O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

386 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

A linha de salonica a Metrovitza tinha só [...] locomotivas e 287 vehiculos; assim as mais.

Considerando o grande afastamento das estações, factor importante nas linhas de uma só via, attendendo á extensão do trajecto, ao tempo preciso para os trens voltarem e, emfim, á qualidade do material circulante, observou-se: que nas condições mais favoraveis não era possivel expedir mais do que 5 a 6 trens por dia, nos dois sentidos, nem mais de 4 na linha de Salonica, no mesmo tempo; emquanto que, geralmente, nas linhas de uma só [...], em condições regulares, podem andar 10 a 12 comboios em vinte quatro horas. Como na construcção d'estas linhas se excedeu muito o limite das curvas e das rampas, resultou serem os transportes militares muito difficeis, e muito arriscado andar de noite. A difficuldade cresceu por falta absoluta de regulamentos sobre transportes.

Como desde 1875 a Turquia se achava em [...], completando de dia para dia os seus effectivos, póde dizer se que em rigor não houve mobilisação, e a concentração só teve logar em parte, por se acharem bastantes formas proximas dos pontos onde eram chamadas a operar. Apesar de tão imperfeitos meios de acção as duas linhas de Rustckuk a Varna, e de Salonica a Metrovitza, [...] importantes serviços no primeiro periodo da campanha. E na retirada do exercito turco depois da capitulação da Plewna, aquellas duas linhas e a de Constantinopla, serviram para o transporte de algumas fracções do exercito activo e de grande numero de emigrantes que procuravam refugio na capital.

A Russia, pelo seu lado, não pude compor os trens de mais de 30 viaturas, tambem pelas más condições das suas linhas, emquanto que na Allemanha e na França [...]. compõe-se de 50 viaturas, e ás vezes mais.

Sr. presidente, não quero fallar no tempo que levraia a mobilisação do nosso exercito. Partindo de que [...] acharia completa, vejamos os meios de que podemos [...] para operar sobre qualquer ponto da zona ao norte de Torres, a concentração apenas de duas divisões no [...] de 25:000 homens. Supporemos que do ponto objectivo principal, Lisboa, e da estação do caminho de ferro do norte e leste, bem como da estação em Alcantara, precisavamos concentrar rapidamente sobre Coimbra-Bussaco, os 25:000 homens, constituindo um corpo de exercito. Admittamos mesmo a existencia da linha de cintura, que s. exa., o sr. ministro, não julga necessaria; mas que sem ella não poderiamos utilisar o material circulante das duas linhas - Alcantara, Torres, Alfarellos, Coimbra - Santa Apolonia ou Xabregas, Pombal, Coimbra. Suppondo ainda que nas nossas linhas cada trem ou comboio seja composto de 40 viaturas, media entre a composição franceza ou alemã, e a ottomana, seriam precisas 128 machinas e [...] viaturas de todas as especies para o transporte do dito corpo de exercito, que não poderia effectuar-se em menos de 84 comboios.

O caminho de ferro do norte o leste possue, em estado de servir, 69 locomotivas, 246 carruagens das differentes classes, incluindo as carruagens-salões, [...] vagons de differentes especies, ou 1:201 carruagens e wagon, dos quaes alguns podem servir tambem para o transporte de tropas.

Que material circulante poderá vir a ter a nova linha - Alcantara, Torres, Alfarellos?

Parece-me que, dando-lhe o mesmo que possue o caminho de ferro do Minho e Douro, será rasoavel.

Do relatorio da direcção sobre a exploração d'aquellas linhas, em 1880, consta existirem em serviço, 28 locomotivas, 113 carruagens e 292 wagons, ou 405 vehiculos. Em conclusão, poderiamos dispor de um total de [...] locomotivas e de 1:506 wagons.

Ora, sendo precisas para o indicado transporte 128 machinas, faltam ainda 31; assim tambem, carecendo-se de 3:360 wagons, faltam 1:754.

Sr. presidente, não basta ter linhas ferreas, suppondo-as mesmo em boas condições militares, é preciso haver meios de utilisal-as para o transporte das tropas.

Depois de construida a linha, cujo projecto se discute, e bem assim a de cintura, que é absolutamente necessaria, ficaremos ainda em peiores circumstancias do que aquellas em que se achava a Turquia em 1877 a 1878.

Não foi por falta de material circulante, na guerra de 1870-1871, que os francezes deixaram de tirar todo o partido das suas linhas ferreas.

Do inquerito parlamentar a que se procedeu depois da guerra, reconheceu-se que a França possuia 150:000 wagons e as machinas correspondentes, exigindo o transporte de todo o exercito apenas a quarta parte d'aquelle material.

Foi, principalmente, como já tive a honra de dizer á camara, pela falta dos regulamentos de transporte; e tambem porque os francezes abusaram muito do emprego das linhas ferreas durante a guerra, fazendo frequentemente seguir as tropas por ellas, quando, em virtude do pequeno numero de etapas a vencer, deviam ter seguido a pé.

Referirei apenas, como notavel exemplo d'este abuso, o transporte do sexto corpo do exercito, de Chalons a Metz - se artilheria tivesse ido pelas estradas ordinarias, chegaria a tempo a Metz de secundar efficazmente a defeza de Saint-Privat.

Foram taes as demoras no embarque das tropas e do material, devidas á insufficiencia do meios para o realisar, e taes as difficuldades durante o transporte, que a operação não teve resultado.

As linhas transversaes francezas, construidas em condições inferiores ás longitudinaes, não se prestando ao serviço das grandes velocidades concorreram tambem para que os transportes não fossem tão rapidos como na Allemanha, onde todas as linhas se prestam igualmente áquelle serviço.

Ainda assim, os transportes em França de uns para outros pontos do theatro de operações, foram em grande numero, e alguns executores com muita regularidade.

No começo da guerra foi transportada a divisão [...], do setimo corpo, do [...], con tanta velocidade que pôde tomar parte n'aquella batalha.

O transporte dos restos do exercito de [...] sobre Chalons, fazendo innumeras voltas, conseguiu subtrail-os ao contacto do inimigo, o que permitiu depois a formação do exercito de Chalons.

Este movimento que comportou um conjuncto de [...] homens, 12:000 cavallos e 1:300 viaturas, fez-se com muita regularidade e em boas condições.

Na guerra de 1866 já os prussianos se serviram das linhas ferreas para a deslocação de corpos de exercito completos, de um para outro theatro de operações.

Em 1871 fizeram-no ainda em maior escala.

E o que podemos nós fazer, sr. presidente?

Não temos material, nem regulamentos de transportes! Mas para que precisâmos d'elles se não temos exercito! Pouco ha que transportar!...

SR. Presidente, farei ainda algumas considerações ácerca do embarque e desembarque das tropas e do respectivo material, a fim de completar a justificação das propostas, que prometti mandar para a mesa.

O embarque, em geral, não offerece grandes difficuldades uma vez que os caes, denominados de embarque, se estabeleçam a alguns kilometros dos grandes centros habitualmente occupados pelas tropas n'uma via auxiliar, ligada á linha ferrea principal, e sufficientemente extensa para permittir o embarque de quatro a cinco trens ao mesmo tempo.

Nos caes deve haver todo o material, fixo e circulante, para o embarque rapido do material e animal. O systema regional militar favorece consideravelmente esta operação.

A operação de desembarque, sr. presidente, é mais com-