O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1870 DIÁRIO DA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE N.º 61

Mas para nós o espantoso não é que um qualquer oficial burguês, que a Revolução erradamente fez general, actue como reaccionário que é. Também não nos espanta que o PPD, com o seu secretário-geral Sá Carneiro à frente, promova uma ridícula manifestação de apoio a tal medida. Procedendo assim, c PPD é coerente consigo próprio.

Uma voz: - Sempre foi!

O Orador: - Pelo nosso lado, preferimos que o PPD mostre à luz do dia aquilo que é, um partido que está realmente contra o avanço do processo revolucionário, e não a seu favor.

Uma voz: - É mentira!

O Orador: - A criminosa, repito, criminosa provocação ...

Uma voz: - Vais ver como é ...

O Orador: - ... deste partido, esta madrugada, junto do RASP, em Gaia, da qual resultaram dezenas de feridos, é mais um passo na escalada reaccionária em que está envolvido.

Uma voz: - És um papagaio!

Outra voz: - Pareces um eco!

O Orador: - O que para nós é espantoso, e verdadeiramente nos desgosta, é ver os responsáveis do PS do Norte darem apoio a uma medida .abertamente reaccionária, como é a tentativa de encerramento do CICAP. As massas trabalhadoras, inclusive dos trabalhadores fardados, que eventualmente tenham dado a sua confiança ao PS, julgarão desta posição dos seus dirigentes.

Agitação na Assembleia.

Sr. Presidente, Srs. Deputados: A solução da crise exige o firme e imediato combate às forças contra-revolucionárias, ...

Uma voz: - E ao social-fascismo!

O Orador: - ... e não o combate às forças revolucionários e os saneamentos à esquerda, civil e militar, como está a suceder.
A contra-revolução continua muito activa. Os grupos clandestinos terroristas desenvolvem a sua organização.
Em algumas zonas do território procura reforçar-se a ocupação reaccionária. No Funchal é tentada a instauração de um poder fascista. A reacção internacional ajuda intensamente as forças reaccionárias e conservadoras. O combate à reacção é um elemento indispensável para a superação da crise, para garantia das liberdades e das outras conquistas da Revolução, para a construção em paz de um regime democrático. O PCP pronuncia-se decididamente contra ó ambiente de caos e anarquia, ...

Risos. Gargalhadas.

Uma voz: - Quem fala assim não é gago.

O Orador: - ... pela manutenção da ordem democrática, pela autoridade revolucionária, pela disciplina cívica, social e militar..
O PCP sublinha que a ordem democrática só pode ser assegurada liquidando as actividades contra-revolucionárias; que a disciplina cívica e social só pode ser alcançada com uma política revolucionária que corresponda às aspirações e interesses das massas populares ...

Uma voz: - Isso é verdade!

O Orador: - ... que a ordem, a autoridade e a disciplina nas forças armadas não serão alcançadas por métodos repressivos, mas pela coincidência entre a linha de comando e a confiança dos militares no espírito revolucionário dos seus superiores.

Vozes: - Apoiado!

Agitação na Assembleia.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, está a terminar o seu tempo.

O Orador:- No plano político geral, um dos aspectos mais característicos da situação presente é o facto de que as forças verdadeiramente revolucionárias, a classe operária e as massas populares, assim como os filhos do povo fardados, desprezando os cálculos aritméticos eleitoralistas, que pretendem condicionar o seu papel revolucionário, entram decididamente em acção, passando à contra-ofensiva. As lutas da classe operária pelos seus direitos vitais atingiram elevado nível com a paralisação nacional decidida pelos sindicatos, as grandes demonstrações dos trabalhadores agrícolas do Sul, a greve e as poderosas manifestações dos metalúrgicos e as grandiosas manifestações do povo trabalhador e de soldados. É errado interpretar, como fazem alguns, a grande movimentação de soldados como um factor de caos e anarquia. O amplo e vigoroso movimento dos soldados é uma viva expressão da luta do povo trabalhador e uma afirmação de que, tal como no aparelho civil, a autoridade, a disciplina e a ordem nas forças armadas só se podem alcançar retirando reaccionários de postos de comando e mantendo e reforçando o espírito revolucionário. O novo fluxo revolucionário, a que se assiste, constitui magnífica resposta do povo português às forças reaccionárias - e conservadoras, às tentativas de uma viragem à direita.

Aplausos. Apupos.

O Sr. Presidente: - Segue-se no uso da palavra o Sr. Deputado Mota Pinto.

Uma voz: - Força, força, companheiro Vasco ...

O Sr. Presidente: - Pede-se a atenção.

O Sr. Mota Pinto (PPD):- Sr. Presidente, Srs. Deputados: O País conhece desde há dias uma acção extraordinariamente agressiva, dirigida a destruir a possibilidade real de implantação de uma autêntica democracia e de um regime progressista representado pelo VI Governo.

Vozes: - Muito bem!