O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(13)

mappa das Assembléas eleitoraes, em que o mesmo Circulo fora dividido. - A' Commissão de Poderes.

O Sr. Presidente: - Não ha mais nada que fazer, nem amanhã mesmo o haverá, no entanto a Camara decidirá, se quer que haja amanhã sessão.

O Sr. Ferreira de Castro: - Eu não quero roubar tempo á Camara; mas quero dizer que se não ha alguma cousa de necessidade que fazer, não precisamos de estar aqui; comtudo como a Commissão de Poderes recusou acceitar os diplomas de alguns Deputados, que hoje lhos entregaram, com o fundamento de que deviam ser-lhe remettidos pela Mesa, então como póde apresentar-se algum Sr. Deputado, eu desejava que a Commissão ficasse na intelligencia, e de accordo de que, independente dessa formalidade, devia acceitar os diplomas que por qualquer Sr. Deputado lhe fossem enviados, aproveitando-se assim tempo, e não estando o Sr. Deputado fora do seu logar, por não ter a quem entregar o seu diploma.

O Sr. Leonel: - Eu approvo o que disse o Sr. Deputado, sendo informada a Commissão dessa resolução.

O Sr. Galafura: - Eu pedi a palavra para dizer que entreguei boje o meu diploma á Commissão, e como vi aqui apresentar outros, não sei se isto terá algum inconveniente. (Vozes - Não tem).

O Sr. Presidente: - Não Sr., basta que faça constar á Mesa o seu nome.

O Sr. Leonel: - Alguns dos meus visinhos lembraram-me que seria, bom pedir a V. Exca. que se chegassem aqui alguns papeis ralativos a eleições, houvesse logo (independente de serem apresentados á Camara) de os mandar á Commissão competente.

O Sr. Presidente: - Assim se tem feito já, menos estes de que ha pouco se deu conta, porque foram recebidos hontem, dia em que a Commissão não trabalhava.

O Sr. Ferreira de Castro: - Eu sou de opinião igual áquella que proferiu o Sr. Leonel, isto e, que logo que haja papeis sobre eleições, o Governo os remetta á Secretaria das Cortes, e esta, independente de resolução, os remetia á Commissão, isto é tão simples, que me parece não ser necessario fazer moção por escripto.

O Sr. M. A. de Vasconcellos: - Sr. Presidente, a respeito de haver ou não sessão ou reunião amanhã, direi que me parece que e mais honesto, ou mais airoso que nós nos retinamos todos os dias aqui; porque, Srs., o nosso officio agora é este; não ha nada que fazer agora, e verdade; mas póde apparecer alguma cousa principalmente de expediente, ou alguns Srs. Deputados, que vão chegando, se apresentem a tomar assento; emfim e minha opinião que e mais decente que nos reunamos todos os dias em sessão, porque do contrario póde acontecer que alguem tire conclusões funestas. Se ha necessidade de resolução sobre isto, peço a V. Exca. queira propô-la á Assembléa, e advertindo que reunindo-nos aqui nós todos os dias, ainda que não haja que fazer, nem a Nação, nem ninguem póde queixar-se de que se não fez trabalho, por quanto nos concorremos ao nosso logar.

O Sr. Gorjão Henriques: - O nosso dever, o nosso decoro, a nossa missão, e o que impõe áquella idea que acaba de dizer o Sr. Vasconcellos, além de que o illustre Relator da Commissão disse que talvez nem amanhã podesse apresentar resultado algum, talvez e em duvida, quem sabe se alguma cousa terá que propôr? por consequencia bom e que nos reunamos aqui.

O Sr. Presidente propoz se ámanhã ha de haver sessão, e assim se decidiu.

O Sr. Presidente: - A hora da reunião amanhã e ao meio dia; está levantada a sessão. - Eram tres horas da tarde.

N.º 5. Sessão de 14 de Dezembro. 1838.

Presidencia do Sr. Bispo Conde.

Abertura - A' meia hora depois do meio dia.

Chamada - Presentes 75 Srs. Deputados, e faltarão os Srs. José Liberalo, Fernandes Coelho, Fieira de Castro, João Manoel Teixeira de Carvalho, Heis e Vasconcellos, e M. A. de Carvalho.

O Sr. Presidente: - Aqui ficaram parte dos papeis que foram remettidos hontem á noite a minha casa, e que hontem apresentei á Camará: vão pura a Commissão de Poderes.

O Sr. Aguiar: - Mando para a Mesa uma representação da Camara do Concelho de Tarouca, Circulo eleitoral de Lamego.

O Sr. Leonel: - O Sr. José Liberato encarregou-me de participar que por doente não podia comparecer.

Mandaram-se alguns diplomas para a Meza, que foram mandados á Commissão de Poderes.

Leu-se a Acta da sessão passada, e sobre ella disse

O Sr. Ferreira de Castro. - Eu sei que uma acta e um extracto succinto do que se passou na sessão; mas este extracto nunca deve ser tão succinto que possa alterar os factos. Eu disse não só o que ahi está que se passou entre mim e o Administrador Geral do Porto, quando elle me disse que já tinha remettido esses papeis para a repartição competente, mas declarei o dia em que elle disse que os remettera, e foi em 23 do passado; e no dia 4 do presente se lhe participara daquella Secretaria, que ainda não tinham chegado. Peço pois, que se faça na acta seguinte esta declaração.

O Sr. Gorjão Henriques: - Quando hontem o illustre Relator da Commissão do exame dos diplomas se apresentou nesta Salla dizendo, que a Commissão ainda não tinha podido apresentar o resultado dos seus trabalhos, e talvez os não apresentaria hoje, o illustre Relator da Commissão retirou-se, e então lembrou-me, visto elle haver dito que não tinha podido a Commissão ainda apromptar seus trabalhos, lembrou-me fallar sobre o methodo que me parecia mais facil para ella apresentar esses trabalhos, e começar a apresenta-los quanto antes: entretanto, isto não foi mais que uma lembrança, e eu sempre,