Página 1
Sábado, 20 de Fevereiro de 2010 II Série-D — Número 13
XI LEGISLATURA 1.ª SESSÃO LEGISLATIVA (2009-2010)
SUMÁRIO Grupos Parlamentares de Amizade: Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Israel: Relatório elaborado pelo Deputado do CDS-PP João Rebelo referente a uma reunião de trabalho com a delegação israelita, que teve lugar na Assembleia da República, no dia 25 de Janeiro de 2010.
Página 2
2 | - Número: 013 | 20 de Fevereiro de 2010
GRUPO PARLAMENTAR DE AMIZADE PORTUGAL-ISRAEL
Relatório elaborado pelo Deputado do CDS-PP João Rebelo referente a uma reunião de trabalho com a delegação israelita, que teve lugar na Assembleia da República, no dia 25 de Janeiro de 2010
Teve lugar, no passado dia 25 de Janeiro, na Sala 7 da Assembleia da República, uma reunião com S. Ex.ª o Ministro do Turismo de Israel, Stas Misezhnikov.
Integraram a delegação israelita S. Exª o Ministro do Turismo de Israel, Sr. Stas Misezhnikov, S. E.ª o Embaixador de Israel em Lisboa, Sr. Ehud Gol, a Sr.ª Talia Keidar, Conselheira sênior, o Sr. Amir Sagie, Conselheiro da Embaixada, o Sr. Amnon Libermann, Assessor de Imprensa, e a Sr.ª Suzan Klagesbrun, Directora para a Europa.
Por parte da Assembleia da República participaram na reunião o signatário, que presidiu ao Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Israel na X Legislatura, e os Srs. Deputados Celeste Correia, do PS, e Michael Seufert, do CDS-PP.
Durante a reunião, foram abordados os seguintes temas:
— Apresentação do projecto de resolução que consagra o Dia 27 de Janeiro como Dia de Memória do Holocausto. A este respeito, apresentei aos membros da delegação israelita a intenção dos grupos parlamentares da Assembleia da República de consagrarem esta data, assinalando-a em sessão plenária, facto que foi merecedor de grande apreço; — Incremento do fluxo de turistas entre Portugal e Israel. O Sr. Ministro informou que tinha reunido com membros do Governo, com o objectivo de delinear uma estratégia que permita aumentar o fluxo turístico entre os dois países. Mencionei a receptividade de Portugal aos cidadãos israelitas, dada a inexistência de movimentos anti-semitas no País e a pacificidade e reduzida dimensão da comunidade muçulmana nacional.
Referi ainda que o fluxo turístico actual se consubstancia, essencialmente, em turismo religioso destinado a Israel. O Sr. Embaixador referiu o acordo firmado nesse mesmo dia com o Secretário de Estado do Turismo português, destinado a criar condições que permitam melhorar o fluxo turístico entre os dois países. A este respeito, o Sr. Ministro realçou a necessidade de uma campanha de marketing eficiente nos dois Países, que permitiria duplicar o fluxo actual. Uma das medidas entendidas pelas autoridades israelitas como necessária será a criação de um voo directo que una Lisboa a Telavive. Neste sentido, o Sr. Ministro revelou que teve encontros com a sdministração da TAP, destinados a criar condições para a concretização deste objectivo. A título de exemplo, referiu o caso brasileiro: a abertura de um voo directo entre Telavive e S. Paulo permitiu aumentar em 40% o fluxo turístico entre os dois países. Portugal é o único país cujo fluxo turístico não se ressentiu com a crise económica (11 000 turistas/ano), e a existência de voos directos para Telavive aumentálo-ia. Sobre este ponto, realcei que, em termos turísticos, Portugal tem a oferecer o mesmo que os restantes países do sul da Europa.
O Sr. Ministro do Turismo realçou a importância do trabalho dos grupos parlamentares de amizade para o aprofundamento das relações bilaterais. Abrir voos directos entre Lisboa e Telavive daria um enorme impulso às relações económicas entre Portugal e Israel. Questionados a esse respeito, o Sr. Ministro e o Sr.
Embaixador manifestaram a intenção de atingir este objectivo ainda durante o ano de 2010, ou, no máximo, no início de 2011. Deverá tratar-se de um voo TAP, por ser mais lucrativo e menos burocrático em matéria de medidas de segurança.
Como incentivo a este tipo de medidas destaquei a importância das viagens presidenciais, tendo apresentado o exemplo da deslocação do então Presidente da República Jorge Sampaio à Turquia: ao ter-se feito acompanhar de empresários e agentes turísticos, permitiu a sensibilização para a necessidade da existência de voos directos entre Portugal e a Turquia, facto que exponenciou significativamente as relações turísticas entre os dois países. O Sr. Ministro mencionou a criação de um grupo de trabalho, que reunirá, duas vezes por ano (em Portugal e em Israel), para tratar estas matérias, expôs a sua intenção de, aquando do seu regresso a Telavive, agendar as reuniões deste grupo de trabalho, que integrará Secretários de Estado e Embaixadores.
Página 3
3 | - Número: 013 | 20 de Fevereiro de 2010
A reunião terminou depois de uma breve troca de impressões sobre a envolvente geopolítica do Estado de Israel e o perigo representado pelo desenvolvimento de armamento nuclear pelo Irão.
Palácio de São Bento, 29 de Janeiro de 2010 O Deputado Relator, João Rebelo.
A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.