O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

526

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

reito de a resolver, e os ministros, que, n'esse caso, se podiam perpetuar no poder, o que era talvez muito agradavel para elles, mas que creio que não seria vantajoso para a sociedade.

Disse uma verdade o sr. visconde de Moreira de Rey, quando observou que, se o sr. marquez d'Avila e de Bolama adoecesse o ministerio tambem se demittiria.

O sr. Visconde de Moreira de Rey: —Não fui eu que o disse; foi o sr. Arrobas.

O Orador: — Em todo o caso creio que é uma verdade, se faltasse, o sr. presidente do conselho, que é quem exprime o pensamento do governo, era muito provavel que o ministerio se dissolvesse. Isto o trivial. Estes é que são os principios.

Agradeço ainda mais uma vez á maioria o ella ter acceitado, de boa mente, a nossa resolução, sejam quaes forem as opiniões de alguem que quereria que se resolvesse de outro modo.

E isto uma prova da nossa união, da nossa disciplina, e da nossa lealdade, que será tambem a nossa força.

Adoeceram dois ministros. O nobre presidente do conselho, que resumia todo o pensamento do governo, está ha/| bastantes dias sem poder saír do seu quarto.

Tratava-se aqui de questões em que elle devia intervir; s. ex.ª veiu aqui, e a opposição não o quiz nunca interpellar; adoeceu, vieram as interpellações; esperava-se por elle; quando elle apparecia, e entrava por uma porta, a opposição saía pela outra.

Provocam-nos, e quando se lhes responde ainda dizem que são provocados.

A fallar a verdade não se sabe como se ha de viver com similhante gente. (Apoiados. — Riso.)

Julgavam que nos queriamos perpetuar no poder! São capazes de nos arguir de ambiciosos; porque não havia eleição que nós não fizessemos vingar, porque não havia maioria que nos podesse resistir. D'este modo era o poder perpetuo. Pois o poder está agora entregue em boas mãos; apoiámos o governo sincera e lealmente, e desejaremos que elle vá tão longo como nós queriamos ir. Éramos de certo arrojados, e accusam nos d'esse peccado! Eu desejava que fossemos como o lavrador, que, atirando com a semente á terra, espera tirar d'ella abundantes fructos. Nós entendíamos que podiamos fazer caminhos de ferio antes de extinguir o deficit, porque não seguindo essa opinião adeus caminhos de ferro, adeus viação, adeus melhoramentos.

O deficit é como os pobres do evangelho. Paitpercs sevi-per habefis vobisemn. Eu peço aos illustres ministros que não adoptem similhante caminho.

Por consequencia a organisação d'este ministerio é altamente constitucional. O poder não se podia entregar aos comidos, ainda que nós todos fossemos comicio, porque ha um poder mais alto que resolve.

Por consequencia estão n'aquellas cadeiras constitucionalmente os srs. ministros; e o que não ha em paiz nenhum é o que o sr. visconde de Moreira de Rey asseverou, porque nunca se fez uma organisação ministerial e da maneira como s. ex.ª entende.

Pois haviam de reunir-se duzentos homens para deliberarem sobre a organisação de um ministerio?

O ministerio demissionário, acaba de o confessar a opposição, atravessou seis annos de notavel prosperidade, o que já é uma grande honra, e faço votos pela continuação d'essa prosperidade, pedindo a Deus, como pedia expirando Fra-Paolo de Serpi, que essa prosperidade seja perpetua. (Apoiados.)

O sr. Luciano de Castro: — Em resposta ao illustre deputado, o sr. Thomás Ribeiro, tenho a declarar que o partido progressista adia a realisação das suas idéas e das reformas politicas, comprehendidas no seu programma, para ajudar o actual governo a debellar as difficuldades economicas e financeiras, que lhe legou a passada administração; mas não abate a sua bandeira, nem renega os seus principios, que continua a sustentar sem a menor quebra ou alteração.

Hoje não se trata do programma do partido progressista, trata-se apenas do programma do governo, ao qual prestámos o nosso apoio sincero o franco para restabelecer o equilibrio das receitas e das despezas publicas, sem lhe impormos para esse fim condições ou reservas de qualquer ordem.

Aqui ninguem se retracta, nem engeita as suas idéas. Adiar a sua realisação não é renunciar a ellas, nem engeitar o programma do partido. Temos a abnegação sufficiente para saber esperar, e no entanto prestámos o nosso apoio ao governo para que elle possa reparar as minas, que os seus antecessores lhes deixaram na administração financeira do estado. Esta é a nossa situação.

O nosso programma fica o que era, Os nossos principios politicos são os mesmos.

Folgámos muito que a antiga maioria apoie tambem o governo. Mais cedo deveria ter caído o ministerio passado! Ve-se agora que era elle a causa unica das nossas divergencias. Caíu elle, reina a paz n'esta casa!

Mais uma rasão para nos felicitarmos pela sua queda!

Tambem o sr. Thomás Ribeiro voltou a insinuar, seguindo o exemplo dos seus amigos, que o partido progressista queria investir com o rei, alludindo a uma phrase escripta no relatorio, que precedo o nosso programma, no qual descrevendo-se as consequencias, mais ou menos remotas, da viciação e decadencia do systema representativo, se aponta como uma d'estas a necessidade em que podem ver-se os partidos de. investir directamente com o rei. Indica-se isto, como um perigo resultante da falsificação do systema representativo, sem allusão a epochas ou pessoas determinadas. E para evitar esse perigo é que se propõem as reformas comprehendidas no programma do partido progressista.

Onde é, pois, que se diz, que o partido progressista quer investir com o rei?

Não digo mais.

O sr. Presidente: — Tem a palavra o sr. visconde de Moreira de Rey.

Vozes: Deu a hora.

O sr. Visconde de Moreira de Rey: — Desisto da

palavra.

O sr. Presidente: — Não ha mais ninguem inscripto. A ordem do dia para ámanhã é a discussão do orçamento da despeza,

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas e meia da tarde.