O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

se achtr:. a Caniarig. votou um 3," artigo de um Rér queri menta, a. Câmara quia dar um dcmuffleBfcQ de imparcialidade; UM* se são der ordem, par.a. que haja todos os e-lemeatos necessários para. execução íiaal d-e&s,e artigo, lo«n,ge de dar um documento de imparcialidade, o dá d'hypoeri:sia; ; peço pois os Diários do Governo, e para que; se não •catide que isto e utn,a proposta de consumir tempo, •declaro que estou prompto para entrar em outra qualquer matéria que. haja a.discutir qme nãosej.a esta.

O Sc. Minislr® do Reino: — Ahi vero o Diário do Governo; se e o Diário do Governo que se precisa o.ão tardará em apparecei:, e com o Diário do Governo acabam as difficuldades.

Suspendeu-se a Sessão até que chegasse o Diário do Governo. — Vinte mimtám depois continuou-se a Sessão, procçdendo*se á eleição das Commissoes, na conformidade do requerimento approvado do Sr.

incita- o, chamada, e corrido o escrutínio foram nomeadas GS 1tyes Commissves , sendo eleitos os< se-guqntes Srs,:

l.a C.winmissãf) — 81 listas, eleitos os Srs. Gor-jãoi com 71 votos — Sousa Azevedo com 69 —- Pereira de Mello com 6d — Falcão corn 64 — Fari-n,b-o com 63.

2.a Commissâo — 8 j.- listas, eleitos os Srs. Seabra com 72 votos —;A. Atbano corn 6í> — Derramado com 68—F. J. Maia eorn 67 —Ávila com ãO.

3.a Commiss.âo — 74 Jistas, eleitos os Srs. Aguiar

com, 691 v.otos — Marreca com 68 —• Pinto de Ma» galhães coiui &t -~* Eugênio d'Almeida com @6 — Herculano com 66.

O Sc. Presidente: — Agora resta distribuir os diplomas .pel.a^ Commissoes. Os Srs. Secretários íi-cam>disso encarregados. Vou agora consultar aAs-semble'a se deve haver Sessão depois de amanhã*

( fozes-!-.E' dia sanío.— sussurro.)

O Sr. G.orjão: — O costume tem sido o reunir • se a Junta todos os dias até que as Commissoes apresentam os trabalhos, porque ha correspondência, e papeis a receber de que a Junta, tem de tomar conta.

O Sr. *4vila: —No Congresso Constituinte, e mesmo em algumas Sessões anteriores, a pratica, foi no dia immediato á primeira reunião não haver Sessão; eu pois proporia essa pratica, e que houvesse Sessão na Quinta feira.

( f^o%es— Nada de Sessão, ao dia santo.)

O Sr. José Estevão: —'• A pratica também e' as Commissoes terem as portas abertas, porque eu poderei carecer de ver alguns papeis das Eleições; supponho que esía pratica não se altera? (Jfo%es — Não,. nãos,)

O Sr. Presidente; — Proporei a hora do meio dia... ^

O Sr. Aguiar' — Mais tarde, ás 2 horas.

Mesolveu'Se que a Sessão d'amanhã se abrisse ás éuas koras,, e o Sr. Presidente fechou a Sessão ás três horas e um quarto da tarde.

a:*.

1840.

Presidência do Sr. Manoel Gonçalves Ferreira.

bertiwa — As duas boras e, três quartos da tarde. ^^

Chamada^— Presentes 72 Srs* Deputados. Acta — A p provada .sem discussão'.

OFFICIO — Do Conselheiro António Dias d'Q!.i-veira, di-zendo que o estado de sua saúde lhe n,ão permitle por ora vir tomar parte nos trabalhos da mesma Camará.

Dito — Do Conselbⅈ-Q Luiz da Silva Mouzitilio cTAlbuquerque, no qual diz, que subsistindo as rpçsmas raz&es que o decidiram a não tomar as-seoto nas Camarás .Legislativas nas passadas sessões , sub&iste do mesmo modo a sua decisão, em coiisequeacia da qual eão pôde fazer parte da Camará dos Si:s. Deputados..

O Sr. Derramado: — Teinih-o a honra de mandar para á Mesa o diploma do Sr. Deputado eleito", Joaquim Filippe de Soara., que me emiearregou também de fazer presente a esta Assemblea , que lhe não e possível por ora comparecer j © q-tae fará logo que cesse o embaraça que o, retém aã s uai Província.

O Sr. Gomesde Caatro : —Taaibena. harstein mandei para á Mesa o tiiplorna do Sr. João Baptista Felgueiras,, o qual me encarregou de dar parte a V, Êx,% e a esta Assembk'a., qut suas moléstias

não lhe permiltem por ora comparecer, más tão depressa que possa se apresentará.

O Sr. Seabra:: — Mando para á Mesa o protesto dos portadores das actas do circulo d'Aveiro, que não appareceram naquella Assembíe'a no dia do apuramento, e remetto as actas de que e^es eram portadores, que devem ser 15.. . .

O Sr. Josi Estevão: —Eu desejaria simplesmente fazer uma ,Le:ve interpellação ao Sr. §eabra, e vem a ser, se este protesto e o original. ..

O Sr. Seabra: — E' o protesto original dos portadores de actas.. ... .

O Sr. José JSstevão: -— .Então vamos a presen-cear mais essa maravilha; dous originaesH .. .

O Sr. Seabra: — Fizeram-se em; duplicado.

O Sr. PresidenU;-^Pergunto se alguns dos Srs. das Commissoes têem promptos alguns trabalhos.

O Sr. Secretario Ávila : — A segunda Commissâo eleitoral nomeou-me seu Relator para apresentar os seus trabalhos a esta Assemble'a: o costume é que os trabalhos das Commissoes sejam lidos pelos Re-lalores nos'seus Ioga rés, e depois terem segunda leitura na-Mesa pelo Secretario; por consequência terei de ler estes são meu logar, e depois farei na Mesa a segunda leitura (vozes -—não, não) então se a Assembíe'a dispensa a primeira leitura, leio d'aqui (apoiados).