O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Da sra. D. Maria de Almeida Ferreira, agradecendo a esta camara o voto de sentimento mandado exarar na acta das suas sessões pelo fallecimento de seu marido Alfredo Cazimiro de Almeida Ferreira.

à secretaria.

Do sr. visconde do Landal, agradecendo a esta camara o voto de sentimento mandado exarar na acta das suas sessões pelo fallecimento de seu filho Alfredo Cazimiro de Almeida Ferreira.

Á secretaria.

Illmo. e exmo. sr. - Tenho a honra de rogar a v. exa. que se digne do providenciar em ordem a que eu possa tomar assento na camara, a que v. exa. dignamente preside, visto subsistirem os motivos em que se fundou a deliberação que o anno passado a mesma camara tomou sobre o assumpto, nos termos da legislação eleitoral vigente (parecer n.° 2 da commissão de vacaturas).

Deus guardo a v. exa. Lisboa, 17 de janeiro de 1900. - Illmo. e exmo. sr. conselheiro Luiz Fisher Berquó Poças Falcão, dignissimo presidente da camara dos senhores deputados. = Christovão Pinto, deputado pela India.

Enviado á commissão de que trata o artigo 8.° do regimento da camara.

O sr. Presidente: - Em virtude da communicação que foi lida, do tribunal de verificação de poderes, proclamo deputado da nação o sr. José Augusto Lemos Peixoto.

Constando-me que estão nos corredores da camara, para prestarem juramento, os srs. deputados Jacinto Candido da Silva, Antonio Simões dos Reis e Alfredo Baptista Coelho, convido os srs. deputados Campos Henriques e Lourenço Cayolla a introduzil-os na sala.

Foram introduzidos, prestaram juramento e tomaram assento.

O sr. João Arroyo: - Mando para a mesa o seguinte

Aviso previo

Desejo interrogar o sr. ministro dos negocios estrangeiros sobre as negociações relativas a tratados do commercio. = João Marcellino Arroyo.

Mandou-se expedir.

O sr. Dantas Baracho: - Mando para a mesa os seguintes

Requerimentos

Requeiro que, pelo ministerio da guerra, me seja enviada, com urgencia, nota especificada de como têem sido applicadas nos ultimos tres annos civis as verbas do remissão de recrutas. = Sebastião Baracho.

Requeiro que, pelo ministerio da marinha, me sejam enviados, com urgencia, os seguintes documentos:

1.° Nota, por annos civis, da importancia da remissão de recrutas nos ultimos tres annos, e designação da divida respectiva n'esse periodo, do ministerio da fazenda ao da marinha;

2.° Indicação especificada de como têem sido applicadas as verbas de remissão, no supracitado periodo de tres annos. = Sebastião Baracho.

Mandaram-se expedir.

O sr. Presidente: - Como mais nenhum sr. deputado se inscreve, e não estão presentes os srs. ministros das obras publicas, da fazenda, do reino e dos negocios estrangeiros, a quem tinham sido dirigidos avisos previos, vae passar-se á ordem do dia.

ORDEM DO DIA

Eleição de commissões

O sr. Presidente: - Vae proceder-se á eleição da commissão administrativa. Convido os srs. deputados a formularem as suas listas.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido para escrutinado rés os srs. Antonio Rodrigues Nogueira e Antonio Vellado da Fonseca.

(Pausa.)

O sr. Presidente: - Tendo entrado na urna apenas 40 listas, não póde considerar-se valida a eleição, nem podem, nos termos do regimento, proseguir os trabalhos da camara.

O sr. Antonio Cabral: - Requeiro que se lancem na acta os nomes dos srs. deputados presentes á chamada para a votação e dos que se ausentaram.

O sr. Presidente: - A mesa resolverá em conformidade com o regimento.

A proximo sessão terá logar ámanhã, 18 do corrente, sendo a primeira chamada ás duas horas e a segunda tis três. A ordem do dia é a mesma que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e trinta e cinco minutos da tarde.

O redactor = Sá Nogueira.