O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[925]

mental de industria, não esperava passar por uma inerepação, que ella julga injusta. - Paço das Cortes em o 1.º de Agosto de 1822. - Francisco Soares Franco, Antonio Lobo de Barbosa Ferreira Teixeira Girão, Francisco de Lemos Bettencourt, Francisco Antonio de Almeida Pessanha.
Sendo chegada a hora de levantar-se a sessão, ficou a lindo este parecer.
Designou o Sr. Presidente para ordem do dia a contimuação da discussão sobre o piano acerca da localidade das relações provinciaes, e as indicates dos Srs. Braamcamp relativa ao regulamento para a Deputação permanente, e Borges Barneiro relativa ao subsidio pecuniario para os Deputados das futuras Cortes; e como se decidisse que em quanto se não ultimasse a discussão do projecto para organização das relações, não teria ligar a de negocios particulares, deu aquella mesma discusção para a sessão extraordinaria, que destinou para o mesmo dia.
Levantou-se a sessão depois das duas horas da tarde. - Basilio Alberto de Sousa Pinto, Deputado Secretario.

RESOLUÇÕES E ORDENS DAS CORTES.

DECRETO

As Cortes Geraes Extraordinarias e Constituinte da Nação portugueza, attendendo ao que lhes foi representado pela junta provisional de governo do Grão Para acerca das forças militares da mesma provincia: decretão que interinamente se organize, e mantenha um corpo de tropa de linha para guarnição da provincia do Grão Para, segundo o plano datado no Rio de Janeiro em 7 de Outubro de 1820, e mandado observar per decreto da mesma data; devendo a junta do governo representar quaesquer duvidas, que occorrão na execução do referido plano.
Paço das Cortes em 29 de Outubro de 1822. - Francisco Manuel Trigoso de Aragão Morato, Presidente; Basilio Alberto de Sousa Pinto, Deputado Secretario; João Baptista Felgueiras, Deputado Secretario.

DECRETO.

As Cortes Geraes Extraordinarias, e Constituintes da Nação portugueza, attendendo ao que lhes foi representado pela junta provisional do governo da provincia do Grão Para, e moradores da cidade de Santa Maria de Belem : decretão, que o largo do palacio daquella cidade se denomine Praça da Constituição, e que nella se possa erigir por meio de subscripção voluntaria um monumento ao fauto dia 1.° de Janeiro de 1821, em que alí foi proclamada a Constituição politica que fizessem as Cortes reunidas em Lisboa.
Paço das Cortes 29 de Outubro de 1823. - Francisco Manuel Trigoso de Aragão Morato, Presidente; Basilio Alberto de Sousa Pinto, Deputado Secretario; João Baptista Felgueiras, Depatado Secretario.

Para Filippe Ferreira d'Araujo e Castro.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza mandão remetter ao Governo, para a tomar na consideração que merece, a representação inclusa de noventa c dois habitantes da villa de Benavente, acerca de uma obia que se projectou, e sobre que se expedia ordem a Regencia do Reino em 26 de Março de 1821. O que V. Exca. levara ao conhecimento de Sua Magestade.

Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 29 de Outubro de 1822. - João Baptista Felgueiras.

Para José da Silva Carvalho.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza mandão remetter ao Governo a representado inclusa da camara de S. João da Foz do Douro, datada em 22 do corrente, acerca do que occorreu nas eleições da mesma.

Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes cm 29 de Outubro de 1822. - João Baptista Felgueiras.

Para o mesmo.

lllustrissimo e Excellentissimo Senbor. - As Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza ordenão que com toda a urgencia lhes sejão transmittidas informações sobre o objecto da inclusa representação de Januario da Conta Neves. O que V. Exca. levara ao conhecimento de Sua Magestade.

Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em 29 de Outubro de 1822. - João Baptista Felgueiras

Para Silvestre Pinheiro Ferreira.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - As Cortes Geraes o Extraordinarias da Nação portugueze mandão remetter ao Governo nos termos do officio expedido pela Secretaria de Estado dos negocios estrangeiros em data de ontem, as contas inclusas da administração dos fundos da fazenda nacional em Londres, que havião sido transmittidas as Cortes pela mesma Secretaria de Estado em data de 9 de Maio do presente anno.

Deus guarde a V. Exca. Paço das Cortes em de Outubro de 1822. - João Baptista Felgueiras.

Redactor - Galvão.

SESSÃO DE 30 DE OUTUBRO.

Aberta a sessão, sob a presidencia do Sr. Trigoso, leu-se a acta da sessão precedente pelo Sr. Deputado Secretario Sousa Pinto, e foi approvado. E se mandou inserir nesta o voto em separado assignado