O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

O Sr. Presidente (José de Matos Correia): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declaro aberta a reunião.

Eram 15 horas e 20 minutos.

Srs. Deputados, retomamos hoje os trabalhos da Comissão Eventual para a Revisão Constitucional.
Como sabem, desde o início do mês de Março que não reunimos, e não o fazemos pela razão simples de que, enquanto Presidente da Comissão, recebi pedidos conjuntos da maioria governamental e do Partido Socialista no sentido de adiar as reuniões da Comissão, permitindo assim a realização de um conjunto de contactos que, julgo, foram sendo desenvolvidos entre o Partido Socialista e a maioria PSD/CDS-PP.
Porém, ontem mesmo recebi uma solicitação da parte dos mesmos no sentido de convocar uma reunião da Comissão, razão pela qual esta reunião foi convocada apenas ontem, respeitando, no entanto, as regras regimentais que estabelecem que a mesma tem de ser convocada com a antecedência mínima de 24 horas.
Como as Sr.as e os Srs. Deputados estarão recordados, em todas as oito reuniões que realizámos tivemos ocasião de proceder, em profundidade, à discussão, na especialidade, das diferentes alterações constantes dos projectos de revisão constitucional que temos sobre a mesa. Julgo, por isso, que feita essa mesma discussão é chegado o momento de passarmos à votação, na especialidade, das diferentes propostas. É essa a metodologia que me proponho seguir, não sem antes perguntar aos Srs. Deputados se desejam fazer alguma declaração antes de passarmos a essa fase.
Tem a palavra o Sr. Deputado António Filipe.

O Sr. António Filipe (PCP): - Sr. Presidente, perante as razões anunciadas (e das quais nos deu conta antes desta reunião) que justificaram o adiamento sucessivo dos trabalhos da Comissão, de forma a que o PSD, o PS e o CDS-PP pudessem negociar entre si o conteúdo desta revisão constitucional, quase me atreveria a perguntar se não poderíamos ter acesso às actas dessas "reuniões". É que, depois de todos os contactos havidos durante um mês e meio, nesta reabertura dos trabalhos da revisão constitucional estamos sem saber o que vamos discutir e que propostas vamos votar, isto é, se vamos votar as propostas que constam dos projectos de revisões constitucional apresentados ou algo mais! E, se há propostas novas, obviamente elas têm de ser discutidas. Não passa pela cabeça de ninguém - pelo menos, não passa pela minha cabeça - que sejamos confrontados, em jeito de ultimato, com textos que acabam de dar entrada na Comissão para serem imediatamente votados.
Evidentemente, se há propostas novas que resultam da discussão tripartida, entre o PS, o PSD e o CDS-PP, o mínimo que se exige é que elas sejam atempadamente distribuídas para que possam ser objecto de discussão no local próprio, na Comissão Eventual para a Revisão Constitucional.
Portanto, perguntava ao Sr. Presidente como é que, em termos metodológicos, os trabalhos se vão processar, tendo em conta que, eventualmente, haverá sobre a mesa propostas novas.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Luís Marques Guedes.

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Sr. Presidente, uso da palavra apenas para confirmar tudo o que foi dito por V. Ex.ª.
Além do mais, gostaria de dizer que a apresentação de novas propostas é perfeitamente natural num processo de revisão constitucional, entre as chamadas "primeira e a segunda leituras", uma vez terminado o debate… Aliás, folgo em saber que o Partido Comunista quer agora o debate. Lembro que, no início dos trabalhos desta Comissão, o PCP "encarreirou" numa proposta peregrina aqui apresentada, segundo a qual nem valeria a pena debater todas as propostas constantes dos projectos de revisão, limitar-nos-íamos a discutir as matérias em que se anunciasse um acordo de dois terços.
Em todo o caso, está fora de causa o que o Sr. Deputado António Filipe disse. Nós entendemos que as novas propostas apresentadas devem merecer o debate que os Srs. Deputados membros da Comissão bem entenderem. A defesa do debate sempre foi um princípio que, desde o início dos trabalhos, a maioria entendeu como fundamental. E lembro ao Sr. Deputado António Filipe e a todos os Srs. Deputados dos demais grupos parlamentares que integram esta Comissão que temos sobre a mesa um conjunto alargadíssimo de propostas, inclusive do PCP, e todas elas devem ser votadas.
O objectivo desta Comissão é votar as propostas de alteração apresentadas, votações que mais não fazem do que preparar a elaboração do guião para a discussão e votação em Plenário.
Portanto, esta segunda leitura serve exactamente para se proceder às votações que determinam a elaboração do guião a submeter a Plenário, onde terá lugar nova discussão e nova votação, nos termos constitucionais. Também é evidente que esta segunda leitura servirá (para além de votarmos todas as propostas que já temos sobre a mesa) para votarmos eventuais novas propostas que entretanto dêem entrada. Aliás, desde já gostaria de fazer chegar ao Sr. Presidente algumas novas propostas.
Posto isto, depois de outros Srs. Deputados se pronunciarem sobre este assunto, sugeria ao Sr. Presidente que se iniciassem as votações pela ordem normal, tal como fizemos na primeira leitura.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado António Filipe pretende usar da palavra para que efeito?

O Sr. António Filipe (PCP): - Sr. Presidente, queria apenas fazer uma precisão e, de certa maneira, uma correcção relativamente ao que disse o Sr. Deputado Luís Marques Guedes.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. António Filipe (PCP): - Sr. Presidente, com certeza, o Sr. Deputado Luís Marques Guedes lembrar-se-á que, logo no início dos trabalhos desta revisão constitucional, o presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista anunciou peremptoriamente que o Partido Socialista tinha propostas de alteração sobre três matérias e que não aceitava que fosse alterada nem mais uma vírgula da Constituição, para além dessas três matérias - todos nos lembramos disso.
Tal foi dito em tom tão peremptório que anunciámos que, tendo apresentado propostas sobre várias matérias e tendo, obviamente, interesse em que elas fossem discutidas, nesse quadro, não valeria a pena estarmos com esse tipo de discussão, na medida em que um dos partidos políticos fundamental para que se obtivesse a maioria de dois terços tinha feito uma afirmação tão taxativa!

Páginas Relacionadas
Página 0269:
  Portanto, assim sendo, valeria a pena passarmos à discussão do que realmente teria condiç
Pág.Página 269
Página 0270:
  desta Comissão Eventual que coincidiram com trabalhos da Comissão de Educação, Ciência e
Pág.Página 270
Página 0271:
  se tratam de propostas inovadoras, terá, até por imperativo constitucional e legal, de se
Pág.Página 271
Página 0272:
  Se, apesar de tudo, entenderem que essas propostas devem ser objecto de discussão e de vo
Pág.Página 272
Página 0273:
  É a seguinte: c) Promover as condições de efectiva protecção do direito à vida;
Pág.Página 273
Página 0274:
  O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, segue-se a votação da proposta que altera os n.os 2 e
Pág.Página 274
Página 0275:
  Srs. Deputados, passamos ao artigo 33.º, relativamente ao qual foram apresentadas várias
Pág.Página 275
Página 0276:
  De facto, o Sr. Deputado Jorge Lacão chama a atenção para uma realidade que, do meu ponto
Pág.Página 276
Página 0277:
  Não havendo pedidos de palavra, vamos votar. Submetida à votação, foi rejeitada, co
Pág.Página 277
Página 0278:
  do projecto de revisão constitucional n.º 3/IX (PSD e CDS-PP), que vamos votar. Sub
Pág.Página 278
Página 0279:
  3 - A contratação colectiva é um direito das associações sindicais e das associações de e
Pág.Página 279
Página 0280:
  aumento do custo de vida, de forma que permita garantir a dignidade pessoal de todos os p
Pág.Página 280
Página 0281:
  O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Sr. Presidente, peço a palavra. O Sr. Presidente: - Te
Pág.Página 281
Página 0282:
  e) Participação das organizações representativas dos vários agentes produtivos na definiç
Pág.Página 282
Página 0283:
  Era a seguinte: a) O aumento da produção industrial num quadro de inovação, de mode
Pág.Página 283
Página 0284:
  O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, nesse caso, vamos votar conjuntamente a proposta de a
Pág.Página 284
Página 0285:
  h) Pronunciar-se sobre qualquer questão relevante da vida nacional a pedido de outro órgã
Pág.Página 285
Página 0286:
  Era a seguinte: Artigo 135.º (…) Compete ao Presidente da República, nas
Pág.Página 286
Página 0287:
  O Sr. Presidente: - Passamos à votação da proposta de alteração do artigo 142.º, constant
Pág.Página 287
Página 0288:
  independentemente da existência ou não de procedimento criminal à data da eleição.
Pág.Página 288
Página 0289:
  É a seguinte: i) Acompanhar, nos termos da lei, o envolvimento de contingentes mili
Pág.Página 289
Página 0290:
  Era a seguinte: Artigo 186.º (…) 1 - ……………………………………………………. 2 - ………………
Pág.Página 290
Página 0291:
  de eliminação dos artigos 256.º a 262.º, todas elas constantes do projecto de revisão con
Pág.Página 291
Página 0292:
  3 - A lei de revisão pode ser submetida a referendo, mediante deliberação da Assembleia d
Pág.Página 292
Página 0293:
  Acrescento algumas referências essenciais. Em primeiro lugar, a ideia da não concentr
Pág.Página 293
Página 0294:
  hora, em relação ao qual a maioria pediu mais um tempo para reflectir um pouco melhor sob
Pág.Página 294
Página 0295:
  Registamos que não há perguntas sobre o conteúdo concreto desta proposta de alteração, o
Pág.Página 295
Página 0296:
  O Sr. Presidente: - Tem a palavra a Sr.ª Deputada Assunção Esteves. A Sr.ª Assunção
Pág.Página 296
Página 0297:
  de uma norma que permita que a lei possa determinar limites à renovação sucessiva de mand
Pág.Página 297
Página 0298:
  anterior governo e que não teve vencimento definitivo por demissão do mesmo) vai ao encon
Pág.Página 298