O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série B - Número: 175 | 23 de Março de 2012

VOTO N.º 52/XII (1.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO TELMO FERREIRA NETO

Faleceu, no passado sábado dia 10 de março, na Marinha Grande, aos 73 anos, Telmo Neto.
Foi eleito Deputado pelo Partido Socialista, no círculo eleitoral de Leiria, na I Legislatura.
Telmo Neto foi presidente da Assembleia Municipal da Marinha Grande, diretor do Jornal O Correio, diretor da Rádio Clube Marinhense, Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, tendo ainda exercido diversos cargos em coletividades de cultura e recreio, designadamente na Sociedade de Instrução e Recreio 1.º de Maio.
Telmo Neto, para além de uma vida inteira dedicada à causa pública e solidária, destacou-se, de igual modo, como empresário de sucesso na área dos moldes para plásticos, tendo fundado, depois do 25 de abril, com um punhado de outros trabalhadores industriais, uma empresa de grande vocação exportadora que marcou a vida empresarial da região e do País até aos dias de hoje.
Militante do Partido Socialista do qual foi dirigente nacional, distrital e concelhio, Telmo Neto foi um lutador pela liberdade e era um homem dotado de grande eloquência que influenciou muitos dos jovens da geração posterior ao 25 de abril, despertando-os para a defesa dos valores de abril e das causas mais nobres da cidadania.
A Assembleia da República manifesta o seu pesar pelo falecimento do seu antigo Deputado Telmo Neto, a quem presta sentida homenagem, e endereça à sua família e ao Partido Socialista as mais sentidas condolências.

Os Deputados do PS: António José Seguro — João Paulo Pedrosa — Fernando Jesus — Isabel Santos — José Lello — Renato Sampaio — Nuno Sá — João Soares — Jorge Fão — Miranda Calha — Odete João — Francisco de Assis — Filipe Neto Brandão — Pedro Delgado Alves — Alberto Martins — Maria de Belém Roseira — Pedro Nuno Santos — Carlos Zorrinho — Mota Andrade.

———

VOTO N.º 53/XII (1.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ATLETA ANTÓNIO CARLOS DE CARVALHO NOGUEIRA LEITÃO

Faleceu no passado domingo uma das mais emblemáticas, prestigiadas e reconhecidas figuras do desporto português.
António Leitão, de 51 anos, apesar da curta carreira enquanto atleta, foi um dos protagonistas duma geração de ouro do atletismo nacional e internacional, tendo no ano de 1984, nos Jogos Olímpicos que se realizaram em Los Angeles, conquistado a medalha de bronze na prova de 5000 metros.
Nascido em Espinho, foi no Sporting local que António Leitão começou a notabilizar-se, chegando mesmo a conquistar uma medalha de bronze no Campeonato da Europa de Juniores em 1979.
Ingressou no Sport Lisboa e Benfica em finais de 1981, e com as cores da bandeira nacional e em representação da seleção de Portugal, ascendeu à elite mundial do atletismo.
Em 1982 bateu o recorde nacional de 5000 metros com um tempo que o colocava como segundo europeu e quarto mundial de sempre, um ano antes de bater o recorde nacional de 3000 metros, com uma marca que ainda hoje vigora, 30 anos depois.
António Leitão era uma referência para muitos jovens. Após a sua retirada da competição, esteve envolvido em múltiplas ações de sensibilização e contacto com escolas de todo o País, promovendo a prática desportiva e a sua importância na formação e na saúde das pessoas.
Quem o ouvia não ficava indiferente à sua inteligência e simplicidade.
Humildade, amizade, solidariedade, simpatia são palavras que podem descrever a personalidade de António Leitão.

Páginas Relacionadas
Página 0003:
3 | II Série B - Número: 175 | 23 de Março de 2012 Fruto da doença rara de que padecia, foi
Pág.Página 3