O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 8 DE FEVEREIRO DE 1878

Presidencia do ex.mo sr. Joaquim Gonçalves Mamede

Secretarios - os srs.

Francisco Augusto Florido da Mouta e Vasconcellos

Alfredo Filgueiras da Rocha Peixolo

SUMMARIO

Leu-se na mesa a participação official de haver fallecido Sua Santidade Pio IX. — A camara suspendeu as suas sessões por tres dias.

Presentes á chamada 48 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — Os srs.: Adriano Sampaio, Osorio de Vasconcellos, Rocha Peixoto (Alfredo), Pereira de Miranda, Cardoso Avelino, A. J. d'Avila, A. J. Teixeira, Carrilho, Telles de Vasconcellos, Ferreira de Mesquita, Sousa Lobo, Zeferino Rodrigues, Barão de Ferreira dos Santos, Carlos Testa, Vieira da Mota, Conde de Bertiandos, Conde da Foz, Conde da Graciosa, Vieira das Neves, Cardoso de Albuquerque, Pinheiro Osorio, Mouta e Vasconcellos, Francisco Costa, Paula Medeiros, Illidio do Valle, Jayme Moniz, Jeronymo Pimentel, Ferreira Braga, J. M. de Magalhães, Ribeiro dos Santos, Vasco Leão, Gonçalves Mamede, J. J. Alves, Matos Correia, Correia de Oliveira, Pereira da Costa, Ferreira Freire, Pereira Rodrigues, Pinto Basto, Sampaio e Mello, Luiz de Lencastre, Bivar, Faria e Mello, Mello e Simas, Pedro Correia, Pedro Jacome, Placido de Abreu, Visconde de Moreira de Rey.

Não compareceram á sessão — Os srs. Agostinho da Rocha, Alberto Garrido, Braamcamp, Teixeira de Vasconcellos, Antunes Guerreiro, A. J. Boavida, A. J. de Seixas, Cunha Belem, Arrobas, Augusto Godinho, Mello Gouveia, Neves Carneiro, Custodio José Vieira, Forjaz de Sampaio, Eduardo Tavares, Filippe de Carvalho, Francisco Mendes, Pinto Bessa, Van-Zeller, Guilherme de Abreu, Palma, J. Perdigão, Barros e Cunha, Cardoso Klerck, Dias Ferreira, Guilherme Pacheco, Figueiredo de Faria, Namorado, José Luciano, Moraes Rego, J. M. dos Santos, José de Mello Gouveia, Nogueira, Mexia Salema, Julio de Vilhena, Luiz de Campos, Camara Leme, Freitas Branco, Manuel d'Assumpçâo, Pires de Lima, Rocha Peixoto (Manuel), Alves Passos, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Mariano de Carvalho, Cunha Monteiro, Miguel Coutinho (D.), Pedro Franco, Pedro Roberto, Jilio Ferraz, Ricardo de Mello, Visconde da Arriaga, Visconde da Azarujinha, Visconde de Carregoso, Visconde de Guedes Teixeira,Visconde de Sieuve de Menezes, Visconde de Villa Nova da Rainha.

Abertura — ás duas horas e um quarto da tardo.

Acta — approvada.

O sr. Secretario (Mouta e Vasconcellos): — Em observancia da determinação da camara, e conforme as praxes do regimento, fui hontem desanojar o nosso illustre collega, o sr. Camara Leme, e este cavalheiro pediu-me que eu significasse á camara o seu reconhecimento por esta prova de deferencia.

Leu-se na mesa o seguinte

Officio

Ministerio do reino. — Direcção geral de administração politica e civil. — Ill.mo e ex.mo sr. — Cumpro o doloroso dever de communicar a v. ex.ª, para seu conhecimento e da camara dos senhores deputados da nação portugueza, que o governo de Sua Magestade recebeu de Roma noticia official de haver fallecido na tarde de hontem Sua Santidade Pio IX, que o Omnipotente foi servido chamar á sua santa gloria.

Deus guarde a v. ex.ª Secretaria d'estado dos negocios do reino, em 8 de fevereiro de 1878. — Ill.mo e ex.mo sr. presidente da camara dos senhores deputados da nação portugueza. = Antonio Rodrigues Sampaio.

O sr. Presidente: — A camara quererá de certo que se lance na acta um voto de profundo sentimento pela infausta noticia da morte de Sua Santidade Pio IX, e desejará tambem que se suspendam as suas sessões por tres dias. (Muitos apoiados.)

O sr. Carlos Testa: — Acaba v. ex.ª de annunciar tão infausta noticia, qual a da morte de Sua Santidade o Summo Pontifico Pio IX, que de certo ella deve ser recebida pela camara com sentimentos do mais profundo pezar, como de certo o terá sido em todos os pontos da terra até onde o telegrapho se encarregou de a transmittir.

Antecipou-me v. ex.ª, de certo de um modo mais cabal do que eu poderia fazer, na moção que eu desejava apresentar, e que linha por objecto que se consignasse na acta um voto de justo e profundo sentimento d'esta camara em homenagem ao inclito Pio IX, esse magestoso vulto do seculo, e um dos maiores da igreja catholica, cujas virtudes foram tão preclaras, e são tão conhecidas de todo o orbe, e tão credor o tornaram da geral veneração, que de certo seria audacia da minha parte se eu tentasse dizer alguma cousa mais para as pôr em relevo.

Se a igreja universal está de luto pela morte do seu chefe visivel, do seu pastor supremo; e se as nações catholicas deploram n'este momento a perda d'aquelle grande vulto, que era o seu chefe espiritual, e que foi grande não só como representante de um poder mais alto que os poderes da terra, mas tambem por suas virtudes tão sublimes, de certo não póde deixar de ser tambem mui profundamente sentido pela camara dos deputados da nação portugueza o lugubre acontecimento que ha pouco lhe foi por v. ex.ª annunciado. (Apoiados.)

E nós, portanto, como representantes d'esta nação, que entre seus titulos de nobreza conta, como um dos mais gloriosos, o de «nação fidelissima», de certo que devemos adherir com todas as veras do coração ás propostas que ha pouco v. ex.ª tão plausivelmente apresentou. (Apoiados geraes.)

Dispenso-me, pois, de quaesqiier outras considerações, visto que o tributo de veneração que v. ex.ª acaba de apresentar em homenagem ao virtuosissimo Pontifice Pio IX, e o acolhimento tão unanime que a camara lhe dispensou, preenchem o fim que eu teria em mente, e de modo mais cabal do que por qualquer outro meio a que eu houvesse de recorrer.

É isto o que eu me limito a dizer, desde que a gravidade de tão lugubre assumpto suppre quaesquer outras considerações.

As propostas foram approvadas por acclamação.

O sr. Presidente: — A ordem do dia para segunda feira é a mesma que estava dada.

Está levantada a sessão.

Eram duas e meia horas da tarde.

Sessão de 8 de fevereiro de 1878

23