O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1702 | II Série A - Número 052 | 28 de Junho de 2000

 

tes: J.S.E. - Confecções, Lda, e Abragão-Tex-Lda, com 100 empregados.
- Garagens mecânicas; a freguesia possui três garagens, uma de automóveis e duas de motos;
- Serração;
- Serralharias.

Os estabelecimentos comerciais

Em Abragão o comércio é bastante significativo; podemos realçar o lugar de Ribaçais, que é uma zona comercial preponderante. Os estabelecimentos comerciais de Ribaçais atraem não somente os habitantes de Abragão, como também as populações das freguesias vizinhas.
Em Abragão, decorrem actualmente duas feiras mensais com um área de influência bastante extensa (a 8 e 26 de cada mês); e três anuais, (Sábado e Domingo mais próximo de 8 de Dezembro), as Oitavas (26 de Dezembro) e a Feira dos Reis (6 de Janeiro).
Existem igualmente numerosos pequenos comércios distribuídos por toda a freguesia, respondendo as necessidades da população.
Dos estabelecimentos comerciais podemos destacar os seguintes:

Barbearia .....................................................(1)
Cabeleireiro..................................................(2)
Casa de móveis ...........................................(1)
Drogarias .....................................................(3)
Electricistas .................................................(4)
Fotógrafo .....................................................(1)
Floristas .......................................................(3)
Lojas (electrodomésticos, pesca) ................(2)
Mini Mercados .............................................(5)
Mercearias ...................................................(5)
Ourivesaria ...................................................(1)
Padaria .........................................................(2)
Pechaleiro ....................................................(1)
Pronto a vestir ..............................................(2)
Sapatarias ....................................................(1)
Talho ............................................................(2)

Os estabelecimentos de hotelaria

Em Abragão, o comércio a nível da hotelaria é marcado pela existência de cinco cafés e dois restaurantes, tendo cada um capacidade para 300 pessoas.
Existe ainda um turismo de habitação que está em plena expansão e que atrai bastantes turistas provenientes de vários países europeus.
Também é de destacar a Praia Pluvial da Albufeira do Tâmega, com a presença de dois cafés, atractiva essencialmente durante o Verão.

Os serviços

No sector dos serviços, há a destacar a existência de: uma agência de contabilidade e duas agências de seguros, um agente da EDP, um Banco (Crédito Agrícola), uma Secção Avançada dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, uma agência funerária, um gabinete de arquitectura, um posto de CTT, táxis...

A saúde

Os serviços de saúde são prestados por dois consultórios médios e pelo Centro de Saúde de Abragão. O Centro de Saúde (inaugurado em 1987) serve a população de Abragão, mas responde igualmente as necessidades de toda a zona limítrofe, as freguesias vizinhas, que são Vila Cova, Luzim e Boelhe.
Ainda a destacar, a existência de três clínicas dentárias e uma farmácia que contribuem igualmente para a saúde da população.

As associações e colectividades

A nível de colectividades, funcionam três, que se viram essencialmente para o futuro e para a componente lúdica da população: a Associação de Melhoramentos e Beneficiência da freguesia de Abragão, o Centro Cultural e Social de Abragão e a União Desportiva Abragonense.
A primeira das associações acima referidas dispõe de um lar para a terceira idade e realiza actividades de âmbito social (apoio ao domicilio, Centro de Dia).
O Centro Cultural e Social de Abragão tem um rancho folclórico para a divulgação da etnografia da freguesia, possui igualmente ATL para as crianças.
A União Desportiva Abragonense (existe há 40 anos, 1960-2000) organiza diversos torneios durante o ano, nos quais participam várias freguesias. Existe futebol com equipas de 11 e de 15 jogadores, de seniores e de juniores; a associação organiza também jogos para os mais pequenos (sub-12 anos).
Existem ainda outras associações e equipamentos sociais, tais como:

- Associação Casa do Povo;
- Campo de futebol;
- Grupos coral;
- Grupo de Jovens Cristo Sentido Único;
- Grupos musicais;
- Jardins e parques públicos;
- Parques infantis.

Informações suplementares

Abragão beneficiou de um grande melhoramento, com uma obra de abastecimento de água ao domicílio, esta obra está concluída e abrange praticamente toda a freguesia.
A recolha de resíduos sólidos é feita pelos serviços da Câmara Municipal de Penafiel, através dos contentores tradicionais e igualmente com a utilização de vidrões.
O transporte público é efectuado essencialmente por uma empresa privada de transporte de passageiros sediada em Penafiel, assegura o transporte dentro e fora da freguesia, ligando Abragão e Penafiel em cerca de 20 minutos, com várias carreiras durante o dia.
A melhoria da EN320 vai permitir à freguesia um desenvolvimento nunca visto, notando-se, desde já, a intenção de investimentos na construção de habitação em quantidade nunca pensada. Assistimos a construção de prédios com mais de 20 apartamentos (T2, T3...), onde existirão futuras lojas comerciais e vários serviços. Este investimento e desenvolvimento demonstram e traduzem que Abragão está em plena fase de expansão económica.
Abragão é uma terra com história virada para o futuro.
Os jovens de Abragão, depois de casar, desejam, na grande maioria, permanecer na freguesia. Isto demonstra que Abragão é uma freguesia agradável e com um bom futuro para a nova geração.
A população da freguesia de Abragão e os seus autarcas desejam ver elevada a categoria de vila a sua terra, para poder prosseguir com maior incentivo e empenhamento o seu desenvolvimento económico e social, a fim de obterem uma melhor qualidade de vida da comunidade local.

Páginas Relacionadas
Página 1697:
1697 | II Série A - Número 052 | 28 de Junho de 2000   Capítulo IV Da pro
Pág.Página 1697
Página 1698:
1698 | II Série A - Número 052 | 28 de Junho de 2000   com Instituições de So
Pág.Página 1698
Página 1699:
1699 | II Série A - Número 052 | 28 de Junho de 2000   Artigo 2.º Acções
Pág.Página 1699
Página 1700:
1700 | II Série A - Número 052 | 28 de Junho de 2000   c) Preferência, em igu
Pág.Página 1700