O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

O Sr. Presidente (José de Matos Correia): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declaro aberta a reunião.

Eram 10 horas e 40 minutos.

Quero, naturalmente, começar por expressar a todos o meu desejo de que o ano de 2004 seja um ano cheio de venturas.
Vamos, agora, passar imediatamente ao primeiro ponto da nossa ordem de trabalhos, que é a aprovação do regulamento da Comissão.
Com a convocatória desta primeira reunião da Comissão, fiz chegar a todos os Srs. Deputados, para funcionar como projecto de regulamento, uma cópia do regulamento da Comissão Eventual para a Revisão Constitucional da revisão ordinária de 1996/1997. A razão é simples: tratando-se, também neste caso, de uma revisão ordinária da Constituição, pareceu-me mais adequado fazer chegar aquele que foi o regulamento da última revisão ordinária, sendo certo que o regulamento da Comissão para a Revisão Constitucional em 2001 foi basicamente idêntico a este.
Independentemente do que os diferentes grupos parlamentares tenham para dizer em apreciação deste projecto de regulamento, que propus que funcionasse como base de trabalho neste primeiro ponto da nossa ordem de trabalhos, é evidente que antecipo, desde já, que relativamente a este texto de 1996/1997 há uma ou duas alterações de natureza formal que terão de ser introduzidas.
A primeira alteração prende-se com a composição da Comissão Eventual para a Revisão Constitucional, visto que a deliberação do Plenário da Assembleia da República que institui a presente Comissão estabelece uma composição diferente, e a segunda tem a ver com o n.º 2 do artigo 4.º, que estabelece regras específicas para o debate das propostas constantes dos projectos não apresentados pelos grupos parlamentares mas, sim, por Deputados individualmente ou em grupo.
Como todos os projectos de revisão que temos em cima da mesa foram apresentados pelos seis grupos parlamentares, esta norma do n.º 2 do artigo 4.º…

O Sr. Alberto Martins (PS): - Sr. Presidente, um deles não foi!

O Sr. Presidente: - Tem razão, Sr. Deputado! Temos também o projecto de revisão n.º 5/IX, da Juventude Socialista, ou melhor, da iniciativa da Sr.ª Deputada do PS Jamila Madeira.
Assim sendo, este n.º 2 do artigo 4.º tem de ser alterado em conformidade com esta distinção que existe na revisão actual face à revisão de 1997.
Portanto, estas são duas alterações de natureza formal que as circunstâncias distintas determinam.
Quanto ao resto do projecto de regulamento que sugiro que sirva como base de trabalho, evidentemente darei a palavra aos diferentes grupos parlamentares para se pronunciarem sobre o seu conteúdo.
Tem a palavra o Sr. Deputado Alberto Martins.

O Sr. Alberto Martins (PS): - Sr. Presidente, estamos de acordo com a sua proposta, com as necessárias adaptações que já referiu.

O Sr. Presidente: - Como ninguém se opõe, ponho à consideração da Comissão que possamos considerar aprovado este Regulamento, com as alterações que serão introduzidas no n.º 1 do artigo 1.º e no n.º 2 do artigo 4.º, de natureza formal, que decorrem do que acabei de referir.
Presumo que tenho o assentimento de todos os grupos parlamentares para isso, portanto vou dar indicações no sentido de esta alteração ser feita e de o Regulamento, depois, ser distribuído por todos os Srs. Deputados.
Esgotámos, assim, o primeiro ponto da nossa ordem de trabalhos.
O segundo ponto da ordem de trabalhos diz respeito à metodologia dos trabalhos da Comissão. Penso que a primeira questão que, neste âmbito, se poderá levantar é a da calendarização das reuniões e do momento em que as mesmas se devem realizar. Peço, portanto, aos Srs. Deputados que se pronunciem sobre o momento da realização das reuniões da Comissão e a sua periodicidade.
Tem a palavra o Sr. Deputado Luís Marques Guedes.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Sr. Presidente, em primeiro lugar, quero aproveitar para desejar um bom ano ao Sr. Presidente e a todos os Srs. Deputados e, com certeza, também aos funcionários e aos Srs. Jornalistas que hoje aqui estão na sala, fazendo votos para que os trabalhos desta Comissão decorram com a elevação e a produtividade que, normalmente, os processos de revisão constitucional na Assembleia da República têm tido.
Sr. Presidente, relativamente à questão da calendarização que nos é colocada, uma vez que, olhando para os Srs. Deputados que estão presentes e que fazem parte desta Comissão, se constata imediatamente que há um número muito significativo de Deputados da 1.ª Comissão (o que é habitual, por razões naturais), a primeira nota que deixo ao Sr. Presidente é que convém não sobrepor as reuniões da Comissão Eventual para a Revisão Constitucional às reuniões da 1.ª Comissão, e, nesse sentido, sugiro ao Sr. Presidente que haja uma breve troca de impressões com a Sr.ª Presidente da 1.ª Comissão exactamente no sentido de, em conjunto e dentro do possível, se evitar a sobreposição das reuniões de uma comissão à outra.
Agora, olhando para os dias de trabalho parlamentar que temos disponíveis, a proposta que faço, Sr. Presidente, é que devemos consolidar a manhã de terça-feira para reuniões regulares desta Comissão, permitindo-me ainda sugerir que haja uma segunda reunião semanal - não vejo grandes alternativas, mas gostava de ouvir a opinião dos outros Srs. Deputados - na quinta-feira de manhã.
Todos sabemos que a quinta-feira de manhã é um período reservado para trabalhos internos dos grupos parlamentares, mas não vejo grandes alternativas. E como a revisão constitucional é uma tarefa eventual e específica, e até especial, da Assembleia da República, como é evidente, temos de encontrar uma solução qualquer. Portanto, esta é a sugestão que deixo, mas gostava, naturalmente, que os outros grupos parlamentares se pronunciassem sobre esta minha proposta.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado António Costa.

Páginas Relacionadas
Página 0003:
  O Sr. António Costa (PS): - Sr. Presidente, quero também cumprimentá-lo, assim como a tod
Pág.Página 3
Página 0004:
  hoje difusa, e que vale a pena clarificar e julgo que não haveria melhor forma de assinal
Pág.Página 4
Página 0005:
  um partido parlamentar, com um passado - pelo menos - democrático, o que constitui um fac
Pág.Página 5
Página 0006:
  O que não faz sentido absolutamente nenhum (e, de resto, é uma atitude inominável) é vir
Pág.Página 6
Página 0007:
  "entradas de leão e saídas de sendeiro", em que há grandes proclamações, grandes anúncios
Pág.Página 7
Página 0008:
  a banalização dos processos de revisão constitucional não contribuem para a estabilidade
Pág.Página 8
Página 0009:
  dois terços para serem submetidas a Plenário, seguindo-se uma segunda leitura para esse a
Pág.Página 9
Página 0010:
  desde logo em relação a alguns prazos que são verdadeiramente excessivos; ou a de, também
Pág.Página 10
Página 0011:
  Uma última palavra tem a ver com o facto de o Sr. Deputado António Costa se ter referido
Pág.Página 11
Página 0012:
  não apresentou nenhuma - e que aguardam a sua conclusão na 1.ª Comissão. Portanto, nã
Pág.Página 12
Página 0013:
  de atraso mental à sua organização de juventude, que tem uma posição rigorosamente contrá
Pág.Página 13
Página 0014:
  Agora, com toda a franqueza, o que não é minimamente aceitável nem vale a pena os senhore
Pág.Página 14
Página 0015:
  objecto de uma publicação e tem toda a relevância, como sabemos, em termos jurídico-const
Pág.Página 15
Página 0016:
  No entanto, o tratamento conjugado destes três temas tem uma vantagem ainda não sublinhad
Pág.Página 16
Página 0017:
  que não é o momento oportuno de uma revisão alargada em que as mesmas possam caber. T
Pág.Página 17
Página 0018:
  que se tomem decisões, porque já todos os partidos tomaram posição e a discussão corre o
Pág.Página 18
Página 0019:
  é nacional, em termos do aperfeiçoamento das regiões autónomas. O Sr. Presidente: -
Pág.Página 19
Página 0020:
  poderemos pôr-nos todos de acordo até 25 de Abril de 2004, no que toca à revisão da Const
Pág.Página 20
Página 0021:
  audições, visto que há consenso em relação aos dois primeiros pontos, o da apresentação g
Pág.Página 21
Página 0022:
  Há um outro aspecto sobre o qual ainda temos de deliberar, o dos dias em que a Comissão r
Pág.Página 22