O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Na Assemblea eleitoral d'Almoster eValles, ap-parece um protesto contra alguns factos alli praticados, os quaés, de qualquer maneira-que sejam considerados, não offcndem o resultado d'esta eleição. !

Todas as Actas contém a.outhorga dos Poderes, •e vem acompanhadas das relações dos votantes. O processo está regular, é deve ser approvado.

Foram presentes á Commissâo os 'diplomas dos Srs. Rodrigo da Fonseca Magalhães, BernardoGor-jão Henriques, José' Frederico Pereira Marecos, José' da Silva'Carvalho, e José António Maria de •Sousa Azevedo-, os quaes estão conformes com a •Acta da Junta do apuramento.

Sofbre todos estes círculos a Gommissão só exa--niÍGots as eleições do 1.° escrutínio, porque em todos elles foram proclamados os Deputados Proprietários, e em alguns destes vários Substitutos. Uma única excepção houve no circulo d'Alemquér, cujas eleições do 2.° escrutínio foram por tanto também •analysadas pela Commissâo. -*- Sala da Commissâo 27 de Maio de 1840. -—José fgnacio Pereira Derramado* A. J. d* Ávila, Agostinho Albano da Silveira Pinto, António Luiz de Seabra, Francisco Joaquim May a.

O-Sr.\//vila (acabando de ler o parecer):—r Agora peço -licença á Assemblea para fazer uma pé*-•q-uéna observação na minha qualidade de Relator dá Commissâo: a Commissâo teve por fundamento essencial em todo este trabalho, como a Assemblea -acaba de ver, o verificar se por ventura as irregu-laridades que foram ponderadas relativamente a algumas eleições, podiam ou não viciar o resultado tio escrutinio : a Commissâo não se faz cargo de emittir o .seu voto sobre a força dos.ar-gumentos que • se apresentavam para justificar ou hâor essas*irregu-•'laridades ; ella reduziu o seu principal trabalho á solução deste problema—^dada uma certa eleição, e observando-se que ern duas ou três Assemble'as houveram irregularidades, examinar se essas duas ou três Assembléas, mesmo quando fossem eliminadas,' podiam alterar a eleição do circulo: a •Commisãâo pôde convencer-se, que o resultado da eleição era sempre o mesmo, ou fossem contados os votos dessas Assemble'as, ou não.

Tenho ainda uma outra observação a fazer. *4 Commissâo entendeu, que o seu primeiro dever era apresentar os seus trabalhos, quanto antes, sem prejudicar comtudo a clareza-, e imparcialidade, com •que elles'deviam ser lançados; a Commissâo entendeu por consequência que, como a primeira operação

A Commiásâo espera da benignidade da Assem-ble'a, quê haja de desculpar qualquer falta que encontre nestes trabalhos, tendo em consideração que aCommissão se viu obrigada a examinar muitosdo-cumentos, e que se apressou a dar hoje o seu Parecer pela única consideração de desejar que a Camará se constituísse com a maior brevidade possível : a Commissâo entretanto apesar desta brevidade está convencida, que não poderá com justiça ser taxada de ter proposto a appro.vação d'uma só eleição illegaK

O Sr. José Estevão : — Sr. Presidente, apesar das observações do Sr. Relator da â.a Commissâo, vejo-me na necessidade de lhe fazer mais duas perguntas, a que espero me responda com a prompti-dâo e urbanidade que possue. Pergunto ao Sr. Relator da Commissâo , se ella adoptou como syste-•ma, o não proclamar Deputados senão aquelles que aqui tinham diplomas. Segunda pergunta:—se a Commissâo adoptou como systema , não proclamar Substitutos; ou se adoptando esse systema, quaes foram as razões, porque n'uns círculos proclamou Deputados, e Substitutos, e em outros círculos não os proclamou. Desejo & riposta do Sr. Relator, para fazer delia a applieação devida, quando se discutir esse parecer ; por isso que noto uma notável desigualdade entre a proclamação de Deputados Substitutos n'um circulo, e a omissão de proclamação de Deputados Substitutos em outros; um cTelles é o circulo da Guarda, dando-se mais ahi a circumstancia que o proprietário, cujo logar ha de ser occupado por um substituto, já declarou não querer occupar a sua cadeira: o «idividuo a quem eu me refiro e' o Sr. José Alexandre de Campos, que não está proclamado.. . (fro%es—está, está).

O Sr. Ávila: —Em o Sr. Deputado acabando de fallar eu mostrarei que o Sr. José Alexandre de Campos está proclamado Deputado.

O Sr. José Estevão-. — Então peço a S. S.a primeiro que tudo, a leitura da parte do Parecer, em que é proclamado o Sr. José Alexandre de Campos.