O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | - Número: 039 | 21 de Setembro de 2009

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Relatório da participação no 31.º Festival Cultural Internacional de Arzila, que decorreu em Marrocos, de 1 a 4 de Agosto de 2009

A convite do Secretário-Geral da Fundação do Fórum de Arzila, o antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Marrocos, Mohamed Benaíssa, o Presidente da Assembleia da República participou, de 1 a 4 de Agosto, na 31.ª edição do Festival Cultural Internacional de Arzila, que decorreu naquela cidade marroquina.
Este ano Portugal foi o convidado de honra do certame, o qual contou igualmente com a participação do Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, bem como de representantes portugueses de diversos institutos, fundações e instituições culturais, bem como de artistas plásticos e musicais (vide programa em anexo) (a).
O Presidente da Assembleia da República foi orador na sessão de abertura do Festival, onde teve a oportunidade de sublinhar a importância das relações entre Portugal e Marrocos, as suas raízes históricas e as potencialidades que encerram no sentido de possibilitar um melhor relacionamento entre a Europa e África, bem como entre a Europa e o mundo árabe, especialmente num contexto de crise económica e financeira de repercussões internacionais.
O Presidente da Assembleia da República usou ainda da palavra durante o debate sobre o tema «Cooperação afro-árabe-ibero-latino-americana: governos e sociedades civis», caracterizando as dificuldades e oportunidades de cada um dos Continentes em apreço no momento actual, criticando as ilusórias respostas radicais e neo-populistas à crise dos mercados desregulados, e enaltecendo o mérito de um multilateralismo responsável na área financeira e no comércio internacionais.
Sublinhe-se que um dos temas em discussão nos painéis temáticos foi igualmente «Portugal e África», que se revestiu de grande interesse, não só pelo local de realização da discussão, mas também pelo elevado e diversificado número de intervenientes.
Em anexo: 4 (quatro) documentos sobre o 31.º Festival Cultural Internacional de Arzila.

Lisboa, 15 de Setembro de 2009

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.