Página 1
Segunda-feira, 26 de Dezembro de 2011 II Série-D — Número 19
XII LEGISLATURA 1.ª SESSÃO LEGISLATIVA (2011-2012)
SUMÁRIO Delegações e Deputações da Assembleia da República: — Relatório elaborado pela Deputada Maria Belém Roseira, do PS, sobre a sua participação na 5.ª reunião da Rede de Parlamentares de Referência Contra a Violência Sexual Relativa às Crianças, que teve lugar em Florença, no dia 17 de Novembro de 2011.
— Relatório relativo à participação dos Deputados Duarte Pacheco, do PSD, e Alberto Costa, do PS, na 66.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que teve lugar entre os dias 19 e 22 de Setembro, na sede da ONU, em Nova Iorque.
Página 2
2 | - Número: 019 | 26 de Dezembro de 2011
DELEGAÇÕES E DEPUTAÇÕES DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Relatório elaborado pela Deputada Maria Belém Roseira, do PS, sobre a sua participação na 5.ª reunião da Rede de Parlamentares de Referência Contra a Violência Sexual Relativa às Crianças, que teve lugar em Florença, no dia 17 de Novembro de 2011
Como Parlamentar de Referência por Portugal na Campanha do Conselho da Europa «Os Parlamentos Unidos para Combater a Violência Sexual relativa às Crianças», participei na reunião da Rede que decorreu em Florença, no dia 17 de Novembro do ano em curso.
Essa participação era indispensável pelo facto de Portugal ter sido convidado a apresentar o desenho do modelo de intervenção do seu sistema de saúde no que respeita à violência sexual contra crianças e jovens.
A par de outros países, como consta da ordem de trabalhos que se anexa (a), a intervenção específica de Portugal era importante por se colocar a questão da eventual colisão entre o segredo profissional — sobretudo o segredo médico — e a denúncia do abuso e os outros parlamentares terem interesse em saber como resolvíamos essa questão.
Por esse motivo o Sr. Dr. Vasco Prazeres, psicanalista do quadro da Direcção-Geral da Saúde e Coordenador Nacional do Programa, foi convidado pelo Conselho da Europa, como perito, a expor os contornos da intervenção.
A sua apresentação foi muito apreciada e objecto de um interessante debate, muito esclarecedor para os restantes membros da rede.
Tive também oportunidade, a exemplo do que é normal em reuniões semelhantes, de intervir várias vezes, não só colocando questões aos outros apresentadores, como emitindo as minhas opiniões sobre as diversas matérias ou abordagens em discussão, o que levou a Presidente da Comissão de Assuntos Sociais a referir que aguardava, com ansiedade, o meu regresso a essa Comissão, a qual já não integro desde que os Deputados foram impedidos de participar em mais do que uma Comissão, no âmbito da APCE.
Portugal foi, mais uma vez, bem representado e eu agradeci ao Sr. Dr. Vasco Prazeres todo o seu empenho e a graciosidade da sua colaboração, tanto mais que, sendo o suporte do Conselho da Europa insuficiente para as despesas realizadas, ficou bem patente que o bom serviço ao País foi garantido com a sua generosidade pessoal, atributo que até hoje tem marcado muitos e muito bons funcionários públicos em Portugal que, muitas vezes, nem sequer uma referência elogiosa dos seus superiores hierárquicos recebem.
E, mesmo assim, quando solicitados a mais um esforço, nunca se recusam a colaborar.
O meu agradecimento expresso ao Sr. Dr. Vasco Prazeres aqui fica, considerando que é o mínimo que eu posso e devo fazer.
21 de Novembro de 2011 A Deputada do PS, Maria de Belém Roseira.
(a) A documentação encontra-se disponível, para consulta, nos serviços de apoio.
——— Relatório relativo à participação dos Deputados Duarte Pacheco, do PSD, e Alberto Costa, do PS, na 66.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que teve lugar entre os dias 19 e 22 de Setembro, na sede da ONU, em Nova Iorque
No âmbito da 66.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, audição parlamentar e reuniões conexas, a União Interparlamentar organizou uma audição parlamentar, na sede da ONU, em Nova Iorque, sobre o tema «O reforço do papel da mediação na resolução pacífica das diferenças e na prevenção de conflitos».
A Assembleia da República esteve representada por dois deputados da delegação parlamentar da Assembleia da República à UIP, Deputados Alberto Costa e Duarte Pacheco, que integraram a Delegação
Página 3
3 | - Número: 019 | 26 de Dezembro de 2011
Nacional à Assembleia Geral, a qual incluía diversos membros do Governo e era liderada pelo PrimeiroMinistro.
Os trabalhos ocorreram na sede da ONU, desdobrando-se:
1 — Reunião de Alto-Nível sobre a prevenção e o controlo de doenças não-comunicáveis: Esta reunião desenrolou-se em três painéis distintos (Anexo I) (a), resultando claro o compromisso dos Estados numa cooperação eficaz que permita o controlo da propagação destas doenças, que hoje, à escala global, afectam milhões de seres humanos e abalam a economia mundial.
2 — Reunião de Alto-Nível sobre desertificação, degradação dos solos num contexto de desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza: A reunião decorreu conforme a agenda constante no (Anexo II) (a), envolvendo delegações de todos os países membros da Organização das Nações Unidas.
Com efeito, os problemas ambientais, as alterações climáticas, os níveis de exploração de recursos atingem hoje uma dimensão global que urge combater.
Os Estados comprometeram-se a tomar medidas na ordem interna e na ordem externa que combatam estes problemas, evidenciando esperança em desenvolvimentos importantes na Cimeira de Durban.
3 — Reunião parlamentar sobre a importância da mediação na resolução de conflitos: A reunião, presidida pelo Presidente da Assembleia Geral da ONU, envolveu peritos sobre a temática em apreço e parlamentares dos cinco continentes.
Tendo como base a resolução da Assembleia Geral sobre esta matéria (Anexo III) (a), o debate evidenciou a importância da mediação na resolução de conflitos e o papel fulcral que os Parlamentos podem desempenhar nesse processo.
Com efeito, a composição plural que são a essência dos Parlamentos e a capacidade de gerar compromissos colocam-nos em boa posição para compreender abordagens diferentes e posicionamentos distintos sob uma mesma realidade, podendo desenvolver acções frutuosas na eliminação de potenciais conflitos.
4 — Assembleia Geral da ONU: Ao longo de três dias os líderes mundiais estiveram em Nova Iorque para intervenções na Assembleia Geral e reuniões bilaterais; onde abordaram os principais temas da actualidade.
Nestes termos a questão israelo-palestina, o armamento nuclear do Irão, a crise das dívidas soberanas, a reforma da ONU, entre outras, mereceram um debate aceso, ficando claras as posições dos diversos Estados sobre estas matérias.
A delegação portuguesa, dado que Portugal é membro do Conselho de Segurança, foi especialmente requisitada, sendo a intervenção na Assembleia Geral sido feita pelo Primeiro-Ministro, já após o regresso dos Deputados a Portugal.
Ao longo da presença da delegação da Assembleia da República em Nova Iorque foram desenvolvidos contactos informais com os diversos membros do Governo que compunham a delegação nacional, nomeadamente o Primeiro-Ministro e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, mas regista-se uma insuficiente disponibilidade da missão portuguesa junto da ONU no acompanhamento da delegação da Assembleia da República.
Palácio de São Bento, 22 de Dezembro de 2011 Os Deputados: Duarte Pacheco (PSD) — Alberto Costa (PS).
(a) A documentação encontra-se disponível, para consulta, nos serviços de apoio.
A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.