O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 1

Sábado, 1 de Outubro de 2011 II Série-D — Número 6

XII LEGISLATURA 1.ª SESSÃO LEGISLATIVA (2011-2012)

SUMÁRIO Delegações e Deputações da Assembleia da República: Relatório elaborado pelo Deputado José Ribeiro e Castro, do CDS-PP, relativo à sua participação na Conferência sobre Avaliação Tecnológica Parlamentar Pan-Europeia, organizada pelo painel de Avaliação de Opções Científicas e Tecnológicas (STOA), que decorreu em Bruxelas, no dia 7 de Setembro de 2011.

Página 2

2 | - Número: 006 | 1 de Outubro de 2011

DELEGAÇÕES E DEPUTAÇÕES DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Relatório elaborado pelo Deputado José Ribeiro e Castro, do CDS-PP, relativo à sua participação na Conferência sobre Avaliação Tecnológica Parlamentar Pan-Europeia, organizada pelo painel de Avaliação de Opções Científicas e Tecnológicas (STOA), que decorreu em Bruxelas, no dia 7 de Setembro de 2011

O painel de avaliação sobre opções científicas e tecnológicas (STOA1) do Parlamento Europeu (PE) organizou, no dia 7 de Setembro, em Bruxelas, uma conferência sobre avaliação tecnológica parlamentar, para a qual foram convidados representantes dos Parlamentos nacionais (PN) e regionais da União Europeia (UE).
O programa da reunião e diversa documentação de suporte encontram-se no seguinte sítio Internet: http://www.europarl.europa.eu/stoa/events/workshop/20110709/default_en.htm

O objectivo desta Conferência era apresentar o estudo feito pelo painel STOA sobre a avaliação tecnológica parlamentar (PTA, no acrónimo em inglês) na UE, que se anexa, de modo a promover um debate sobre o estabelecimento de uma rede pan-europeia neste domínio.
Na sessão de abertura, o Presidente do Painel STOA, o Deputado ao PE P. Rübig, e o supervisor deste projecto em nome do STOA, o Deputado ao PE, C. Tabajdi, enquadraram o tema, tendo Christine Enzing, do Grupo Techopolis, apresentado o citado estudo em detalhe.
Em seguida, foram dados vários exemplos dos vários modelos de PTA, a cargo de representantes da Comissão parlamentar para o futuro do Parlamento finlandês, do Instituto Rathenau, nos Países Baixos, e do Conselho de Assessoria do Parlamento da Catalunha para a Ciência e a Tecnologia.
Seguiu-se um painel com intervenções sobre as perspectivas e abordagens pan-europeias relativas à PTA, a cargo do Deputado ao PE António Correia de Campos, Vice-Presidente do Painel STOA, e de Gerhard Banse, do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe.
Por fim, teve lugar um painel de discussão com os vários participantes, ocasião na qual o signatário teve oportunidade de dar nota da aprovação da Resolução da Assembleia da República n.º 60/2009, sobre o “Aprofundamento das actividades da Assembleia da República nas áreas da ciência e tecnologia, que se anexa ao presente relatório.
Através desta Resolução, a Assembleia da República comprometeu-se com a criação de "uma plataforma institucional que promova a reunião dos políticos e dos cientistas, no sentido de disponibilizar, em tempo útil e de forma instrumental, informação qualificada, actual e utilizável sobre todas as controvérsias e implicações científicas que determinam ou que são consequência das políticas públicas, antecipando ou avaliando os impactes humanos, sociais, económicos e ambientais das decisões políticas construídas no Parlamento, bem como "promover as diligências que permitam a adesão futura da Assembleia da República à rede EPTA (European Parliamentary Technology Assessment)".
Deste modo, foi reiterado o compromisso da Assembleia da República e, em particular, da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, em retomar o disposto nesta Resolução na presente Sessão Legislativa.

Assembleia da República, 15 de Setembro de 2011.
O Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, José Ribeiro e Castro.
Apoio Técnico, Bruno Dias Pinheiro, Representante Permanente da AR em Bruxelas.

Nota: Os anexos encontram-se disponíveis para consulta nos serviços de apoio.
A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual. 1 Science and technology options assessment

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×