O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(75)

reunirão para este effeito a um dos confinantes, á sua escolha. =
E o Sr. Leite Lobo offerecêo igualmente a seguinte Emenda:
= Haverá os Vereadores, que até agora costumava haver, aonde houver até mil fogos; e haverá quatro Vereadores de mil fogos até seis e quinhentos, e seis d'ahi para cima, sem que este número prejudique o que se determinar a respeito de Lisboa, e Porto.

Foi interrompida a discussão em razão de ter chegado a hora de findar a Sessão.
Dêo conta o Sr. Secretario Ribeiro Costa do seguinte

OFFICIO.

Illustrissimo Senhor. - A Sereníssima Senhora Infanta Regente manda participar a V. Sa. para intelligencia da Camara dos Senhores Deputados da Nação Portugueza, que achando-se o Marquez de Valença, Par do Reino, impedido por molestia de continuar a exercer as Funcções de Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios da Guerra, Houve por bem, era Nome d'ElRei, Nomear a Candido José Xavier para occupar o referido Lugar, em quanto durar o notorio impedimento do Conselheiro Estado Honorario João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun. Deos guarde a V. Sa. Palacio d'Ajuda em 11 de Janeiro de 1827. - Francisco, Bispo de Viseu - Illustrissimo Senhor Francisco Barroso Pereira.

Igualmente dêo conta de outro Officio do mesmo Ministro Secretario d'Estado dos Negocios do Reino, participando que Sua Alteza a Senhora Infanta Regente designára o dia 12 do corrente pelo meio dia para receber no Palacio d'Ajuda a Deputação desta Camara, que tem de apresentar-lhe a Resposta ao Discurso do Throno na Sessão Real da Abertura da presente Sessão. Ficou a Camara inteirada de um, e outro.

Dèo mais conta de um Officio do Senhor Deputado Marcellino Maximo de Azevedo e Mello, participando que fóra Deos servido chamar á sua presença o Sr. Deputado Manoel Alberto da Cunha Macedo, o qual seria enterrado na Igreja de S. Paulo no dia 12 pelas 6 horas da tarde.

Convidou o Sr. Presidente a todos os Srs. Deputados para assistirem , e comparecerem a, hora , e no lugar indicado, e propondo se devia nomear-se uma Deputação particularmente encarregada de assistir ao Funeral daquelle fallecido Deputado? Se vencêo que = sim = E forão para esse fim designados pela sorte os Srs. - Moniz - Fortunato Leite - Pimentel freire - Rodrigues Coimbra - Visconde de S. Gil - Van Zeller - e Cerqueira Ferraz.

Dêo o Sr. Presidente para a Ordem do Dia da seguinte Sessão a continuação da que já se achava determinada, e, sendo duas horas e vinte minutos, disse = Que estava fechada a Sessão.

Ás 9 horas e 35 minutos da manhã fez a chamada. o Sr. Secretario Ribeiro Costa, e se acharão presentes 80 Srs. Deputados, faltando, alem dos que ainda se não apresentarão, 19; a saber: os Srs. Marciano de Azevedo - Barão de Quintella - Conde de S. Paio - Late Pereira - Araujo e Castro - Bettencourt - Gravito - Trigoso - Isidoro José dos Santos - Ferreira de Moura - Campos Barreto - Pinto Villar - Gerardo de Sampayo - Mello Freire - Ribeiro Saraiva - Mouzinho da Silveira - Luiz José Ribeiro - Borges Carneiro - Azevedo e Mello - todos com causa motivada.

Disse o Sr. Presidente que estava aberta a Sessão, e sendo lida a Acia da Sessão precedente foi approvada.

Pedio o Sr. Mousinho de Albuquerque se lançasse na Acta o seu voto em separado, que diz: " Na Sessão de hontem fui de parecer que havia lugar a votar-se sobre o Adiamento, que se tinha proposto, relativamente ao Projecto de Lei para as Eleições das Camaras. "

O mesmo pedio o Sr. Deputado Derramado para o seu voto em separado, que diz: " Declaro que na Sessão de hontem sobre o Adiamento do Projecto de Lei sobre a Eleição das Camaras fui de voto que havia lugar a votar-se.

Ordem do Dia.

Continuou a discussão principiada na Sessão antecedente sobre a materia do Artigo 1.º do Projecto sob número 91 para a Liquidação da Divida Publica.

O Sr. Tavares de Carvalho: - Sobre a Ordem, Sr. Presidente. Hontem disse-se que já não era permittido atacar nenhum dos Artigos do Projecto, por isso que se tinha approvado o Projecto em geral: a mim parecêo-me e isso muito duro, porque julgava que bem podia approvar-se a generalidade do Projecto, a reprovar-se, sem embargo disso, algum dos seus Artigos; porem calei-me, porque respeito as decisões da Camara.

O Senhor Presidente : - Parece-me que esta equivocado o Sr. Deputado. Penso que ninguem disse isso, nem podia dizer-se, pois he certo que pode muito bem approvar-se, ou reprovar-se qualquer Artigo de um Projecto, que tenha sido approvado na generalidade, visto que depois desta approvação se admitte ainda discussão sobre cada um dos seus Artigos.

O Sr. Tavares de Carvalho: - Então eu estou muito equivocado; mas parece-me que

o Sr. Camelo Fortes quiz fallar, e assentou-se, porque se lhe disse que não podia fui lar contra os Artigos. Estimarei muito que esteja eu equivocado.
O Senhor Presidente: - Sem dúvida o está o Sr. Deputado. Se allude a alguma palavra minha, posso asseverar que eu não quiz dar-lhe tal intelligencia.
O Sr. Tavares de Carvalho: - Eu não faço allusão alguma, refiro simplesmente o facto segundo me parece que acontecêo. Alem d'isso eu continuo ainda no meu equivoco. O Artigo 52 do Regulamento in-

VOL. I. LEGISLAT. I. 10 A