O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 1 DE FEVEEEIEO DE 1879

Presidencia do ex.mo sr. -Francisco Joaquim da Costa e Silva

Secretarios os srs. Antonio Maria Pereira Carrilho Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

SUMMARIO

Nomeia-se uma deputação para assistir ao enterro do sr. deputado Manuel Eduardo da Motta Veiga, fallecido ao entrar no palacio das côrtes, lança-se na acta um voto de sentimento e suspendem-se os trabalhos da camara.

Abertura — Ás duas horas o meia da tarde. Presentes á chamada SO srs. deputados. Presentes á abertura da sessão — Os srs.: Adolpho Pimentel, Adriano Machado, Carvalho e Mello, Fonseca Pinto, Nunes Fevereiro, Alexandre Lobo, Alfredo de Oliveira, Rocha Peixoto (Alfredo), Anselmo Braamcamp, Torres Carneiro, A. J. d'Avila, Barros e Sá, Carrilho, Pedroso dos Santos, Pinto Magalhães, Telles de Vasconcellos, Ferreira de Mesquita, Pereira Leite, Saraiva de Carvalho, Victor dos Santos, Zeferino Rodrigues, Avelino de Sousa, Bernardo de Serpa, Caetano de Carvalho, Sanches de Castro, Conde da Foz, Diogo de Macedo, Domingos Moreira Freire, Goes Pinto, Hintze Ribeiro, Firmino Lopes, Fortunato das Neves, Francisco de Albuquerque, Mesquita e Castro, Fonseca Osorio, Gomes Teixeira, Francisco Costa, Sousa Pavão, Frederico Arouca, Guilherme de Abreu, Palma, Paula Medeiros, Costa Pinto, Jeronymo Pimentel, Brandão e Albuquerque, Scarnichia, Barros e Cunha, João Ferrão, Sousa Machado, Neves, Almeida e Costa, J. J. Alves, Ornellas de Mattos, Dias Ferreira, Ferraz de Pontes, Laranjo, José Frederico, Figueiredo de Faria, Namorado, Rodrigues de Freitas, José Luciano, Ferreira Freire, J. M. Borges, J. M. dos Santos, Sousa Monteiro, Sá Carneiro, Taveira e Menezes, Barbosa du Bocage, Julio de, Vilhena, Luiz de Lencastre, Bivar, Faria o Mello, Pires de Lima, Rocha Peixoto (Manuel), Correia de Oliveira, Macedo Souto Maior, Aralla o Costa, Nobre de Carvalho, Mariano de Carvalho, Miguel Dantas, Miguel Tudella, Jacome Correia, Pedro Roberto, Rodrigo de Menezes, Thomás Ribeiro, Visconde de Andaluz, Visconde da Arriaga, Visconde de Balsemão, Visconde de Moreira de Rey, Visconde de Sieuve de Menezes.

Não compareceram á sessão - Os srs.: Osorio de Vasconcellos, Alipio Sousa Leitão, Pereira do Miranda, Gonçalves Crespo, Emilio Brandão, A. J. Teixeira, Arrobas, Antonio Mendes, Santos Carneiro, Barão de Ferreira dos Santos, Carlos do Mendonça, Cazimiro Ribeiro, Eduardo Moraes, Emygdio Navarro, Filippe de Carvalho, Mouta e Vasconcellos, Pereira Caldas, Van-Zeller, Silveira da Motta, Freitas Oliveira, Anastacio de Carvalho, Gomes do Castro, Melicio, Mattos Correia, Joaquim Pires, José Guilherme, Teixeira de Queiroz, Mello Gouveia, Lopo Vaz, Lourenço de Carvalho, Almeida Macedo, Branco, Luiz Garrido, Manuel d'Assumpção, M. J. de Almeida, Alves Passos, M. J. Gomes, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Montenegro, Pedro Carvalho, Pedro Correia, Pedro Barroso, Ricardo Ferraz, Visconde da Aguieira, Visconde de Alemquer, Visconde da Azarujinha, Visconde de Rio Sado, Visconde de Villa Nova da Rainha. Acta — Approvada.

O sr. Presidente (profundamente commovido): — Todos os srs. deputados têem conhecimento do tristissimo successo que acaba de nos surprehender, arrebatando repentinamente da vida o nosso collega, o sr. Manuel Eduardo da Motta Veiga.

O estado dos nossos espiritos não nos permittirá de certo entregar-nos hoje a trabalhos regulares.

Creio que interpreto bem os sentimentos da camara, deixando de proseguir n'elles por similhante motivo. (Muitos apoiados.)

O regimento manda que, n'estes casos, se nomeie uma deputação de sete membros, mas julgo ainda interpretar a vontade da camara nomeando uma grande deputação que acompanhe o funeral do nosso fallecido collega. (Muitos apoiados.)

Será ella composta, alem da mesa, dos srs.:

Alfredo Cesar de Oliveira.

Antonio Telles de Vasconcellos.

Avelino de Sousa.

Domingos Moreira Freire.

João de Sousa Machado.

José Dias Ferreira.

José Frederico Laranjo.

José Luciano de Castro.

Manuel Augusto Pires de Lima.

Mariano Cyrillo de Carvalho.

Visconde da Aguieira.

Visconde de Sieuve de Menezes.

Alem d'esta deputação, podem acompanhar o féretro os srs. deputados que o quizerem fazer.

O sr. Pires de Lima: — O acontecimento triste e inesperado que teve logar ha poucos momentos n'esta casa lamentam-n'o todos os membros d'esta assembléa. (Muitos apoiados.)

N'este transe creio que ha um sentimento commum para todos nós (Muitos apoiados.), sentimento de tristeza e de luto.

Permitta-me, porém, v. ex.ª que eu me antecipe a lamentar a perda do sr. Motta Veiga, de quem era collega no parlamento, e de quem alem á isso havia sido collega no magisterio da universidade, á qual me prendem e prenderão sempre recordações saudosas.

Creio que interpreto bem os sentimentos d'esta camara pedindo que se interrompa a sessão de hoje, e que na acta se lanço um voto que exprima o nosso sentimento por se ter apagado uma luz brilhante (Muitos apoiados.); luz que já alumiou esta casa e que nos podia ser muito proficua n'esta sessão, porque o sr. Motta Veiga juntava a um talento pouco vulgar conhecimentos vastos é profundos (Muitos apoiados.); luz que não só nos podia alumiar aqui, mas que alumiou durante largos annos o primeiro estabelecimento scientifico do paiz.

Vozes: — Muito bem.

Foi lançado na acta o voto de sentimento proposto pelo sr. deputado.

O sr. Lencastre: — O sr. Pires de Lima preveniu-me no que eu queria dizer, o no que eu queria propor, ácerca do fallecimento do sr. Motta Veiga.

O sr. Pires do Lima, duplamente collega do sr. Motta Veiga, como doutor em theologia e como membro d'esta camara, acaba de prestar a devida homenagem ao sr. Motta Veiga, cumprindo por este facto um dever do seu coração; e, como deputado da opposição, vendo que junto do tumulo se acabam todas as paixões, veiu nobremente prestar a devida homenagem a um deputado da maioria. (Muitos apoiados.)

Este sentimento é acompanhado por nós todos; e eu, filho da universidade, de que o sr. Motta Veiga ora um brilhante ornamento, o deputado da maioria, não podia deixar de associar-me ás expressões do sr. Pires de Lima.

Vozes: — Muito bem.

Sessão de 1 de fevereiro de 1879

23