O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

65 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014

Pela importância cultural e estratégica da freguesia, aqui tem início uma das rotas mais procuradas por turistas nacionais e estrangeiros: a Rota Vicentina. O percurso inicia-se em pleno Centro Histórico junto ao Castelo e Igreja Matriz e atravessa um aparte do território rural da freguesia, até transpor a fronteira com a freguesia de Cercal do Alentejano.

V- Atividades comerciais

Com características rurais e urbanas a população emprega-se na agricultura e pecuária contando com cinco explorações agropecuária de pequena e média dimensão, e nos serviços (na cidade de Santiago do Cacém e Sines).
É nesta freguesia que podemos encontrar um importante Centro de Inseminação artificial de porcos do Litoral Alentejano da AIM CIALA.
O Parque de Empresas de Santiago do Cacém acolhe 49 PME’ s. A nível do comçrcio contam-se entre restauração e comercio tradicional com: 41 estabelecimentos de restauração e bebida e 64 lojas de comércio tradicional, com três médias superfícies comerciais, uma delas de produtos vocacionados para a agricultura, três postos de abastecimento de combustíveis. VI- Equipamentos coletivos

A freguesia de Santiago do Cacém possui um conjunto de equipamentos e serviços que lhe dão autonomia e vida própria. Como sede do concelho podemos destacar: Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Posto da GNR, Bombeiros Mistos, Correios, Unidade Local de Saúde (Hospital e Centro de Saúde), dois Lares, um Centro de Dia da Casa do Povo, dois Centros de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia, três Farmácias e uma para-farmácia, três clinicas médicas e de diagnósticos, Terminal Rodoviário, um parque de táxis uma Escola Integrada, duas escolas do 1.º ciclo (Relvas Verdes e Aldeia dos Chãos), uma Escola Secundária, seis instituições bancárias, Repartição de Finanças, onze caixas ATM, quatro entidade seguradoras, um Mercado Municipal, dois postos de informação turística, Serviços do Ministério da Agricultura: IFAP e Direcção Regional da Agricultura do Alentejo-Delegação, Serviços da Segurança Social. Também é na freguesia que se localiza o Tribunal da Comarca.
A nível desportivo detém: Piscinas Municipais cobertas e duas piscinas de ar livre (só abertas ao público no Verão), um Estádio de Futebol de pequena dimensão, um campo de futebol alternativo, dois campos de ténis, dois Pavilhões de Desportos, cinco campos de jogos e circuito de manutenção.
A Sala de Convívio da Associação de Moradores de Aldeia dos Chãos e Relvas Verdes são dois equipamentos que dinamizam a população destes dois lugares da freguesia, através de várias iniciativas atraindo visitantes de outros pontos do concelho. Na Aldeia dos Chãos é na sua sala que são servidas as refeições dos alunos que frequentam a escola do 1.º ciclo e do pré-escolar.
Um Parque Urbano com local para merendas, três Jardins públicos, um parque para autocaravanas.
Na hotelaria destaque para um dos hotéis mais antigos do concelho está sediado na cidade o Hotel D. Nuno.
Para além deste existem mais quatro alojamentos dentro da cidade e dois alojamentos de turismo rural localizados na periferia da cidade e em Aldeia dos Chãos.
A freguesia detém um cemitério.

VII- Transportes públicos

A freguesia de Santiago do Cacém é servida por autocarros da Rodoviária do Alentejo com circuitos para vários pontos do concelho e pela Rede Expresso, que faz a ligação para Lisboa e Algarve. Os táxis são outro dos recursos ao dispor da população.
A extinção de freguesias protagonizada pelo Governo e por PSD e CDS-PP insere-se na estratégia de empobrecimento do nosso regime democrático. Envolto em falsos argumentos como a eficiência e coesão territorial, a extinção de freguesias conduziu à perda de proximidade, à redução de milhares de eleitos de freguesia e à redução da capacidade de intervenção. E contrariamente ao prometido, o Governo reduziu ainda a participação das freguesias nos recursos públicos do Estado.

Páginas Relacionadas
Página 0062:
62 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014 PROJETO DE LEI N.O 721/XII (4.ª) CRI
Pág.Página 62
Página 0063:
63 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014 O primeiro Comendador da vila pela O
Pág.Página 63
Página 0064:
64 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014 O perfil, o traço, o percurso histór
Pág.Página 64
Página 0066:
66 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014 O Grupo Parlamentar do PCP propõe a
Pág.Página 66
Página 0067:
67 | II Série A - Número: 052 | 22 de Dezembro de 2014 Artigo 5.º Partilha de direitos e ob
Pág.Página 67