (PSD, CDS-PP)
Resolução da AR 144/2012, de 13 de dezembro
Orientações relativas à negociação do Quadro Financeiro Plurianual 2014 -2020 (QFP) a serem seguidas por Portugal, designadamente na próxima reunião do Conselho Europeu
PJR 503/XII/2.ª (PS)
Resolução da AR n.º 134/2012, de 24 de outubro
Conta Geral do Estado de 2010 n.a.
Resolução da AR 130/2012, de 19 de outubro
Recomenda ao Governo que proceda à criação de um incentivo adicional à desistência ou acordo em processos de execução que envolvam penhoras de imóveis que constituam habitação própria e permanente dos executados e que, apesar da taxa de justiça agravada, foram iniciados.
PJR 356/XII/1.ª (CDS-PP)
Resolução da AR 129/2012, de 19 de outubro
Recomenda ao Governo que solicite ao Banco de Portugal a criação de um manual de boas práticas em matéria de prevenção e de sanação de situações de incumprimento de contratos de crédito com particulares.
PJR 358/XII/1.ª (CDS-PP)
21 DE SETEMBRO DE 2013______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
35
Página 36
ANEXO 2 - INICIATIVAS EUROPEIAS COM ESCRUTÍNIO DA COFAP
Referência Titulo Documento Deputado(a)
Relator(a)
COM(2013)342
Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativo ao fornecimento e à qualidade de estatísticas destinadas ao procedimento relativo aos desequilíbrios macroeconómicos
Elsa Cordeiro (PSD)
COM(2013)266
Proposta de Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à comparabilidade dos encargos relacionados com as contas de pagamento, à mudança de conta de pagamento e ao acesso a contas de pagamento com características básicas
João Galamba (PS)
COM(2013)213 Livro Verde sobre os seguros contra catástrofes naturais ou de origem humana
Jorge Paulo Oliveira (PSD)
COM(2013)199
Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho e ao Eurogrupo – Resultados das apreciações aprofundadas realizadas no âmbito do Regulamento (UE) n.º 1176/2011 sobre prevenção e correção dos desequilíbrios
macroeconómicos
João Galamba (PS)
COM(2013)207
Proposta de Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho que altera as Diretivas 78/660/CEE e 83/349/CEE do Conselho no que se refere à divulgação de informações não financeiras e sobre a diversidade por parte de certas
grandes sociedades e grupos
Jorge Paulo Oliveira (PSD)
COM(2013)150 Livro Verde – O Financiamento a Longo Prazo da Economia Europeia
Elsa Cordeiro (PSD)
COM(2013)165
Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho - Rumo a uma União Económica e Monetária efetiva e aprofundada: Introdução de um Instrumento de Convergência e Competitividade Fernando Medina
(PS) COM(2013)166
Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho - Rumo a uma União Económica e Monetária efetiva e aprofundada: Coordenação ex-ante dos planos respeitantes às principais reformas da política económica
COM(2013)71
Proposta de Diretiva do Conselho que aplica uma cooperação reforçada no domínio do imposto sobre as transações financeiras
Jorge Paulo Oliveira (PSD)
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
36
Página 37
Referência Titulo Documento Deputado(a)
Relator(a)
COM(2013)45
Proposta de Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à prevenção da utilização do sistema financeiro para efeitos de branqueamento de capitais e de financiamento do terrorismo
Cecília Meireles (CDS-PP)
COM(2013)42
Proposta de Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à proteção penal do euro e de outras moedas contra a contrafação e que substitui a Decisão-Quadro 2000/383/JAI do Conselho
COM(2013)44
Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativo às informações que acompanham as transferências de fundos
COM(2012)782
Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelece um programa da União Europeia de apoio a atividades específicas no domínio do relato financeiro e da auditoria para o período 2014-2020
Pedro Nuno Santos (PS)
COM(2012)722
Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho – Plano de Ação para reforçar a luta contra a fraude e a evasão fiscais
Jorge Paulo Oliveira (PSD)
COM(2012)750
Comunicação da Comissão – Análise Anual do Crescimento 2013
Fernando Medina (PS)
COM(2012)777
Comunicação da Comissão – Plano pormenorizado para uma União Económica e Monetária efetiva e aprofundada: Lançamento de um debate a nível europeu
Elsa Cordeiro (PSD)
COM(2012)631
Proposta de Decisão do Conselho que autoriza uma cooperação reforçada no domínio do imposto sobre as transações financeiras
Jorge Paulo Oliveira (PSD)
COM(2012)465
Proposta alterada de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelece um programa de ação no domínio da fiscalidade na UE para o período de 2014-2020 (Fiscalis 2020) e revoga a Decisão n.º 1482/2007/CE
Elsa Cordeiro (PSD)
COM(2012)464
Proposta alterada de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelece um programa de ação no domínio aduaneiro na UE para o período de 2014-2020 (Alfândega 2020) e revoga a Decisão n.º 624/2007/CE
Pedro Nuno Santos (PS)
COM(2012)510 Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho – Roteiro para uma união bancária
Adolfo Mesquita Nunes (CDS-PP)
21 DE SETEMBRO DE 2013______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
37
Página 38
Referência Titulo Documento Deputado(a)
Relator(a)
COM(2012)512
Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que altera o Regulamento (UE) n.º 1093/2010 que cria uma Autoridade Europeia de Supervisão (Autoridade Bancária Europeia) no que respeita à sua interação com o
Regulamento (UE) n.º …/… do Conselho que confere ao BCE atribuições específicas no que diz respeito às políticas relativas à supervisão prudencial das instituições de crédito
Pedro Filipe Soares (BE)
COM(2012)511
Proposta de Regulamento do Conselho que confere ao BCE atribuições específicas no que diz respeito às políticas relativas à supervisão prudencial das instituições de crédito
COM(2012)421
Proposta alterada de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativo ao abuso de informação privilegiada e à manipulação de mercado (abuso de mercado) Honório Novo
(PCP) COM(2012)420
Proposta alterada de Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa às sanções penais aplicáveis ao abuso de informação privilegiada e à manipulação de mercado
COM(2012)428
Proposta de Diretiva do Conselho que altera a Diretiva 2006/112/CE relativa ao sistema comum do imposto sobre o valor acrescentado no que diz respeito ao mecanismo de reação rápida contra a fraude no IVA
Jorge Paulo Oliveira (PSD)
COM(2012)363
Proposta de Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à luta contra a fraude lesiva dos interesses financeiros da União através do direito penal
Sónia Fertuzinhos (PS)
COM(2012)350
Proposta de Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho que altera a Diretiva 2009/65/CE que coordena as disposições legislativas, regulamentares e administrativas respeitantes a alguns organismos de investimento coletivo em
valores mobiliários (OICVM), quanto às funções dos depositários, às políticas de remuneração e às sanções
Elsa Cordeiro (PSD)
COM(2012)352
Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho sobre os documentos de informação fundamental para produtos de investimento
João Galamba (PS)
COM(2012)388 Proposta alterada de Regulamento do Conselho que estabelece o quadro financeiro plurianual para o período 2014-2020
Jorge Paulo Oliveira (PSD)
II SÉRIE-D — NÚMERO 1______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
38
Página 39
Plano de Atividades XII Legislatura
3ª Sessão Legislativa
Elaborado nos termos do n.º 1 do artigo 108.º do Regimento da Assembleia da República, e
aprovado por unanimidade na reunião de 11 de setembro de 2013
INDICE
1. Introdução
2. Iniciativas legislativas
3. Competências em matéria orçamental e de finanças públicas
4. Competências da COFAP em matéria de administração pública
5. Acompanhamento de iniciativas europeias
6. Tramitação de Petições
7. Audições
8. Audiências
9. Eventos
10. Deslocações e representações
11. Estimativa orçamental de funcionamento da Comissão
12. Coordenação da atividade da Unidade Técnica de Apoio Orçamental
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
39
Página 40
PLANO DE ATIVIDADES
3.ª SESSÃO DA XII LEGISLATURA
Sumário
O presente plano de atividades, elaborado nos termos do n.º 1 do artigo 108.º do
Regimento da Assembleia da República, pretende sistematizar as principais atividades
que a Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP) se propõe
realizar na 3.ª Sessão Legislativa da XII Legislatura.
Tendo em consideração a regularidade e o caráter permanente da Comissão, o plano
de atividades para a 3.ª Sessão prossegue, em grande medida, aqueles já aprovados
para as anteriores Sessões da XII Legislatura, focalizando-se alguns aspetos pela sua
importância na atividade da Comissão.
Nestes termos, são as seguintes as prioridades de atuação da Comissão de
Orçamento, Finanças e Administração Pública para a 3.ª Sessão Legislativa:
Apreciar a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2014 e demais
iniciativas legislativas inseridas no âmbito das competências da Comissão.
Acompanhar a evolução do setor financeiro e do setor empresarial do Estado,
nomeadamente no contexto da sua função acionista.
Acompanhar e monitorizar a execução do Orçamento do Estado –
nomeadamente em colaboração com o Tribunal de Contas e o Conselho das
Finanças Públicas – realizando audições trimestrais com o Governo sobre esta
matéria.
Acompanhar as iniciativas legislativas e demais matérias respeitantes à
Administração Pública.
Assegurar uma maior proximidade aos cidadãos, continuando o trabalho
desenvolvido pela Comissão nas Sessões Legislativas anteriores.
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
40
Página 41
1. Introdução
A Comissão deve exercer as suas competências e controlo político nas seguintes
áreas de atuação:
Grandes Opções do Plano e Programa Nacional de Reformas;
Orçamento e Conta Geral do Estado;
Política Orçamental e de Finanças Públicas;
Relações orçamentais e financeiras com a União Europeia;
Função Acionista do Estado;
Supervisão e Regulação das Atividades e Instituições Financeiras;
Apreciação de relatórios do Tribunal de Contas;
Reforma do Estado, Modernização Administrativa e Administração pública;
Regime jurídico de emprego público, incluindo regime de aposentação da
função pública;
Outras instituições e matérias tuteladas pelo Ministério das Finanças.
2. Iniciativas legislativas
A apreciação das iniciativas legislativas distribuídas à Comissão nos termos das
competências que lhe estão adstritas será efetuada de acordo com o estatuído no
Regimento da Assembleia da República quanto à tramitação de Projetos e Propostas
de Lei (na generalidade e especialidade), e discussão de Projetos de Resolução cuja
apreciação não for remetida a Plenário, por solicitação do proponente.
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
41
Página 42
3. Competências em matéria orçamental e de finanças públicas
A Comissão aprecia, na generalidade e na especialidade, as Propostas de Lei
referente às Grandes Opções do Plano (em simultâneo com a PPL do Orçamento do
Estado) e ao Orçamento do Estado, tendo em consideração, nomeadamente, a sua
coerência com os instrumentos e cenários macroeconómicos, devendo assegurar o
cumprimento das responsabilidades que lhe são acometidas nos termos da
Constituição da República Portuguesa e da Lei de Enquadramento Orçamental (LEO).
Adicionalmente, e tendo o estatuído na LEO, a Comissão deve apreciar o quadro
financeiro plurianual, atualizado anualmente com a Lei do Orçamento do Estado.
Com vista à fiscalização da execução orçamental, a Comissão realizará audições
trimestrais com o Governo sobre esta matéria, e apreciará os relatórios intercalares do
Tribunal de Contas de controlo da execução do Orçamento do Estado, bem como
outras informações deste Tribunal no exercício das suas competências de controlo da
execução orçamental.
A Comissão apreciará a Conta Geral do Estado (CGE) referente a 2012, nos termos
definidos pela LEO e procedendo às necessárias audições.
Política Orçamental e de Finanças Públicas
A Comissão continuará a acompanhar as previsões de organizações nacionais,
europeias e internacionais, em matéria de ambiente económico e financeiro.
Adicionalmente, a Comissão continuará a exercer o controlo político e a avaliação
económica e financeira das operações de gestão da dívida pública, de crédito ativo, de
garantias pessoais concedidas pelo Estado e demais operações previstas no artigo
59.º da Lei de Enquadramento Orçamental.
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
42
Página 43
Relações orçamentais e financeiras com a União Europeia
A Comissão exercerá, no âmbito das suas competências, o controlo político da
atividade do Governo em sede de revisão anual do Programa de Estabilidade e
Crescimento / Documento de Estratégia Orçamental, enquanto instrumento iniciador
do processo orçamental para o ano seguinte, avaliando o seu contributo para a
sustentabilidade das finanças públicas.
De igual modo, a Comissão continuará a apreciar as orientações de política
orçamental e financeira da União Europeia, os seus projetos de recomendações para
Portugal e as recomendações aprovadas em Conselho Europeu, nomeadamente no
contexto das atividades desenvolvidas no âmbito do Semestre Europeu.
Adicionalmente, a Comissão exercerá o controlo político dos fluxos financeiros entre
Portugal e a UE, nomeadamente no âmbito da execução do QREN e na preparação
do Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020.
Enfim, a Comissão pretende acompanhar ativamente as iniciativas das instituições
europeias, em particular as conexas com as iniciativas selecionadas pela COFAP no
âmbito do Programa de Trabalho da Comissão Europeia, em cooperação com a
Comissão de Assuntos Europeus em matéria de escrutínio de iniciativas europeias
(veradiante neste Plano de Atividades).
Função Acionista do Estado
A Comissão prosseguirá o controlo político sobre a função acionista do Estado e os
processos de privatizações, bem como sobre o acompanhamento e avaliação do
desempenho económico e financeiro do Setor Empresarial do Estado, nomeadamente
no contexto do seu novo enquadramento jurídico.
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
43
Página 44
Supervisão e Regulação das Atividades e Instituições Financeiras
A Comissão irá acompanhar a implementação da Lei-Quadro das Entidades
Reguladoras, nomeadamente no contexto das audições periódicas dos reguladores.
Em termos internacionais, a Comissão continuará a acompanhar a reforma da
arquitetura financeira internacional, nomeadamente no âmbito de organismos
internacionais com competências de controlo do risco sistémico e/ou de supervisão
financeira.
4. Competências da COFAP em matéria de administração pública
A Comissão pretende acompanhar, em particular, as políticas de modernização
administrativa e de reforma do Estado, de reestruturação administrativa, a Reforma da
Administração Pública, promovendo, para além da apreciação das iniciativas
legislativas nesta matéria, audições regulares com o membro do Governo que tutela a
Administração Pública.
A Comissão irá acompanhar as alterações do regime jurídico do emprego público e de
aposentação dos trabalhadores em funções públicas.
5. Acompanhamento de iniciativas europeias
Nos termos das competências conferidas pelo Tratado de Lisboa aos Parlamentos
nacionais no âmbito do processo legislativo europeu, bem como em cumprimento da
Lei n.º 43/2006, de 25 de agosto, alterada pela Lei n.º 21/2012, de 17 de maio, a
Comissão continuará a participar no escrutínio das iniciativas europeias cujo objecto
recaia na sua esfera de competência.
A Comissão continuará a acompanhar ativamente as atividades do Semestre Europeu
e a escrutinar as iniciativas europeias conexas.
A partir da análise do Programa de Trabalho da Comissão Europeia para 2013, a
Comissão acompanhará, em particular, as seguintes iniciativas europeias, em
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
44
Página 45
articulação com a Comissão de Assuntos Europeus (sem prejuízo de outras cujo
escrutínio se revele oportuno):
Análise Anual do Crescimento;
Enfrentar os riscos sistémicos relacionados com o «sistema bancário paralelo»;
Quadro comum para o estabelecimento de índices e padrões de referência,
nomeadamente a sua governação e cálculo;
Revisão do Sistema Europeu de Supervisão Financeira;
Proporcionar financiamento a longo prazo através de ações destinadas a
assegurar a eficácia das instituições, mercados e instrumentos financeiros;
Fundos do Quadro Estratégico Comum e governação económica da UE;
Mandatos de negociação por país dos fundos do Quadro Estratégico Comum
para o período 2014-2020;
Reforma do enquadramento dos fundos de investimento coletivo/OICVM VI;
Iniciativa em matéria de faturação eletrónica no domínio dos contratos públicos;
Facilitar a vida das empresas graças a uma declaração normalizada para o
IVA;
Tornar o sistema do IVA mais eficaz através de uma revisão da estrutura de
taxas;
Iniciativa relativa à conta bancária;
Seguimento ao Livro Verde: Rumo a um mercado europeu integrado de
pagamentos eletrónicos através de cartões, Internet e telemóveis;
Modernização dos serviços públicos de emprego;
Criação de um Ministério Público Europeu para proteger os interesses
financeiros da União;
Luta contra o branqueamento de capitais.
6. Tramitação de Petições
A Comissão dará seguimento à apreciação das petições que lhe sejam distribuídas em
razão da matéria.
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
45
Página 46
7. Audições
Para além das audições que, no decurso da atividade regular da Comissão venham a
ser aprovadas, a Comissão irá realizar as seguintes audições:
7.1. Audições com os Membros do Governo, nos termos do n.º 2 do artigo 104.º
do Regimento da Assembleia da República (RAR)
A Comissão deverá realizar quatro audições com a Ministra de Estado e das Finanças,
de natureza trimestral, de acordo com o calendário a elaborar em articulação com o
Governo (previsivelmente em setembro, novembro/OE e, em 2014, nos meses de
fevereiro e maio).
A Comissão deverá, igualmente, realizar quatro audições trimestrais com o Secretário
de Estado do Orçamento, para avaliação da execução orçamental.
Enfim, a Comissão pretende realizar uma ou duas audições com o Secretário de
Estado da Administração Pública, sobre as matérias da sua tutela.
7.2. Audições no âmbito da Lei n.º 43/2006, de 25 de agosto, alterada pela Lei n.º
21/2012, de 17 de maio
A Comissão poderá promover, em conjunto com a Comissão de Assuntos Europeus,
reuniões no âmbito da realização dos Conselhos de Assuntos Económicos e
Financeiros (ECOFIN) que ocorrerão em conformidade com o calendário das
Presidências cipriota, irlandesa e lituana do Conselho da União Europeia.
Adicionalmente, a Comissão poderá realizar outras audições com entidades previstas
no âmbito da referida Lei, nomeadamente com o Presidente do Tribunal de Contas
Europeu, sobre a Conta da União Europeia de 2012, em articulação com a Comissão
de Assuntos Europeus.
A Comissão poderá promover audições com Deputados ao Parlamento Europeu ou
dos Parlamentos nacionais da UE, cujas atividades se relacionem com matérias
conexas com as áreas de competência da COFAP.
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
46
Página 47
7.3. Audições no âmbito dos processos de finanças públicas
Audições no âmbito da apreciação da Proposta de Lei referente ao
Orçamento do Estado para 2014
Em cumprimento do processo orçamental estabelecido na constituição, na LEO e nos
artigos 205.º e seguintes do Regimento da Assembleia da República, bem como da
prática parlamentar anualmente reiterada, serão realizadas audições com os membros
do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças e da Segurança Social, na fase da
apreciação da iniciativa na generalidade, e com todos os Ministros, na fase da
apreciação na especialidade, em conjunto com as respetivas comissões
parlamentares, competentes em razão da matéria.
Adicionalmente, serão realizadas audições com o Conselho Económico e Social, o
Conselho de Finanças Públicas, a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a
Associação Nacional de Freguesias e outras entidades que a Comissão delibere ouvir,
para obtenção dos esclarecimentos necessários à apreciação da iniciativa.
Em simultâneo com a Proposta de Lei referente ao Orçamento do Estado para 2014,
deverá ser atualizado o quadro plurianual de programação orçamental, nos termos do
estatuído na Lei de Enquadramento Orçamental.
Audições no âmbito da apreciação da Proposta de Lei referente às
Grandes Opções do Plano
No âmbito do processo de apreciação das Grandes Opções do Plano, será ouvido em
audição a Ministra de Estado e das Finanças e o Conselho Económico e Social.
Audições no âmbito da apreciação da Conta Geral do Estado de 2012
Em cumprimento do processo de apreciação estabelecido nos artigos 205.º e
seguintes do Regimento da Assembleia da República, bem como da prática
parlamentar, serão realizadas audições com a Ministra de Estado e das Finanças, o
Conselho Económico e Social e o Tribunal de Contas, precedendo parecer prévio
destes dois últimos.
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
47
Página 48
7.4. Outras Audições
No âmbito do acompanhamento das matérias inseridas na sua esfera de
competências, a Comissão irá realizar audições com diversas entidades,
nomeadamente:
Uma audição com o Ministro de Estado e das Finanças sobre a revisão anual
do Programa de Estabilidade e Crescimento / Documento de Estratégia
Orçamental e do Quadro Plurianual de Programação Orçamental (nos termos
dos artigos 12.º-B e 12.º-D da Lei de Enquadramento Orçamental);
Uma audição com o Conselho de Finanças Públicas sobre a matéria constante
do ponto anterior;
Uma audição com o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, sobre o
Relatório anual de combate à fraude e evasão fiscais e aduaneiras, referente
ao ano de 2013;
Uma audição com os reguladores abaixo elencados:
- Banco de Portugal;
- Comissão do Mercado de Valores Mobiliários;
- Instituto de Seguros de Portugal;
- Autoridade da Concorrência1;
- Instituto de Gestão do Crédito Público.
8. Audiências
A Comissão concederá audiências às entidades que o solicitem, dando delas
conhecimento às Comissões que, direta ou indiretamente, possam ter interesse nas
matérias em questão.
Sempre que oportuno, serão solicitados esclarecimentos ao Governo ou a ele
remetidas informações sobre os assuntos debatidos nas audiências.
1 Audição a realizar em conjunto com a Comissão de Economia e Obras Públicas.
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
48
Página 49
9. Eventos
A Comissão poderá realizar eventos sobre questões nacionais e/ou internacionais.
10. Deslocações e representações
Para além das deslocações programadas, poderão realizar-se outras, da Comissão ou
de alguns dos seus membros, em sua representação, em particular na sequência de
despachos exarados pela Presidente da Assembleia da República e no âmbito da
representação internacional da Assembleia da República, nomeadamente em reuniões
interparlamentares com comissões homólogas.
11. Estimativa orçamental de funcionamento da Comissão
A Comissão pretende continuar assegurar uma execução rigorosa e eficiente do seu
orçamento, privilegiando as atividades de representação da Assembleia da República.
Como tal, propõe manter o orçamento aprovado em sede do último Orçamento da
Assembleia da República, com uma redução de cerca de 5%.
12. Coordenação da atividade da Unidade Técnica de Apoio Orçamental
A Comissão, através da Mesa, promoverá o acompanhamento e coordenação dos
trabalhos da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), designadamente no que
concerne à execução do plano de atividades.
Palácio de S. Bento, 11 de setembro de 2013
O PRESIDENTE DA COMISSÃO
(Eduardo Cabrita)
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
49
Página 50
COMISSÃO DE ASSUNTOS CONSTITUCIONAIS, DIREITOS, LIBERDADES E GARANTIAS
ÍNDICE
1. Introdução
2. Reuniões CACDLG
3. Organização Interna
4. Iniciativas legislativas
6. Outros pareceres/relatórios
7. Petições
8. Audições
9. Audiências
10. Eventos
11. Deslocações/ Representações
12. Subcomissão de Igualdade
13. Grupos de Trabalho
Relatório de Atividades (aprovado em 11 de setembro de
2013)
XII Legislatura
2.ª Sessão Legislativa
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
50
Página 51
1. Introdução
Estando a terminar a 2.ª Sessão Legislativa da XII Legislatura cabe, nos termos regimentais, fazer um
relatório da atividade desenvolvida pela Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e
Garantias.
A 2.ª Sessão Legislativa foi um período de extensos debates nas áreas suscitadas pela apresentação das
81 iniciativas legislativas de cuja apreciação a Comissão foi incumbida e que deram origem à
aprovação de Leis da Assembleia da República, em matérias de que se destacam a aprovação do novo
Código de Processo Civil; as alterações do Código Penal e do Código de Processo Penal, bem como
do Código da Execução de Penas; a alteração da Lei da Nacionalidade e do Estatuto do Provedor de
Justiça; a criação do Tribunal Arbitral do Desporto; a aprovação da Lei de Organização e
Funcionamento do Conselho de Fiscalização da Base de Dados de Perfis de ADN; a alteração da Lei
das Armas e do regime jurídico de detenção dos animais perigosos; a aprovação do regime jurídico do
exercício da atividade de segurança privada; a aprovação do regime jurídico da mediação e a primeira
alteração da Lei dos Julgados de Paz; o novo regime jurídico do processo de inventário e o Estatuto do
Administrador Judicial.
Das 81 iniciativas legislativas apreciadas, uma pequena parte não chegou a merecer parecer da
Comissão, por ter baixado em data coincidente com a da sua apreciação em Plenário ou sem a
antecedência mínima suficiente, muito embora se trate de número pouco significativo de iniciativas,
pois que a Comissão sempre procurou emitir parecer sobre todas as iniciativas, mesmo em situações
de prazos regimentais reduzidos.
Tal situação veio confirmar uma preocupação que já havia sido expressa na anterior sessão legislativa,
relativa à necessidade de cumprimento dos prazos estritos para a apreciação de iniciativas legislativas
previstos no Regimento de 2007, designadamente para a elaboração, pela Comissão competente, do
parecer prévio à sua discussão e votação na generalidade em Plenário.
Com efeito, se é verdade que o RAR admite o “consenso estabelecido na Conferência de Líderes no
sentido de a discussão em comissão parlamentar ou em reunião plenária poder ter lugar com
dispensa dos prazos estabelecidos”, os agendamentos urgentes das iniciativas legislativas surgem em
prejuízo da boa qualidade das leis.Tal celeridade não só não permite, em alguns casos, e dificulta,
noutros, a elaboração de notas técnicas pelos serviços da AR, como dificulta à Comissão a apreciação
da iniciativa, a consulta pública das entidades interessadas, a elaboração do parecer, que o RAR impõe
que seja “devidamente fundamentado”, o debate atempado e informado e a consequente decisão
legislativa que, para além dos critérios políticos, não pode deixar de ser uma decisão informada.
Por outro lado, o facto de ter deixado de ser determinada a baixa das iniciativas legislativas na
generalidade a mais do que uma Comissão levou a que a Comissão de Assuntos Constitucionais,
Direitos, Liberdades e Garantias não tivesse sido chamada a pronunciar-se sobre iniciativas
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
51
Página 52
legislativas contendo normas penais e contraordenacionais, muito embora as comissões competentes
tivessem, em alguns casos, suscitado depois a sua intervenção.
Parece, por isso, que a falta de designação de mais do que uma Comissão em matérias transversais
poderá não cumprir os propósitos do processo legislativo, podendo contribuir para perturbação,
assimetrias ou incoerências na legislação, pelo que seria útil que passasse a ser logo determinada a
baixa simultânea à Comissão competente em razão da matéria e outras comissões com competência na
matéria, e não esperar que cada Comissão determine se há ou não conexão com outras e as venha (ou
não) a consultar.
Tendo em vista a apreciação e discussão das matérias objeto das iniciativas apreciadas, e também no
âmbito do seu poder de fiscalização da atividade do Governo, a Comissão ouviu, para além dos
membros do Governo com competência naquelas áreas, diversas outras entidades especializadas nas
matérias em causa ou representativas dos sectores envolvidos.
No âmbito da sua competência de acompanhamento das políticas relativas à Justiça, à Administração
Interna e à Igualdade, a Comissão procedeu à audição dos membros do Governo competentes (tanto as
audições obrigatórias a que se refere o n.º 2 do artigo 104.º do RAR, como as motivadas por
requerimento ou por exercício de um direito potestativo) e de outras entidades, em diferentes áreas
temáticas, quer por incumbência legal, quer a requerimento dos Grupos Parlamentares.
Das 43 audições realizadas na Comissão e das cerca de 30 realizadas em grupos de trabalho,
destacam-se as dos candidatos a Provedor de Justiça e a vogais da Comissão Nacional de Eleições; da
APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vitima e do Relator Nacional Português do Tráfico de
Seres Humanos; do Conselho de Fiscalização do Sistema Integrado de Informação Criminal; do
Provedor de Justiça; dos candidatos ao Conselho de Fiscalização da Base de Dados de Perfis de ADN;
da Comissão de Fiscalização dos Centros Educativos; do Conselho Superior da Magistratura; do
Conselho Superior do Ministério Público; do Conselho dos Oficiais de Justiça; da Câmara dos
Solicitadores; do Bastonário da Ordem dos Advogados; dos candidatos ao Conselho de Fiscalização
do SIRP; da Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco e da Inspetora Geral da
Administração Interna, para além das dezenas de audições promovidas no âmbito da apreciação das
Propostas de Lei de aprovação de um novo Código de Processo Civil, de uma nova lei da Organização
Judiciária e do Projeto de Lei que Consagra a possibilidade de co-adoção pelo cônjuge ou unido de
facto do mesmo sexo.
No que concerne às 33 petições apreciadas pela Comissão, foi concluída a quase totalidade das
petições pendentes, incluindo todas as que haviam transitado da 1.ª sessão legislativa e 24 das 26
entradas na presente sessão, tendo sido admitidas novas petições que mereceram apreciação,
suscitaram diligências de informação e audição obrigatórias dos peticionantes, transitando apenas para
a próxima sessão legislativa duas petições, de recente admissão.
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
52
Página 53
A Comissão procurou desburocratizar o tratamento do expediente recebido, tendo apreciado vários
documentos (na ordem das 8 centenas), muitos dos quais contendo verdadeiras queixas ou
reclamações, correspondendo à perceção de que a apreciação daquelas exposições se traduz num
esforço de aproximação do poder político aos cidadãos, permitindo, em muitos casos, não só
contribuir para resolver problemas individuais, como também detetar eventuais deficiências
legislativas nas áreas de ação da Comissão.
A Comissão intensificou ainda o acompanhamento de iniciativas legislativas e não legislativas
europeias, através da emissão de 63 relatórios, de acordo com a nova metodologia resultante do
Tratado de Lisboa e da alteração, em 2012, da Lei n.º 43/2006, tendo apenas permanecido pendentes 4
iniciativas, num significativo esforço de apreciação.
No âmbito do acompanhamento dos assuntos europeus, a Comissão participou ainda em reuniões
interparlamentares dos Parlamentos nacionais dos Estados Membros e do Parlamento Europeu, em
Bruxelas, designadamente sobre a luta contra o crime organizado; o branqueamento de capitais e a
corrupção; a proposta de quotas nos Conselhos de Administração das empresas; o programa de
Estocolmo, incluindo a proposta EUROPOL; a igualdade nos Parlamentos e a Justiça em tempo de
austeridade. Participou ainda no 3.º Fórum Luso-Espanhol, bem como em simpósios sobre direitos
humanos e política externa e sobre terrorismo.
Entre as 80 reuniões realizadas na 2.ª sessão, conta-se a cerimónia de entrega do Prémio Direitos
Humanos 2012, promovida pela Comissão e, em conjunto com o CEJ, a Conferência “ESTADO DE
DIREITO E DIREITOS FUNDAMENTAIS: A CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS
FUNDAMENTAIS PELOS TRIBUNAIS” , bem como as comemorações do Dia Internacional da
Mulher, para além da Conferência Internacional sobre "Servidão Doméstica e Mendicidade: Formas
Invisíveis de Tráfico para Exploração Laboral". Promoveu ainda, através da sua Subcomissão de
Igualdade, um colóquio sobre violência contra mulheres e a Convenção de Istambul, e um outro sobre
violência contra idosos.
Destaca-se, por fim, a homenagem que, em 25 de junho de 2013, a Comissão prestou ao Senhor
Deputado Osvaldo de Castro, anterior Presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos,
Liberdades e Garantias, falecido no dia 20 de Junho de 2013.
Podem ser consultadas em www.parlamento.pt, na hiperligação da Comissão de Assuntos
Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias (CACDLG), as seguintes informações:
Competências da Comissão;
Plano de atividades para a 2.ª SL da XII Legislatura;
O Presidente da Comissão, Fernando Negrão
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
53
Página 54
Descrição das atividades desenvolvidas
2. Reuniões CACDLG
Mês Dia Total
Setembro de 2012 19 e 26 2
Outubro de 2012 2, 3, 10, 16, 17, 24 e 25 7
Novembro de 2012 8, 9, 13 (2), 20, 21 e 28 7
Dezembro de 2012 10, 11, 12, 19 e 27 5
Janeiro de 2013 9, 16, 23, 29 (2), 30 6
Fevereiro de 2013 5 (2), 6, 12, 13, 20, 26, 27 8
Março de 2013 5 (2), 6, 13, 19, 20 (2), 26 e 27 9
Abril de 2013 3, 9, 10, 17, 24 e 30 6
Maio de 2013 7, 8, 14, 15, 22, 23, 28, 29 e 31 9
Junho de 2013 4, 5, 12, 18, 19, 25 e 26 7
Julho de 2013 2, 3, 8, 9, 10, 11, 17 (2), 23 (2), 26 e 30 12
Setembro de 2013 10 e 11 2
Total 80
As atas das reuniões da Comissão podem ser consultadas aqui
Quadro global de presenças/ausências relativo aos períodos compreendidos entre
15 de setembro de 2012 a 2 de setembro de 2013 (provisório porque atualizado a 2 de
setembro de 2013)
Comissão e GP Total de
Presenças* Faltas
Justificadas Faltas
Injustificadas Trabalho
Parlamentar Total de
Ausências Total de reuniões
1.ª CACDLG
PSD 753 115 11 43 169
79
PS 487 83 14 36 133 CDS-PP 116 26 4 11 41 PCP 100 10 1 3 14 BE 70 4 0 4 8 PEV 11 25 4 29 58 Totais 1537 263 34 126 423
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
54
Página 55
3. Organização Interna A CACDLG é composta por 23 Deputados efetivos e 22 Deputados suplentes, abaixo indicados
MEMBROS EFETIVOS
Fernando Negrão, Presidente Sérgio Sousa Pinto, Vice-Presidente Telmo Correia, Vice-Presidente e Coordenador do Grupo Parlamentar
PSD PS
CDS/PP
Andreia Neto Carlos Peixoto Francisca Almeida Hugo Lopes Soares Hugo Velosa, Coordenador do Grupo Parlamentar João Lobo Maria Paula Cardoso Paulo Rios de Oliveira Paulo Simões Ribeiro Teresa Leal Coelho
PSD
Filipe Neto Brandão Isabel Alves Moreira Isabel Oneto Jorge Lacão Luís Pita Ameixa, Coordenador do Grupo Parlamentar Ricardo Rodrigues, Coordenador do Grupo Parlamentar
PS
Teresa Anjinho CDS-PP
João Oliveira, Coordenador do Grupo Parlamentar PCP
Cecília Honório, Coordenadora do Grupo Parlamentar BE
José Luís Ferreira, Coordenador do Grupo Parlamentar PEV
MEMBROS SUPLENTES
António Rodrigues Carla Rodrigues Carlos Abreu Amorim Correia de Jesus Guilherme Silva Luís Montenegro Margarida Almeida Mendes Bota Mónica Ferro Nilza de Sena
PSD
Alberto Costa Ana Catarina Mendonça Mendes António Braga Elza Pais Maria de Belém Roseira Pedro Delgado Alves Rui Paulo Figueiredo
PS
Nuno Magalhães CDS-PP
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
55
Página 56
Teresa Caeiro
António Filipe PCP
Luís Fazenda BE
Heloísa Apolónia PEV
Verificaram-se as seguintes alterações na composição da CACDLG:
10 de dezembro de 2012 - o Grupo Parlamentar do BE indica o Deputado Luís Fazenda como membro suplente, em substituição do Deputado João Semedo.
4. Iniciativas legislativas
Baixaram à CACDLG, na 2.ª Sessão Legislativa, 54 iniciativas legislativas (Propostas e Projetos de Lei) e 8 Projetos de Resolução
PROPOSTAS DE LEI
- Apreciadas 27: 25 concluídas, 4 das quais aguardam discussão e votação na generalidade em
Plenário (5 da 1.ª SL); 2 pendentes (1 da 1.ª SL).
- Baixaram na 2.ª Sessão Legislativa 21; - Transitaram da 1.ª Sessão Legislativa 6
Concluídas (25)
N.º AUTOR ASSUNTO BAIXA
COMISSÃO GENERALIDE
NOMEAÇÃO RELATOR DATA
ESTADO NA COMISSÃO
74/XII/1.ª (ALRAA)
Comissões de Inquérito da Assembleia Legislativa da
Região Autónoma dos Açores. 21-06-2012
Deputado Ricardo Rodrigues (PS)
27-06-2012
Iniciativa Caducada
2012-11-04
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
56
Página 57
N.º AUTOR ASSUNTO BAIXA
COMISSÃO GENERALIDE
NOMEAÇÃO RELATOR DATA
ESTADO NA COMISSÃO
75/XII/1.ª (GOV)
Procede à alteração do Código Penal, aprovado pelo Decreto-
Lei n.º 400/82, de 23 de setembro
25-06-2012 Deputada
Isabel Oneto (PS) 27-06-2012
Lei 19/2013
76/XII/1.ª (GOV)
Procede à terceira alteração ao Código da Execução das Penas
e medidas privativas de liberdade aprovado pela Lei n.º
115/2009, de 12 de outubro
25-06-2012 Deputado Filipe Neto
Brandão (PS) 27-06-2012
Lei 21/2013
77/XII/1.ª (GOV)
Altera o Código de Processo Penal, aprovado pelo Decreto-
Lei n.º 78/87, de 17 de fevereiro.
25-06-2012 Deputada
Isabel Oneto (PS) 27-06-2012
Lei 20/2013
84/XII/1.ª (GOV)
Cria o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), com
competência específica para administrar a justiça
relativamente a litígios que relevam do ordenamento
jurídico desportivo ou relacionados com a prática do
desporto, e aprova a lei do TAD.
11-07-2012
Não foi distribuído nem emitido parecer pela 1.ª
por ter baixado à Comissão a 11-07-2012 e ter sido apreciado na
generalidade em Plenário a 13-07-2011
2013-08-02 Decreto (2ª
versão) (Publicação)
Decreto da Assembleia
170/XII
2013-08-30 | Envio INCM (2ª versão)
97/XII/2.ª (ALRAA)
Estabelece o Regime do Referendo Regional.
26-09-2012
Foi deliberado na reunião de 3-10-2012 não emitir parecer em
face da iminente caducidade da PPL 97 (termo da legislatura
após eleições de 14-10-2012) of GAB-PAR n.º
1312/2012 de 3-10-2012
Iniciativa Caducada
2012-11-04
100/XII/2.ª (GOV)
Aprova as Grandes Opções do Plano para 2013.
10-10-2012 Deputado Luís Pita
Ameixa (PS) 17-10-2012 Lei 66-A/2012
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
57
Página 58
N.º AUTOR ASSUNTO BAIXA
COMISSÃO GENERALIDE
NOMEAÇÃO RELATOR DATA
ESTADO NA COMISSÃO
103/XII/2.ª (GOV)
Aprova o Orçamento do Estado para 2013
Deputado Ricardo Rodrigues (PS) – Justiça; Deputado Hugo Lopes
Soares (PSD) -Administração Interna;
Deputada Elza Pais (PS) - Igualdade 17-
10-2012
Lei 66-B/2012
105/XII/2.ª (GOV)
Aprova o Regime Jurídico do Processo de Inventário
26-10-2012
Deputado Ricardo Rodrigues (PS) a 8-11-
2012 / Parecer rejeitado a 28-11-2012) / Nomeado novo
Deputado Relator - Deputado Carlos
Peixoto (PSD) a 28-11-2012
Lei 23/2013
107/XII/2.ª (GOV)
Estabelece o Estatuto do Administrador Judicial.
19-11-2012 Deputado Sérgio Sousa Pinto (PS) 28-11-2012
Lei 22/2013
113/XII/2.ª (GOV)
Aprova o Código de Processo Civil.
05-12-2012 Deputado Luís Pita
Ameixa (PS) 12-12-2012
Lei 41/2013
Retificação
114/XII/2.ª (GOV)
Aprova a Lei de Organização do Sistema Judiciário.
05-12-2012 Deputado Luís Pita
Ameixa (PS) / Indicado pelo PS a 13-12-2012
Lei 62/2013
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
58
Página 59
N.º AUTOR ASSUNTO BAIXA
COMISSÃO GENERALIDE
NOMEAÇÃO RELATOR DATA
ESTADO NA COMISSÃO
115/XII/2.ª (GOV)
Procede à primeira alteração à Lei de Organização,
Competência e Funcionamento dos Julgados de Paz, aprovada pela Lei n.º 78/2001, de 13 de
julho, aperfeiçoando alguns aspetos de organização e
funcionamento dos julgados de paz.
05-12-2012 Deputado Filipe Neto
Brandão (PS) 12-12-2012 Lei 54/2013
116/XII/2.ª (GOV)
Estabelece os princípios gerais aplicáveis à mediação realizada
em Portugal, bem como os regimes jurídicos da mediação
civil e comercial, dos mediadores e da mediação
pública.
05-12-2012 Deputada Isabel Alves
Moreira (PS) 12-12-2012 Lei 29/2013
117/XII/2.ª (GOV)
Estabelece o regime do exercício da atividade de
segurança privada. 13-12-2012
Deputado Filipe Neto Brandão (PS) em 19-12-
2012
Lei 34/2013
135/XII/2.ª (GOV)
Procede à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 315/2009, de 29 de outubro, que aprovou o
regime jurídico da criação, reprodução e detenção de
animais perigosos e potencialmente perigosos,
enquanto animais de companhia reforçando os
requisitos da detenção e os regimes penal e
contraordenacional
28-03-2013 Deputado Pedro
Delgado Alves (PS) em 03-04-2013
Lei 46/2013
136/XII/2.ª (GOV)
Procede à quinta alteração à Lei n.º 5/2006, de 23 de
fevereiro, que aprova o novo regime jurídico das armas e
suas munições
28-03-2013 Deputado António Filipe
(PCP) em 3-04-2013 Lei 50/2013
143/XII/2.ª (ALRAM)
Estabelece obrigatoriedade de elaboração e apresentação de
um relatório anual sobre os direitos da criança e a situação
da infância em Portugal.
08-05-2013
Não Admissão 16-05-2013 Despacho da PAR [formato
PDF]
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
59
Página 60
N.º AUTOR ASSUNTO BAIXA
COMISSÃO GENERALIDE
NOMEAÇÃO RELATOR DATA
ESTADO NA COMISSÃO
144/XII/2.ª (GOV)
Procede à segunda alteração à Lei n.º 2/2008, de 14 de
janeiro, que regula o ingresso nas magistraturas, a formação de magistrados e a natureza,
estrutura e funcionamento do Centro de Estudos Judiciários e
os respetivos pareceres.
07-05-2013 Deputado Filipe Neto
Brandão (PS) em 15-05-2013
Lei 45/2013
158/XII/2.ª (GOV)
Estabelece o regime aplicável aos grafitos, afixações,
picotagem e outras formas de alteração, ainda que
temporária, das caraterísticas originais de superfícies exteriores de edifícios,
pavimentos, passeios, muros, e outras infraestruturas
26-06-2013 Deputado Carlos Peixoto
(PSD) a 26-06-2013 Lei 61/2013
160/XII/2.ª (GOV)
Cria a Comissão para o Acompanhamento dos Auxiliares da Justiça.
02-07-2013 Filipe Neto Brandão (PS)
Indicado pelo PS a 16-07-2013
Parecer aprovado em
Comissão a 11-09-2013/ Aguarda
discussão e votação na
generalidade em Plenário
161/XII/2.ª (ALRAA)
Comissões de Inquérito da Assembleia Legislativa da
Região Autónoma dos Açores 09-07-2013
Deputado Ricardo Rodrigues (PS) 10-07-
2013
Parecer aprovado em
Comissão a 11-09-2013/ Aguarda
discussão e votação na
generalidade em Plenário
162/XII/2.ª (ALRAA)
Estabelece o Regime do Referendo Regional.
09-07-2013 Deputado Ricardo
Rodrigues (PS) 10-07-2013
Parecer aprovado em
Comissão a 11-09-2013/ Aguarda
discussão e votação na
generalidade em Plenário
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
60
Página 61
N.º AUTOR ASSUNTO BAIXA
COMISSÃO GENERALIDE
NOMEAÇÃO RELATOR DATA
ESTADO NA COMISSÃO
164/XII/2.ª (ALRAA)
Sétima alteração à Lei Eleitoral para a Assembleia Legislativa
da Região Autónoma dos Açores, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 267/80, de 8 de agosto, alterado pelas Leis n.º 28/82,
de 15 de novembro, e n.º 72/93, de 30 de Novembro, e Leis Orgânicas n.º 2/2000, de 14 de julho, n.º 2/2001, de 25
de agosto, n.º 5/2006, de 31 de agosto, e 2/2012, de 14 de
junho
11-07-2013 Deputado Ricardo
Rodrigues (PS) 17-07-2013
Parecer aprovado em
Comissão a 11-09-2013/ Aguarda
discussão e votação na
generalidade em Plenário
165/XII/2.ª (ALRAA)
Oitava alteração à Lei Eleitoral para a Assembleia Legislativa
da Região Autónoma dos Açores, Decreto-Lei n.º 267/80, de 8 de agosto, na redação que lhe foi conferida pelas Leis n.º 28/82, de 15 de novembro, e
n.º 72/93, de 30 de Novembro, e Leis Orgânicas n.º 2/2000, de 14 de julho, n.º 2/2001, de 25
de agosto, n.º 5/2006, de 31 de agosto, e 2/2012, de 14 de
junho.
11-07-2013 Deputado Ricardo
Rodrigues (PS) 17-07-2013
Parecer aprovado em
Comissão a 11-09-2013/ Aguarda
discussão e votação na
generalidade em Plenário
Pendentes (2)
N.º AUTOR ASSUNTO BAIXA
COMISSÃO GENERALIDE
NOMEAÇÃO RELATOR DATA
ESTADO NA COMISSÃO
86/XII/1.ª (ALRAM)
Institui a proibição genérica de todas as substâncias
psicoativas. 20-07-2012
Deputado Hugo Velosa (PSD)
30-07-2012
NOVA APRECIAÇÃO NA GENERALIDADE (Requerimento aprovado a 15-
03-2013 – 60 dias)
169/XII/2.ª (GOV)
Transpõe a Diretiva n.º 2011/77/UE do Parlamento
Europeu e do Conselho, de 27 de setembro, relativa ao prazo
de proteção do Direito de Autor e de certos Direitos
Conexos, e altera o Código do Direito Autor e dos Direitos
Conexos, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de
março.
26-08-2013 Deputada Isabel Alves
Moreira (PS) 11-09-2013 GENERALIDADE
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
61
Página 62
PROJETOS DE LEI (46)
Apreciados 46 Projetos de Lei 35 concluídos, 5 dos quais aguardam apreciação na generalidade em
Plenário (10 da 1.ª SL); 11 pendentes (3 da 1.ª SL).
- Baixaram na 2.ª Sessão Legislativa 33; - Transitaram da 1.ª Sessão Legislativa 13
Concluídos
N.º AUTOR ASSUNTO ADMISSÃO
PUBLICAÇÃO NOMEAÇÃO RELATOR
DATA ESTADO NA COMISSÃO
148/XII/1.ª (BE)
Altera a Lei-Quadro do Sistema de Informações da República
Portuguesa, reforçando as competências da Comissão de Fiscalização de Dados do SIRP nos casos de recolha ilegítima de informação por parte dos
serviços de informações
25-01-2012 Deputado Hugo Lopes
Soares (PSD) em 01-02-2012
2012-09-19 | Retirada da
iniciativa
149/XII/1.ª (BE)
Altera a Lei-Quadro do Serviço de Informações da República Portuguesa, consagrando o
"período de nojo" para os seus dirigentes e funcionários com especiais responsabilidades
25-01-2012 Deputado Hugo Lopes
Soares (PSD) em 01-02-2012
2012-09-19 | Retirada da
iniciativa
194/XII/1.ª (BE)
Reforça as medidas de proteção às vítimas de violência
doméstica. 06-03-2012
Não foi emitido parecer por ter baixado a 06-
03-2012 e se encontrar agendado para Plenário
do dia 09-03-2012
Lei 19/2013
236/XII/1.ª (PS)
Cria o Tribunal Arbitral do Desporto.
23-05-2012 Deputado Paulo Simões
Ribeiro (PSD) 30-05-2012
2013-08-02 Decreto (2.ª
versão) (Publicação)
Decreto da Assembleia
170/XII
2013-08-30 | Envio INCM (2ª versão)
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
62
Página 63
N.º AUTOR ASSUNTO ADMISSÃO
PUBLICAÇÃO NOMEAÇÃO RELATOR
DATA ESTADO NA COMISSÃO
251/XII/1.ª (PCP)
Cria a Comissão da Assembleia da República para a Fiscalização do Sistema de Informações da
República Portuguesa
21-06-2012 Deputado Carlos
Peixoto (PSD) em 27-06-2012
2012-10-11 | Retirada da
iniciativa
258/XII/1.ª (PS)
Altera o artigo 47.º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos - sétima
alteração ao Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
29-06-2012 Deputada Andreia Neto
(PSD) em 04-07-2012
Lei 65/2012
264/XII/1.ª (PS)
Crimes da responsabilidade de titulares de cargos políticos ou
de altos cargos públicos. 04-07-2012
Não foi emitido parecer por ter baixado a 04-
07-2012 e se encontrar agendado para Plenário
do dia 12-07-2012
Lei 4/2013
266/XII/1.ª (PCP)
Altera o Código de Processo Penal estabelecendo a
obrigatoriedade de assistência do arguido por defensor no
inquérito e garantindo maior celeridade no julgamento da
criminalidade de menor gravidade.
11-07-2012
Não foi emitido parecer por ter baixado a 11-
07-2012 e se encontrar agendado para Plenário
do dia 12-07-2012
Lei 20/2013
269/XII/1.ª (BE)
Proporciona condições equitativas para a apresentação de listas de cidadãos às eleições
dos Órgãos das Autarquias Locais procede à quinta
alteração à Lei Orgânica n.º 1/2001, de 14 de agosto.
17-07-2012 Deputado Luis Pita
Ameixa (PS) a 25-07-2012
Rejeitado na Generalidade em Plenário a 17-05-
2013
272/XII/1.ª (BE)
Igualdade de tratamento das listas de cidadãos eleitores e
dos partidos políticos e coligações aos órgãos das
autarquias locais (Procede à quinta alteração à lei orgânica
n.º 1/2001, de 14 de agosto, e à quarta alteração à lei n.º
19/2003, de 20 de junho).
20-07-2012 Deputado Luis Pita
Ameixa (PS) a 25-07-2012
Rejeitado na Generalidade em Plenário a 17-05-
2013
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
63
Página 64
N.º AUTOR ASSUNTO ADMISSÃO
PUBLICAÇÃO NOMEAÇÃO RELATOR
DATA ESTADO NA COMISSÃO
292/XII/2.ª (PSD/CDS-
PP)
1.ª alteração à Lei n.º 55/2010, de 24 de dezembro,
consagrando nova redução na subvenção e no limite das despesas nas campanhas
eleitorais, e 4.ª alteração à Lei n.º 19/2003, de 20 de junho,
limitando o montante da subvenção que pode ser
canalizado para as despesas com outdoors.
27-09-2012 Deputado Ricardo
Rodrigues (PS) a 03-10-2012
Lei 1/2013
301/XII/2.ª (PSD/CDS-
PP)
Terceira alteração à Lei n.º 9/91, de 9 de abril (Estatuto do Provedor de Justiça), alterada pelas Leis n.ºs 30/96, de 14 de agosto, e 52-A/2005, de 10 de
outubro.
10-10-12 Deputado Filipe Neto Brandão (PS) 17-10-
2012 Lei 17/2013
309/XII/2.ª (PS)
Terceira Alteração à Lei n.º 9/91, de 9 de Abril (Estatuto do Provedor de Justiça), alterada pelas Leis n.º 30/96, de 14 de Agosto, e 52-A/2005, de 10 de
Outubro.
24-10-12
Não foi emitido parecer por ter baixado a 24-
10-2012 e se encontrar agendada a sua
discussão na generalidade para o
Plenário do mesmo dia (24-10-2012)
Lei 17/2013
316/XII/2.ª (PCP)
Criminaliza o recurso aos "falsos recibos verdes".
07-11-2012 Redistribuído à 10.ª
Comissão a 20-11-2012
Redistribuído à 10.ª Comissão a
20-11-2012 (Rejeitado na
Generalidade em Plenário a 25-01-
2013)
326/XII2.ª (BE)
Aprova a Lei de Organização e Funcionamento do Conselho de Fiscalização da Base de Dados de Perfis de ADN e altera a Lei n.º 5/2008, de 12 de fevereiro.
03-01-2013 Deputada Maria Paula Cardoso (PSD) a 9-01-
2013 Lei 40/2013
333/XII/2.ª (PCP)
Estabelece a rede nacional, o regime de competência, a
organização e o funcionamento dos julgados de paz.
23-01-2013
Não foi emitido parecer por ter baixado a 23-
01-2013 e se encontrar agendada a sua
discussão na generalidade para o
plenário do dia 24-01-2013
Rejeitado na Generalidade em Plenário a 19-06-
2013
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
64
Página 65
N.º AUTOR ASSUNTO ADMISSÃO
PUBLICAÇÃO NOMEAÇÃO RELATOR
DATA ESTADO NA COMISSÃO
334/XII/2.ª (BE)
Altera a Lei dos Julgados de Paz (primeira alteração à Lei nº 78/2001, de 13 de julho).
23-01-2013
Não foi emitido parecer por ter baixado a 23-
01-2013 e se encontrar agendada a sua discussão para o
plenário do dia 24-01-2013
Rejeitado na Generalidade em Plenário a 19-06-
2013
341/XII/2.ª (PCP)
Altera o Estatuto dos Deputados e o Regime Jurídico
de Incompatibilidades e Impedimentos dos Titulares de Cargos Políticos e Altos Cargos
Públicos
01-02-2013
Não foi emitido parecer por ter baixado a 5-02-
2013 e se encontrar agendada a sua discussão para o
plenário do dia 8-02-2013
Rejeitado na Generalidade em Plenário a 08-02-
2013
343/XII/2.ª (BE)
Altera o regime de incompatibilidades dos
deputados bem como o regime de incompatibilidades e
impedimentos dos titulares de cargos políticos e de altos
cargos públicos.
01-02-2013
Não foi emitido parecer por ter baixado a 5-02-
2013 e se encontrar agendada a sua discussão para o
plenário do dia 8-02-2013
Rejeitado na Generalidade em Plenário a 08-02-
2013
364/XII/2.ª (BE)
Reforça a proteção das vítimas de crime de tráfico de pessoas.
27-02-2013 Deputada Elza Pais (PS)
6-03-2013
Rejeitado na Generalidade em Plenário a 15-03-
2013
365/XII/2.ª (BE)
Revoga a Lei do novo Regime de Arrendamento Urbano
(revogação da Lei n.º 31/2012, de 14 de agosto, que procede à revisão do Regime Jurídico do
Arrendamento urbano, alterando o Código Civil, o
Código de Processo Civil e a Lei n.º 6/2006, de 27 de fevereiro)
27-02-2013
Solicitada a redistribuição à
CAOTPL ao GAB-PAR através do ofício n.º 275/2013 de 28-02-
2013 / Despacho GAB-PAR em 4-03-2013
Redistribuído à 11.ª Comissão – CAOTPL a 4-03-
2013
373/XII/2.ª (PS)
Quinta alteração à Lei n.º 37/81, de 3 de Outubro (Lei da
Nacionalidade). 08-03-2013
Deputado Paulo Simões Ribeiro (PSD) em 13-03-
2013
Lei 43/2013
Lei Orgânica 1/2013
375/XII/2.ª (PS)
Reforça o estatuto das vítimas de tráfico de seres humanos e procede à segunda alteração à Lei n.º 23/2007, de 4 de julho
13-03-2013
Não foi emitido parecer por ter baixado a 13-
03-2013 e se encontrar agendada a sua discussão para o
plenário do dia 15-03-2013
Rejeitado na Generalidade em Plenário a 15-03-
2013
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
65
Página 66
N.º AUTOR ASSUNTO ADMISSÃO
PUBLICAÇÃO NOMEAÇÃO RELATOR
DATA ESTADO NA COMISSÃO
387/XII/2.ª (PCP)
Quinta alteração à Lei n.º 37/81, de 3 de Outubro (Lei da
Nacionalidade). 04-04-2013
Deputada Maria de Belém Roseira (PS) em
10-04-2013
Rejeitado na Generalidade em Plenário a 24-05-
2013
392/XII/2.ª (BE)
Eliminação da impossibilidade legal de adoção por casais do
mesmo sexo primeira alteração à Lei n.º 9/2010, de 31 de maio
e segunda alteração à Lei n.º 7/2001, de 11 de maio.
10-04-2013 Deputada Andreia Neto
(PSD) em 17-04-2013
Rejeitado na Generalidade em Plenário a 17-05-
2013
393/XII/2.ª (BE)
Altera o Código do Registo Civil, tendo em conta a procriação
medicamente assistida, a adoção e o apadrinhamento
civil por casais do mesmo sexo.
10-04-2013 Deputada Andreia Neto
(PSD) em 17-04-2013
Rejeitado na Generalidade em Plenário a 17-05-
2013
394/XII/2.ª (CDS-PP)
Quinta alteração à Lei n.º 37/81, de 3 de Outubro, (Lei da Nacionalidade) Nacionalidade portuguesa de membros de
comunidades de judeus sefarditas expulsos de Portugal.
10-04-2013
Não foi emitido parecer por ter baixado a 10-
04-2013 e se encontrar agendada a sua discussão para o
plenário do dia 11-04-2013
Lei 43/2013
Lei Orgânica 1/2013
400/XII/2.ª (BE)
Altera a Lei da Nacionalidade (quinta alteração à Lei n.º 37/81, de 3 de outubro).
24-04-2013 Deputada Maria de
Belém Roseira (PS) em 30-04-2013
Rejeitado na Generalidade em Plenário a 24-05-
2013
403/XII/2.ª (BE)
Legaliza o cultivo de canábis para consumo pessoal e cria o enquadramento legal para os
clubes sociais de canábis.
24-04-2013 Deputada Elza Pais (PS)
em 30.04.2013
Rejeitado na Generalidade em Plenário a 10-05-
2013
427/XII/2.ª (PSD/CDS-
PP)
Altera o Código Penal, a Lei n.º 5/2002, de 11 de janeiro, e a Lei n.º 101/2001, de 25 de agosto,
transpondo para a Ordem Jurídica Interna a Diretiva n.º 2011/36/UE, do Parlamento
Europeu e do Conselho, de 5 de abril de 2011, relativa à
prevenção e luta contra o tráfico de seres humanos e à proteção das vítimas e que substitui a Decisão-Quadro 2002/629/JAI do Conselho.
18-06-2013
Deputada Elza Pais (PS) a 26-06-2013
Não foi emitido parecer
por ter baixado a 18-06-2013 e se encontrar agendado para Plenário
(para votação na generalidade sem
discussão) do dia 26-06-2013
Lei 60/2013
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
66
Página 67
Pendentes
N.º AUTOR ASSUNTO ADMISSÃO
PUBLICAÇÃO NOMEAÇÃO RELATOR
DATA ESTADO NA COMISSÃO
181/XII/1.ª (PS)
Procede à primeira alteração à Lei n.º 9/2007, de 19 de Fevereiro, reforçando o
controlo e prevenção das incompatibilidades,
impedimentos e conflitos de interesses dos agentes e
dirigentes dos Serviços de Informação da República
Portuguesa
29-02-2012
Deputado Hugo Lopes Soares (PSD) 07-03-
2012
ESPECIALIDADE
259/XII/1.ª Estabelece o regime jurídico e o
estatuto profissional da atividade de guarda-noturno.
04-07-2012 Deputado Paulo Ribeiro
(PSD) a 11.07-2012
ESPECIALIDADE
278/XII/1.ª (PS)
Consagra a possibilidade de co-adoção pelo cônjuge ou unido
de facto do mesmo sexo e procede à 23.ª alteração ao
Código do Registo Civil.
27-07-2012 Deputada Andreia Neto
(PSD) a 30-07-2012
ESPECIALIDADE GT – Co-adoção
286/XII/2.ª (BE)
Altera a Lei-Quadro do Sistema de Informações da República
Portuguesa em matéria de acesso a documentos.
18-09-2012 Deputado Hugo Lopes
Soares (PSD) 26-09-2012
ESPECIALIDADE
287/XII/2.ª (BE)
Altera a Lei-Quadro do Sistema de Informações da República
Portuguesa, reforçando as competências da Comissão de Fiscalização de Dados do SIRP nos casos de recolha ilegítima de informação por parte dos
Serviços de Informações.
18-09-2012 Deputado Hugo Lopes
Soares (PSD) 26-09-2012
ESPECIALIDADE
288/XII/2.ª (BE)
Altera a Lei-Quadro do Sistema de Informações da República Portuguesa, consagrando o
"período de nojo" para os seus dirigentes e funcionários com especiais responsabilidades.
18-09-2012 Deputado Hugo Lopes
Soares (PSD) 26-09-2012
ESPECIALIDADE
369/XII/2.ª (PS)
Aprova o Regime Jurídico das
Organizações Não
Governamentais para a
Igualdade de Género (ONGIG).
06-03-2013
Não foi emitido parecer por ter baixado a 6-03-
2013 e se encontrar agendada a sua discussão para o
plenário do dia 8-03-2013
NOVA APRECIAÇÃO NA GENERALIDADE (por 90 dias – Aprovado a 8-
03-2013)
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
67
Página 68
N.º AUTOR ASSUNTO ADMISSÃO
PUBLICAÇÃO NOMEAÇÃO RELATOR
DATA ESTADO NA COMISSÃO
371/XII/2.ª (BE
Reforça a autonomia e
representatividade das
organizações não-
governamentais de mulheres.
06-03-2013
Não foi emitido parecer por ter baixado a 6-03-
2013 e se encontrar agendada a sua discussão para o
plenário do dia 8-03-2013
NOVA APRECIAÇÃO NA GENERALIDADE (por 60 dias – Aprovado a 8-
03-2013)
382/XII/2.ª (PSD)
Quinta alteração à Lei n.º 37/81,
de 3 de outubro (Lei da
Nacionalidade) - estende a
nacionalidade portuguesa
originária aos netos de
portugueses nascidos no
estrangeiro.
28-03-2013 Deputada Maria de
Belém Roseira (PS) em 3-04-2013
NOVA APRECIAÇÃO NA GENERALIDADE (por 30 dias –
Aprovado a 24-05-2013)
406/XII/2.ª (BE)
Garante o exercício dos direitos
dos utilizadores, consagrados no
Código do Direito de Autor e
dos Direitos Conexos
02-05-2013 Deputado Sérgio Sousa Pinto (PS) a 8-05-2013
ESPECIALIDADE
423/XII/2.ª (PCP)
Assegura os direitos de
utilizações livres previstas no
Código dos Direitos de Autor e
Direitos Conexos
07-06-2013
Não foi emitido parecer por ter baixado a 7-06-
2013 (sem ter sido comunicado à CACDLG)
e se encontrar agendada a sua discussão para o
plenário do dia 12-06-2013
ESPECIALIDADE
A aguardar apreciação na generalidade em Plenário (5)
N.º AUTOR ASSUNTO ADMISSÃO
PUBLICAÇÃO NOMEAÇÃO RELATOR
DATA ESTADO NA COMISSÃO
302/XII/2.ª (PCP)
Cria a Comissão da Assembleia da República para a Fiscalização do Sistema de Informações da
República Portuguesa.
11-10-2012 Deputado Carlos
Peixoto (PSD) em 17-10-2012
Parecer aprovado em
Comissão a 08-11-2012/ Aguarda
discussão e votação na
generalidade em Plenário
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
68
Página 69
N.º AUTOR ASSUNTO ADMISSÃO
PUBLICAÇÃO NOMEAÇÃO RELATOR
DATA ESTADO NA COMISSÃO
426/XII/2.ª (PCP)
Cria um regime especial de
declaração de morte presumida
em caso de naufrágio de
embarcações de pesca.
18-06-2013 Deputado Paulo Simões
Ribeiro (PSD) 26-06-2013
Parecer aprovado em
Comissão a 11-09--2013/ Aguarda
discussão e votação na
generalidade em Plenário
432/XII/2.ª (PS)
Aprova o regime de avaliação de impacto de género dos atos
normativos. 09-07-2013
Deputada Maria Paula Cardoso (PSD) a 10-07-
2013
Parecer aprovado em
Comissão a 11-09--2013/ Aguarda
discussão e votação na
generalidade em Plenário
437/XII/2.ª (PSD/CDS-
PP)
Alteração à Lei n.º 30/84, de 5 de Setembro, alterada pelas
Leis n.º 4/95, de 21 de Fevereiro, 15/96, de 30 de Abril,
e 75-A/97, de 22 de Julho, e pela Lei Orgânica n.º 4/2004, de 6 de Novembro (Lei-Quadro do
Sistema de Informações da República Portuguesa - SIRP).
29-07-2013 Deputado Luis Pita
Ameixa (PS) a 30-07-2013
Parecer aprovado em
Comissão a 11-09--2013/ Aguarda
discussão e votação na
generalidade em Plenário
438/XII/2.ª (PSD/CDS-
PP)
Primeira alteração à Lei n.º 9/2007, de 19 de Fevereiro (estabelece a orgânica do Secretário-Geral do
Sistema de Informações da República Portuguesa, do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) e do Serviço de
Informações de Segurança (SIS) e revoga os Decretos-Leis n.os
225/85, de 4 de Julho e 254/95, de 30 de Setembro).
29-07-2013 Deputado Luis Pita
Ameixa (PS) a 30-07-2013
Parecer aprovado em
Comissão a 11-09--2013/ Aguarda
discussão e votação na
generalidade em Plenário
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
69
Página 70
PROJETOS DE RESOLUÇÃO
8 Projetos de Resolução – 5 concluídos e 3 pendentes.
Concluídos
N.º AUTOR ASSUNTO BAIXA
COMISSÃO
DECISÃO SOBRE APRECIAÇÃO EM
COMISSÃO OU EM PLENÁRIO
ESTADO
484/XII/2.ª (PCP)
Recomenda ao Governo o reforço de medidas de
combate ao tráfico de seres humanos e à exploração na
prostituição.
19-10-2012 Comunicado na reunião
da CACDLG de 24-10-2012
Rejeitado em Plenário a 15-03-2013
520/XII/2.ª (PSD)
Recomenda ao Governo a aprovação de normas para a proteção da saúde pública e
medidas de combate ao consumo das denominadas
"novas drogas".
06-12-2012 (conexão com a 9.ª Comissão)
Solicitado na reunião de 12-12-2012 a sua
discussão em Plenário (sem prejuízo de a
Comissão de saúde, também com
competência na matéria, poder decidir
em contrário) / Of. GAB-PAR n.º 1662/2012 de
12-12-2012
Resolução da AR 5/2013
583/XII/2.ª (BE)
Realização de um Referendo Nacional à privatização do setor do abastecimento de
Água e Saneamento
23-01-2013 Agendado para o
Plenário de 25-01-2013 Rejeitado em Plenário a
25-01-2013
614/XII/2.ª (PEV)
Combater o tráfico de seres humanos.
13-02-2013 Agendado para o
Plenário de 15-03-2013 Rejeitado em Plenário a
15-03-2013
637/XII/2.ª (PSD_CDS)
Recomendação relativa à adoção por entidades públicas e privadas da
expressão universalista para referenciar os Direitos
Humanos.
07-03-2013 Agendado para
Plenário de 08-03-2013 Resolução da AR
39/2013
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
70
Página 71
Pendentes
N.º AUTOR ASSUNTO BAIXA
COMISSÃO
DECISÃO SOBRE APRECIAÇÃO EM
COMISSÃO OU EM PLENÁRIO
ESTADO
565/XII/2.ª (PS)
Recomenda ao Governo que aprove, para o período de vigência do Programa de Assistência Financeira a Portugal, uma moratória
para as ações de despejo que tiverem fundamento no não pagamento de renda sempre que o arrendatário não haja
incumprido durante o contrato em curso, e que tal
incumprimento se deva a situações de desemprego.
11-01-2013 (conexão
com a 11.ª Comissão)
O GP do PS ficou de indicar posteriormente
a sua posição relativamente à apreciação, em
Comissão ou em Plenário, do PJR
O GP do PS ficou de indicar
posteriormente a sua posição relativamente
à apreciação, em Comissão ou em Plenário, do PJR
783/XII/2.ª (PSD/CDS-
PP)
Reorganização das áreas territoriais das forças de
segurança no concelho de Ourém por uma justa
repartição de território entre PSP e GNR
02-07-2013 Apreciação em
Comissão - Deliberado a 03-07-2013
Apreciação em Comissão
795/XII/2.ª (PS)
Altera o regimento da Assembleia da República,
assegurando a avaliação de impacto de género no
procedimento legislativo
09-07-2013 Apreciação em
Comissão - Deliberado a 10-07-2013
Apreciação em Comissão
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
71
Página 72
INICIATIVAS LEGISLATIVAS
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
72
Página 73
5. Iniciativas europeias
No âmbito do escrutínio de iniciativas europeias, a CACDLG recebeu, na 2.ª Sessão Legislativa,
85 iniciativas das quais:
Escrutinadas – 63 (14 da 1.ª Sessão Legislativa) Deliberado não escrutinar – 25 (6 da 1.ª Sessão Legislativa) Pendentes - 5 Iniciativas que aguardam deliberação sobre o seu escrutínio - 12
Escrutinadas (63):
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
19.9.2011
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES - Agenda europeia para a integração dos nacionais de países terceiros COM(2011)455. Esta iniciativa tem ainda associado um Documento de Trabalho SEC(2011)957 . Obs: também distribuída à Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação –o parecer da CACDLG circunscrever-se-á à matéria do seu âmbito de competência
Dep. João Oliveira
(PCP) 28.09.2011 NA
Aprovado por unanimidade na
reunião de 27-12-2012, registando-se a ausência do CDS-PP, BE e PEV
Of. à CAE n.º 1729/2012 de 27-
12-2012
26.09.2011
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES sobre a cooperação no domínio da Justiça e dos Assuntos Internos no âmbito da Parceria Oriental COM(2011)564
Dep. Teresa
Anjinho (CDS/PP)
28.09.2011 NA
Aprovado por unanimidade na
reunião de 26-09-2012.
Of. à CAE n.º 1268/2012 de 26-
09-2012
7.10.2011
PARECER DA COMISSÃO de 30.9.2011 sobre os pedidos de alteração do Estatuto do Tribunal de Justiça da União Europeia apresentados pelo Tribunal de Justiça COM(2011)596 .
Deputada Teresa
Anjinho (CDS-PP)
26.10.2011 NA
Aprovado por unanimidade na
reunião de 26-09-2012.
Of. à CAE n.º 1267/2012 de 26-
09-2012
11-04-2012
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO CONSELHO E AO PARLAMENTO EUROPEU - Luta contra a criminalidade na era digital: criação de um Centro Europeu da Cibercriminalidade COM(2012)140
Deputada Isabel Oneto
(PS)
26-04-2012 NA
Aprovado por unanimidade, com a ausência do PEV, na reunião de 26-
09-2012.
Of. à CAE n.º 1269/2012 de 26-
09-2012
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
73
Página 74
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
03-05-2012
Proposta de Regulamento do Conselho relativo à migração do Sistema de Informação de Schengen (SIS+1) para o Sistema de Informação de Schengen de segunda geração (SIS II) (reformulação) COM(2012)81
Dep. João Lobo (PSD)
06-06-2012 NA
Aprovado com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP,
PS e PCP a abstenção do BE e a ausência do PEV
em 19-09-2012.
Of. à CAE n.º 1204/2012 de 19-
09-2012
04-06-2012
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - Relatório semestral sobre o funcionamento do espaço Schengen: 1 de novembro de 2011 – 30 de abril de 2012 COM(2012)230
Dep. Teresa
Anjinho (CDS)
NA
Aprovado por unanimidade na
reunião de 26-09-2012.
Of. à CAE n.º 1266/2012 de 26-
09-2012
25-06-2012
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES - Estratégia da União Europeia para a erradicação do tráfico de seres humanos 2012-2016 COM(2012)286
Deputada Paula
Cardoso (PSD)
04-07-2012 NA
Aprovado por unanimidade na
reunião de 12-09-2012. Of. à CAE
n.º 1111/2012 de 12-09-2012
25-06-2012
Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que estabelece um quadro de gestão da responsabilidade financeira relacionada com os órgãos jurisdicionais de resolução de litígios entre investidores e o Estado, criados por acordos internacionais em que a União Europeia é parte COM(2012)335. Obs: Distribuído também à Comissão de Economia e Obras Públicas
Deputado João Lobo
(PSD) 04-07-2012 NA
Aprovado por unanimidade, na ausência do CDS-
PP e PEV na reunião de 17-10-
2012.
Of. à CAE n.º 1350/2012 de 17-
10-2012
2012-07-29
Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho - relatório intercalar sobre o desenvolvimento do sistema de informação Schengen de segunda geração (SIS II) (julho 2011 - dezembro 2011) COM(2012)334
Deputada Teresa
Anjinho (PP)
04-07-2012 NA
Aprovado por unanimidade, com ausência do PEV, na reunião de 13-
02-2013.
Of. à CAE n.º 215/2013 de 13-
02-2013
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
74
Página 75
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
2012-07-29
Proposta alterada de Regulamento do PE e do Conselho relativo à criação do sistema «EURODAC» de comparação de impressões digitais para efeitos da aplicação efetiva do Regulamento (UE) n.° […/…] [que estabelece os critérios mecanismos de determinação do Estado-Membro responsável pela análise de um pedido de asilo apresentado num dos Estados-Membros por um nacional de um país terceiro ou um apátrida] e a pedidos de comparação com os dados EURODAC apresentados pelas autoridades responsáveis dos Estados-Membros e pela Europol para fins de aplicação da lei e que altera o Regulamento (UE) n.° 1077/2011 do PE e do Conselho que cria uma Agência europeia para a gestão operacional de sistemas informáticos de grande escala no espaço de liberdade, segurança e justiça (Reformulação) COM(2012)254 Reformulação da COM(2010)555, que foi escrutinada pela 1.ª Comissão em 2010 (tendo sido sua relatora a Dep. Celeste Correia)
Deputado Luis Pita Ameixa
(PS)
04-07-2012 NA
Aprovado por unanimidade na
reunião de 23-01-2013, com
exceção do ponto n.º2 das
conclusões que obteve os votos a favor do PSD, PS e CDS-PP, contra do PCP e abstenção
do BE registando-se a ausência do
PEV
Of. à CAE n.º 106/2013 de 23-
01-2013
08-08-2012
Proposta de Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à luta contra a fraude lesiva dos interesses financeiros da União através do direito penal COM(2012)363. Esta iniciativa tem ainda associados dois documentos de trabalho: Avaliação de Impacto – 3 partes SWD(2012)195 e Resumo da Avaliação de Impacto SWD(2012)196 . Obs: Também enviado à Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública
Deputado Jorge
Lacão (PS) 12-09-2012
26 de Setembro de 2012
Aprovado por unanimidade na
reunião de 26-09-2012.
Of. à CAE n.º 1265/2012 de 26-
09-2012
09-08-2012
Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativa à gestão coletiva dos direitos de autor e direitos conexos e ao licenciamento multiterritorial de direitos sobre obras musicais para utilização em linha no mercado interno COM(2012)372. Esta iniciativa tem ainda associados dois documentos de trabalho: Avaliação de Impacto SWD(2012)204 e Resumo da Avaliação de Impacto SWD(2012)205 Obs: Também enviado à Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação
Deputado João
Oliveira (PCP)
12-09-2012 3 de
Outubro de 2012
Aprovado por unanimidade, com ausência do PEV, na reunião de 03-
10-2012.
Of. à CAE n.º 1309/2012 de 03-
10-2012
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
75
Página 76
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
10-08-2012
Relatório da Comissão ao Conselho e ao Parlamento Europeu sobre o Desenvolvimento da Rede Europeia das Migrações COM(2012)427 . Esta iniciativa tem ainda associado um Documento de Trabalho SWD(2012)240 Obs: Também enviado à Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação
Deputada Paula
Cardoso (PSD)
12-09-2012 NA
Aprovado por unanimidade, com ausência do PEV, na reunião de 10-
10-2012.
Of. à CAE n.º 1329/2012 de 10-
10-2012
13.09.2012
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - Relatório anual sobre as políticas de ajuda humanitária e de proteção civil da União Europeia e sua aplicação em 2011 COM(2012)489. Esta iniciativa tem associado um documento de trabalho SWD(2012)254 . Obs: também distribuído à Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas
Deputado Paulo Rios
de Oliveira
(PSD)
3.10.2012 NA
Aprovado por unanimidade na
reunião de 28-11-2012, registando-se a ausência do
BE e do PEV
Of. à CAE n.º 1553/2012 de 28-
11-2012
26-09-2012
Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativo ao estatuto e ao financiamento dos partidos políticos europeus e das fundações políticas europeias COM(2012)499 Obs: iniciativa adotada pela Comissão Europeia em conjunto com uma proposta de alteração ao regulamento financeiro COM(2012)500que ainda não foi enviada aos Parlamentos nacionais e que só existe em inglês, cujas principais normas se prendem com a aquisição de personalidade jurídica europeia e com a possibilidade de receber financiamento europeu. A Comissão Europeia, que queria ver o processo legislativo concluído a tempo das eleições europeias de 2014, apresentou em “Diversos” estas propostas no último Conselho de Assuntos Gerais (V. doc infra).
Deputado Ricardo
Rodrigues (PS)
03-10-2012 24-10-2012
Aprovado com os votos a favor do
PSD, PS e CDS-PP, contra do PCP,
com ausência do PEV, na reunião de 24-10-2012.
Of. à CAE n.º 1371/2012 de 24-
10-2012
08-10-2012
DOCUMENTO DE TRABALHO DA COMISSÃO que prefigura a proposta de alteração do Regulamento Financeiro que cria um novo título relativo ao financiamento dos partidos políticos europeus COM(2012)500
Deputado Ricardo
Rodrigues (PS)
09-10-2012 24-10-2012
Aprovado com os votos a favor do
PSD, PS e CDS-PP, contra do PCP,
com ausência do PEV, na reunião de 24-10-2012.
Of. à CAE n.º 1371/2012 de 24-
10-2012
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
76
Página 77
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
26-09-2012
Proposta de DECISÃO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera a Decisão n.º 573/2007/CE, a Decisão n.° 575/2007/CE e a Decisão 2007/435/CE do Conselho, com vista a aumentar a taxa de cofinanciamento do Fundo Europeu para os Refugiados, do Fundo Europeu de Regresso e do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros, no que diz respeito a determinadas disposições relacionadas com a gestão financeira, a favor de certos Estados-Membros confrontados ou ameaçados com dificuldades graves de estabilidade financeira COM(2012)526
Deputada Maria Paula
Cardoso (PSD)
03-10-2012 24-10-2012
Aprovado por unanimidade, com ausência do PEV, na reunião de 10-
10-2012.
Of. à CAE n.º 1327/2012 de 10-
10-2012
26-09-2012
Proposta de DECISÃO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera a Decisão n.º 574/2007/CE, com vista a aumentar a taxa de cofinanciamento do Fundo para as Fronteiras Externas a favor de certos Estados-Membros confrontados ou ameaçados com dificuldades graves de estabilidade financeira COM(2012)527.
Deputada Maria Paula
Cardoso (PSD)
03-10-2012 24-10-2012
Aprovado por unanimidade, com ausência do PEV, na reunião de 10-
10-2012.
Of. à CAE n.º 1328/2012 de 10-
10-2012
18-10-2012
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO sobre a aplicação do Regulamento (CE) n.º 862/2007 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo às estatísticas comunitárias sobre migração e proteção internacional COM(2012)528
Deputada Maria Paula
Cardoso (PSD)
08-11-2012
Aprovado por unanimidade, com ausência CSD-PP,
BE e PEV, na reunião de 27-12-
2012. Of. à CAE n.º 1725/2012 de
27-12-2012
18-10-2012
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - Relatório anual ao Parlamento Europeu e ao Conselho sobre as atividades da Unidade Central do EURODAC em 2011 COM(2012)533.
Deputada Teresa
Anjinho (CDS-PP)
08-11-2012
Aprovado por unanimidade, com ausência do PEV, na reunião de 13-02-2013.Of. à CAE n.º 216/2013 de
13-02-2013
18-10-2012
Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera o Regulamento (CE) n.º 273/2004 relativo aos precursores de drogas COM(2012)548. Associados dois documentos de trabalho: Avaliação de Impacto SWD(2012)279 e Resumo da Avaliação de Impacto SWD(2012)278
Deputada Isabel Alves
Moreira (PS)
08-11-2012
Aprovado por unanimidade, com ausência do CDS-
PP e PCP, na reunião de 11-12-
2012. Of. à CAE n.º 1632/2012 de
11-12-2012
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
77
Página 78
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
30-10-2012
Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera o Regulamento (CE) n.º 111/2005 do Conselho que estabelece regras de controlo do comércio de precursores de drogas entre a Comunidade e países terceiros COM(2012)521 Associados dois documentos de trabalho: Avaliação de Impacto SWD(2012)268 e Resumo da Avaliação de Impacto SWD(2012)267]. Obs: também distribuída à Comissão de Saúde
Deputada Isabel Alves
Moreira (PS)
08-11-2012
Aprovado por unanimidade, com ausência do CDS-
PP e PCP, na reunião de 11-12-
2012.
Of. à CAE n.º 1632/2012 de 11-
12-2012
23-10-2012
Proposta de Regulamento relativa às formas de exercício do direito de inquérito do Parlamento Europeu, que revoga a Decisão 95/167/CE, Euratom, CECA do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão. PARLNAT (2012) 219
Deputado João Lobo
(PSD) 08-11-2012
Aprovado por unanimidade, com ausência do PCP,
BE e PEV, na reunião de 10-07-
2013.
Of. à CAE n.º 845/2013 de 10-
07-2013
30-10-2012
Proposta de DECISÃO DO CONSELHO relativa à conclusão do Acordo entre a União Europeia e a República de Cabo Verde sobre a readmissão de pessoas que residem sem autorização COM(2012)557. Obs: também distribuída à Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas
Deputado Paulo Rios
Oliveira (PSD)
08-11-2012
Aprovado com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP e PS e a abstenção do PCP e do BE, registando-se a
ausência PEV, na reunião de 13-02-
2013.
Of. à CAE n.º 217/2013 de 13-
02-2013
30-10-2012
Proposta de DECISÃO DO CONSELHO relativa à conclusão do Acordo entre a União Europeia e a República de Cabo Verde sobre a facilitação da emissão de vistos de curta duração para os cidadãos da República de Cabo Verde e da União Europeia COM(2012)560. Obs: também distribuída à Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas
Deputado Paulo Rios
Oliveira (PSD)
08-11-2012
Aprovado com os votos favoráveis do PSD, CDS e do
PS, a abstenção do PCP e a ausência do BE e PEV, na
reunião de 13-02-2013.
Of. à CAE n.º 218/2013 de 13-
02-2013
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
78
Página 79
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
30-10-2012
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO CONSELHO E AO PARLAMENTO EUROPEU - Relatório intercalar sobre a aplicação do Plano de Ação relativo a menores
não acompanhados COM(2012)554. Esta iniciativa tem associado um Documento de
Trabalho SWD(2012)281.
Deputada Elza
Pais (PS) 08-11-2012
Aprovado por unanimidade, com ausência do CDS-PP, BE e PEV, na
reunião de 27-12-2012.
Of. à CAE n.º 1726/2012 de 27-
12-2012
14-11-2012
Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera o Regulamento (CE) n.º 539/2001 que fixa a lista dos países terceiros cujos nacionais estão sujeitos à obrigação de visto para transporem as fronteiras externas e a lista dos países terceiros cujos nacionais estão isentos dessa obrigação COM(2012)650
Deputada Teresa Anjinho (CDS-PP)
28.11.2012 12 de
Dezembro de 2012
Aprovado por unanimidade, com ausência do PEV, na reunião de 12-
12-2012.
Of. à CAE n.º 1659/2012 de 12-
12-2012
21-11-2012
Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativa à melhoria do equilíbrio entre homens e mulheres no cargo de administrador não-executivo das empresas cotadas em bolsa e a outras medidas conexas COM(2012)614. Esta iniciativa tem ainda associados os seguintes documentos: Avaliação de
Impacto SWD(2012)348 – 2 partes] e Resumo da Avaliação de Impacto SWD(2012)349
Deputado Pedro Delgado
Alves (PS)
28.11.2012 19 de
Dezembro de 2012
Aprovado na reunião de 12-12-
2012, com os votos favoráveis do PS, os votos
contra do CDS/PP e do PCP e a
abstenção do PSD e da Sr.ª Deputada
Isabel Alves Moreira (PS),
registando-se a ausência do BE e do PEV Of. à CAE n.º 1699/2012 de
19-12-2012
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
79
Página 80
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
21-11-2012
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO E AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU - Participação da União Europeia no Grupo de Estados contra a Corrupção do Conselho da Europa (GRECO) COM(2012)604.
Deputado Filipe Neto
Brandão (PS)
28.11.2012 NA
Aprovado por unanimidade, com ausência PEV, na reunião de 20-03-
2013.
Of. à CAE n.º 408/2013 de 20-
03-2013
21-11-2012
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - Ficha financeira que acompanha o Regulamento (UE) n.º 1168/2011 (Frontex) [COM(2012)590].
Deputada Teresa
Anjinho (CDS-PP)
28.11.2012 NA
Aprovado com os votos a favor do
PSD, PS e CDS-PP, a abstenção do PCP e BE, com
ausência do PEV, na reunião de 17-
07-2013.
Of. à CAE n.º 891/2013 de 17-
07-2013
04-12-2012
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO CONSELHO E AO PARLAMENTO EUROPEU sobre o funcionamento da cooperação Schengen local durante os primeiros dois anos de aplicação do Código de Vistos [COM(2012)648]
Deputada Teresa
Anjinho (CDS-PP)
12-12-2012 NA
Aprovado com os votos a favor do
PSD, PS e CDS-PP, a abstenção do PCP e BE, com
ausência do PEV, na reunião de 17-
07-2013.
Of. à CAE n.º 892/2013 de 17-
07-2013
04-12-2012
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO CONSELHO E AO PARLAMENTO EUROPEU - Execução e desenvolvimento da política comum de vistos para promover o crescimento na UE [COM(2012)649]
Deputada Teresa
Anjinho (CDS-PP)
12-12-2012 NA
Aprovado com os votos a favor do
PSD, PS e CDS-PP, a abstenção do PCP e BE, com
ausência do PEV, na reunião de 17-
07-2013.
Of. à CAE n.º 893/2013 de 17-
07-2013
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
80
Página 81
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
26-12-2012
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - Relatório semestral sobre o funcionamento do espaço Schengen: 1 de maio de 2012 – 31 de outubro de 2012 [COM(2012)686]
Deputada Teresa
Anjinho (CDS-PP)
09-01-2013 NA
Aprovado com os votos a favor do
PSD, PS e CDS-PP, a abstenção do PCP e BE, com
ausência do PEV, na reunião de 17-
07-2013.
Of. à CAE n.º 894/2013 de 17-
07-2013
26-12-2012
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO CONSELHO - Relatório de Avaliação sobre a Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade COM(2012)717.
Deputado Paulo Rios
de Oliveira
(PSD)
09-01-2013 NA
Aprovado por unanimidade, com ausência PEV, na reunião de 06-02-
2013.
Of. à CAE n.º 188/2013 de 06-
02-2013
26-12-2012
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO sobre a execução da Decisão 2008/615/JAI do Conselho, de 23 de Junho de 2008, relativa ao aprofundamento da cooperação transfronteiras, em particular no domínio da luta contra o terrorismo e a criminalidade transfronteiras («Decisão Prüm») COM(2012)732.
Deputada Andreia
Neto (PSD)
09-01-2013 NA
Aprovado por unanimidade, com ausência PEV, na reunião de 27-02-
2013.
Of. à CAE n.º 273/2013 de 27-
02-2013
26-12-2012
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - Reforçar a cooperação em matéria de aplicação da lei na UE: o modelo europeu de intercâmbio de informações (EIXM) COM(2012)735
Deputado Paulo
Simões Ribeiro (PSD)
09-01-2013 NA
Aprovado por unanimidade, com ausência do BE e
do PEV, na reunião de 06-03-
2013.
Of. à CAE n.º 309/2013 de 06-
03-2013
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
81
Página 82
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
10-01-2013
Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera o Regulamento (CE) n.º 1346/2000 do Conselho relativo aos processos de insolvência COM(2012)744. Esta iniciativa tem ainda associados os seguintes documentos: Avaliação de Impacto SWD(2012)416 e Resumo da Avaliação de Impacto SWD(2012)417.
Deputado Sérgio Sousa Pinto
(PS)
16-01-2013 06-02-2013
Aprovado por unanimidade, com ausência PEV, na reunião de 06-02-
2013.
Of. à CAE n.º 187/2013 de 06-
02-2013
10-01-2013
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO sobre conteúdos no mercado único digital COM(2012)789 Obs: também enviada à Comissão de Educação Ciência e Cultura e à Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação
Deputado Paulo
Simões Ribeiro (PSD)
06-02-2013
NA
Aprovado por unanimidade, com ausência PEV, na reunião de 13-02-
2013.
Of. à CAE n.º 214/2013 de 13-
02-2013
28-01-2013
Proposta de DECISÃO DO CONSELHO relativa à conclusão do Acordo entre a União Europeia e a Federação da Rússia sobre os precursores de drogas COM(2013)4. Obs: também enviada à Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas
Deputada Isabel Alves
Moreira (PS)
06-02-2013 NA
Aprovado por unanimidade, com ausência do BE e
do PEV, na reunião de 13-03-
2013.
Of. à CAE n.º 326/2013 de 13-
02-2013
05-02-2013
Proposta de DECISÃO DO CONSELHO que altera os anexos II e III da Decisão do Conselho, de 9 de junho de 2011, relativa à aprovação, pela União Europeia, da Convenção da Haia, de 23 de novembro de 2007, sobre a Cobrança Internacional de Alimentos em benefício dos Filhos e de outros Membros da Família COM(2013)35.
Deputada Andreia
Neto (PSD)
06-02-2013 NA
Aprovado por unanimidade, com ausência do BE e
do PEV, na reunião de 27-03-
2013.
Of. à CAE n.º 436/2013 de 27-
02-2013
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
82
Página 83
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
11-02-2013
Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativa à prevenção da utilização do sistema financeiro para efeitos de branqueamento de capitais e de financiamento do terrorismo COM(2013)45. Esta iniciativa tem ainda associados dois documentos de trabalho: Avaliação de Impacto SWD(2013)21 e Resumo da Avaliação de Impacto SWD(2013)22
Deputado Paulo
Simões Ribeiro (PSD)
13-02-2013 13-03-2013
Aprovado com os votos favoráveis
do PSD, CDS-PP os votos contra do
PCP e a abstenção do PS, na ausência do BE e do PEV, na reunião de 13-03-
2013.
Of. à CAE n.º 324/2013 de 13-
03-2013
12-02-2013
Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativa à proteção penal do euro e de outras moedas contra a contrafação e que substitui a Decisão-Quadro 2000/383/JAI do Conselho COM(2013)42. Esta iniciativa tem ainda associados dois documentos de trabalho: Avaliação de Impacto SWD(2013)19 e Resumo da Avaliação de Impacto SWD(2013)20
Deputada Andreia
Neto (PSD)
13-02-2013 13-03-2013
Aprovado com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP e PS e a abstenção
do PCP, na ausência do BE e
do PEV, na reunião de 13-03-
2013.
Of. à CAE n.º 325/2013 de 13-
03-2013
04-03-2013
Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera o Regulamento (CE) n.º 562/2006 no que diz respeito à utilização do Sistema de Entrada/Saída (EES) e ao Programa de Viajantes Registados (RTP) COM(2013)96
Deputada Teresa
Anjinho (CDS-PP) a 06-03-
2013
06-03-2013 03-04-2013
Aprovado com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP e PS e a abstenção do PCP e BE, na
ausência do PEV, na reunião de 03-
04-2013.
Of. à CAE n.º 445/2013 de 03-
04-2013
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
83
Página 84
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
04-03-2013
Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que estabelece o Sistema de Entrada/Saída (EES) para registo dos dados das entradas e saídas dos nacionais de países terceiros aquando da passagem das fronteiras externas dos Estados-Membros da União Europeia COM(2013)95. Esta iniciativa tem ainda associados os seguintes documentos: Avaliação de Impacto SWD(2013)47, Resumo da Avaliação de Impacto SWD(2013)48 e "Detailed eplanation of the Proposal by Chapter and Articles"
Deputada Teresa
Anjinho (CDS-PP) a 06-03-
2013
06-03-2013 03-04-2013
Aprovado com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP e PS e a abstenção do PCP e BE, na
ausência do PEV, na reunião de 03-
04-2013. - Of. à CAE n.º 444/2013
de 03-04-2013
28-02-2013
COMUNICAÇÃO CONJUNTA AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES - Estratégia da União Europeia para a cibersegurança: Um ciberespaço aberto, seguro e protegido [JOIN(2013)1] Nota: Distribuída também às Comissões de Defesa Nacional e de Ética, a Cidadania e a Comunicação
Deputado João
Oliveira
(PCP)
13-03-2013 NA
Aprovado por unanimidade na ausência do PEV, na reunião de 12-
06-2013.
Of. à CAE n.º 793/2013 de 12-
06-2013
12-03-2013
Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que estabelece o Programa de Viajantes Registados COM(2013)97. Esta iniciativa tem ainda associados os seguintes documentos: Avaliação de Impacto SWD(2013)50, Resumo da Avaliação de Impacto SWD(2013)51 e "Detailed eplanation of the Proposal by Chapter and Articles" SWD(2013)52
Deputada Andreia
Neto (PSD)
13-03-2013 03-04-2013
Aprovado com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP e PS e a abstenção do PCP e BE, na
ausência do PEV, na reunião de 03-
04-2013.
Of. à CAE n.º 446/2013 de 03-
04-2013
2013-03-21
RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO de 12.3.2013 sobre o reforço da realização democrática e eficaz das eleições para o Parlamento Europeu C(2013)1303]
Deputado Luis Pita Ameixa
(PS)
2013-04-03
Aprovado por unanimidade na
ausência do PCP e do PEV, na
reunião de 24-04-2013.
Of. à CAE n.º 552/2013 de 24-
04-2013
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
84
Página 85
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
2013-03-21
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES - Preparação das eleições europeias de 2014: reforçar um processo eleitoral democrático e Eficaz COM(2013)126.
Deputado Luis Pita Ameixa
(PS)
2013-04-03
Aprovado por unanimidade na
ausência do PCP e do PEV, na
reunião de 24-04-2013.
Of. à CAE n.º 552/2013 de 24-
04-2013
2013-03-26
Proposta de DECISÃO DO CONSELHO relativa à conclusão, em nome da União Europeia, do Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra a criminalidade organizada transnacional relativo ao fabrico e ao tráfico ilícitos de armas de fogo, suas partes, componentes e munições COM(2013)154
Deputado João Lobo
(PSD) 2013-04-03
Aprovado por unanimidade na ausência do PEV, na reunião de 30-
04-2013.
Of. à CAE n.º 556/2013 de 30-
04-2013
05-04-2013
Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativa às condições de entrada e de residência de nacionais de países terceiros para efeitos de investigação, de estudos, de intercâmbio de estudantes, de formação remunerada e não remunerada, de voluntariado e de colocação "au pair" [COM(2013)151]. Esta iniciativa tem ainda associados os seguintes documentos de trabalho: a Avaliação de Impacto [SWD(2013)77] e o Resumo da Avaliação de Impacto [SWD(2013)78.
Deputado Hugo Lopes Soares (PSD)
17-04-2013 08-05-2013
Aprovado por unanimidade na ausência do PEV, na reunião de 8-
05-2013.
Of. à CAE n.º 576/2013 de 8-05-
2013
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
85
Página 86
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
16-04-2013
Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que estabelece regras para a vigilância das fronteiras marítimas externas no contexto da cooperação operacional coordenada pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia [COM(2013)197]
Deputada Teresa
Anjinho (CDS-PP)
24-04-2013 15-05-2013
Aprovado por unanimidade na ausência do PEV, na reunião de 15-
05-2013.
Of. à CAE n.º 638/2013 de 15-
05-2013
15-04-2013
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO BANCO CENTRAL EUROPEU, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL E AO COMITÉ DAS REGIÕES - Painel da Justiça na UE: Um instrumento para promover uma justiça efetiva e o crescimento económico [COM(2013)160]
Deputado João Lobo
(PSD) 24-04-2013 NA
Aprovado por unanimidade na ausência do BE e
do PEV, na reunião de 05-06-
2013.
Of. à CAE n.º 755/2013 de 05-
06-2013
30-04-2013
Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que cria a Agência da União Europeia para a Cooperação e a Formação Policial (Europol) e que revoga as Decisões 2009/371/JAI e 2005/681/JAI [COM(2013)173].
Esta iniciativa tem ainda associados os seguintes documentos: Avaliação de Impacto [SWD(2013)98 – 3 volumes]; RESUMO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO sobre a adaptação do quadro jurídico do Serviço Europeu de Polícia ao Tratado de Lisboa [SWD(2013)99] e “Ex-Ante Evaluation: Resources needed to fulfil the tasks set forth in the Commission's Communication on the establishment of a European Cybercrime Centre (EC3)” [SWD(2013)100]
Deputada Andreia
Neto (PSD)
8-05-2013 5-06-2013
Aprovado com os votos favoráveis
do PSD, PS e CDS-PP, Contra do PCP, na ausência do BE
e do PEV, na reunião de 05-06-
2013.
Of. à CAE n.º 753/2013 de 05-
06-2013
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
86
Página 87
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
30-04-2013
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES relativa à instituição de um programa europeu de formação policial [COM(2013)172]
Deputada Andreia
Neto (PSD)
8-05-2013 NA
Aprovado por unanimidade, com ausência do PCP e
PEV, na reunião de 17-07-2013.
Of. à CAE n.º 889/2013 de 17-
07-2013
26-04-2013
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - Segundo relatório anual sobre a aplicação da Estratégia de Segurança Interna da UE [COM(2013)179]
Deputado Hugo Lopes Soares (PSD)
8-05-2013 NA
Aprovado por unanimidade, com ausência do PCP e
PEV, na reunião de 17-07-2013.
Of. à CAE n.º 890/2013 de 17-
07-2013
30-04-2013
LIVRO VERDE sobre os seguros contra catástrofes naturais ou de origem humana [COM(2013)213]
Deputado João Lobo
(PSD) 8-05-2013 29-05-2013
Aprovado por unanimidade na ausência do BE e
do PEV, na reunião de 22-05-
2013.
Of. à CAE n.º 666/2013 de 22-
05-2013
Of. à CAOTPL n.º 667/2013 de 22-
05-2013
30-04-2013
Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativo à promoção da livre circulação dos cidadãos e das empresas através da simplificação da aceitação de certos documentos públicos na União Europeia e que altera o Regulamento (UE) n.º 1024/2012 [COM(2013)228].
Esta iniciativa tem ainda associados os seguintes documentos: Avaliação de Impacto [SWD(2013)144] e Resumo da Avaliação de Impacto [SWD(2013)145]
Deputada Ana
Catarina Mendes
(PS)
8-05-2013 5-06-2013
Aprovado com os votos favoráveis
do PSD, PS e CDS-PP, Contra do PCP, na ausência do BE
e do PEV, na reunião de 05-06-
2013.
Of. à CAE n.º 754/2013 de 05-
06-2013
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
87
Página 88
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
11-06-2013
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES - Relatório de 2012 sobre a aplicação da Carta dos Direitos Fundamentais da UE [COM(2013)271 ].
Esta iniciativa tem associados os seguintes documentos de trabalho: Report on Progress on equality between women and men in 2012 [SWD(2013)171] e Application of the EU Charter of Fundamental Rights in 2012 [SWD(2013)172 – 9 partes].
Deputada Isabel Alves
Moreira (PS)
3-07-2013
Aprovado por unanimidade, com ausência do PCP e
PEV, na reunião de 10-07-2013.
Of. à CAE n.º 848/2013 de 10-
07-2013
11-06-2013
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES - Relatório de 2013 sobre a Cidadania da UE - Cidadãos da UE: os seus direitos, o seu futuro [COM(2013)269 ].
Obs: distribuída também à Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação
Deputada Isabel Alves
Moreira (PS)
3-07-2013
Aprovado por unanimidade, com ausência do PCP e
PEV, na reunião de 10-07-2013.
Of. à CAE n.º 847/2013 de 10-
07-2013
11-06-2013
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES ELABORADO NOS TERMOS DO ARTIGO 25.º DO TFUE - Sobre os progressos realizados no sentido do exercício efetivo da cidadania da União no período 2011-2013 [COM(2013)270 ]
Obs: distribuída também à Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação
Deputada Isabel Alves
Moreira (PS)
3-07-2013
Aprovado por unanimidade, com ausência do PCP e
PEV, na reunião de 10-07-2013.
Of. à CAE n.º 849/2013 de 10-
07-2013
20-06-2013
Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativa a certas regras que regem as ações de indemnização no âmbito do direito nacional por infrações às disposições do direito da concorrência dos Estados-Membros e da União Europeia COM(2013)404 . Esta iniciativa tem associados os seguinte documentos de trabalho: “IMPACT ASSESSMENT REPORT - Damages actions for breach of the EU antitrust rules” [SWD(2013)203] e “RESUMO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO - Ações de indemnização por violação das regras da UE no domínio antitrust” [SWD(2013)204]
Deputado João Lobo
(PSD) 3-07-2013 17-07-2013
Aprovado por unanimidade, com ausência do PCP e
PEV, na reunião de 17-07-2013.
Of. à CAE n.º 888/2013 de 17-
07-2013
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
88
Página 89
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
Pendentes (5)
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
27-06-2013
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES - As metas de Barcelona_ O desenvolvimento dos serviços de acolhimento para a primeira infância na Europa para um crescimento sustentável e inclusivo [COM(2013)322]. Esta iniciativa tem associado um documento de trabalho [SWD(2013)192].
Deputada Margarida Almeida
(PSD)
3-07-2013 NA
Aprovado por unanimidade, com ausência do PCP,
BE e PEV, na reunião de 10-07-
2013.
Of. à CAE n.º 846/2013 de 10-
07-2013
13-11-2012
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - RELATÓRIO INTERCALAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE SCHENGEN DE SEGUNDA GERAÇÃO (SIS II) (janeiro - junho de 2012) [COM(2012)587].
Deputada Teresa
Anjinho (CDS-PP)
28.11.2012 NA
2013-03-21
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO CONSELHO E AO PARLAMENTO EUROPEU sobre a aplicação do mecanismo financeiro Schengen (2004-2006) [COM(2013)115] – 2 volumes.
Deputada Teresa
Anjinho (CDS-PP)
2013-04-03
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
89
Página 90
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
26-04-2013
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho relativo ao desenvolvimento do Sistema de Informação sobre Vistos (VIS) em 2012 [COM(2013)232]
Deputada Teresa
Anjinho (CDS-PP)
8-05-2013 NA
27-06-2013
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - RELATÓRIO INTERCALAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE SCHENGEN DE SEGUNDA GERAÇÃO (SIS II), julho – dezembro de 2012 [COM(2013)305].
Deputada Teresa
Anjinho (CDS-PP)
3-07-2013 NA
28-06-2013
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - Terceiro relatório semestral sobre o funcionamento do espaço Schengen (1 de novembro de 2012 – 30 de abril de 2013) [COM(2013)326].
Deputada Teresa
Anjinho (CDS-PP)
3-07-2013 NA
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
90
Página 91
Deliberado não Escrutinar (25)
Data de receção na
CACDLG Título do Documento Data de anúncio à CACDLG
7.10.2011
RELATÓRIO DA COMISSÃO: 28.º RELATÓRIO ANUAL SOBRE O CONTROLO DA APLICAÇÃO DO DIREITO DA UE (2010) [COM (2011) 588]. Esta iniciativa tem ainda associados os seguintes documentos: “SITUATION IN THE DIFFERENT SECTORS” [SEC (2011)1093] e “STATISTICAL ANNEX” [SEC (2011)1094].
Relatora nomeada em 17.10.2011: Deputada Ana
Catarina Mendes (PS)
Em 17.7.2013, considerou-se que, atentos a natureza e o
objeto da iniciativa e o tempo decorrido desde a sua distribuição sem uma
pronúncia da Comissão, ficou prejudicada a possibilidade de
escrutínio
10-08-2012
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO sobre os progressos realizados pela Bulgária no âmbito do mecanismo de cooperação e de verificação [COM(2012)411]. Esta iniciativa tem associado um Documento de Trabalho [SWD(2012)232].
Deliberado não escrutinar a 12-09-2012
10-08-2012
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO sobre os progressos realizados pela Roménia no âmbito do mecanismo de cooperação e de verificação [COM(2012)410]. Esta iniciativa tem associado um Documento de Trabalho [SWD(2012)231].
Deliberado não escrutinar a 12-09-2012
13.09.2012
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO sobre a aplicação, pela República da Moldávia, do Plano de Ação para a liberalização dos vistos [COM(2012)348]. Obs: também distribuído à Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas
Deliberado não escrutinar a 03-10-2012
(A CACDLG considerou mais pertinente o escrutínio por
parte da CNECP)
13.09.2012
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - Possíveis impactos sobre a migração e a segurança na União Europeia de uma futura liberalização dos vistos com a República da Moldávia (Avaliação preliminar) [COM(2012)443].
Deliberado não escrutinar a 03-10-2012
(A CACDLG considerou mais pertinente o escrutínio por
parte da CNECP)
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
91
Página 92
Data de receção na
CACDLG Título do Documento Data de anúncio à CACDLG
08-12-2012
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - Terceiro relatório sobre o acompanhamento da pós-liberalização dos vistos para os países dos Balcãs Ocidentais em conformidade com a Declaração da Comissão de 8 de novembro de 2010 [COM(2012)472]
Deliberado não escrutinar a 08-11-2012
26-12-2012
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - Sétimo relatório sobre a manutenção da obrigação de visto por alguns países terceiros em violação do princípio da reciprocidade [COM(2012)681].
Deliberado não escrutinar a 09-01-2013
26-12-2012
a Proposta de DECISÃO DO CONSELHO relativa à conclusão do Acordo entre a União Europeia e a República da Arménia sobre a readmissão de pessoas que residem sem autorização [COM(2012)704]. Obs: também enviada à Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas
Deliberado não escrutinar a 09-01-2013
26-12-2012
Proposta de DECISÃO DO CONSELHO relativa à conclusão do Acordo entre a União Europeia e a República da Arménia sobre a facilitação da emissão de vistos [COM(2012)707]. Obs: também enviada à Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas
Deliberado não escrutinar a 09-01-2013
26-12-2012
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES - Plano de ação: Direito das sociedades europeu e governo das sociedades - um quadro jurídico moderno com vista a uma maior participação dos acionistas e a sustentabilidade das empresas [COM(2012)740]. Obs: Também enviada à Comissão de Economia e Obras Públicas
Deliberado não escrutinar a 09-01-2013
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
92
Página 93
Data de receção na
CACDLG Título do Documento Data de anúncio à CACDLG
26-12-2012
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES - Adequação da regulamentação da UE [COM(2012)746]. Esta iniciativa tem associados os seguinte documentos de trabalho: “Review of the Commission Consultation Policy” [SWD(2012)422] e “Action Programme for Reducing Administrative Burdens in the EU Final Report” [SWD(2012)423]. Obs: Também enviada à Comissão de Economia e Obras Públicas
Deliberado não escrutinar a 09-01-2013
28-01-2013
Proposta conjunta de DECISÃO DO CONSELHO relativa às regras de execução pela União da cláusula de solidariedade [JOIN(2012)39]. Obs: também enviada às Comissões de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, de Defesa Nacional e de Saúde
Deliberado não escrutinar a 06-02-2013
28-02-2013 RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO sobre os progressos realizados pela Roménia no âmbito do mecanismo de cooperação e de verificação [COM(2013)47]
Deliberado não escrutinar a 13-03-2013
2013-03-21
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO sobre a proibição da experimentação em animais e a proibição da comercialização e a situação atual relativamente aos métodos alternativos no domínio dos cosméticos [COM(2013)67]. Esta iniciativa tem ainda associados os seguintes documentos: Avaliação de Impacto [SWD(2013)66] e Resumo da Avaliação de Impacto [SWD(2013)67]
Deliberado não escrutinar a 03-04-2013
05-04-2013
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO sobre os progressos realizados pelo Kosovo no cumprimento dos requisitos estabelecidos pelo roteiro para a liberalização dos vistos [COM(2013)66].
Deliberado não escrutinar a 24-04-2013
10-01-2013
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO E AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU sobre a aplicação do Regulamento (CE) n.º 1346/2000 do Conselho, de 29 de maio de 2000, relativo aos processos de insolvência [COM(2012)743]
Deliberado não escrutinar a 24-04-2013
28-01-2013
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO E AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU - Uma nova abordagem europeia da falência e insolvência das empresas [COM(2012)742].
Deliberado não escrutinar a 24-04-2013
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
93
Página 94
Data de receção na
CACDLG Título do Documento Data de anúncio à CACDLG
26-04-2013
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - A ANTIGA REPÚBLICA JUGOSLAVA DA MACEDÓNIA: EXECUÇÃO DE REFORMAS NO QUADRO DO DIÁLOGO DE ALTO NÍVEL RELATIVO À ADESÃO E PROMOÇÃO DAS RELAÇÕES DE BOA VIZINHANÇA [COM(2013)205]Obs: Distribuído também à Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas
Deliberado não escrutinar a 8-05-2013
27-06-2013
Proposta de DECISÃO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que estabelece um regime simplificado de controlo de pessoas nas fronteiras externas baseado no reconhecimento unilateral pela Croácia e por Chipre de determinados documentos como equivalentes aos respetivos vistos nacionais para efeitos de trânsito ou de estada prevista nos seus territórios não superior a 90 dias num período de 180 dias e que revoga as Decisões n.os 895/2006/CE e 582/2008/CE do Parlamento Europeu e do Conselho [COM(2013)441].
Deliberado não escrutinar a 3-07-2013
28-06-2013
Proposta de DECISÃO DO CONSELHO que autoriza a Áustria e Malta a aderir, no interesse da União Europeia, à Convenção da Haia, de 15 de novembro de 1965, relativa à Citação e à Notificação no Estrangeiro dos Atos Judiciais e Extrajudiciais em Matérias civil e Comercial [COM(2013)338]
Deliberado não escrutinar a 3-07-2013
01-07-2013
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES: «Rumo a um quadro jurídico horizontal europeu para a tutela coletiva» [COM(2013)401].
Deliberado não escrutinar a 3-07-2013
01-07-2013
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO sobre a aplicação do Regulamento (CE) n.º 1523/2007 que proíbe a colocação no mercado e a importação e exportação na União de peles de gato e de cão e de produtos que as contenham [COM(2013)412]
Deliberado não escrutinar a 3-07-2013
13-11-2012
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - RELATÓRIO INTERCALAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE SCHENGEN DE SEGUNDA GERAÇÃO (SIS II) (janeiro - junho de 2012) [COM(2012)587].
Relatora nomeada em 28.11.2012: Deputada Teresa
Anjinho (CDS-PP)
Em 17.7, a Relatora considerou que a iniciativa
não carecia de ser escrutinada
26-12-2012
Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera o Regulamento (UE, Euratom) n.º 966/2012 no que diz respeito ao financiamento dos partidos políticos europeus [COM(2012)712].
Relator nomeado em 09-01-2013: Deputado Ricardo
Rodrigues (PS)
O Deputado Relator considera que esta iniciativa não deverá
ser objeto de relatório da Comissão, por se entender
que já foi analisada quando da emissão de relatório da 1.ª Comissão acerca das COM
(2012) 499 e COM (2012) 500
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
94
Página 95
Iniciativas que aguardam deliberação sobre o seu escrutínio (12)
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
20-08-2013
Proposta de DECISÃO DO CONSELHO que revoga a Decisão 2007/124/CE, Euratom do Conselho [COM(2013)580].
2-10-2013
21-08-2013
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - Quarto Relatório Anual sobre a Imigração e o Asilo (2012) [COM(2013)422]. Esta iniciativa tem associado um documento de trabalho [SWD(2013)210].
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
95
Página 96
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
21-08-2013
Proposta de DECISÃO DO CONSELHO que autoriza os Estados-Membros a ratificar, no interesse da União Europeia, o Tratado sobre o Comércio de Armas [COM(2013)482].
22-08-2013
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO - Relatório anual ao Parlamento Europeu e ao Conselho sobre as atividades da Unidade Central do EURODAC em 2012 [COM(2013)485].
22-08-2013
RELATÓRIO DA COMISSÃO sobre a aplicação em 2012 do Regulamento (CE) n.º 1049/2001 relativo ao acesso do público aos documentos do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão [COM(2013)515].
22-08-2013
Proposta de DECISÃO DO CONSELHO relativa à conclusão do Acordo entre o Canadá e a União Europeia sobre a transferência e o tratamento dos dados dos registos de identificação dos passageiros [COM(2013)528]. Obs: distribuída também àComissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
96
Página 97
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
22-08-2013
Proposta de REGULAMENTO DO CONSELHO que institui a Procuradoria Europeia [COM(2013)534]. Esta iniciativa tem ainda associados os seguintes documentos de trabalho: a Avaliação de Impacto [SWD(2013)274] e o Resumo da Avaliação de Impacto [SWD(2013)275]
2-10-2013
22-08-2013
Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que cria a Agência Europeia para a Cooperação Judiciária Penal (Eurojust) [COM(2013)535]
2-10-2013
22-08-2013
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES - Uma melhor proteção dos interesses financeiros da União: criação de uma Procuradoria Europeia e reforma da Eurojust [COM(2013)532].
22-08-2013
COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES - Aperfeiçoar a governação do OLAF e reforçar as garantias processuais nos inquéritos - Uma abordagem faseada para o acompanhamento da instituição da Procuradoria Europeia [COM(2013)533].
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
97
Página 98
Data de receção na
CACDLG Título do Documento
Deputado Relator
Data da distribuição na CACDLG
Prazo de 8 semanas
termina a:
Data da aprovação do Relatório e
envio à CAE
23-08-2013
Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera o Regulamento (UE) n.º 1215/2012 do Conselho relativo à competência judiciária, ao reconhecimento e à execução de decisões em matéria civil e comercial [COM(2013)554].
23-08-2013
RELATÓRIO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU E AO CONSELHO sobre os requisitos aplicáveis às crianças que passam as fronteiras externas dos Estados-Membros [COM(2013)567].
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
98
Página 99
6. Outros pareceres/relatórios
A Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos Liberdades e Garantias apreciou, no âmbito das suas competências, os seguintes relatórios, sobre os quais emitiu parecer, a pedido de outras Comissões. Outros foram objeto de debate, precedido de audição, nos termos regimentais:
Proveniência Assunto Data
Distribuição Relator
Designado Data de
Aprovação Diligências Observações Estado
5.ª COFAP Conta Geral do Estado de 2011
23-01-2013
Deputada Cecília
Honório (BE)
27-02-2013 Of nº. 270 de 27-02-
2013
Aprovado a 27-02-2013 CONCLUIDO
6.ª CEOP
Pedido de Parecer sobre a
Petição n.º 232/XII/2 -
“Solicitam que a legislação em
vigor em matéria de Contratos seja
revista no sentido de
obrigar a que os mesmos sejam redigidos com
tamanho mínimo de letra 11 e espaçamento
entre linhas de 1,15”
06-02-2013
Deputado João
Oliveira (PCP)
08-05-2013
Of. 6.ª CEOP n.º 574 de 8-05-2013
Aprovado a 8-05-2013
CONCLUIDO
4.ª CAE
Pedido de Parecer sobre o
Relatório "Portugal na
Europeia - 2012"
10-04-2013 Deputado João Lobo
(PSD) 08-05-2013
Of. 4.ª CAE n.º 575 de 8-05-2013
Aprovado a 8-05-2013
CONCLUIDO
MAI
Relatório Anual de Segurança Interna 2012
10-04-2013
Deputado Filipe Neto
Brandão (PS) apesar
de distribuído a 10-04 só foi
indicado Relator a
30-04-2013
12-06-2013
Of.º GAB-PAR n.º
791/2013 de 12-06-
2013
Audição MAI efetuada a 28-05-2013
Aprovado a 12-06-2013 CONCLUIDO
Provedor de Justiça
Relatório Anual de Atividades
relativo ao ano de 2012
08-05-2013
Deputado João
Oliveira (PCP)
Audição Provedor de
Justiça efetuada a 25-06-2013
Distribuído a 7-05-2013 /
Aguarda Parecer
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
99
Página 100
Proveniência Assunto Data
Distribuição Relator
Designado Data de
Aprovação Diligências Observações Estado
8.ª CECC
Pedido de
Parecer sobre a Petição n.º
259/XII/2 - “Pela desvinculação de
Portugal ao "Acordo
Ortográfico da Língua
Portuguesa" de 1990. ”
22-05-2013
Deputado Pedro
Delgado Alves (PS)
12-06-2013
Of. à 8.ª CECC n.º
792 de 12-06-2013
Aprovado a 12-06-2013 CONCLUIDO
6.ª CEOP
Pedido de
Parecer sobre a Proposta de Lei n.º 131/XII/2.ª
(GOV) - "Altera o Código da Estrada,
aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de
maio, e o Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de fevereiro"
23-05-2013
Deputado Filipe Neto
Brandão (PS)
Pareceres reprovados / Nomeado
novo Relator -
Deputado Carlos
Peixoto (PSD) a 31-
05-2013
04-06-2013
Of. à 6.ª CEOP n.º 750 de 4-06-2013
Aprovado a 4-06-2013
CONCLUIDO
8.ª CECC
Pedido de
Parecer sobre a Proposta de Lei n.º 137/XII/2.ª
(GOV) - “Procede à segunda
alteração à Lei n.º 39/2009, de 30 de julho, que
estabelece o regime jurídico do combate à violência, ao
racismo, à xenofobia e à
intolerância nos espetáculos
desportivos, de forma a
possibilitar a realização dos mesmos com segurança”
05-06-2013 Deputado João Lobo
(PSD) 12-06-2013
Of. à 8.ª CECC n.º
788 de 12-06-2013
Aprovado a 12-06-2013 CONCLUIDO
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
100
Página 101
Proveniência Assunto Data
Distribuição Relator
Designado Data de
Aprovação Diligências Observações Estado
5.ª COFAP
Pedido de Parecer sobre a a Proposta de Lei n.º 150/XII/2.ª
(GOV) - "Regula a obrigatoriedade de publicitação dos benefícios
concedidos pela Administração
Pública a particulares,
procede à primeira
alteração ao Decreto-Lei n.º
167/2008, de 26 de agosto, e
revoga a Lei n.º 26/94, de 19 de
agosto, e a Lei n.º 104/97, de 13 de
setembro”
07-06-2013 Deputado
Hugo Velosa (PSD)
12-06-2013
Of. à 5.ª COFAP n.º 789 de 12-
06-2013
Aprovado a 12-06-2013 CONCLUIDO
5.ª COFAP
Pedido de Parecer sobre a a Proposta de Lei n.º 153/XII/2.ª
(GOV) - "Estabelece a duração do
período normal de trabalho dos
trabalhadores em funções públicas,
e procede à quinta alteração
à Lei n.º 59/2008, de 11 de
setembro, à quarta alteração ao Decreto-Lei
n.º 259/98, de 18 de agosto, e à
quinta alteração à Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro"
19-06-2013 Deputado João Lobo
(PSD) 26-06-2013
Of. à 5.ª COFAP n.º 803 de 26-
06-2013
Aprovado a 26-06-2013 CONCLUIDO
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
101
Página 102
7. Petições
Baixaram à CACDLG nesta Sessão Legislativa 26 Petições
Concluídas – 31 (7 da 1.ª Sessão Legislativa) Pendentes - 2
Concluídas (31)
PETIÇÃO PETICIONAN
TE (S) DATA ASSUNTO
ADMISSÃO
RELATOR DESIGNAD
O DILIGÊNCIAS
AUDIÇÕES OBRIGATÓR
IAS
RELAT. FINAL
OBSERVAÇÕES
ESTADO NA COMISSÃO
106/XII/1
Sindicato dos
Enfermeiros Portugueses
24-02-2012
Solicita que a Assembleia da
República requeira ao
Tribunal Constitucional, em fiscalização
abstrata sucessiva, a
declaração de inconstitucionalid
ade com força obrigatória geral do n.º 7 do artigo 4.º e do artigo 8.º do Regulamento
das Custas Processuais (Lei
n.º 7/2012, de 13 de Fevereiro).
14-03-2012
Deputado João
Oliveira (PCP) 14-03-2012
Of ao Peticionante nº 473/2012 de 15-03-
2012 / Recebida Adenda a
22-03-2012
Audição Peticionan
tes realizada em 10-05-
2012
Relatório
Final Aprovado em
27-12-2012
Relatório Final
remetido aos
Grupos Parlamentares a 27-12-2012
pelos Ofs 1717/2012
a 1722/2012
Of. ao GAB-PAR
nº 1715/2012 de 27-12-
2012 Of.
Peticionante nº
1716/2012 de 27-12-
2012
Concluída na
Comissão
124/XII/1 Salvador
Manuel Jóia da Costa
20-04-2012
Solicita a aprovação de legislação que criminalize a violação da
liberdade de religião
Admitida a 9-
05-2012
Deputado Pedro
Delgado Alves (PS)
a 9-05-2012
Of ao Peticionante nº 715/2012
de 9-05-2012
Relatório
Final Aprovado a 8-05-2013
Relatório Final
remetido aos
Grupos Parlamentares a 8-05-2013
pelos Ofs 578/2013
a 583/2013
Of. ao GAB-PAR
n.º 585/2013 de 8-05-
2013 Of.
Peticionante n.º
584/2013 de 8-05-
2013
Concluída na
Comissão
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
102
Página 103
PETIÇÃO PETICIONAN
TE (S) DATA ASSUNTO
ADMISSÃO
RELATOR DESIGNAD
O DILIGÊNCIAS
AUDIÇÕES OBRIGATÓR
IAS
RELAT. FINAL
OBSERVAÇÕES
ESTADO NA COMISSÃO
125/XII/1
Teresa de Jesus da
Conceição Fernandes
(4028 assinaturas)
02-05-2012
Contra o encerramento do
tribunal de Ansião.
Admitida a 9-05-2012
Deputado Ricardo
Rodrigues (PS) a 9-05-
2012
Solicitada a publicação em 14-05-
2012 Of ao
Peticionante nº 716/2012 de 9-05-2012
05-06-2012 (15:00)
Relatório
Final Aprova
do a 17-10-2012
Of. ao GAB-PAR nº
1352/2012 de 17-10-
2012 Of.
Peticionante nº
1351/2012 de 17-10-
2012
Concluída na
Comissão
142/XII/1
Câmara Municipal de Sabrosa
(1123 assinaturas)
08-06-2012
Solicitam a Manutenção do Tribunal Judicial
de Sabrosa
Admitida a 27-06-
2012
Deputada Teresa
Anjinho (CDS/PP)
Solicitada a publicação
em 27/06/2012
/ Of ao Peticionante nº 914/2012
de27-06-2012
Audição efetuada a 09-05-2013
(14H00)
Aprovado em 5-06-2013
Relatório Final
remetido ao GAB-PAR
nº Of. 787/2013 de 7-06-
2013 e aos GP's [ofs. n.ºs 780 a 785] em 7-06-2013 /
Of ao Peticionant
e nº 786/2013 de 7-06-
2013
Concluída na
Comissão
159/XII/1.ª
Joaquim Maria
Botelho de Sousa
Cymbron
16-07-2012
Solicita que a AR contemple, na aprovação da
Proposta de Lei n.º 77/XII (GOV),
que Altera o Código de
Processo Penal, a alteração do
artigo 342.ª do Código de
processo Penal, no sentido da eliminação da obrigação do
arguido de resposta à
pergunta sobre a existência de
processo pendentes
Admitida a 25-07-
2012
Deputada Paula
Cardoso (PSD)
Of ao Peticionante
nº 1084/2012 de31-07-
2012
Relatório
Final Aprova
do a 12-09-2012
Relatório Final
remetido aos Grupos Parlamentares a 12-09-2012 pelos
Ofs 1112/2012
a 1117/2012 Of. ao GAB-
PAR nº 1119/2012 de 12-09-
2012 Of.
Peticionante nº
1118/2012 de 12-09-
2012
Concluída na
Comissão
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
103
Página 104
PETIÇÃO PETICIONAN
TE (S) DATA ASSUNTO
ADMISSÃO
RELATOR DESIGNAD
O DILIGÊNCIAS
AUDIÇÕES OBRIGATÓR
IAS
RELAT. FINAL
OBSERVAÇÕES
ESTADO NA COMISSÃO
159/XII/1.ª
Joaquim Maria
Botelho de Sousa
Cymbron
16-07-2012
Solicita que a AR contemple,
na aprovação da Proposta de Lei
n.º 77/XII (GOV), que
Altera o Código de Processo
Penal, a alteração do
artigo 342.ª do Código de
processo Penal, no sentido da eliminação da obrigação do arguido de resposta à
pergunta sobre a existência de
processo pendentes
Admitida a 25-
07-2012
Deputada Paula
Cardoso (PSD)
Of ao Peticionante
nº 1084/2012 de31-07-
2012
Relatório
Final Aprovado a 12-09-2012
Relatório Final
remetido aos
Grupos Parlamentares a 12-09-2012
pelos Ofs 1112/2012
a 1117/2012
Of. ao GAB-PAR
nº 1119/2012 de 12-09-
2012 Of.
Peticionante nº
1118/2012 de 12-09-
2012
Concluída na
Comissão
162/XII/1.ª
Eduardo Marques
Fernandes (224
assinaturas)
24-07-2012
Solicitam que a Assembleia da
República adopte medidas
legislativas tendo em vista a
reposição da constitucionalida
de, da legalidade, da
justiça, da igualdade e da conformidade com o direito
comunitário da Tabela
Emolumentar dos Registos e do Notariado, pondo fim à concorrência desleal do
Estado com os particulares
(tituladores – advogados, notários e
solicitadores) através das
Conservatórias.
Admitida a 25-
07-2012
Deputada Andreia
Neto (PSD)
Of ao Peticionante
nº 1085/2012 de31-07-
2012 Solicitada
informação ao MJ pelo ofício n.º
1031/2012 de 25-07-
2012 / Informação
do MJ recebida a 3/09/2012
Relatório
Final Aprovado a 12-09-2012
Relatório Final
remetido aos
Grupos Parlamentares a 12-09-2012
pelos Ofs 1128/2012
a 1133/2012
Of. ao GAB-PAR
nº 1134/2012 de 12-09-
2012 Of.
Peticionante nº
1135/2012 de 12-09-
2012
Concluída na
Comissão
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
104
Página 105
PETIÇÃO PETICIONAN
TE (S) DATA ASSUNTO
ADMISSÃO
RELATOR DESIGNAD
O DILIGÊNCIAS
AUDIÇÕES OBRIGATÓR
IAS
RELAT. FINAL
OBSERVAÇÕES
ESTADO NA COMISSÃO
164/XII/1
Joaquim Maria
Botelho de Sousa
Cymbron
30-07-2012
Solicita que a Assembleia da
República contemple, na aprovação da
Proposta de Lei n.º 77/XII (GOV),
que Altera o Código de
Processo Penal, a modificação do n.º 1 do artigo
134.º do Código de Processo
Penal, relativo à possibilidade de
recusa de prestação de depoimento
como testemunha.
Admitida a 12-09-
2012
Deputada Margarida Almeida
(PSD)
Of ao Peticionante
nº 1109/2012 de12-09-
2012
Relatório
Final Aprova
do a 24-10-2012
Relatório Final
remetido aos Grupos Parlamentares a 24-10-2012 pelos
Ofs 1363/2012
a 1368/2012 Of. ao GAB-
PAR nº 1370/2012 de 24-10-
2012 Of.
Peticionante nº
1369/2012 de 24-10-
2012
Concluída na
Comissão
167/XII/2
Ana Isabel Gonçalves Mendes
(5232 assinaturas)
17-09-2012
Solicitam a demissão
imediata do Ministro dos
Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.
Liminarmente
Indeferida a26-
09-2012
Of ao Peticionante
nº 1261/2012 de 26-09-
2012 Of. ao GAB-
PAR 1262/2012 de 26-09-2012 /
Também foi remetido
outro ofício ao GAB-PAR solicitando a devolução da
caixa à 1.ª subscritora
of. N.º 1263/2012 de 26-09-
2012
Liminarmente
Indeferida 26-09-2012
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
105
Página 106
PETIÇÃO PETICIONAN
TE (S) DATA ASSUNTO ADMISSÃO
RELATOR DESIGNAD
O DILIGÊNCIAS
AUDIÇÕES OBRIGATÓR
IAS
RELAT. FINAL
OBSERVAÇÕES
ESTADO NA COMISSÃO
169/XII/2
Joaquim Maria
Botelho de Sousa
Cymbron
18-09-2012
Pretende que seja alterado o Código de Processo Penal, no sentido de não
se continuar a negar ao arguido o
direito de autodefesa
Admitida a 26-09-2012
Deputada Margarida Almeida (PSD) 26-09-2012
Of ao Peticionante
nº 1264/2012 de 26-09-
2012
Relatório
Final Aprova
do a 24-10-2012
Relatório Final
remetido aos Grupos Parlamentares a 24-10-2012 pelos
Ofs 1363/2012
a 1368/2012 Of. ao GAB-
PAR nº 1370/2012 de 24-10-
2012 Of.
Peticionante nº
1369/2012 de 24-10-
2012
Concluída na
Comissão
173/XII/2
Associação Animal (41511
assinaturas)
04-10-2012
Solicitam a aprovação de uma
nova lei de proteção dos
animais
Remetido ofício n.º
1354/2012 ao GAB-PAR
a 18-10-2012
solicitando a
clarificação da
repartição de
competências entre
Comissões Parlamenta
res em matéria de
estatuto dos animais
/ Deliberado
na Conferência
de Presidentes
de 20-11-2012 de que
a Petição deverá
manter-se na 1.ª
Comissão / Admitida a 28-11-2012
Deputado Pedro
Delgado Alves (PS) a 28-11-2012
Of ao Peticionante
nº 1557/2012 de 28-11-
2012 / Of à CAM nº
1562/2012 de 29-11-
2012 / Of à CAOTPL nº 1563/2012 de 29-11-
2012 / Solicitada a publicação a 28-11-2012
Audição efetuada a 11-04-2013
(14H00)
Relatório
Final Aprova
do a 8-05-2013
Relatório Final
remetido aos Grupos Parlamentares a 8-05-2013 pelos
Ofs 586/2013 a 591/2013
Of. ao GAB-PAR n.º
593/2013 de 8-05-
2013 Of.
Peticionante n.º
592/2013 de 8-05-
2013
Concluídana
Comissão
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
106
Página 107
PETIÇÃO PETICIONAN
TE (S) DATA ASSUNTO ADMISSÃO
RELATOR DESIGNAD
O DILIGÊNCIAS
AUDIÇÕES OBRIGATÓR
IAS
RELAT. FINAL
OBSERVAÇÕES
ESTADO NA COMISSÃO
175/XII/2 Marco
Neves da Silva
21-09-2012
Solicita a apreciação da
constitucionalidade da alínea o) do
artigo 3.º do regime jurídico de
entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do
território nacional (aprovado pela Lei n.º 23/2007, de 4
de Julho e alterado e republicado pela Lei n.º 29/2012, de 9 de Agosto), por
violação do direito à reserva da vida privada, e da sua legalidade, por
violação da Lei de Proteção de Dados
Admitida em 24-10-
2012
Deputada Margarida Almeida
(PSD) 24-102012
Of. à SEAPI_MAI nº 1413 de
25-10-2012 e Of. CNPD n.º 1414 de 25-10-2012 / Parecer
CNPD em 27-11-
2012_Deliberação n.º
1436_2012 ratifica o
Parecer da CADA sobre
Petição / Informação
MAI recebida a 8-02-2013
Relatório
Final Aprova
do a 09-01-2013
Relatório Final
remetido aos Grupos Parlamentares a 09-01-2013 pelos
Ofs 31/2013 a 36/2013
Of. ao GAB-PAR nº
38/2013 de 09-01-2013
Of. Peticionant
e nº 37/2013 de 09-01-2013
Concluída na
Comissão
191/XII/2
Renato Manuel Laia
Epifânio (1623
assinaturas)
12-10-2012
Contra a Partidocracia e em
prol de uma verdadeira democracia
representativa.
Admitida em 08-11-
2012
Deputado Hugo Lopes
Soares (PSD)
Of . Peticionante
nº 1475/2012
de 9-11-2012 / Solicitada a publicação a 30-11-2012
03-01-2013 (14H00)
Relatório
Final Aprova
do a 09-01-2013
Relatório Final
remetido aos Grupos Parlamentares a 09-01-2013 pelos
Ofs 10/2013 a 15/2013
Of. ao GAB-PAR nº
17/2013 de 09-01-2013
Of. Peticionant
e nº 16/2013 de 09-01-2013
Concluída na
Comissão
195/XII/2
Vitor Manuel
maximino Vieira
17-10-2012
Solicita que, em nome da
transparência e imparcialidade na
elaboração de diplomas legais,
passe a ser disponibilizada na
base de dados DIGESTO a
referência ao seu autor material (sociedade de
advogados contratada para
elaborar o projeto de ato legislativo).
Admitida em 08-11-
2012
Deputado João Lobo
Soares (PSD)
Of. Peticionante nº 1476 em 09.11.02012 e Of. SEAPI 1477 para envio da
Petição a SG da PCM /
Pronúncia da SGPCM em 05.12.2012
Relatório
Final Aprovado em 27-12-2012
Relatório Final
remetido ao GAB-PAR
nº Of. 1723/2012 de 27-12-
2012 Of.
Peticionante nº
1724/2012 de 27-12-
2012
Concluída na
Comissão
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
107
Página 108
PETIÇÃO PETICIONAN
TE (S) DATA ASSUNTO ADMISSÃO
RELATOR DESIGNAD
O DILIGÊNCIAS
AUDIÇÕES OBRIGATÓR
IAS
RELAT. FINAL
OBSERVAÇÕES
ESTADO NA COMISSÃO
197/XII/2
Associação Sindical dos Conservador
es dos Registos
22-10-2012
Solicita a consagração no Orçamento do
Estado para 2013 de garantias de recrutamento e mobilidade dos
Conservadores de Registos (e demais trabalhadores dos
registos e do notariado) entre a Região Autónoma
da Madeira e o Continente.
Admitida em 08-11-
2012
Foi deliberado dispensar a nomeação de relator no sentido de que o texto da petição
possa ser enviado aos
GP's para ponderação
acerca da adequação
da oportunida
de de apresentaç
ão no âmbito da
discussão e votação na especialida
de da referida
Proposta de Lei, de
propostas de
alteração no sentido apontado
Foi deliberado na reunião
de 08.11.2012 a dispensa de
nomeação de Relator, de modo a que o texto da
petição fosse enviado em tempo útil
aos GP's para ponderação
acerca da adequação e oportunidade
de apresentação, no âmbito
da discussão e votação na especialidade da Proposta
de Lei n.º 103/XII/
Of. Peticionante n.º 1478
em 09.11.2012 /remetida a
NA e a petição aos GP's [ofs.
nºs 1479 a 1484
Concluída na
Comissão
205/XII/2
Alberto Jorge
Carregã Cancelino
12-11-2012
Solicita que a Assembleia da
República requeira ao Tribunal
Constitucional a declaração de
inconstitucionalidade de normas do
Estatuto dos Militares da
Guarda Nacional Republicana ou
que tome medidas legislativas para repor o regime
vigente antes das alterações
decorrentes do Decreto-Lei n.º
159/2005, de 20 de Setembro.
Admitida a 28-11-2012
Deputada Andreia
Neto (PSD) 28-11-2012
Of ao Peticionante
nº 1558/2012 de 28-11-
2011
Aprovado em 30-01-2013
Relatório Final
remetido ao GAB-PAR
nº Of. 160/2013 de 30-01-
2013 e aos GP's [of.
n.ºs 153 a 158] Of.
Peticionante nº
159/2013 de 30-01-
2013
Concluída na
Comissão
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
108
Página 109
PETIÇÃO PETICIONAN
TE (S) DATA ASSUNTO ADMISSÃO
RELATOR DESIGNAD
O DILIGÊNCIAS
AUDIÇÕES OBRIGATÓR
IAS
RELAT. FINAL
OBSERVAÇÕES
ESTADO NA COMISSÃO
210/XII/2
Vítor Manuel
Maximino Vieira
15-11-2012
Solicita a isenção de pagamento de
taxa de justiça para constituição de assistente nos denominados
crimes de corrupção.
Admitida a 28-11-2012
Deputado Hugo Lopes
Soares (PSD) 28-11-2012
Of ao Peticionante
nº 1559/2012 de 28-11-
2011 __________
Resposta enviado pelo
Governo (MJ) ao
pedido de informações
solicitado pela
Comissão (através do
GPAR) enviado via
email ao Relator
Aprovado em 30-01-2013
Relatório Final
remetido ao GAB-PAR
nº Of. 152/2013 de 30-01-
2013 e aos GP's [ofs. n.ºs 145 a
150] em 30-01-2013 e
Of. Peticionant
e nº 159/2013 de 30-01-
2013
Concluída na
Comissão
215/XII/2
Pedro Miguel
Monteiro Nunes
26-11-2012
Solicita que a Assembleia da
República promova as diligências
indispensáveis à adoção de medidas
tutelares adequadas ao
cumprimento da constituição da
República Portuguesa e da lei por um município
que se recusa a aplicar uma
decisão judicia
Solicitado ao GAB-PAR através do ofício n.º
1610/2012 de 11-12-
2012 a sua redistribuiç
ão à CAOTPL /
Por despacho de 07-01-2013 do
GPAR foi a Petição
redistribuída à 11.ª
Comissão
Concluída na
Comissão Por
despacho de 07-01-2013 do
GPAR foi a Petição
redistribuída à 11.ª
Comissão
216/XII/2
António Cândido
Monteiro Cabeleira
(4800 assinaturas)
29-11-2012
Solicita a manutenção do atual Tribunal
Judicial da Comarca de Chaves como Tribunal de
Comarca
Admitida a 12-12-2012
Deputado Ricardo
Rodrigues (PS) /
Indicado pelo PS a
13-12-2012
Of ao Peticionante
nº 1658/2012 de 12-12-
2011 / Solicitada a publicação a 12-12-2012
Audição efetuada a 16-05-2013
Aprovado em 5-06-2013
Relatório Final
remetido ao GAB-PAR
nº Of. 770/2013 de 7-06-
2013 e aos GP's [ofs. n.ºs 763 a 768] em 7-06-2013 /
Of ao Peticionant
e nº 769/2013 de 7-06-
2013
Concluída na
Comissão
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
109
Página 110
PETIÇÃO PETICIONAN
TE (S) DATA ASSUNTO ADMISSÃO
RELATOR DESIGNAD
O DILIGÊNCIAS
AUDIÇÕES OBRIGATÓR
IAS
RELAT. FINAL
OBSERVAÇÕES
ESTADO NA COMISSÃO
230/XII/2
Sindicato da Carreira de
Investigação e
Fiscalização do serviço
de Estrangeiros e Fronteiras
17-01-2013
Apresenta dois contributos
relativos à PPL n.º 117/XII/2.ª - Estabelece o
regime do exercício da atividade de
segurança privada - e solicita a sua
aprovação.
Admitida em 23-01-
2013
Foi deliberado dispensar a nomeação de relator no sentido de que o texto da petição
possa ser enviado aos GP's
para ponderação
acerca da adequação
da oportunida
de de apresentaç
ão no âmbito da
discussão e votação na especialida
de da referida Proposta de Lei, de propostas
de alteração
no sentido apontado
pelo Peticionári
o
Remetida NA e Petição aos
Grupos Parlamentare
s a 23-01-2013 pelos
Ofs 109/2013 a 114/2013 Of. ao GAB-
PAR nº 116/2013 de 23-01-2013
Of. Peticionante nº 115/2013
de 23-01-2013
Concluída
na Comissão
236/XII/2
Paula Cristina Ramos
Nunes de Carvalho e
Sá
31-01-2013
Solicita a ponderação de realização de
inquérito parlamentar à
atuação do Conselho Superior de Magistratura,
bem como de introdução de alterações à
legislação que o regula.
Admitida em 20-02-
2013
Deputado João Lobo (PSD) a 20-
02-2013
Of ao Peticionante nº 249/2013
de 20-02-2013 /
Remetido ofício n.º
263/2013 ao CSM a 21-02-
2013 para eventual
pronúncia
Aprovado em 10-04-2013
Relatório Final
remetido ao GAB-PAR
nº Of. 477/2013 de 10-04-
2013 e aos GP's [ofs. n.ºs 470 a
475] em 10-04-2013 e
Of. Peticionant
e nº 476/2013 de 10-04-
2013
Concluída na
Comissão
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
110
Página 111
PETIÇÃO PETICIONAN
TE (S) DATA ASSUNTO ADMISSÃO
RELATOR DESIGNAD
O DILIGÊNCIAS
AUDIÇÕES OBRIGATÓR
IAS
RELAT. FINAL
OBSERVAÇÕES
ESTADO NA COMISSÃO
238/XII/2
Associação Portuguesa
para a Igualdade Parental e Defesa dos Direitos dos
Filhos (1100
assinaturas)
05-02-2013
Solicitam que a Assembleia da
República institua o dia 5 de
Fevereiro como o Dia Nacional de
Consciencialização para a Alienação
Parental.
Admitida em 20-02-
2013
Deputada Andreia
Neto (PSD) a 20-02-
2013
Of ao Peticionante nº 250/2013
de 20-02-2013
Audição efetuada a 21-03-2013
Aprovado em 24-04-2013
Relatório Final
remetido ao GAB-PAR
nº Of. 550/2013 de 23-04-
2013 e aos GP's [ofs. n.ºs 543 a
548] em 23-04-2013 e
Of. Peticionant
e nº 549/2013 de 23-04-
2013
Concluída na
Comissão
240/XII/2
Bruno Miguel Castro
Matos Silva (6285
assinaturas)
14-02-2013
Solicitam a alteração do artigo
151.º da Constituição da
República Portuguesa de
modo a permitir a candidatura de
cidadãos independentes à
Assembleia da República
Admitida em 20-02-
2013
Deputado Hugo Lopes
Soares (PSD) a 20-
02-2013
Solicitada a publicação em 21-02-
2013 / Of ao
Peticionante nº 251/2013
de 20-02-2013
Audição efetuada a 28-02-2013
Aprovado em 13-03-2013
Relatório Final
remetido ao GAB-PAR
nº Of. 323/2013 de 13-03-
2013 e aos GP's [ofs. n.ºs 316 a
321] em 13-03-2013 e
Of. Peticionant
e nº 322/2013 de 13-03-
2013
Concluída na
Comissão
242/XII/2
Isabela Soraia
Oliveira da Silva (70
257 assinaturas) Passou a ter
apenas 1 subscritor
15-02-2013
Contra o abate do pitbull "Zico" e de
todos os outros "Zicos"!
Admitida parcialmente em 27-02-
2013
Deputada Isabel Alves
Moreira (PS)
Of ao Peticionante nº 269/2013
de 27-02-2013 e Of. à CM Beja n.º 274/2013
Aprovado em 5-06-2013
Relatório Final
remetido ao GAB-PAR
nº Of. 779/2013 de 7-06-
2013 e aos GP's [ofs. n.ºs 771 a 776] em 7-06-2013 /
Of ao Peticionant
e nº 778/2013 de 7-06-
2013 e Of. à CM Beja
n.º 777/2013 de 07-06-
2013
Concluída na
Comissão
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
111
Página 112
PETIÇÃO PETICIONAN
TE (S) DATA ASSUNTO ADMISSÃO
RELATOR DESIGNAD
O DILIGÊNCIAS
AUDIÇÕES OBRIGATÓR
IAS
RELAT. FINAL
OBSERVAÇÕES
ESTADO NA COMISSÃO
244/XII/2
Federação Portuguesa pela Vida
(5106 assinaturas)
07-03-2013
"Defender o Futuro"
Admitida a 20-03-2013
Deputada Isabel Alves
Moreira (PS) a 20-03-2013
Solicitada a publicação em 20-03-
2013 / Of ao Peticionante nº 407/2013
de 20-03-2013
Audição efetuada a 04-04-2013
Aprovado em 24-04-2013
Relatório Final
remetido ao GAB-PAR
nº Of. 553/2013 de 23-04-
2013 e aos GP's [ofs. n.ºs 536 a
541] em 23-04-2013 e
Of. Peticionant
e nº 542/2013 de 23-04-
2013
Concluída na
Comissão
247/XII/2 José Manuel
Simões Tavares
20-03-2013
Solicita a alteração da Lei n.º 64/78, de
6 de outubro - Organizações
fascistas
Admitida a 03-04-2013
Deputada Maria Paula
Cardoso (PSD) a 03-
04-2013
Of ao Peticionante nº 447/2013
de 03-04-2013 /
Deferido o pedido de junção das
Petição 247 /XII/2.ª com a 258/XII/2.ª
Relatório Final
remetido ao GAB-PAR
nº Of. 716/2013 de 29-05-
2013 e aos GP's [ofs. n.ºs 708 a
713] em 29-05-2013 e
Of. Peticionant
e nº 714/2013 de 29-05-
2013
Concluída na
Comissão
255/XII/2 Paulo Jorge
Santos Figueiredo
15-04-2013 /
Redistribuida à CACDLG em
06.05.2013 (of.
162 CPECC)
Solicita à Assembleia da República que
sejam tomadas as medidas
necessárias para a construção de um Portugal melhor e mais justo e para
que haja uma maior igualdade entre todos os
cidadãos.
Of ao Peticionante nº 640/2013
de 15-05-2013
Of. ao GAB-PAR
639/2013 de 15-05-2013
Liminarmente
Indeferida 15-05-2013
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
112
Página 113
PETIÇÃO PETICIONAN
TE (S) DATA ASSUNTO ADMISSÃO
RELATOR DESIGNAD
O DILIGÊNCIAS
AUDIÇÕES OBRIGATÓR
IAS
RELAT. FINAL
OBSERVAÇÕES
ESTADO NA COMISSÃO
258/XII/2 Álvaro Teves
Franco de Lemos
17-04-2013
Solicita a alteração da Lei n.º 64/78, de
6 de outubro - Organizações
fascistas.
Admitida a 8-05-2013
Deputada Maria Paula
Cardoso (PSD) a 8-05-2013
Of ao Peticionante n.º 594/2013 de 8-05-2013
/ Ofício n.º 571/2013
remetido ao GAB-PAR
solicitando junção desta Petição à n.º 247/XII/2.ª em 8-05-
2013 / Deferido o pedido de junção das
Petição 258/XII/2.ª com a 247
/XII/2.ª
Relatório Final
remetido ao GAB-PAR
nº Of. 716/2013 de 29-05-
2013 e aos GP's [ofs. n.ºs 708 a
713] em 29-05-2013 e
Of. Peticionant
e nº 715/2013 de 29-05-
2013
Concluída na
Comissão
264/XII/2
Aires Manuel Moniz
Ferreira
29-05-2013
Solicita a revogação da Lei
n.º 64/78, de 6 de outubro -
"Organizações fascistas"
Liminarmente
Indeferida a 5-06-2013
Of ao Peticionante nº 761/2013 de 7-06-2013 Of. ao GAB-
PAR 762/2013 de
7-06-2013
Liminarmente
Indeferida 15-05-2013
276/XII/2
Américo Magalhães
(1015 assinaturas)
09-07-2013
Solicitam a aplicação imediata
do novo regime das Associações
Públicas Profissionais - Lei n.º 2/2013, de 10
de janeiro.
Admitida parcialmente em 17-07-
2013
Deputada Isabel Alves
Moreira (PS) a 17-07-2013
Of ao Peticionante n.º 897/2013
de 17-07-2013
Solicitada a publicação a 18-07-2013
Audição obrigatória
(Já concedida
pela 1.ª Comissão)
Aprovado em 26-07-2013
Relatório Final
remetido ao GAB-PAR
nº Of. 917/2013 de 26-07-
2013 e aos GP's [ofs. n.ºs 909 a 914] e ao Provedor de Justiça
[of. n.º 916]em 26-07-2013 e
Of. Peticionant
e nº 915/2013 de 26-07-
2013
Concluída na
Comissão
286/XII/2 Edmundo
Pacheco do Rego
31-07-2013
Solicita a revogação da Lei
n.º 64/78, de 6 de outubro -
"Organizações fascistas"
Liminarmente
Indeferida em 11-09-
2013
Liminarmente
Indeferida 11-09-2013
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
113
Página 114
287/XII/2
Paulo Jorge Santos
Figueiredo
09-08-2013
Solicita a anulação dos Despachos n.º
4109/2013 e 4110/2013, de 27
de fevereiro de 2013, do Secretário de Estado Adjunto
do Primeiro-Ministro, de
nomeação de técnicos
especialistas para o Gabinete daquele
membro do Governo
Liminarmente
Indeferida em 11-09-
2013
Liminarmente
Indeferida 11-09-2013
Pendentes (2)
PETIÇÃO PETICIONAN
TE (S) DATA ASSUNTO ADMISSÃO
RELATOR DESIGNAD
O DILIGÊNCIAS
AUDIÇÕES OBRIGATÓR
IAS
RELAT. FINAL
OBSERVAÇÕES
ESTADO NA COMISSÃO
277/XII/2.ª
Fernando Manuel Duarte Gomes (2082
assinaturas)
05-07-2013
Apelam ao cumprimento da
Lei n.º 92/95, de 12 de setembro, que
Estabelece medidas de
protecção dos animais, proibindo todas as violências
injustificadas contra os mesmos.
Admitida a 26-07-2013
Deputado Pedro
Delgado Alves (PS) a 26-07-2013
Of ao Peticionante n.º 954/2013
de 30-07-2013
Solicitada a publicação a 29-07-2013
Audição obrigatória
Pendente
279/XII/2.ª
Luís Carlos de Deus Teixeira Marinho
(6832 assinaturas)
16-07-2013
Solicitam a redução em 50% do valor
da subvenção pública para as
eleições autárquicas de
2013
Admitida a 26-07-2013
Deputado João Lobo
(PSD) a 26-07-2013
Of ao Peticionante n.º 955/2013
de 30-07-2013
Solicitada a publicação a 29-07-2013
Audição obrigatória
Pendente
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
114
Página 115
8. Audições
Na presente Sessão, a 1.ª Comissão realizou 43 audições.
Audições com membros do Governo – 17 - Nos temos do n.º 2 do artigo 104.º- 9
- Requerimentos- 2(1 potestativo PS)
- Outras - 6
Audições prévias à eleição de entidades externas (uma parte das quais audições conjuntas) – 6
Audições com outras entidades – 20
Audições com membros do Governo (17)
Assunto Entidades Data
Audição sobre as orgânicas e competências
próprias dos órgãos de polícia criminal (na
sequência do exercício de direito potestativo
exercido pelo Grupo Parlamentar do PS)
MIN. DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA
2013-09-10
Audição realizada ao abrigo do n.º 2 do artigo 104.º do Regimento da Assembleia da República
MIN. DA JUSTIÇA;S.E. DA ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL E EQUIPAMENTOS DO MINISTRO DA JUSTIÇA
2013-07-03
Audição realizada ao abrigo do n.º 2 do artigo 104.º do Regimento da Assembleia da República
S.E. DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES E DA IGUALDADE
2013-07-02
Audição realizada ao abrigo do n.º 2 do artigo 104.º do Regimento da Assembleia da República (incluindo a apreciação do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) 2012)
MIN DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA;S.E. ADJUNTO DO MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA;S.E. DA ADMINISTRACAO INTERNA
2013-05-28
Processo eleitoral autárquico MIN DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA;S.E. DA ADMINISTRACAO INTERNA;S.E. ADJUNTO DO MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA; Diretor-geral da Administração Eleitoral - Dr. Jorge Miguéis
2013-05-07
Audição realizada ao abrigo do n.º 2 do artigo 104.º do Regimento da Assembleia da República
MIN DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA;S.E. ADJUNTO DO MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA;S.E. DA ADMINISTRACAO INTERNA
2013-03-26
Audição no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 113/XII/2.ª (GOV) - "Aprova o Código de Processo Civil"
MIN. DA JUSTIÇA 2013-03-20
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
115
Página 116
Assunto Entidades Data
Audição realizada ao abrigo do n.º 2 do artigo 104.º do Regimento da Assembleia da República
S.E. DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES E DA IGUALDADE
2013-03-19
Audição realizada nos termos do n.º 2 do artigo 104.º do Regimento da Assembleia da República
MIN. DA JUSTIÇA;S.E. DA ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL E EQUIPAMENTOS DO MINISTRO DA JUSTIÇA
2013-03-05
Acerca do alegado visionamento, pela Polícia de Segurança Pública, de imagens da RTP relativas à manifestação de 14 de novembro de 2012 (requerida pelo Grupo Parlamentar do BE)
MIN DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA 2013-01-29
Audição no âmbito da apreciação na especialidade das iniciativas legislativas que visam a criação do Tribunal Arbitral do Desporto - PPL 84/XII/1.ª (GOV) e PJL 236/XII/1.ª (PS) [conjunta com a Comissão de Educação, Ciência e Cultura]
S.E. DO DESPORTO E JUVENTUDE 2012-11-21
Audição conjunta no âmbito da discussão na especialidade da proposta de lei n.º 103/XII/2.ª (GOV) - "Aprova o Orçamento do Estado para 2013"
MIN DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA;S.E. ADJUNTO DO MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA;S.E. DA ADMINISTRACAO INTERNA
2012-11-13
Audição conjunta no âmbito da discussão na especialidade da proposta de lei n.º 103/XII/2.ª (GOV) - "Aprova o Orçamento do Estado para 2013"
S.E. DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES E DA IGUALDADE;S.E. DO DESPORTO E JUVENTUDE;S.E. ADJUNTO DO MINISTRO ADJUNTO E DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES;S.E. DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL E REFORMA ADMINISTRATIVA;MIN. ADJUNTO E DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES
2012-11-13
Audição conjunta no âmbito da discussão na especialidade da Proposta de Lei n.º 103/XII/2.ª (GOV) - "Aprova o Orçamento do Estado para 2013"
MIN. DA JUSTIÇA;S.E. DA ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL E EQUIPAMENTOS DO MINISTRO DA JUSTIÇA
2012-11-09
Audição realizada ao abrigo do n.º 2 do artigo 104.º do Regimento da Assembleia da República
MIN DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA;S.E. ADJUNTO DO MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA;S.E. DA ADMINISTRACAO INTERNA
2012-10-25
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
116
Página 117
Assunto Entidades Data
Audição realizada ao abrigo do n.º 2 do artigo 104.º do Regimento da Assembleia da República
S.E. DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES E DA IGUALDADE
2012-10-24
Audição ao abrigo do n.º 2 do artigo 104.º do Regimento da Assembleia da República
MIN. DA JUSTIÇA;S.E. DA ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL E EQUIPAMENTOS DO MINISTRO DA JUSTIÇA
2012-10-16
Audições prévias à eleição de entidades externas (6)
Assunto Entidades Data
Audição do candidato a membro da Comissão Nacional de Eleições nos termos do n.º 3 do artigo 256.º do Regimento da Assembleia da República
Dr. João Tiago Galo Pedrosa dos Santos Machado
2013-07-23
Audição do candidato ao cargo de Provedor de Justiça nos termos do n.º 3 do artigo 256.º e da alínea c) do artigo 257.º do Regimento da Assembleia da República)
Professor Doutor José Francisco de Faria Costa
2013-07-23
Audição conjunta dos candidatos ao Conselho de Fiscalização da Base de Dados de Perfis de ADN, nos termos do n.º 3 do artigo 256.º do Regimento da Assembleia da República
Dr. António João Casebre Latas; Dr. Ricardo Augusto Guerreiro Baptista Leite; Dra. Maria Helena Terra de Oliveira Brandão de Sousa
2013-06-04
Audição do candidato ao Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa, nos termos do n.º 3 do artigo 256.º do Regimento da Assembleia da República e do artigo 8.º da Lei Quadro do Sistema de Informações da República Portuguesa (Conjunta com a Comissão de Defesa Nacional)
Deputado João Soares 2013-03-06
Audição do candidato ao Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa, nos termos do n.º 3 do artigo 256.º do Regimento da Assembleia da República e do artigo 8.º da Lei Quadro do Sistema de Informações da República Portuguesa (Conjunta com a Comissão de Defesa Nacional)
Deputado Paulo Mota Pinto 2013-03-06
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
117
Página 118
Assunto Entidades Data
Audição conjunta dos candidatos ao Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, cuja designação compete à Assembleia da República, nos termos do n.º 3 do artigo 256.º e do Regimento da Assembleia da República
Pedro António Pimenta da Costa Gonçalves; Lúcio Alberto de Assunção Barbosa; Carlos Manuel de Andrade Miranda; Fernando Licínio Lopes Martins; Eduardo Jorge Glória Quinta Nova; Marta Portocarrero de Carvalho; Carlos Alberto Fernandes Pinto
2013-03-05
Audições com outras entidades (20)
Assunto Entidades Data
Audição no âmbito da apreciação na especialidade do Projeto de Lei n.º 427/XII/2.ª (PSD/CDS-PP) - Altera o Código Penal, a Lei n.º 5/2002, de 11 de janeiro, e a Lei n.º 101/2001, de 25 de agosto, transpondo para a Ordem Jurídica Interna a Diretiva n.º 2011/36/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de abril de 2011, relativa à prevenção e luta contra o tráfico de seres humanos e à proteção das vítimas e que substitui a Decisão-Quadro 2002/629/JAI do Conselho.
Dr. Manuel Albano - Relator Nacional Português do Tráfico de Seres Humanos
2013-07-17
Audição no âmbito da apreciação na especialidade do Projeto de Lei n.º 427/XII/2.ª (PSD/CDS-PP) - Altera o Código Penal, a Lei n.º 5/2002, de 11 de janeiro, e a Lei n.º 101/2001, de 25 de agosto, transpondo para a Ordem Jurídica Interna a Diretiva n.º 2011/36/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de abril de 2011, relativa à prevenção e luta contra o tráfico de seres humanos e à proteção das vítimas e que substitui a Decisão-Quadro 2002/629/JAI do Conselho.
APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vitima
2013-07-17
Audição sobre o Relatório de 2012 (Requerida pelo Grupo Parlamentar do PS)
Conselho de Fiscalização do Sistema Integrado de Informação Criminal
2013-06-26
Audição para apresentação do Relatório Anual 2012, nos termos do n.º 3 do artigo 238.º do Regimento da Assembleia da República.
Provedor de Justiça, Dr. Alfredo José de Sousa
2013-06-25
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
118
Página 119
Assunto Entidades Data
Audição sobre o relatório de Fiscalização dos Centros Educativos referente ao ano de 2012 (requerida pelo Grupo Parlamentar do PS)
Comissão de Fiscalização dos Centros Educativos
2013-05-22
Audição no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 114/XII/2.ª (GOV) - "Aprova a Lei de Organização do Sistema Judiciário"
Conselho dos Oficiais de Justiça 2013-04-10
Audição no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 114/XII/2.ª (GOV) - "Aprova a Lei de Organização do Sistema Judiciário"
Câmara dos Solicitadores 2013-04-10
Audição no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 114/XII/2.ª (GOV) - "Aprova a Lei de Organização do Sistema Judiciário"
ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses
2013-04-09
Audição no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 114/XII/2.ª (GOV) - "Aprova a Lei de Organização do Sistema Judiciário"
Bastonário da Ordem dos Advogados
2013-04-09
Audição no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 114/XII/2.ª (GOV) - "Aprova a Lei de Organização do Sistema Judiciário"
Conselho Superior do Ministério Público
2013-04-09
Audição no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 114/XII/2.ª (GOV) - "Aprova a Lei de Organização do Sistema Judiciário"
Conselho Superior da Magistratura 2013-04-03
Audição no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 113/XII/2.ª (GOV) - "Aprova o Código de Processo Civil"
Dr. António Montalvão Machado 2013-02-13
Audição no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 113/XII/2.ª (GOV) - "Aprova o Código de Processo Civil"
Conselho Superior do Ministério Público
2013-02-12
Audição no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 113/XII/2.ª (GOV) - "Aprova o Código de Processo Civil"
Ordem dos Advogados 2013-02-05
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
119
Página 120
Assunto Entidades Data
Audição no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 113/XII/2.ª (GOV) - "Aprova o Código de Processo Civil"
Conselho Superior da Magistratura 2013-02-05
Apresentação do Relatório Anual 2011 e Relatório Semestral 2012 da Atividade das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (requerimento apresentado pelo GP do PCP na 10.ª CSST)
Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco
2013-01-29
Audição sobre a atividade desenvolvida pela Inspeção Geral da Administração Interna (a requerimento Grupo Parlamentar do PCP)
Inspetora Geral da Administração Interna, Dr.ª Maria Margarida Blasco Martins Augusto
2012-12-11
Audições no âmbito da apreciação na especialidade das iniciativas legislativas de alteração ao Código Penal, Código Processo Penal e Código de Execução de Penas [Propostas de Lei n.ºs 75/XII/1.ª (GOV), 76/XII/1.ª (GOV), 77/XII/1.ª (GOV) e Projetos de Lei n.ºs 194/XII/1.ª (BE) e 266/XII/1.ª (PCP)]
Conselho Superior do Ministério Público
2012-10-02
Audições no âmbito da apreciação na especialidade das iniciativas legislativas de alteração ao Código Penal, Código Processo Penal e Código de Execução de Penas [Propostas de Lei n.ºs 75/XII/1.ª (GOV), 76/XII/1.ª (GOV), 77/XII/1.ª (GOV) e Projetos de Lei n.ºs 194/XII/1.ª (BE) e 266/XII/1.ª (PCP)]
Bastonário da Ordem dos Advogados
2012-10-02
Audições no âmbito da apreciação na especialidade das iniciativas legislativas de alteração ao Código Penal, Código Processo Penal e Código de Execução de Penas [Propostas de Lei n.ºs 75/XII/1.ª (GOV), 76/XII/1.ª (GOV), 77/XII/1.ª (GOV) e Projetos de Lei n.ºs 194/XII/1.ª (BE) e 266/XII/1.ª (PCP)]
Conselho Superior da Magistratura 2012-10-02
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
120
Página 121
9. Audiências Foram concedidas 23 audiências
- Audiências concedidas pela 1.ª Comissão – 14
- Audiências concedidas pelo Presidente da 1.ª Comissão - 9
Audiências concedidas pela 1.ª Comissão (14)
Assunto Entidades Data
Audiência conjunta no âmbito da apreciação na especialidade do Projeto de Lei n.º 406/XII/2.ª (BE) - "Garante o exercício dos direitos dos utilizadores, consagrados no Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos" e do Projeto de Lei n.º 423/XII/2.ª (PCP) - "Assegura os direitos de utilizações livres previstas no Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos"
Associação Ensino Livre;Associação Nacional para o Software Livre - ANSOL
2013-07-10
Audiência sobre a aplicação da Lei n.º 2/2013, de 10 de janeiro, que "Estabelece o regime jurídico de criação, organização e funcionamento das associações públicas profissionais"
Comissão Representativa dos Advogados Estagiários
2013-06-19
Sistema português de controlo parlamentar das forças de segurança interna
Delegação da Grande Assembleia Nacional da Turquia
2013-05-23
Audiência no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 114/XII/2.ª (GOV) - "Aprova a Lei de Organização do Sistema Judiciário"
Associação Sindical dos Juízes Portugueses
2013-05-14
Audiência no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 114/XII/2.ª (GOV) - "Aprova a Lei de Organização do Sistema Judiciário"
Sindicato dos Oficiais de Justiça 2013-05-14
Audiência no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 114/XII/2.ª (GOV) - "Aprova a Lei de Organização do Sistema Judiciário"
Sindicato dos Funcionários Judiciais 2013-05-14
Audiência no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 114/XII/2.ª (GOV) - "Aprova a Lei de Organização do Sistema Judiciário"
Sindicato dos Magistrados do Ministério Público
2013-05-08
Audiência de uma Delegação de Deputados da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe
Comissão de Assuntos Constitucionais, Políticos, Jurídicos e Institucionais da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe
2013-04-30
Audiência no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 113/XII/2.ª (GOV) - "Aprova o Código de Processo Civil"
Docentes da Secção de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
2013-02-26
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
121
Página 122
Assunto Entidades Data
Audiência no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 113/XII/2.ª (GOV) - "Aprova o Código de Processo Civil"
Câmara dos Solicitadores 2013-02-12
Proposta n.º 115/XII/2.ª (GOV) - "Procede à primeira alteração à Lei de Organização, Competência e Funcionamento dos julgados de paz, aprovada pela Lei n.º78/2001, de 13 de julho, aperfeiçoando alguns aspetos de organização e funcionamento dos julgados de paz"
Associação dos Juízes de Paz Portugueses
2013-01-16
Proposta n.º 115/XII/2.ª (GOV) - "Procede à primeira alteração à Lei de Organização, competência e funcionamento dos Julgados de Paz, aprovada pela Lei n.º78/2001, de 13 de julho, aperfeiçoando alguns aspetos de organização e funcionamento dos julgados de paz"
Conselho de Acompanhamento dos Julgados de Paz
2013-01-16
Modelo de funcionamento da Comissão Especializada dos Serviços de Informação da República Nacional de Cabo Verde
Comissão Especializada dos Serviços de Informação da República de Cabo Verde
2012-11-20
Audiência do Senhor Provedor de Justiça da República de Moçambique, Dr. José Abudo
Provedor de Justiça da República de Moçambique, Dr. José Abudo
2012-10-10
Audiências concedidas pelo Presidente da 1.ª Comissão (9)
Assunto Entidades Data
Apresentação do Programa de Homenagem aos Advogados dos Tribunais Plenários
Associação Movimento Cívico Não Apaguem a Memória (NAM)
2013-06-18
Mecanismos nacionais de prevenção da tortura APPT - Associação Portuguesa para a Prevenção da Tortura
2013-05-28
Apresentação de recomendações para a redefinição do enquadramento jurídico do trabalho sexual em Portugal
APDES - Agência Piaget para o Desenvolvimento
2013-05-28
Alteração ao Regime da Cópia Privada Associação para a Gestão da Cópia Privada - AGECOP
2013-04-23
Projeto de diploma de revisão das carreiras de Conservador e de Oficial dos Registos
Associação Sindical dos Conservadores dos Registos
2013-04-23
Apresentação da Cooperativa Cooperativa "Pelo Sonho é que Vamos"
2013-03-21
Pedido de passagem do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras a Corpo Superior de Segurança
Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização SCIF - SEF
2013-03-13
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
122
Página 123
Assunto Entidades Data
Audiência para solicitar alterações à Lei Eleitoral Autárquica, no que diz respeito às candidaturas apresentadas por grupos de cidadãos
AMAI - Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes
2013-03-07
Apresentação de cumprimentos Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa
2013-01-10
10. Eventos
Foram realizados 5 eventos
- Conferências – 2 - Cerimónias – 2 - Outros – 1 (Homenagem ao Senhor Deputado Osvaldo de Castro, anterior Presidente da
Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias)
Eventos (5)
Tipo Designação Local Data
Conferência ESTADO DE DIREITO E DIREITOS FUNDAMENTAIS: A CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS PELOS TRIBUNAIS
Sala das Sessões
2013-07-08
Outros Homenagem ao Senhor Deputado Osvaldo de Castro, anterior Presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias
Sala 6 2013-06-25
Cerimónia Comemorações do Dia Internacional da Mulher Assembleia da República
2013-03-07
Cerimónia Cerimónia de entrega do Prémio Direitos Humanos 2012 Salão Nobre
2012-12-10
Conferência "Servidão Doméstica e Mendicidade: Formas Invisíveis de Tráfico para Exploração Laboral"
Sala do Senado
2012-09-18
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
123
Página 124
11. Deslocações/ Representações Deslocações / Representações (26)
Tipo Assunto Local Data
Representação Reuniões Interparlamentares "sobre a proposta de quotas nos Conselhos de Administração das empresas" e "sobre o programa de Estocolmo, incluindo a proposta EUROPOL"
Parlamento Europeu - Bruxelas
De 2013-06-19 a 2013-06-20
Representação Colóquio Internacional "As Mulheres nas Magistraturas: Percursos e Desafios"
Auditório do Novo Edifício da Assembleia da República
De 2013-06-18 a 2013-06-18
Representação VII Conferência "Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente"
Sala do Senado da Assembleia da República
De 2013-05-24 a 2013-05-24
Representação Sessão Solene de Comemoração do Dia do Advogado
Auditório da Câmara Municipal de Barcelos
De 2013-05-19 a 2013-05-19
Representação Reunião Interparlamentar subordinada ao tema: "The role and experiences of National Parliaments in the fight against organised crime, corruption and money laundering"
Parlamento Europeu - Bruxelas
De 2013-05-07 a 2013-05-07
Representação 3.º Fórum Parlamentar Luso-Espanhol Madrid De 2013-05-06 a 2013-05-07
Representação Seminário "Pobreza e Direitos Humanos"
Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República
De 2013-04-16 a 2013-04-16
Representação Debate "Justiça Cível: que futuro?" Biblioteca Daniel Lopes Cardoso - Edifício Europa
De 2013-04-10 a 2013-04-10
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
124
Página 125
Tipo Assunto Local Data
Representação Debate "Justiça Cível:que futuro?" Biblioteca Daniel Lopes Cardoso - Edifício Europa
De 2013-04-10 a 2013-04-10
Representação Atribuição da Distinção "Mulheres Criadoras de Cultura"
Antigo Refeitório do Mosteiros dos Jerónimos
De 2013-04-08 a 2013-04-08
Representação Colóquio "Decidir em igualdade: paridade na tomada de decisão económica"
Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República
De 2013-03-08 a 2013-03-08
Representação Reunião interparlamentar subordinada ao tema "Womens's reponse to the crises"
Parlamento Europeu, Bruxelas
De 2013-03-07 a 2013-03-07
Representação Visita de Trabalho ao Comando-Geral da Guarda Nacional Republicana
Carmo - Lisboa
De 2013-02-26 a 2013-02-26
Representação Simpósio sobre Terrorismo no âmbito do "Projeto de Intercâmbio e Diálogo Parlamentar"
Antalya - Turquia
De 2013-02-16 a 2013-02-17
Representação Sessão Solene de Abertura do Ano Judicial
Supremo Tribunal de Justiça
De 2013-01-30 a 2013-01-30
Representação Sessão Comemorativa da 7.ª Edição do Dia Europeu da Proteção de Dados
Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República
De 2013-01-28 a 2013-01-28
Representação "Direitos Humanos e Política Externa"
Turim - Itália
De 2012-12-12 a 2012-12-14
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
125
Página 126
Tipo Assunto Local Data
Representação Encontro sobre Envelhecimento Ativo e Diálogo Inter-geracional em Contexto Prisional
Auditório Portugal Maior - Pavilhão 2 - FIL - Parque das Nações - Lisboa
De 2012-12-07 a 2012-12-07
Representação Conferência "Justice in austerity - challenges and opportunities for acess to justice"
Parlamento Europeu - Bruxelas
De 2012-12-06 a 2012-12-07
Representação "Tribunais, Cidadania e Direitos" - Conferência Tribunal de Porta Aberta
Biblioteca - Assembleia da República
De 2012-12-06 a 2012-12-06
Representação Conferencia dos Presidentes de Comissões dos Direitos Humanos - Presidência Cipriota do Conselho da União Europeia
Nicósia - Chipre
De 2012-12-01 a 2012-12-04
Representação XXII Congresso sobre estilos de vida "Reflexão sobre as questões ligadas à imigração e exclusão social em tempos de crise"
Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República
De 2012-11-21 a 2012-11-21
Representação Conferência sobre o Reforço e Implementação das Instituições Nacionais de Direitos Humanos (INDH) nos Países de Língua Oficial Portuguesa - Painel subordinado ao tema: "O Papel das Instituições Nacionais de Direitos Humanos face ao Governo, Parlamento e outros atores institucionais"
Cabo Verde De 2012-10-15 a 2012-10-18
Representação Sessão de Homenagem a Carolina Beatriz Ângelo
Salão Nobre da Assembleia da República
De 2012-10-11 a 2012-10-11
Representação The reform of the EU Data Protection framework - Building trust in a digital and global work
Parlamento Europeu - Bruxelas
De 2012-10-09 a 2012-10-10
Representação Gender equality debate: What do the parliaments of the European Union do?
Parlamento Europeu - Bruxelas
De 2012-10-03 a 2012-10-03
Representação Conferência dos Presidentes de Comissões Parlamentares de Justiça e Assuntos Internos
Nicósia, Chipre
De 2012-09-23 a 2012-09-24
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
126
Página 127
12. Subcomissão de Igualdade A Subcomissão de Igualdade da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias é composta por 13 Deputados, nos termos seguintes:
MEMBROS SUPLENTES
Elza Pais, Presidente PS
Carla Rodrigues Margarida Almeida Maria Paula Cardoso Mendes Bota Mónica Ferro
PSD
Isabel Alves Moreira Pedro Delgado Alves
PS
Teresa Anjinho Teresa Caeiro
CDS-PP
Rita Rato PCP
Cecília Honório BE
José Luís Ferreira PEV
A Subcomissão de Igualdade efetuou 25 reuniões, tendo realizado 3 eventos, 2 visitas, 11 audições e 8 audiências. Eventos (3)
Tipo Designação Data
Audição Pública
Audição parlamentar "Violência de género: violência contra idosas e idosos"
2013-06-25
Cerimónia Comemorações do Dia Internacional da Mulher 2013-03-07
Conferência Conferência Internacional "A Violência contra as mulheres e a Convenção de Istambul"
2012-12-03
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
127
Página 128
Audições (11)
Assunto Entidades Data
Audição da Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), sobre o processo de criação e transmissão para CIG do Sistema Integrado de Informação e Conhecimento
CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
2013-07-11
Audição sobre violência contra idosos e idosas (tema inscrito no plano de atividades da Subcomissão de Igualdade).
Prof.ª Doutora Ana Paula Martins Gil (Socióloga)
2013-06-06
Audição sobre violência contra idosos e idosas Dr.ª Paula Guimarães - Responsável pelo Gabinete de Responsabilidade Social da Fundação Montepio
2013-05-23
Audição realizada no âmbito do Plano de Atividades da Subcomissão de Igualdade
Observatório Nacional de Violência e Género
2013-04-30
Audição sobre "Violência contra a pessoa idosa" APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vitima
2013-04-18
Audição realizada no âmbito do Plano de Atividades da Subcomissão de Igualdade
Instituto de Apoio a Criança 2013-04-02
Audição realizada no âmbito do Plano de Atividades da Subcomissão de Igualdade
Dra. Rosário Farmhouse - Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural
2013-03-26
Audição para apresentação do Manual elaborado no âmbito do projeto transnacional European Manual on Risk Assessement [E-MARIA]
AMCV - Associação de Mulheres Contra a Violência
2013-02-07
Apresentação do Relatório Anual 2011 e do Relatório Semestral 2012 da Atividade das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (requerimento apresentado na 10.ª CSST pelo GP do PCP)
Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco
2013-01-29
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
128
Página 129
Assunto Entidades Data
Audição conjunta subordinada ao tema "Violência de Género"
Dr. Marinho Pinto - Bastonário da Ordem dos Advogados; Tenente-General Luís Parreira - Comandante-Geral da Guarda nacional Republicana; Dr. Pedro do Carmo - Diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária; Superintendente Paulo Gomes - Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública; Dr.ª Isabel Pereira - Juíza de Direito do Círculo Judicial de Penafiel - CSM; Dr.ª Maria Fernanda Alves - Procuradora Junto do DIAP de Lisboa - CSMP
2012-11-06
Audição conjunta subordinada ao tema "Violência de Género"
AMCV - Associação de Mulheres Contra a Violência; APMJ -Associação Portuguesa de Mulheres Juristas; UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta; APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vitima; Soroptimist International União de Portugal
2012-10-16
Audiências (8)
Assunto Entidades Data
Audiência para troca de opiniões entre Comissões homólogas.
Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Veteranos e Igualdade do Género do Parlamento Nacional de Timor-Leste.
2013-06-12
Audiência para troca de opiniões entre Comissões homólogas.
Comissão dos Direitos da Mulher e Igualdade dos Géneros do Parlamento Europeu (FEMM)
2013-05-02
Audiência para apresentação de questões relacionadas com responsabilidades parentais, a reforma do Tribunal de Família e Menores e a Mediação Familiar
Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos
2013-03-21
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
129
Página 130
Assunto Entidades Data
Audiência para apresentação dos projetos desenvolvidos, designadamente no âmbito do IV Plano Nacional para a Igualdade - Género, Cidadania e não Discriminação.
ILGA Portugal 2013-03-14
Exposição acerca da situação da Associação na sequência da revogação do Projeto QREN-POPH
Associação Opus Gay 2013-02-28
Apresentação de Proposta de Alteração Legislativa para salvaguarda dos direitos das vítimas de violência na família
Associação Portuguesa de Mulheres Juristas - Presidente - Dra. Maria Teresa Féria de Almeida, Juíza Desembargadora
2012-12-13
Combate ao Tráfico de Seres Humanos Dr.ª Maria Grazia Giammarianaro, representante especial da OSCE e coordenadora do Combate ao Tráfico de Seres Humanos
2012-11-28
Apresentação da Rede "Support and Empowerment of Female Sex Workers and Trafficked Women wrking in Hidden Places" e os seus objetivos
Associação Piaget para o Desenvolvimento - APDES
2012-09-27
Deslocações / Representações (4 representações e 2 visitas)
Assunto Local Data
Visita de trabalho ao Observatório do Tráfico de Seres Humanos
Avenida D. Carlos, n.º 134, 4.º - Lisboa
De 2013-06-04 a 2013-06-04
Comemoração do Dia Internacional da Mulher Hotel Mundial, em Lisboa De 2013-03-08 a 2013-03-08
Visita para Acompanhamento das atividades e trabalhos promovidos por: Centro de Acolhimento e Proteção a Mulheres e Crianças Vitimas de Tráfico e A CASA - Centro Avançado de Sexualidades e Afetos
Porto De 2013-02-19 a 2013-02-19
Instituição do "Prémio Teresa Rosmaninho - Direitos Humanos, Direitos das Mulheres"
Auditório da Casa Museu Teixeira Lopes, Vila Nova da Gaia
De 2012-11-25 a 2012-11-25
Sessão de Homenagem a Carolina Beatriz Ângelo Salão Nobre da Assembleia da República
De 2012-10-11 a 2012-10-11
"Égalité entre Hommes et Femmes - Que Font les Parlements de l'Union Européenne"
Parlamento Europeu - Bruxelas De 2012-10-02 a 2012-10-0
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
130
Página 131
13. Grupos de Trabalho Foram constituídos os seguintes Grupos de Trabalho:
Grupo de Trabalho - Júri do Prémio Direitos Humanos 2013
Grupo de Trabalho - Co-adoção [PJL 278/XII/1.ª (PS)]
Grupo de Trabalho - Legislação Penal (PPL-75-76-77-GOV, PJL-194-BE e PJL-266-PCP) [Encerrado]
Grupo de Trabalho - Tribunal Arbitral do Desporto (PPL-84-GOV e PJL-236-PS) [Encerrado]
Grupo de Trabalho - Código de Processo Civil (PPL-113-GOV) [Encerrado]
Grupo de Trabalho - Julgados de Paz (PPL-115-GOV, PJL-333-PCP e PJL-334-BE) [Encerrado]
O Grupo de Trabalho - Júri do Prémio Direitos Humanos 2013 tem a seguinte composição:
Nome Grupo Parlamentar Tipo Cargo
Fernando Negrão PSD Efetivo Coordenador
Guilherme Silva PSD Efetivo
Maria de Belém Roseira PS Efetivo
Telmo Correia CDS-PP Efetivo
António Filipe PCP Efetivo
Cecília Honório BE Efetivo
José Luís Ferreira PEV Efetivo
O Grupo de Trabalho - Co-adoção [PJL 278/XII/1.ª (PS)], que realizou 19 reuniões e 17 audições, é composto por:
Nome Grupo Parlamentar Tipo Cargo
Carla Rodrigues PSD Efetivo Coordenador
Andreia Neto PSD Efetivo
Nilza de Sena PSD Efetivo
Isabel Alves Moreira PS Efetivo
Pedro Delgado Alves PS Efetivo
Teresa Anjinho CDS-PP Efetivo
João Oliveira PCP Efetivo
Cecília Honório BE Efetivo
José Luís Ferreira PEV Efetivo
O Grupo de Trabalho - Legislação Penal (PPL-75-76-77-GOV, PJL-194-BE e PJL-266-PCP) (encerrado em 25-01-2013) efetuou 15 reuniões, 4 audições e 2 audiências e foi composto por:
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
131
Página 132
Nome Grupo Parlamentar Tipo Cargo
Hugo Velosa PSD Efetivo Coordenador
Andreia Neto PSD Efetivo
Isabel Oneto PS Efetivo
Jorge Lacão PS Efetivo
Telmo Correia CDS-PP Efetivo
Teresa Anjinho CDS-PP Efetivo
João Oliveira PCP Efetivo
Cecília Honório BE Efetivo
José Luís Ferreira PEV Efetivo
O Grupo de Trabalho - Tribunal Arbitral do Desporto (PPL-84-GOV e PJL-236-PS) (encerrado em 22-03-2013) efetuou 10 reuniões, 2 audições e 3 audiências e foi composto por:
Nome Grupo Parlamentar Tipo Cargo
Paulo Simões Ribeiro PSD Efetivo Coordenador
Paulo Cavaleiro PSD Efetivo
Isabel Alves Moreira PS Efetivo
Laurentino Dias PS Efetivo
Artur Rêgo CDS-PP Efetivo
João Oliveira PCP Efetivo
Cecília Honório BE Efetivo
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
132
Página 133
O Grupo de Trabalho - Código de Processo Civil (PPL-113-GOV) (encerrado em 10-05-2013) efetuou 21 reuniões, 10 audições e 1 audiência e foi composto por:
Nome Grupo Parlamentar Tipo Cargo
Hugo Velosa PSD Efetivo Coordenador
Carlos Peixoto PSD Efetivo
Maria Paula Cardoso PSD Efetivo
Paulo Rios de Oliveira PSD Efetivo
Luís Pita Ameixa PS Efetivo
Ricardo Rodrigues PS Efetivo
Teresa Anjinho CDS-PP Efetivo
João Oliveira PCP Efetivo
Cecília Honório BE Efetivo
O Grupo de Trabalho - Julgados de Paz (PPL-115-GOV, PJL-333-PCP e PJL-334-BE) (encerrado em 05-07-2013) efetuou 6 reuniões e foi composto por:
Nome Grupo Parlamentar Tipo Cargo
Maria Paula Cardoso PSD Efetivo Coordenador
Filipe Neto Brandão PS Efetivo
Teresa Anjinho CDS-PP Efetivo
João Oliveira PCP Efetivo
Cecília Honório BE Efetivo
Mantiveram-se em funcionamento os seguintes Grupos de trabalho: Grupo de Trabalho - Júri do Prémio Direitos Humanos 2012 [entretanto encerrado em 10 de dezembro de 2012 depois de ter efetuado 1 reunião] Grupo de Trabalho - Acompanhamento da Aplicação das Medidas Políticas e Legislativas de Combate à Corrupção Grupo de Trabalho - Audição de Peticionantes
O Grupo de Trabalho - Acompanhamento da Aplicação das Medidas Políticas e Legislativas de Combate à Corrupção (criado na 1.ª Sessão Legislativa) mantém-se em funcionamento e efetuou 1 reunião.
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
133
Página 134
O Grupo de Trabalho - Audição de Peticionantes (criado na 1.ª Sessão Legislativa) mantém-se em funcionamento e efetuou 7 reuniões nas quais procedeu a 7 audições relativas às seguintes Petições:
Audição dos primeiros subscritores da Petição n.º 216/XII/2.ª - "Solicita a manutenção do atual Tribunal Judicial da Comarca de Chaves como Tribunal de
Comarca", nos termos do artigo 21.º do Regime Jurídico de Exercício de Petição.
Audição do subscritor da Petição n.º 142/XII/1.ª, que "Solicitam a manutenção do Tribunal Judicial de Sabrosa", nos termos do artigo 21.º do Regime Jurídico
de Exercício de Petição
Audição da primeira subscritora da Petição n.º 173/XII/2.ª, que "Solicitam a aprovação de uma nova lei de proteção dos animais", nos termos do artigo 21.º
do Regime Jurídico de Exercício de Petição
Audição dos subscritores da Petição n.º 244/XII/2.ª - "Defender o Futuro"
Audição dos subscritores da Petição n.º 238/XII/2.ª, que "Solicitam que a Assembleia da República institua o dia 5 de fevereiro como Dia Internacional da
Consciencialização para a Alienação Parental"
Audição dos subscritores da Petição n.º 240/XII/2.ª, que solicita a "Solicitam a alteração do artigo 151.º da Constituição da República Portuguesa de modo a
permitir a candidatura de cidadãos independentes à Assembleia da República"
Audição dos subscritores da Petição n.º 191/XII/2.ª - "Contra a partidocracia e em prol de uma verdadeira democracia representativa"
II SÉRIE-D — NÚMERO 1_______________________________________________________________________________________________________________
134
Página 135
GRUPO PARLAMENTAR DO PCP
Comunicação relativa à integração do Deputado João Oliveira como membro efetivo da Comissão
de Assuntos Europeus
Incumbe-me o Sr. Presidente do Grupo Parlamentar do PCP que leve ao conhecimento de V. Ex.ª, Sr.ª Presidente da Assembleia da República, que o Sr. Deputado João Oliveira passará a membro efetivo na Comissão de Assuntos Europeus.
Assembleia da República, 17 de setembro de 2013. O Chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar, Pedro Ramos.
A DIVISÃO DE REDAÇÃO E APOIO AUDIOVISUAL.
21 DE SETEMBRO DE 2013_______________________________________________________________________________________________________________
135