O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

15.ªSESSÃO

25 DE MAIO DE 1908

SUMMARIO.- Approvada a acta, e lido o expediente, teem segunda leitura dois projectos de lei da iniciativa dos Srs. Oliveira Simões e Claro da Ricca, relativos respectivamente regulação da hora official no continente, e construcção de casas baratas, sendo o primeiro admittido.- O Sr. Presidente propõe que se exare na acta um voto de sentimento pelo fallecimento do antigo Deputado Sr. Moraes Campilho. Associam-se: por parte do Governo, o Sr. Ministro da Justiça (Campos Henriques); pelo partido regenerador, o Sr. Pereira dos Santos; progressista, o Sr. Mathias Nunes; dissidencia progressista, o Sr. João Pinto dos Santos; e minoria republicana, o Sr. Affonso Costa.- O Sr. Ministro do Reino (Ferreira do Amaral) manda para a mesa uma proposta de lei sobre casas baratas e o Sr. Ministro da Fazenda (Espregueira) a da dotação de Sua Majestade El-Rei D. Manuel II.- Os Srs. Magalhães Ramalho e Sousa Tavares mandam para a mesa pareceres da commissão de guerra. - Presta juramento e toma assento um Sr. Deputado.- O Sr. Moreira de Almeida faz varias considerações ácêrca da crise duriense, e refere-se a diíferentcs prbjectos de lei apresentados na sessão anterior pela dissidencia progressista. - O Sr. Rodrigues Nogueira participa a constituição da commissão do orçamento, sendo aggregado o Sr. João do Canto. - Requerem varios esclarecimentos os Srs. Alberto Navarro, Affonso Costa, Manuel Vellez, Estevão de Vasconcellos, Feio Terenas, Archer da Silva, Pereira do Lima, e Visconde de Coruche. - O Sr. Araujo Lima annuncia um aviso previo ao Sr. Ministro das Obras Publicas.- O Sr. Pedro Martins chama a attenção do Governo para a crise por que passa a região de Lamego. Responde-lhe o Sr. Ministro das Obras Publicas (Calvet de Magalhães).

Na primeira parte da ordem do dia prosegue a discussão da importação de centeio, usando da palavra os Srs. Ministro das Obras Publicas (Calvet de Magalhães), Brito Camacho, que justifica um projecto de lei que manda para a mesa, Soares Branco (relator), José Rebello, Visconde de Coruche e Antonio Centeno.

Na segunda parte da ordem do dia (continuação da discussão da resposta ao Discurso da Coroa) usa da palavra o Sr. Lourenço Cayolla.