O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(
esse grilo da restauração da Carla, que soou em Belém em 4 de Novembro, que se tornou a ouvir em 1837, até que em 1842 novamente soou na Heróica Cidade do Porto, e d'ahi ecoou em toda a parle, sem derramamento de sangue, sem uma só viclima. Também eu segui esse movimento, e lambem vi cm resultado os meus desejos coroados, e sempre coroados. Creio que eu é que tenho verdadeiramente a .bossa das revoluções, porque nâo entro nunca em nenhuma, que não lenha um feliz êxito; ha um ins-tincto que me diz — tal revolução é boa; tal revolução é justa; tal revolução é legal ;• tal revolução ha de ser coroada — e eu acho-me nessa revolução: oulras revoluções vem, teimam, persistem, perseveram, caem, tornam a levantar-se, mas tornam a cair, e caem sempre!... Logo parece-me, Sr. Presidenle, que sem querer affaslar de mim o titulo de revolucionário, posso orgulhosamente dizer, que sou eu aquelle revolucionário, que mais possue o lacto, e a bossa das revoluções, f Hilaridadej Em 1808 larguei uma túnica, e tapei uma coroa que tinha, deixei o seminário, e fui para as baterias; logo aprendi a carregar urna peça; logo soube o que era um soquete e uma lanada; aprendi a fazer ponlarias, e logo entrei a despejar tiros a lorlo e a direilo conlra os france-zes... (Riso) Pobres eram de forças os meusquinze annos que então conlava, porém rico era o meu coração de amor pela minha Patria! Os francezes invadiram o Porlo, e pude por entre mil riscos salvar a minha vida. E cuida V. Ex.% cuida a Camara, que, este revez me amedrontou? Não, Sr. Presidenle, elle foi um novo incentivo aos meus brios, foi urn novo molivo para cada vez trabalhar mais, e cada vez pedir menos. Dos molles ócios, e das delicias em que estava creado e educado, fui para os trabalhos da guerra eda campanha: lá andei Ioda a guerra Peninsular. Se aCamara me permitte vou conlar-Ihe um caso muilo curto, mas muilo notável, e para que eu peço muilo a sua attenção.
Em 1810 uma força de 10:000 Francezes, que se retirava das Linhas de Lisboa, queria ir queimar a Cidade de Coimbra, corno linha queimado a Redinha, Pombal, e Condeixa: o General Tranl, Commandanle de uma Divisão de 5:000 homens (de que eu fazia parte, eu então galucho e novo, pobre soldado prateado, como enlão se chamava aos aspirantes da artilheria) vendo no rocio de S. Francisco, e no alto de Santa Clara, uma força de 10:000 homens dianle de si, mandou encravar todas as peças menos a que eu commandava, e disse-me « Sr. Leal, a Divi.-ão vai retirar. Fique aqui com dous homens, para a sua peça; e fica lambem uma companhia de Milicias. Os Francezes naturalmente atacam de madrugada; logo que elles invistam aponte, dê-Ihes um tiro, e venha unir-se á Divisão»—E V. Ex.a confia que serei capaz de desempenhar essa incumbência dianle daquella força ? — «Como você não pôde combater, da-lhe um tiro, e relira-se; mas não quero que um paisano me vá dizer que os francezes entraram; ficn-lhe uma companhia de Milicias corn 60 homens e 6 soldados de cavallaria» Essa creança, que tinha enlão 17 annos, que ficou ahi com urna peça de artilharia, e conteve dianle de si por 24 horas 10:000 homens, sem os deixar entrar em Coimbra, foi José Augusto Corrêa Leal; toda a Cidade de Coimbra sabe este facto, a Cidade de Coimbra sabe que um rapaz de 17 annos, que era solda-
sua natureza merecem. E sendo por esta occasião que um Deputado novo pôde fazer a sua Profissão de Pé Politica, pelo que vos disser, avaliareis como tenho pensado, como cuido que pensarei sempre.
Não me farei cargo de entrar na avaliação de Iodas as partes queabrangeo Projecto da Resposta quedis-cutimos; nem me acho habilitado para voar ás regiões da alta Politica, e apreciar em todas as suas relações os pontos que o assumpto comporta, nem posso percorrer a area de todo elle; limítar-me-hei só, e muito particularmente, aquella parte que se refere ás nossas ultimas dissensões politicas; dissensões.... desgraçadamente não foram só dissensões, foram ódios, foram vinganças,*foi guerra!... Eu, Sr. Presidente, sinto-me profundamente abalado ao entrar neste assumpto; e como não ha de ser assim? Como pôde o meu coração ser frio, ameno o meu pensamento ao occnparme desta maleria?