O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 186 )

— ''Vém-se tocado tòáòs os pontos desde a toais in* frignilicantc farta de solemnidade da -ultima Assem-, folea eleitoral, até ás mais transcendentes matérias de direito público — ao-s defeitos das leis orgânicas è* complementares da Constituição ~ ás imperfeições dá própria ,Carta -»- «compararão dos regimen?

— à orgánisaçâ-o da sociedade — Tem sido impróprio empfego do tempo.

"O orador, que penúltimo me precedeu, e cuja primeira tentativa justifica as fundadas e geraes esperanças de se ver n'elle un) dos mais Hinstres ornamentos desta Casa, achando-se nVma posição sihgulaY e excepcional, tomou também por thema a questão eleitora! para expor*nos a profissão dos seíisypitirreipios. A esse Orador cabia bem aproveitar o primeiro ensejo para expór-no* as suas doutrinas , pois importava conhecer claramente o ter-ferto> e suber que trovo principio social tinha a esta Casa enviado tão valente propugnado^ Folguei !corn ouvir 'da sua bocca doutrinas, com as quaes nós podem-os todos fraternalmente abraçar — Folguei com ouvir"tesíimimhos de apreço ao regimen constitucional , tanto mais valiosos quanto dimanam cte bocca mais pura-, e nesta questão de^inte*-ressatfà. ^— Algueln havia dito ,_que o, muitas vê-^es, impróprio emprego do nosso tempo, a, muitas vezeá t apregoada inutilidade dos nossos esfor~ 'cos era urna arma, de que se serviam os adversa-tios dó systerna com o fim dedenwnsIríireFn o vasro deíle : esse copioso-argumento "foi pelo illustreOrador alcunhado de sophistico : cumpre em nome dos 'princípios constitucionaes agradecer este testmiunho of? apreço de quem não pôde ser suspeito de parcia-.lidade.

Oulra declaração pYecrosa 'nos'cabe ainda tpgis--'tár. O nobfre Orador reconheceu, em sua iliustra-dci justiça , que a fraternidade e a tolerância eram os princípios distinciivos desta epoctia , e desta opinião: e sem duvida, independentemente da since* rã simpatbia, que experifMenláratn todos para com a pessoa do nobre Deputado, o^ princípios, que-Çile representa, foram aqui desenvolvidos, e geião sempre escutados com a attenção, de que todas as convicções políticas etn paires verdadeiramente cons-tilucionaés se lorna5Ri credora?.

Leu-mvs -o oradoT uma circular eleitoral peTferta-íiiente òrthodoxa, em que pertendeu d'es-cobrir os meios mais Tepreherrsiveis; j-e qne dizia essa aucto-ridade tio documento quê assim se'produsiu ? Dizia -que para a consolidação da Carta Constitucional ra conveniente, que o Paiz escolhesse corno seus mandaíaiios homens que não tivessem ern vista o rés* tabelecimento da nsurpaçâa. A isto õbsenrmj o filus-tre Orador, que eram estes rstneios empregados pelo partido Carti%ta, e que bem equivaliam eHès ás íiccuzaçôes da Opposição, ao servir-se para finselei-toraes do supposlo restabelecimento dos dízimos, dos forats e das rrtiliciasr. —í)isse mais, que também ne seio da maioria seenconlravam homens, que tinham fervido o usurpador. Só lhe esqueceu juntar, Sr. Presidente, que essas «nppostas accusaçôes das di- _ zimos, fora'f*s e milícias, como agora indirecíameiv-te começam a confessar, eram calumnias, como taes consideradas por aquelles mesmos, que as em» "pregavam: só lhe esqueceu junclar, que o partido CJartista estava nuctorisado para receiar as intenções de leda a Coliigação ou c!e parte dVHa, quan-

do essa Collígaçâo proclamava a irnmutahilidadedos princípios de cada um dos seus membros, princípios, que nào se harmonisam nem com a dynastía, nem com as instituições, que nos regem. Pelo que toca a cidadãos, que militam nas nossas fileiras tendo lhes anteriormente sido estranhos ou adversos, importaniissima e ainda a diffcrença : esses cidadãos antes de entrarem ti-a arena política começaram por vir a nós—-abraçar-nos—-renunciar a antigas crenças, cuja inopportunidade lhes havia sido manifestada pelo tempo e pela experiência.—• Esses cidadãos reconheceram a Carta e os princípios constitucionaes, e como soldados se uniram ao exercito. — Se accreditarmos as publicas declarações, tal não foi o sysleraa seguido pelos nossos adversários: esses tentaram entrar n'esta caso corn um novo pendão erguido, onde a palavra-— Liberdade^— se não achava inscripta. —r Esses quiser a m avançar na qua"-Irdade de generaes, e que não de soldados. — Esses formalmente declararam não querer sacrificar nenhum de seus principias, nenhum de seus desejos, •nenhuma de suas esperanças.— A differença é grave, e se com as palavras os actos não forem con-traditoctorios, ficará claramente difinida a posição dos auxiliares, que hoje pela primeira vez appare-cem na scena política. Os que a nós se uniram consentem em receber o baptismo liberal. Os que militíifM contra nós continuam a nutrir o sentimento reservado de appltcar as formulas constitucionaes á anniquilação do regimen constitucional.

Não abnsarei dos preciosos momentos d'-estajun-1a, caindo no mesmo excesso de divagações de que já rrtf> qireixei. Divagação porérn n ao e a mçusoíhos •o tr-acta r da meteria ^ob todas suas -phazes : não é -só nos?a missão verificar nialerinhnente « identidade dos Deputados, e formalidades dos seus diplo» mas: e' oigunlmente appreciai a habilidade 'legal