O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 | II Série B - Número: 101 | 13 de Abril de 2009

Assunto: Encerramento da Linha do Corgo Destinatário: Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações O Deputado do Partido Socialista Jorge Almeida, eleito peio circulo de Vila Real, vem por este meio e ao abrigo do Regimento em vigor, expor o seguinte: 1 - A Linha ferroviária do Corgo, que liga as cidades da Régua e Vila Real, constitui uma via de comunicação com algumas particularidades relevantes. Via férrea estreita, muito sinuosa, acompanha o vale do rio Corgo a diferentes cotas, atravessa vinhedos da mancha classificada como Património da Humanidade, e liga a capital de distrito à Cidade Internacional da Vinha e do Vinho.
2 - A tipicidade do seu trajecto, o enquadramento paisagístico, a beleza natural que o conjunto dos elementos, rio, escarpa, vinhedos, pequenos núcleos populacionais, plataforma e material circulante, representam um quadro pictórico de excepcional relevância, enquadrável na renovada oferta turística.
3 - Para além da importância referida, tem tido ainda esta via férrea um papel crucial na vivência dos habitantes dos pequenos núcleos populacionais por ela servidos. Núcleos, aliás, que ao longo de décadas se desenvolveram e consolidaram à custa do serviço da via férrea, dado que o transporte colectivo rodoviário entre alguns dos aglomerados foi sempre incapaz de responder com o mínimo de qualidade, ou, pura e simplesmente, não existe.
4 - A utilização destes comboios é feita essencialmente por estudantes e trabalhadores de diversas áreas, que necessitam de se deslocar diariamente para a Régua e Vila Real e que são provenientes de alguns aglomerados onde não há alternativa de transporte.
5 - Segundo relatos que nos chegaram, provenientes de responsáveis locais. a que a comunicação social deu grande eco, a Refer encerrou a Linha do Corgo, sem qualquer aviso, da noite para o dia, invocando falta de segurança.
6 - Naturalmente que a decisão terá sido bem fundamentada em relatório elaborado oportunamente, e

REQUERIMENTO N.º 165/X (4.ª)
PERGUNTA N.º /X ( ) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República